Roteiro de Matemática - 1º ano A - Professora Elisangela Nunes
ROTEIRO DE ATIVIDADES 1 (4º BIMESTRE)
Semana referente os dias 26/10 a 06/11
Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
Componente Curricular: Matemática
ANO/SÉRIE: 1º ano A
Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br
Código da Turma: kbry3ew
TEMA: Álgebra
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS: 5 aulas por semana
TEMPO ESTIMADO: 3 horas
TÍTULO DA ATIVIDADE: Estudo das Equações
OBJETIVOS DA AULA:
• Reconhecer uma equação polinomial do 1º grau;
• Compreender o princípio da igualdade;
• Relacionar a linguagem natural da linguagem matemática;
• Estabelecer a diferença entre expressão algébrica e equação.
HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA: [EF07MA18] Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC: Conhecimento
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Equações polinomiais do 1º grau
NOME DO ALUNO: Série:
QUESTÕES DISPARADORAS:
- Comente sobre o que sabem de equações polinomiais.
- O que vocês entendem por igualdade e equilíbrio.
MÃO NA MASSA (ATIVIDADES):
Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link: https://youtu.be/8xlwOz3TX9s
Desenvolvimento:
Fase 1: Você já viu uma balança de pratos? Qual a sua finalidade?
Observe os pratos da balança a seguir. No primeiro aparece a expressão 3 + 3 + 3 + 3 e no segundo aparece os números 3 e 4.
Escreva uma sentença matemática de maneira que os pratos da balança fiquem equilibrados.
Fase 2: Escreva cada uma das sentenças apresentadas em linguagem matemática.
a. O triplo de um número mais quatro unidades.
b. O quíntuplo de um número é igual a dez.
Fase 3: Para pesquisar, discutir e registrar: O que é uma sentença matemática aberta? E uma sentença matemática fechada?
A pesquisa pode ser feita na internet ou em livros da Sala de Leitura. A discussão pode ser com o professor, com um ou mais colegas ou até com amigos e familiares. Atente aos protocolos de higiene e distanciamento social.
Escreva a seguir duas sentenças matemáticas abertas e duas sentenças matemáticas fechadas. Em seguida, escreva abaixo de cada uma a forma como as mesmas devem ser pronunciadas oralmente.
Fase 4: Em cada situação represente na balança a sentença matemática descrita. Converse com seus colegas e professor sobre a comparação entre a balança e a sentença matemática fechada.
Um número mais dois é igual a sete.
O dobro de um número menos seis é igual a trinta e quatro.
Observe o quadro a seguir:
Qual a diferença entre elas?
O que representa a letra x?
Aos termos utilizados na representação da balança nas atividades, trabalhamos com a ideia de expressão algébrica ou equação? Justifique.
Recursos: Caderno aprender sempre (volume 3), acesso a internet (aplicativos...).
Encerramento: Construa uma síntese de todos os conhecimentos trabalhados. Essa síntese deve ser registrada em forma de mapa mental.
Acompanhamento e avalição de aprendizagem:
- Encaminhar as atividades realizadas no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória.
- As dúvidas e orientações será via aplicativos no horário da aula atribuída (Plantão).
- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)
- Entregar até dia 06/11
Comentários
Postar um comentário