Roteiro de estudo da Semana de 26 à 06 de novembro - Professora Sonia Bin - 7° anos - Língua Portuguesa

 

Roteiro de estudo da Semana de 26 à 06 de novembro

7º anos

Professora: Sonia Bin

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Turmas: 7° A, B, C e D

E-mail: profsoniabin@gmail.com

        

Unidade Temática: Leitura e interpretação textual

Habilidades:

 (EF69LP28) Ler e compreender textos, selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos, levando em conta características dos gêneros e suportes, como romances infanto-juvenis, contos populares, carta de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, poemas, entre outros.  

Competências:

1-Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível dos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

 

Objetivos:

Ler e reconhecer as características do gênero textual fábula.

Identificar elementos da narrativa.

Inferir informação pressuposta ou subentendida, com base na compreensão global de um texto.

Número de aulas: 06 aulas.

Recursos: Livro didático: Jornadas.port- Língua Portuguesa. Página 158 Editora Saraiva, site www. escolakids.uol.com.br.

 

Orientações: As atividades deverão ser enviadas para o meu e-mail    profsoniabin@gmail.com

Não é necessário copiar textos e/ou enunciados, somente responder e enviar às respostas. Envie as respostas e/ou fotos na sequência.

Essas atividades contarão como presença e notas para o 4º bimestre. Não esqueçam de colocar nome, número e série (escrever com letra legível).   

Entrega: 06 de novembro de 2020

 

Código das salas do Classroom:

 7º ano A código:  djgcheg

7º ano B código: uemygo4

 7º ano C código: sedynyv

7º ano D código: c2avlv      

                                               Atividade 1 (90 minutos).

1 – Leia as definições a seguir.

 

       Fábula é um gênero narrativo muito popular e apreciado por pessoas de diferentes idades. De tradição oral, o próprio nome remete a histórias contadas e passadas de geração para geração (fabulare significa história, jogo, narrativa).

                                           

 

                             Principais características de uma fábula

     

      A fábula é uma narrativa de caráter ficcional e que usa a alegoria para construir seus sentidos. Geralmente têm personagens animais que falam e se comportam como seres humanos. Possuem características humanas, como a ganância, a preguiça, a inveja, a sabedoria, a astúcia etc. Nesse gênero textual há presença de um ensinamento moral, que é a moral da história.

        Considerando que a fábula pode ser contada oralmente, sabemos que há diferentes versões de uma mesma história, o que não compromete a sua função: a de levar as pessoas a refletirem sobre o comportamento em sociedade.

        As fábulas podem ser escritas em prosa (texto em parágrafos) ou em versos. Os títulos geralmente fazem referência às personagens, e o tempo e o espaço relacionam-se ao habitat delas. A linguagem é simples, objetiva e direta, e pode haver diálogos com a presença do discurso direto.

                                         Estrutura de uma fábula

       As fábulas são organizadas em duas partes: uma narrativa e uma lição ou moral. A narrativa possui essa organização:

·         Situação inicial (situação dos personagens no começo da história).

·         Surgimento de um conflito (fato que muda a situação inicial).

·         Tentativa de solução do conflito (ações das personagens).

·         Clímax (o ponto alto, o trecho mais emocionante, do qual depende o desfecho).

 

 

1.       Você sabe o que é fábula?

 2. Você já leu alguma fábula?

 3. Escreva o nome de algumas fábulas que você conhece?

 

                                          Atividade 2 (90 minutos)

1.        Você vai ler a fábula de La Fontaine O lobo e o cordeiro. A tradução foi feita pelo poeta brasileiro Ferreira Gullar.

                                                        O lobo e o cordeiro                           

 

                                            Na água limpa de um regato,
                                         matava a sede um Cordeiro,
                                         quando, saindo do mato,
                                         veio um Lobo carniceiro.

                                         Tinha a barriga vazia,
                                         não comera o dia inteiro.
                                         - Como tu ousas sujar
                                         a água que estou bebendo?
                                         - rosnou o Lobo, a antegozar
                                         o almoço. – Fica sabendo
                                         que caro vais me pagar!

                                        - Senhor – falou o Cordeiro –
                                        encareço à Vossa Alteza
                                        que me desculpeis, mas acho
                                        que vos enganais: bebendo,
                                        quase dez braças abaixo
                                        de vós, nesta correnteza,
                                        não posso sujar-vos a água.

                                      - Não importa. Guardo mágoa
                                       de ti, que ano passado,
                                       me destrataste, fingindo!
                                      - Mas eu nem tinha nascido.
                                      - Pois então foi teu irmão.
                                      - Não tenho irmão, Excelência.
                                      - Chega de argumentação.
                                      Estou perdendo a paciência!
                                      -    Não vos zangueis, desculpai!
                                      - Não foi teu irmão? Foi teu pai
                                      ou senão foi teu avô –
                                      disse o Lobo carniceiro.
                                      E ao Cordeiro devorou.

                                     Onde a lei não existe, ao que parece,
                                     a razão do mais forte prevalece.

   2 - Após a leitura, responda as questões com atenção:

   a. Onde as personagens estavam antes de se encontrarem?

   b. Na fábula, o lobo apresenta alguns argumentos (razões, motivos) para justificar sua ação. Quais são? 

   c. O cordeiro, ao responder ao lobo, procura provar que este estava enganado quanto às acusações que fazia. Retire do texto trechos que comprovem essa afirmação.

  d. Nas fábulas, os animais falam, pensam e agem como seres humanos. Cite algumas características dos personagens da fábula.

  e. Em sua opinião, a leitura do texto permite ao leitor deduzir que, desde o início, o lobo ia devorar o cordeiro de qualquer jeito? Justifique.

 f. Pelo diálogo entre os personagens, podemos dizer que o lobo e o cordeiro eram velhos conhecidos? Justifique sua resposta.

 g. Mesmo tendo demonstrado que o lobo enganado, o cordeiro foi devorado. Por que ocorreu isso?

i. O que você achou do comportamento do lobo?

                                Atividade 3 (90 minutos)

 Responda as questões a seguir.

1.      Identifique esses momentos na fábula “O lobo e o cordeiro”, fazendo a correspondência.

I.                    Situação inicial

II.                  Situação do conflito

III.                Tentativa de solução do conflito

IV.                Clímax 

V.                  Desfecho                          

 

       a. Chega um lobo querendo devorar o cordeiro.             

       b. O cordeiro consegue demonstrar não ter nenhuma culpa. O lobo vai devorá-lo ou vai deixá-lo ir embora?

       c.  Um cordeiro está matando sua sede no regato.

       d. O lobo apresenta motivos para devorar o cordeiro, e o cordeiro contra- argumenta.

      e. O lobo devora o cordeiro.

Resposta (I ___) (II___) (III___) (IV ___) (V ___)

2.      Qual a moral da fábula? Quem apresenta a moral dessa fábula: uma personagem ou o narrador?

3.      A moral da história, muitas vezes, assume a forma de um provérbio. Leia os provérbios abaixo e assinale o que poderia servir como moral dessa fábula O lobo e o cordeiro.

a.       (  ) Contra a força não há argumentos.

b.      (  ) Águas paradas não movem moinhos.

c.       (  ) Quem tudo quer nada tem.

4.      Qual expressão abaixo indica tempo nesses versos: “Não importa. Guardo mágoa/ de ti, que no ano passado, / me destrataste, fingindo!”?

5.      Quem narra a história nessa fábula:

a.       (   ) É um narrador- observador, que apenas conta os fatos acontecidos.

b.      (   ) É uma das personagens.

6.      A fábula “O lobo e o cordeiro “está escrita em:

a.       (   ) prosa                  b.(   )verso

                                   Para lembrar-    As fábulas

·         Narrativa curta

·         Personagens - representam sentimentos e comportamentos humanos; em geral são animais

·         Tempo e lugar - indeterminados

·         Quase sempre apresenta uma moral; Título composto pela referência às personagens; Narrada na terceira pessoa (narrador-observador); Escrita em prosa ou verso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane