Roteiro de recuperação de LP - 6° A, B e C - Profª Marcia
Recuperação
Obs.: Esse roteiro é apenas para os
alunos que estão sem nota no 2° bimestre
PROFESSOR
(A) : Marcia Morgado
EMAIL:
marciamorg0@gmail.com
DISCIPLINA: Língua Portuguesa TURMA: 6º A, B e C
UNIDADE TEMÁTICA: Variedades linguísticas, linguagem
formal e não formal.
COMPETÊNCIAS:
Conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural,
cultura digital.
HABILIDADES:
H01 –
Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o
formato gênero, tema ou assunto.
H19 –
Identificar em um texto, marcas relativas à variação linguística, no que diz
respeito às diferenças entre a linguagem oral e escrita, do ponto de vista do
léxico, da morfologia ou da sintaxe.
H23 –
Identificar o conflito gerador de uma narrativa literária, considerando marcas
explícitas no enunciado.
Recursos :
CMSP, blog,
e-mail, whatsappp, e Aprender Sempre vol. 2 – páginas 7 à 11
Tempo:
45 minutos -
leitura texto 1
45 minutos -
leitura texto 2
45minutos
- questões sobre o texto
45 minutos
- leitura de quadrinhos e imagens
90 minutos -
análise dos textos.
OBS.: As questões da atividade
a seguir encontram-se no material “Aprender Sempre” – Vol. 2 – páginas 7 à 11
O QUE OS CÃES VEEM QUANDO ASSISTEM À TELEVISÃO
PABLO CANTÓ 31 AUG 2019
Os vídeos de cães reagindo a cenas de filmes são
um clássico da Internet, mas não se pode dizer que eles saibam o que exatamente
estão assistindo.
Existem cães que sabem sentar, dar a mão,
trazer o jornal, deitar-se ou fingir de morto, e também existem alguns que
assistem à televisão e acabam tendo milhares de visualizações no YouTube.. Um
dos últimos a se popularizar foi Falco, um pastor alemão que choraminga e uiva
assistindo à cena de O Rei Leão em que o pai de Simba morre. Foi publicado em junho —
ultrapassando um milhão de reproduções em dois meses — e apareceu em diferentes
veículos de comunicação espanhóis durante a última semana de agosto, mas o
cachorro sabe o que está acontecendo na tela?
Os vídeos de cães reagindo a programas de
televisão ou filmes são um clássico da Internet. Neste ano, em fevereiro, se
popularizou outro vídeo semelhante, no qual, além disso, outro cachorro assiste
à mesma cena que Falco, a da morte de Mufasa.
Embora possa parecer que, por sua reação, os
cães saibam o que está acontecendo na tela, não há provas de que seja assim.
“Não podemos pensar que eles veem ou entendem o mesmo que nós, e muito menos
que se emocionem”, conta ao EL PAÍS o etólogo (especialista em comportamento animal) Daniel
Ferreiro, membro do Colégio de Veterinários de Sevilha e diretor do Centro de
Etologia Clínica D’animales. “Seria muito bonito pensar isso, mas as provas
são, por enquanto, anedóticas”.
Ferreiro conta que um estudo de 2016
realizado com 320 cães de três raças diferentes (poodles, dachshunds e
chihuahuas) observou que os cães reagiam à televisão de maneiras muito
diferentes: alguns latiam, outros choramingavam, outros procuravam atrás da
televisão e outros não reagiram de nenhuma maneira,
inclusive dois cães da mesma casa podiam responder à televisão
de duas maneiras diferentes.
Essas reações parecem indicar que os cães
prestam atenção e entendem que algo está acontecendo na tela, “mas a amostra do
estudo não é muito grande e os resultados não podem ser generalizados”,
explica.
Os resultados da pesquisa também mostraram
uma diferença entre as raças ao assistir à televisão: entre os cães estudados,
52% dos poodles assistiam à televisão, enquanto apenas 11% dos dachshunds o
faziam.
O estudo também aponta que a educação dos
animais também pode afetar no fato de eles prestarem atenção ou não à
televisão. Entre os cães de terapia (treinados para ajudar no tratamento de uma
pessoa doente) estudados, 60% assistiam à televisão, enquanto apenas 20% dos
cães sem esse tipo de treinamento o faziam.
“Os dados dos cães de terapia sugerem que o
comportamento de assistir à televisão está relacionado à boa capacidade de
comunicação entre cães e humanos”, defende o estudo.
Outro estudo publicado em 2013 na revista
científica Animal Cognition apontou que os cães reconhecem outros cães na tela. Para isso,
foram mostradas imagens de diferentes raças de cães e, simultaneamente, de
outras espécies de animais, incluindo seres humanos. Todos os cães que
participaram do estudo foram capazes de diferenciar as fotos dos cães, mas,
novamente, a amostra do estudo é muito pequena para que o resultado seja
generalizado: foram utilizados nove cães.
Imagens
Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/28/ciencia/1566992059_156426.html
Acesso: 6.2.2020
Visão de cães x visão humana
O que sabemos com certeza é que os cães não
enxergam como nós. Embora o mito diga que os cães enxergam em preto e branco,
não é verdade: “Percebem as cores, mas não conseguem perceber o leque inteiro”.
Isso ocorre porque a visão dos cães percebe
menos gamas de cores: enquanto nós temos uma visão tricromática (percebemos
vermelho, verde e azul), os cães só distinguem entre azuis e amarelos.
Abaixo é possível ver alguns exemplos de
imagens como nós as vemos (à esquerda) e como os cães as veem (à direita).
Fragmento de “Amarelo, vermelho e azul”, de
Kandinsky5
2. Releia o texto, descubra e registre as informações solicitadas no
quadro abaixo:
Notícia: “O que os cães veem quando assistem à
televisão”
A -
Em qual local/mídia esse texto foi publicado?
B -
Qual é o tema do texto?
C - Qual é o assunto?
D -
O assunto é uma coisa que já aconteceu, ou ainda acontecerá?
E -
Quem escreveu esse texto?
3. Leia o texto a seguir:
O Cão e a Máscara
Esopo
Procurando comida, um
Cão encontrou a máscara de um homem muito
bem-feita de papelão com cores vivas.
Chegou-se então a ela e começou a
cheirá-la para ver se era um homem que
dormia. Depois empurrou-a com o
focinho e viu que rebolava, e como não
quisesse ficar quieta nem tomar
assento, disse o Cão:
— Decerto que a cabeça é
linda, mas não tem miolo.
Ilustração: Richard Heighway – 1894
Moral da História: A máscara representa o homem ou mulher que
só se preocupa com o aspeto exterior e não procura cultivar a alma, que é muito
mais preciosa.
Agora, responda,
assinalando a alternativa correta.
O texto lido é uma:
a. Narrativa de enigma
b. Notícia
c. Fábula
d. Reportagem
4. A imagem abaixo contém um bilhete com três palavras com erros ortográficos,
assinale a alternativa que corrige esses erros.
a. Papaizinhus; cachorros e
bilhete
b. Papaizinhus; cachorros e
bilhete
c. Papaizinhus; catchorros
e billete
d. Papaizinhos; cachorros e
bilhete
5. Leia o ditado popular, em seguida marque a alternativa que
corresponde a seu título.
“A expressão é usada para aqueles que falam muito, mas na hora
de agir, nada fazem. Esse seria um cão
que estaria tão preocupado em latir que ao chegar o momento de agir, não
morde.”
a. Mato sem cachorro
b. Cão ladra, mas não morde
c. Quem não tem cão caça
com gato
d. Cão chupando manga
5. Leia o ditado popular, em seguida marque a alternativa que
corresponde a seu título.
“A expressão é usada para aqueles que falam muito, mas na hora
de agir, nada fazem. Esse seria um cão
que estaria tão preocupado em latir que ao chegar o momento de agir, não
morde.”
a. Mato sem cachorro
b. Cão ladra, mas não morde
c. Quem não tem cão caça
com gato
d. Cão chupando manga
6. A capa abaixo representa:
http://capes.cienciahoje.org.br/viewer/?file=/revistas/pdf/chc_279.pdf
Assinale:
a. Uma revista que trata de
assuntos especificamente sobre cachorros
b. Uma revista que trata de
temas sobre ciência, direcionada às crianças
c. Uma revista específica
para os cachorros
d. Uma revista sobre cães e
gatos
Orientações:
Essa atividade está no “APRENDER SEMPRE- Vol. 2” – LÍNGUA
PORTUGUESA
Se preferir, você pode responder na própria Apostila (Aprender
Sempre) ou no seu caderno de lição e me enviar as fotos das atividades feitas, pelo e-mail, podendo enviar só as
resposta devidamente numeradas para a correção.
Enviar até o dia 30 de outubro
Podem tirar suas dúvidas pelo whatsapp.
Comentários
Postar um comentário