Roteiro de estudo da Semana de 26 à 06 de novembro - Professora Sonia Bin - 7° anos - Língua Portuguesa
Roteiro de estudo da Semana de 26 à 06 de novembro
7º anos
Professora:
Sonia Bin
Componente
Curricular: Língua Portuguesa
Turmas:
7° A, B, C e D
E-mail: profsoniabin@gmail.com
Unidade
Temática: Leitura e interpretação textual
Habilidades:
(EF69LP28) Ler e compreender textos,
selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes
objetivos, levando em conta características dos gêneros e suportes, como
romances infanto-juvenis, contos populares, carta de terror, lendas
brasileiras, indígenas e africanas, poemas, entre outros.
Competências:
1-Compreender
a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e
sensível dos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de
identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
Objetivos:
Ler
e reconhecer as características do gênero textual fábula.
Identificar
elementos da narrativa.
Inferir
informação pressuposta ou subentendida, com base na compreensão global de um
texto.
Número
de aulas: 06 aulas.
Recursos:
Livro
didático: Jornadas.port- Língua Portuguesa. Página 158 Editora Saraiva, site
www. escolakids.uol.com.br.
Orientações:
As atividades deverão ser enviadas para o meu e-mail profsoniabin@gmail.com
Não é necessário copiar textos
e/ou enunciados, somente responder e enviar às respostas. Envie as respostas
e/ou fotos na sequência.
Essas atividades contarão como
presença e notas para o 4º bimestre. Não esqueçam de colocar nome, número e
série (escrever com letra legível).
Entrega: 06 de novembro de 2020
Código das salas do Classroom:
7º ano A código: djgcheg
7º ano B código: uemygo4
7º ano C código: sedynyv
7º ano D código: c2avlv
Atividade 1 (90 minutos).
1 –
Leia as definições a seguir.
Fábula é um gênero narrativo muito
popular e apreciado por pessoas de diferentes idades. De tradição oral, o
próprio nome remete a histórias contadas e passadas de geração para geração (fabulare significa
história, jogo, narrativa).
Principais características de uma fábula
A fábula é uma narrativa de
caráter ficcional e que usa a alegoria para construir seus
sentidos. Geralmente têm personagens animais que falam e se comportam como
seres humanos. Possuem características humanas, como a ganância, a preguiça, a
inveja, a sabedoria, a astúcia etc. Nesse gênero textual há presença de um
ensinamento moral, que é a moral da história.
Considerando que a
fábula pode ser contada oralmente, sabemos que há diferentes
versões de uma mesma história, o que não compromete a sua função: a de
levar as pessoas a refletirem sobre o comportamento em sociedade.
As fábulas podem ser
escritas em prosa (texto em parágrafos) ou em
versos. Os títulos geralmente fazem referência às personagens, e o tempo e o
espaço relacionam-se ao habitat delas. A linguagem é simples, objetiva e
direta, e pode haver diálogos com a presença do discurso direto.
Estrutura de uma fábula
As fábulas são organizadas em duas partes: uma narrativa
e uma lição ou moral. A narrativa possui essa organização:
·
Situação inicial (situação dos
personagens no começo da história).
·
Surgimento de um conflito (fato
que muda a situação inicial).
·
Tentativa de solução do conflito
(ações das personagens).
·
Clímax (o ponto alto, o trecho
mais emocionante, do qual depende o desfecho).
1. Você sabe o
que é fábula?
2. Você já leu alguma fábula?
3. Escreva o nome de algumas fábulas que você
conhece?
Atividade 2 (90 minutos)
1.
Você vai
ler a fábula de La Fontaine O lobo e o cordeiro. A tradução foi feita pelo
poeta brasileiro Ferreira Gullar.
O lobo e o cordeiro
Na água limpa de um regato,
matava a sede um Cordeiro,
quando, saindo do mato,
veio um Lobo carniceiro.
Tinha
a barriga vazia,
não comera o dia inteiro.
- Como tu ousas sujar
a água que estou bebendo?
- rosnou o Lobo, a antegozar
o almoço. – Fica sabendo
que caro vais me pagar!
- Senhor – falou o Cordeiro –
encareço à Vossa Alteza
que me desculpeis, mas acho
que vos enganais: bebendo,
quase dez braças abaixo
de vós, nesta correnteza,
não posso sujar-vos a água.
- Não importa. Guardo mágoa
de ti, que ano
passado,
me
destrataste, fingindo!
- Mas eu nem tinha nascido.
- Pois então foi teu irmão.
- Não tenho
irmão, Excelência.
- Chega de argumentação.
Estou perdendo a paciência!
- Não vos zangueis, desculpai!
- Não foi teu irmão? Foi teu pai
ou
senão foi teu avô –
disse o Lobo carniceiro.
E
ao Cordeiro devorou.
Onde a lei
não existe, ao que parece,
a
razão do mais forte prevalece.
2 - Após a leitura, responda as questões com
atenção:
a. Onde as personagens estavam antes de se
encontrarem?
b. Na
fábula, o lobo apresenta alguns argumentos (razões, motivos) para justificar
sua ação. Quais são?
c. O cordeiro, ao responder ao lobo, procura
provar que este estava enganado quanto às acusações que fazia. Retire do texto
trechos que comprovem essa afirmação.
d. Nas fábulas, os animais falam, pensam e
agem como seres humanos. Cite algumas características dos personagens da
fábula.
e. Em sua opinião, a leitura do texto permite
ao leitor deduzir que, desde o início, o lobo ia devorar o cordeiro de qualquer
jeito? Justifique.
f. Pelo diálogo entre os personagens, podemos
dizer que o lobo e o cordeiro eram velhos conhecidos? Justifique sua resposta.
g. Mesmo tendo demonstrado que o lobo enganado,
o cordeiro foi devorado. Por que ocorreu isso?
i.
O que você achou do comportamento do lobo?
Atividade 3 (90 minutos)
Responda as questões a seguir.
1.
Identifique esses momentos na fábula “O lobo e o cordeiro”,
fazendo a correspondência.
I.
Situação inicial
II.
Situação do conflito
III.
Tentativa de solução do conflito
IV.
Clímax
V.
Desfecho
a. Chega um lobo querendo devorar o
cordeiro.
b. O cordeiro consegue demonstrar não
ter nenhuma culpa. O lobo vai devorá-lo ou vai deixá-lo ir embora?
c.
Um cordeiro está matando sua sede no
regato.
d. O lobo apresenta motivos para devorar
o cordeiro, e o cordeiro contra- argumenta.
e. O lobo devora o cordeiro.
Resposta
(I ___) (II___) (III___) (IV ___) (V ___)
2.
Qual a moral da fábula? Quem apresenta a moral dessa fábula: uma
personagem ou o narrador?
3.
A moral da história, muitas vezes, assume a forma de um provérbio.
Leia os provérbios abaixo e assinale o que poderia servir como moral dessa
fábula O lobo e o cordeiro.
a.
( ) Contra a força não há
argumentos.
b.
( ) Águas paradas não movem
moinhos.
c.
( ) Quem tudo quer nada
tem.
4.
Qual expressão abaixo indica tempo nesses versos: “Não importa.
Guardo mágoa/ de ti, que no ano passado, / me destrataste, fingindo!”?
5.
Quem narra a história nessa fábula:
a.
( ) É um narrador-
observador, que apenas conta os fatos acontecidos.
b.
( ) É uma das personagens.
6.
A fábula “O lobo e o cordeiro “está escrita em:
a.
( ) prosa b.( )verso
Para lembrar-
As
fábulas
·
Narrativa curta
·
Personagens - representam sentimentos e comportamentos humanos; em
geral são animais
·
Tempo e lugar - indeterminados
·
Quase sempre apresenta uma moral; Título composto pela referência
às personagens; Narrada na terceira pessoa (narrador-observador); Escrita em
prosa ou verso
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