Roteiro de aprendizagem de Geografia do 1º ANO D - primeiro roteiro do 4º bimestre.
ROTEIRO DE ATIVIDADES
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM – RECUPERANDO HABILIDADES – 4º
BIMESTRE
SEMANA DO DIA 26 de outubro ao dia 30 de outubro
de 2020
NOME DO ALUNO:
PROFESSOR (A): VICTOR HUGO RODRIGUES DA SILVA
EMAIL: victorrodrigues@prof.educacao.sp.gov.br
DISCIPLINA: Geografia
TURMA: 1ºD
CONTEÚDO: Riscos de catástrofes em um mundo
desigual
QUANTIDADE
DE HORAS: 90 minutos
TEMPO
MÉDIO PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES:
Atividade nº1 e 2
(leitura e interpretação): 60 minutos. Atividade nº 4 (resolução): 30 minutos
METODOLOGIA: Pesquisa e interação a partir dos recursos midiáticos e/ou
aplicativos
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA: Essencial –
Interpretar mapas representativos das principais áreas de risco de eventos
sísmicos e vulcânicos no mundo; Suporte- Selecionar, organizar, relacionar e
interpretar dados e informações, representados de diferentes formas, para tomar
decisões com vistas à prevenção de situações de risco naturais.
COMPETÊNCIAS
GERAIS DA BNCC: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Argumentação; Autoconhecimento
e autocuidado; Empatia e Cooperação.
ATIVIDADES
ATIVIDADE N°1:
Terremotos
1º PASSO: Observe as imagens abaixo
Link da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3a/Pacific_Ring_of_Fire-PT.svg/1200px-Pacific_Ring_of_Fire-PT.svg.png
Link da imagem: https://image.slidesharecdn.com/sismologia-100203090526-phpapp02/95/sismologia-40-728.jpg?cb=1265188043
Link para ampliar o conhecimento: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/circulo-fogo-pacifico.htm
ATIVIDADE N°2:
Terremoto no Japão
1º PASSO: Observe as imagens abaixo e depois leia
texto disponibilizado no link abaixo para compreender a capacidade do Japão em
enfrentar terremotos
Link da imagem: https://i0.wp.com/portalmie.com/wp-content/uploads/2019/12/jp.jpg
Link para ampliar o conhecimento: https://constru360.com.br/o-japao-e-a-incrivel-engenharia-anti-sismica-terremoto/#:~:text=As%20altas%20tecnologias%20de%20engenharia,melhor%20preparado%20para%20um%20terremoto.
ATIVIDADE N°3:
Terremoto no Haiti
1º PASSO: Observe as imagens abaixo
Link da imagem: https://ogimg.infoglobo.com.br/in/3070033-d6d-e2b/FT1086A/652/Haitianos-caminham-por-uma-zona-de-destruicao.jpg
ATIVIDADE N°4: Resolução
segundo os mapas e informações contidas nos links
a) Em
qual região no mundo ocorrem terremotos em maior quantidade?
b) Por
qual motivo ocorrem tantos terremotos na região solicitada acima?
c) Visto
que o Japão enfrenta inúmeros terremotos todos os anos, mas que países pobres
com menor frequência e magnitude de tremor sofrem mais com este fenômeno
natural. Por que os países pobres são mais afetados? O que é possível fazer
para se prevenir contra os fortes abalos sísmicos?
Bons estudos!!
Comentários
Postar um comentário