Roteiro de recuperação de LP - 6° A, B e C - Profª Marcia

 

Recuperação

Obs.: Esse roteiro é apenas para os alunos que estão sem nota no 2° bimestre

                                               PROFESSOR (A) :  Marcia Morgado

EMAIL: marciamorg0@gmail.com

DISCIPLINA: Língua Portuguesa                                                     TURMA:  6º A, B e C

UNIDADE TEMÁTICA: Variedades linguísticas, linguagem formal e não formal.

COMPETÊNCIAS: Conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, cultura digital.

HABILIDADES:

H01 – Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o formato gênero, tema ou assunto.

H19 – Identificar em um texto, marcas relativas à variação linguística, no que diz respeito às diferenças entre a linguagem oral e escrita, do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.

H23 – Identificar o conflito gerador de uma narrativa literária, considerando marcas explícitas no enunciado.

 

Recursos :

CMSP, blog, e-mail, whatsappp, e Aprender Sempre vol. 2 – páginas 7 à 11

Tempo:

45 minutos - leitura texto 1

45 minutos - leitura texto  2

45minutos -  questões sobre o texto

45 minutos -  leitura de quadrinhos e imagens

90 minutos - análise dos textos.

 

 

OBS.: As questões da atividade a seguir encontram-se no material “Aprender Sempre” – Vol. 2 – páginas 7 à 11

 

 1. Leia a notícia abaixo:

 

O QUE OS CÃES VEEM QUANDO ASSISTEM À TELEVISÃO

PABLO CANTÓ 31 AUG 2019

Os vídeos de cães reagindo a cenas de filmes são um clássico da Internet, mas não se pode dizer que eles saibam o que exatamente estão assistindo.

Existem cães que sabem sentar, dar a mão, trazer o jornal, deitar-se ou fingir de morto, e também existem alguns que assistem à televisão e acabam tendo milhares de visualizações no YouTube.. Um dos últimos a se popularizar foi Falco, um pastor alemão que choraminga e uiva assistindo à cena de O Rei Leão em que o pai de Simba morre. Foi publicado em junho — ultrapassando um milhão de reproduções em dois meses — e apareceu em diferentes veículos de comunicação espanhóis durante a última semana de agosto, mas o cachorro sabe o que está acontecendo na tela?

Os vídeos de cães reagindo a programas de televisão ou filmes são um clássico da Internet. Neste ano, em fevereiro, se popularizou outro vídeo semelhante, no qual, além disso, outro cachorro assiste à mesma cena que Falco, a da morte de Mufasa.

Embora possa parecer que, por sua reação, os cães saibam o que está acontecendo na tela, não há provas de que seja assim. “Não podemos pensar que eles veem ou entendem o mesmo que nós, e muito menos que se emocionem”, conta ao EL PAÍS o etólogo (especialista em comportamento animal) Daniel Ferreiro, membro do Colégio de Veterinários de Sevilha e diretor do Centro de Etologia Clínica D’animales. “Seria muito bonito pensar isso, mas as provas são, por enquanto, anedóticas”.

Ferreiro conta que um estudo de 2016 realizado com 320 cães de três raças diferentes (poodles, dachshunds e chihuahuas) observou que os cães reagiam à televisão de maneiras muito diferentes: alguns latiam, outros choramingavam, outros procuravam atrás da televisão e outros não reagiram de nenhuma maneira,

inclusive dois cães da mesma casa podiam responder à televisão de duas maneiras diferentes.

Essas reações parecem indicar que os cães prestam atenção e entendem que algo está acontecendo na tela, “mas a amostra do estudo não é muito grande e os resultados não podem ser generalizados”, explica.

Os resultados da pesquisa também mostraram uma diferença entre as raças ao assistir à televisão: entre os cães estudados, 52% dos poodles assistiam à televisão, enquanto apenas 11% dos dachshunds o faziam.

O estudo também aponta que a educação dos animais também pode afetar no fato de eles prestarem atenção ou não à televisão. Entre os cães de terapia (treinados para ajudar no tratamento de uma pessoa doente) estudados, 60% assistiam à televisão, enquanto apenas 20% dos cães sem esse tipo de treinamento o faziam.

“Os dados dos cães de terapia sugerem que o comportamento de assistir à televisão está relacionado à boa capacidade de comunicação entre cães e humanos”, defende o estudo.

