Roteiro de Arte - Profª Eunice - 1º ano A, B, C e D

 

ROTEIRO DE APRENDIZAGEM 

 

 

EE Chojiro Segawa  

  

Professora: Eunice  

  

E-mail: euniceanjos@professor.educacao.sp.gov.br  

  

Componente Curricular: Arte  

  

Turmas: 1º anos A, B, C e D  

  

Roteiro de atividades a serem realizadas em casa pelos alunos, devido a pandemia do novo coronavírus.  

  

Quantidade de aulas: 02  

   

Objeto de conhecimento: Arte, cidade e patrimônio cultural

Habilidade:  Operar com imagens, ideias e sentimentos       por meio da especificidade dos processos de criação em Arte, gerando sua expressão em teatro. 

 

Objetivos: - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

 

 

Estratégias e desenvolvimento 

 

Atividade 1

Faça a leitura do texto abaixo:


Na arte do palhaço, a criação de uma personagem é o mais delicado dos problemas. Para a criação de uma personagem do cinema ou do teatro, os dados, em geral, estão no texto, enquanto o palhaço é o próprio autor de seu personagem. Sua personalidade, suas roupas e a maneira de se comportar devem estar de acordo com certo sentimento: tristeza, alegria, malandragem etc. Ao conceber a maquiagem, o palhaço procura ressaltar o traço do rosto mais propício para despertar o riso e, assim, marcar a singularidade de sua personagem como a sua própria. Cada palhaço constrói sua maquiagem de acordo com o que acha mais expressivo em seu rosto. Alguns ressaltam os olhos, outros ressaltam a boca. Mas todos usam a menor máscara do mundo: o nariz vermelho, seja grande, ou pequeno. A origem do palhaço vem do personagem inspirado no bobo shakespeariano e influenciado pela commedia dell’arte italiana, que surgiu no século XVIII para subverter a apresentação dos equilibristas nos espetáculos do inglês Philip Astley, um dos fundadores do circo moderno. Conta a história que Astley inventou o picadeiro e montou espetáculos de equilíbrio e malabares com cavalos. O palhaço surgiu para ridicularizar as atrações oficiais. Enquanto o equilibrista e o trapezista lidam com o sublime, o palhaço traz à cena o grotesco, o estúpido. Fora do picadeiro, há também uma arte do palhaço que se faz presente em hospitais, como no trabalho dos Doutores da Alegria. A trupe se apresenta como besteirologistas, ou seja, especialistas em besteiras que visitam os hospitais, levando alegria às crianças internadas, aos pais e aos profissionais da saúde que atuam no local. Secretaria de Educação. Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo: Caderno do Professor - Arte, Ensino médio, 1ª série. v 1. São Paulo: Nova Edição, 2014 - 2017. p. 35.


Ação expressiva:

 

Faça uma pesquisa sobre – Como funciona o trabalho voluntario no Brasil, na sua cidade e região. Exemplos: Doutores da Alegria, Plantão Sorriso de Londrina no Paraná, Enfermeira do Riso da UniRio no Rio de Janeiro, a UTI Riso de Aracaju em Sergipe e outros grupos existentes.

 

Envie o registro da sua atividade para o emai da professora.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane