Roteiro de Atividades - 8° anos A e B - Professora Elisângela Soler
ROTEIRO
DE APRENDIZAGEM – 6 – 3° bimestre
Semana
do dia 28 de setembro a 09 de outubro de 2020
PROFESSOR
(A): ELISANGELA
SOLER DE OLIVEIRA LIMA
EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Código
do google sala de aula: 8° ano A: dazagbv / 8° ano B: aviguqi
DISCIPLINA:
Matemática TURMA: 8° A e B
TEMPO
ESTIMADO: 3 aulas
+ 3 CMSP
UNIDADE TEMÁTICA: Álgebra
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA
(EF08MA06)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculo do valor numérico
de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.
(EF08MA07)
Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano
cartesiano.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Cultura digital;
3-
Empatia e cooperação;
4-
Responsabilidade e cidadania.
Os alunos irão utilizar o caderno do aluno do
3° bimestre, como apoio para desenvolver as atividades que aqui serão
propostas, a fim de contemplar as habilidades para o terceiro bimestre.
Atividade1
- Atividade disparadora: (45 minutos)
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 2
ATIVIDADE
1 – EQUAÇÕES E OUTRAS VARIÁVEIS
1.1 A
secretária de uma escola recebeu dos professores as planilhas com as notas e as
médias dos estudantes, para digitação no sistema. Porém, a folha foi danificada
e alguns números ficaram ilegíveis. Encontre os números que faltam para
completar a planilha. Depois, expliquem como encontraram a solução para cada
caso.
1.2
O 8º ano D é uma turma com 37 estudantes. Qual poderia ser o número de meninos?
Organize todas as possibilidades em uma tabela. Depois, escreva uma expressão
algébrica que traduza esse problema e explique o procedimento para resolvê-lo.
1.3 Elabore um problema envolvendo equações com duas incógnitas.
Atividade 2 - Mão na Massa:
(45 minutos)
ATIVIDADE
2 – PARES ORDENADOS E SUA LOCALIZAÇÃO NO PLANO CARTESIANO
2.1
Construa, em uma folha de papel quadriculado, o plano cartesiano e localize os
seguintes pares ordenados: A (-1, 2) ; B (0, 3); C (2, -1); D (3, 0); E (4, 5);
F (0, 0); G (5, 4)
2.2
Analise os pontos que foram marcados no plano cartesiano. Para os pontos A e C,
a localização foi a mesma? Justifique.
2.3
Explique como você localizou os pontos B e D.
Avaliação:
Resolução das atividades 1 e 2 com leitura e interpretação das
questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e aplicativo
google meet.
RESPONDER NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA
QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Os estudantes que não tenham acesso ao computador/
internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para
UE.
SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO:
Aula do
centro de mídias do dia 11/08/2020 https://youtu.be/jlqokGveeU8
Aula do centro de mídias do dia 12/08/2020 https://youtu.be/UdwJvvGYPd8
Aula do centro de mídias do dia 17/08/2020 https://youtu.be/zckgvKD3WrE
Aula do centro de mídias do dia 18/08/2020 https://youtu.be/-dgs2Jb_Roo
Aula do centro de mídias do dia 19/08/2020 https://youtu.be/h-l1tGVunrA
Aula do centro de mídias do dia 31/08/2020 https://youtu.be/m1_uh8QRiyI
Aula do centro de mídias do dia 01/09/2020 https://youtu.be/4J5om6-To-o
Aula do centro de mídias do dia 02/09/2020 https://youtu.be/iKl1tgF9TCc
Comentários
Postar um comentário