Roteiro 1 - 4° bimestre - matemática 8° anos A e B - professora Elisângela Soler
ROTEIRO
DE APRENDIZAGEM – 1 – 4° bimestre
Semana
do dia 23 a 30 de outubro de 2020
PROFESSOR
(A): ELISANGELA
SOLER DE OLIVEIRA LIMA
EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Código
do google sala de aula: 8° ano A / 8° ano B
DISCIPLINA:
Matemática TURMA: 8° A e B
TEMPO
ESTIMADO: 3 aulas
+ 3 CMSP
UNIDADE TEMÁTICA: Geometria
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA
(EF08MA18)
Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações
geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de
desenho ou de softwares de geometria dinâmica.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Cultura digital;
3-
Empatia e cooperação;
4-
Responsabilidade e cidadania.
Atividade1
- Atividade disparadora: (45 minutos)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
ATIVIDADE 1 –
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: TRANSLAÇÕES
1.1 Translação
de um ponto: Na malha a seguir, foi marcado o ponto A (1, 1). O que podemos
observar em relação à localização dos demais pontos, tendo como referência o
ponto A?
1.2 Escreva
as coordenadas dos vértices do triângulo ABC, desenhado no plano cartesiano a
seguir:
Reproduza
o triângulo na mesma malha quadriculada, fazendo as translações indicadas, e
escreva as novas coordenadas dos vértices A, B e C dos triângulos obtidos:
a)
Translação vertical de 5 unidades para cima.
b) Translação horizontal de 4 unidades para a
esquerda.
c)
Translação horizontal de 3 unidades para a direita.
d) Translação vertical de 6 unidades para
baixo
Atividade
2 - Mão na Massa: (45 minutos)
2.1 - A seguir, foram
realizadas algumas translações a partir de cada figura 1 para cada figura 2.
Indique a direção, o sentido e a distância (amplitude) de cada uma delas com
uma seta:
2.2 - Observe a seguir as
figuras I e II no plano cartesiano. Sabendo que a figura II foi originada a
partir de uma transformação da figura I, o que você pode afirmar em relação ao
tipo de transformação ocorrida?
Avaliação:
Resolução das atividades 1 e 2 com leitura e interpretação das
questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e WhatsApp .
RESPONDER NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA
QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Os estudantes que não tenham acesso ao computador/
internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para
UE.
SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO:
PRI-M2 - Translação,
Rotação e Reflexão
Translação, rotação e reflexão https://youtu.be/64-rbZI9vMw
Comentários
Postar um comentário