Outro estudo publicado em 2013 na revista científica Animal Cognition apontou que os cães reconhecem outros cães na tela. Para isso, foram mostradas imagens de diferentes raças de cães e, simultaneamente, de outras espécies de animais, incluindo seres humanos. Todos os cães que participaram do estudo foram capazes de diferenciar as fotos dos cães, mas, novamente, a amostra do estudo é muito pequena para que o resultado seja generalizado: foram utilizados nove cães.

Imagens

Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/28/ciencia/1566992059_156426.html Acesso: 6.2.2020

 

 

Visão de cães x visão humana

O que sabemos com certeza é que os cães não enxergam como nós. Embora o mito diga que os cães enxergam em preto e branco, não é verdade: “Percebem as cores, mas não conseguem perceber o leque inteiro”.

Isso ocorre porque a visão dos cães percebe menos gamas de cores: enquanto nós temos uma visão tricromática (percebemos vermelho, verde e azul), os cães só distinguem entre azuis e amarelos.

Abaixo é possível ver alguns exemplos de imagens como nós as vemos (à esquerda) e como os cães as veem (à direita).

 “O beijo”, de Klimt


                                                Fragmento de “Amarelo, vermelho e azul”, de Kandinsky5

 




2. Releia o texto, descubra e registre as informações solicitadas no quadro abaixo:

 

Notícia: “O que os cães veem quando assistem à televisão”

 

 

A -  Em qual local/mídia esse texto foi publicado?

 

 

B -  Qual é o tema do texto?

 

 

C - Qual é o assunto?

 

 

D -  O assunto é uma coisa que já aconteceu, ou ainda acontecerá?

 

 

E -  Quem escreveu esse texto?

 


3. Leia o texto a seguir:



O Cão e a Máscara

Esopo

Procurando comida, um Cão encontrou a máscara de um homem muito

bem-feita de papelão com cores vivas. Chegou-se então a ela e começou a

cheirá-la para ver se era um homem que dormia. Depois empurrou-a com o

focinho e viu que rebolava, e como não quisesse ficar quieta nem tomar

assento, disse o Cão:

— Decerto que a cabeça é linda, mas não tem miolo.

 

Ilustração: Richard Heighway – 1894

 

Moral da História: A máscara representa o homem ou mulher que só se preocupa com o aspeto exterior e não procura cultivar a alma, que é muito mais preciosa.

 

Agora, responda, assinalando a alternativa correta.

O texto lido é uma:

 

a. Narrativa de enigma

b. Notícia

c. Fábula

d. Reportagem

 

 

4. A imagem abaixo contém um bilhete com três palavras com erros ortográficos, assinale a alternativa que corrige esses erros.


a. Papaizinhus; cachorros e bilhete

b. Papaizinhus; cachorros e bilhete

c. Papaizinhus; catchorros e billete

d. Papaizinhos; cachorros e bilhete

 

 

5. Leia o ditado popular, em seguida marque a alternativa que corresponde a seu título.

“A expressão é usada para aqueles que falam muito, mas na hora de agir, nada fazem.  Esse seria um cão que estaria tão preocupado em latir que ao chegar o momento de agir, não morde.”

 

a. Mato sem cachorro

b. Cão ladra, mas não morde

c. Quem não tem cão caça com gato

d. Cão chupando manga

 

 

5. Leia o ditado popular, em seguida marque a alternativa que corresponde a seu título.

“A expressão é usada para aqueles que falam muito, mas na hora de agir, nada fazem.  Esse seria um cão que estaria tão preocupado em latir que ao chegar o momento de agir, não morde.”

 

a. Mato sem cachorro

b. Cão ladra, mas não morde

c. Quem não tem cão caça com gato

d. Cão chupando manga

 

6. A capa abaixo representa: 


http://capes.cienciahoje.org.br/viewer/?file=/revistas/pdf/chc_279.pdf

Assinale:

a. Uma revista que trata de assuntos especificamente sobre cachorros

b. Uma revista que trata de temas sobre ciência, direcionada às crianças

c. Uma revista específica para os cachorros

d. Uma revista sobre cães e gatos

 

 

 

Orientações:

Essa atividade está no “APRENDER SEMPRE- Vol. 2” – LÍNGUA PORTUGUESA

Se preferir, você pode responder na própria Apostila (Aprender Sempre) ou no seu caderno de lição e me enviar as fotos das atividades feitas, pelo e-mail, podendo enviar só as resposta devidamente numeradas para a correção.

Enviar até o dia 30 de outubro

 

Podem tirar suas dúvidas pelo whatsapp. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane