Roteiro de Arte - Profª Eunice - 1º ano A, B, C e D
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM
EE
Chojiro Segawa
Professora:
Eunice
E-mail:
euniceanjos@professor.educacao.sp.gov.br
Componente
Curricular: Arte
Turmas:
1º anos A, B, C e D
Roteiro
de atividades a serem realizadas em casa pelos alunos, devido a pandemia do
novo coronavírus.
Quantidade
de aulas: 02
Objeto
de conhecimento:
Arte, cidade e patrimônio cultural
Habilidade: Operar com imagens,
ideias e sentimentos por meio da
especificidade dos processos de criação em Arte, gerando sua expressão em
teatro.
Objetivos: - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à
abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise
crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e
testar produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. Valorizar e fruir as
diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Estratégias
e desenvolvimento
Atividade 1
Faça a leitura do texto abaixo:
Na arte do palhaço, a
criação de uma personagem é o mais delicado dos problemas. Para a criação
de uma personagem do cinema ou do teatro, os dados, em geral, estão no
texto, enquanto o palhaço é o próprio autor de seu personagem. Sua
personalidade, suas roupas e a maneira de se comportar devem estar de
acordo com certo sentimento: tristeza, alegria, malandragem etc. Ao
conceber a maquiagem, o palhaço procura ressaltar o traço do rosto mais
propício para despertar o riso e, assim, marcar a singularidade de sua
personagem como a sua própria. Cada palhaço constrói sua maquiagem de
acordo com o que acha mais expressivo em seu rosto. Alguns ressaltam os
olhos, outros ressaltam a boca. Mas todos usam a menor máscara do mundo: o
nariz vermelho, seja grande, ou pequeno. A origem do palhaço vem do
personagem inspirado no bobo shakespeariano e influenciado pela commedia
dell’arte italiana, que surgiu no século XVIII para subverter a
apresentação dos equilibristas nos espetáculos do inglês Philip Astley, um
dos fundadores do circo moderno. Conta a história que Astley inventou o
picadeiro e montou espetáculos de equilíbrio e malabares com cavalos. O
palhaço surgiu para ridicularizar as atrações oficiais. Enquanto o
equilibrista e o trapezista lidam com o sublime, o palhaço traz à cena o
grotesco, o estúpido. Fora do picadeiro, há também uma arte do palhaço que
se faz presente em hospitais, como no trabalho dos Doutores da Alegria. A
trupe se apresenta como besteirologistas, ou seja, especialistas em
besteiras que visitam os hospitais, levando alegria às crianças internadas,
aos pais e aos profissionais da saúde que atuam no local. Secretaria de Educação.
Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo: Caderno do Professor
- Arte, Ensino médio, 1ª série. v 1. São Paulo: Nova Edição, 2014 - 2017.
p. 35. |
Ação
expressiva:
Faça
uma pesquisa sobre – Como funciona o trabalho voluntario no Brasil, na sua
cidade e região. Exemplos: Doutores da
Alegria, Plantão Sorriso de Londrina no Paraná, Enfermeira do Riso da UniRio no
Rio de Janeiro, a UTI Riso de Aracaju em Sergipe e outros grupos existentes.
Envie o registro da sua atividade para o emai da professora.
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