Roteiro de Matemática - 1º ano A - Professora Elisangela Nunes

 ROTEIRO DE ATIVIDADES 1 (4º BIMESTRE) 

Semana referente os dias 26/10 a 06/11 


Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes

Componente Curricular: Matemática 

ANO/SÉRIE: 1º ano A  

Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br

Código da Turma: kbry3ew

 TEMA: Álgebra

NÚMERO DE AULAS PREVISTAS:  5 aulas por semana 

TEMPO ESTIMADO: 3 horas


TÍTULO DA ATIVIDADE: Estudo das Equações 

OBJETIVOS DA AULA: 

• Reconhecer uma equação polinomial do 1º grau; 

• Compreender o princípio da igualdade; 

• Relacionar a linguagem natural da linguagem matemática; 

• Estabelecer a diferença entre expressão algébrica e equação.

HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA: [EF07MA18] Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.

COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC: Conhecimento

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Equações polinomiais do 1º grau 

 

NOME DO ALUNO:                                                                  Série: 


QUESTÕES DISPARADORAS:

- Comente sobre o que sabem de equações polinomiais.

- O que vocês entendem por igualdade e equilíbrio.


MÃO NA MASSA (ATIVIDADES):

Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link: https://youtu.be/8xlwOz3TX9s


Desenvolvimento:

 Fase 1:  Você já viu uma balança de pratos? Qual a sua finalidade? 

Observe os pratos da balança a seguir. No primeiro aparece a expressão 3 + 3 + 3 + 3 e no segundo aparece os números 3 e 4.

Escreva uma sentença matemática de maneira que os pratos da balança fiquem equilibrados.

Fase 2:  Escreva cada uma das sentenças apresentadas em linguagem matemática. 

a. O triplo de um número mais quatro unidades.

b. O quíntuplo de um número é igual a dez.

Fase 3:  Para pesquisar, discutir e registrar: O que é uma sentença matemática aberta? E uma sentença matemática fechada? 

A pesquisa pode ser feita na internet ou em livros da Sala de Leitura. A discussão pode ser com o professor, com um ou mais colegas ou até com amigos e familiares. Atente aos protocolos de higiene e distanciamento social.

 Escreva a seguir duas sentenças matemáticas abertas e duas sentenças matemáticas fechadas. Em seguida, escreva abaixo de cada uma a forma como as mesmas devem ser pronunciadas oralmente.

Fase 4: Em cada situação represente na balança a sentença matemática descrita. Converse com seus colegas e professor sobre a comparação entre a balança e a sentença matemática fechada. 

  1. Um número mais dois é igual a sete.

 

  1. O dobro de um número menos seis é igual a trinta e quatro.

 

 

 

 

Observe o quadro a seguir:

 

  1. Qual a diferença entre elas?

 

  1. O que representa a letra x?


  1. Aos termos utilizados na representação da balança nas atividades, trabalhamos com a ideia de expressão algébrica ou equação? Justifique.


 Recursos: Caderno aprender sempre (volume 3), acesso a internet (aplicativos...).
     

Encerramento:  Construa uma síntese de todos os conhecimentos trabalhados. Essa síntese deve ser registrada em forma de mapa mental.

Acompanhamento e avalição de aprendizagem: 

- Encaminhar as atividades realizadas no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória.

- As dúvidas e orientações será via aplicativos no horário da aula atribuída (Plantão).

- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)

- Entregar até dia 06/11   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane