Roteiro de Atividades - 8° anos A e B - Professora Elisângela Soler

 

ROTEIRO DE APRENDIZAGEM – 6 – 3° bimestre

Semana do dia 28 de setembro a 09 de outubro de 2020

PROFESSOR (A): ELISANGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA

EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br

Código do google sala de aula: 8° ano A: dazagbv / 8° ano B: aviguqi

DISCIPLINA: Matemática                                              TURMA:  8° A e B

TEMPO ESTIMADO: 3 aulas + 3 CMSP

UNIDADE TEMÁTICA: Álgebra

HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA

(EF08MA06) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

(EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

1-    Conhecimento;

2-    Cultura digital;

3-    Empatia e cooperação;

4-    Responsabilidade e cidadania.

Os alunos irão utilizar o caderno do aluno do 3° bimestre, como apoio para desenvolver as atividades que aqui serão propostas, a fim de contemplar as habilidades para o terceiro bimestre.

Atividade1 - Atividade disparadora: (45 minutos)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

ATIVIDADE 1 – EQUAÇÕES E OUTRAS VARIÁVEIS

1.1 A secretária de uma escola recebeu dos professores as planilhas com as notas e as médias dos estudantes, para digitação no sistema. Porém, a folha foi danificada e alguns números ficaram ilegíveis. Encontre os números que faltam para completar a planilha. Depois, expliquem como encontraram a solução para cada caso.



1.2 O 8º ano D é uma turma com 37 estudantes. Qual poderia ser o número de meninos? Organize todas as possibilidades em uma tabela. Depois, escreva uma expressão algébrica que traduza esse problema e explique o procedimento para resolvê-lo. 1.3 Elabore um problema envolvendo equações com duas incógnitas.

 

Atividade 2 - Mão na Massa: (45 minutos)

ATIVIDADE 2 – PARES ORDENADOS E SUA LOCALIZAÇÃO NO PLANO CARTESIANO

2.1 Construa, em uma folha de papel quadriculado, o plano cartesiano e localize os seguintes pares ordenados: A (-1, 2) ; B (0, 3); C (2, -1); D (3, 0); E (4, 5); F (0, 0); G (5, 4)

2.2 Analise os pontos que foram marcados no plano cartesiano. Para os pontos A e C, a localização foi a mesma? Justifique.

2.3 Explique como você localizou os pontos B e D.

 

Avaliação:

Resolução das atividades 1 e 2 com leitura e interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e aplicativo google meet.

RESPONDER  NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br 

Os estudantes que não tenham acesso ao computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para UE.

 

SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO: 

 

Aula do centro de mídias do dia 11/08/2020 https://youtu.be/jlqokGveeU8

Aula do centro de mídias do dia 12/08/2020 https://youtu.be/UdwJvvGYPd8

Aula do centro de mídias do dia 17/08/2020 https://youtu.be/zckgvKD3WrE

Aula do centro de mídias do dia 18/08/2020 https://youtu.be/-dgs2Jb_Roo

Aula do centro de mídias do dia 19/08/2020 https://youtu.be/h-l1tGVunrA

Aula do centro de mídias do dia 31/08/2020 https://youtu.be/m1_uh8QRiyI

Aula do centro de mídias do dia 01/09/2020 https://youtu.be/4J5om6-To-o

Aula do centro de mídias do dia 02/09/2020 https://youtu.be/iKl1tgF9TCc

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane