Roteiro de aprendizagem de Geografia do 1º ANO D - primeiro roteiro do 4º bimestre.

 

ROTEIRO DE ATIVIDADES

ROTEIRO DE APRENDIZAGEM – RECUPERANDO HABILIDADES – 4º BIMESTRE

SEMANA DO DIA 26 de outubro ao dia 30 de outubro de 2020

NOME DO ALUNO:

PROFESSOR (A): VICTOR HUGO RODRIGUES DA SILVA

EMAIL: victorrodrigues@prof.educacao.sp.gov.br

DISCIPLINA: Geografia                                          TURMA: 1ºD

CONTEÚDO: Riscos de catástrofes em um mundo desigual

QUANTIDADE DE HORAS: 90 minutos                 

TEMPO MÉDIO PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES:

Atividade nº1 e 2 (leitura e interpretação): 60 minutos. Atividade nº 4 (resolução): 30 minutos

METODOLOGIA: Pesquisa e interação a partir dos recursos midiáticos e/ou aplicativos

HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA: Essencial – Interpretar mapas representativos das principais áreas de risco de eventos sísmicos e vulcânicos no mundo; Suporte- Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações, representados de diferentes formas, para tomar decisões com vistas à prevenção de situações de risco naturais.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e Cooperação.

 

 

ATIVIDADES

 

ATIVIDADE N°1: Terremotos

1º PASSO: Observe as imagens abaixo

Link da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3a/Pacific_Ring_of_Fire-PT.svg/1200px-Pacific_Ring_of_Fire-PT.svg.png

 

Link da imagem: https://image.slidesharecdn.com/sismologia-100203090526-phpapp02/95/sismologia-40-728.jpg?cb=1265188043

Link para ampliar o conhecimento: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/circulo-fogo-pacifico.htm

 

ATIVIDADE N°2: Terremoto no Japão

1º PASSO: Observe as imagens abaixo e depois leia texto disponibilizado no link abaixo para compreender a capacidade do Japão em enfrentar terremotos

Link da imagem: https://i0.wp.com/portalmie.com/wp-content/uploads/2019/12/jp.jpg

Link para ampliar o conhecimento: https://constru360.com.br/o-japao-e-a-incrivel-engenharia-anti-sismica-terremoto/#:~:text=As%20altas%20tecnologias%20de%20engenharia,melhor%20preparado%20para%20um%20terremoto.

 

ATIVIDADE N°3:  Terremoto no Haiti

1º PASSO: Observe as imagens abaixo

Link da imagem: https://ogimg.infoglobo.com.br/in/3070033-d6d-e2b/FT1086A/652/Haitianos-caminham-por-uma-zona-de-destruicao.jpg

 Link para ampliar o conhecimento: https://veja.abril.com.br/blog/cidades-sem-fronteiras/muito-alem-do-azar-por-que-terremotos-que-matam-milhares-de-pessoas-ocorrem-apenas-nos-paises-pobres/#:~:text=Ou%20seja%2C%20os%20que%20chacoalharam,os%20que%20causaram%20mais%20mortes.&text=De%20acordo%20com%20dados%20da,eram%20moradoras%20de%20pa%C3%ADses%20pobres.

 

 

ATIVIDADE N°4: Resolução segundo os mapas e informações contidas nos links

a)      Em qual região no mundo ocorrem terremotos em maior quantidade?

b)      Por qual motivo ocorrem tantos terremotos na região solicitada acima?

c)       Visto que o Japão enfrenta inúmeros terremotos todos os anos, mas que países pobres com menor frequência e magnitude de tremor sofrem mais com este fenômeno natural. Por que os países pobres são mais afetados? O que é possível fazer para se prevenir contra os fortes abalos sísmicos?

Bons estudos!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane