Profª MARINÊS - ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 7º ANO A,B, C e D
ROTEIRO DE ATIVIDADES: 5/10/2020 a 16/10/2020
Professora : Marinês
Venâncio Batista
Email:marines@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: MATEMÁTICA
Turmas: 7º A,B,C e D
Número de aulas: 6 aulas de 45 minutos cada
Unidade Temática: Números, Álgebra
Objeto
do Conhecimento: Números Inteiros: usos, história, ordenação, associação com
pontos da reta numérica e operações.
Habilidades:
(EF07MA04) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam operações com
números inteiros.
Competência: Reconhecer que a Matemática é uma ciência
humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em
diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para
solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e
construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
Atividades:
Tempo previsto para assistir os vídeos
abaixo: 135 minutos
Assistir ao vídeo aula de 28/09 - 7º ano EF - Matemática - Números inteiros: Parte I do
CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=eiuoz_h7X1g&t=1527s&ab_channel=7oanoEF-CMSP
Assistir ao vídeo aula de 29/09 - 7º ano EF - Matemática - Números Inteiros: Parte II
do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=PvAJdGUAO2k&ab_channel=7oanoEF-CMSP
Assistir ao vídeo aula de 30/09 - 7º ano EF - Matemática - Números inteiros: Parte
III do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=TlwFyjbhs0&t=143s&ab_channel=7oanoEF-CMSP
Atividade 1: (Questão disparadora) Tempo previsto: 35 minutos
1.1-
Leia os itens
abaixo:
I-
Números inteiros não são utilizados no dia-a-dia pelas
pessoas, pois não observamos sua presença em jogos, temperaturas, contas bancárias,
etc..
II-
Os números inteiros são os números positivos e negativos. Estes
números formam o conjunto dos números inteiros, indicado por ℤ.
III-
Os números inteiros negativos são sempre
acompanhados pelo sinal (-), enquanto os números inteiros positivos podem vir
ou não acompanhados de sinal (+).
IV-
O zero é um número neutro, ou seja, não
é um número nem positivo e nem negativo.
Assinale a
alternativa que apresenta os itens corretos sobre a definição de Números
Inteiros:
( ) I –
II –III
( )
II- III – IV
( )
Todas estão corretas
( ) Nenhuma está correta
Atividade 2:(Mão na massa) Tempo previsto: 65 minutos
2.1) Sabendo que um número será o oposto
ou simétrico de outro número quando
for representado em uma reta numérica e possuir a mesma distância da origem(0)
em relação a outro número.
... Podemos afirmar que o oposto
ou simétrico de +7 é o -7, porque a distância de +7 à origem( 0 ) é
igual à distância de – 7 à origem(0).Encontre o número simétrico representado
por N e
por T:
__-7__-6__-5__-4__N__-2__-1__0__+1__+2__+3__+4__T__+6__+7
Atividade 3:(Complementar)Tempo previsto: 35 minutos
3.1- Ao efetuar uma
multiplicação com os números inteiros é necessário que primeiramente você
multiplique os sinais e depois os números, sendo assim resolva as
multiplicações abaixo observando primeiramente as regras dos sinais:
Regra
exemplo
+ . + = + +5
. +2 = +10
- . - = + -5
. -2 = +10
+ . - = -
+5 . -2
= -10
- . + = -
-5 . +2 =
-10
Observação:
O ponto (.) significa vezes
Agora resolva:
a)-4 . + 6 =
b) +8 . -3 =
c) -7 . – 5 =
d) +10 . +9=
Avaliação:
Resolução das atividades 1, 2 e 3
mediante ao auxilio das aulas do Cmsp e da professora por meio do email e
aplicativo Wattsap
ASSISTA AS AULAS DO CMSP PARA APOIO.
Segue o link do youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCBEVOzstEvR_wIncmnG7gPg/videos
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