ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO - ARTE - PROFª. EUNICE - 1º ANO A, B, C E D
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO
EE Chojiro Segawa
Professora: Eunice
E-mail: euniceanjos@professor.educacao.sp.gov.br
Componente Curricular: Arte
Turmas: 1º anos A, B, C e D
Roteiro de atividades a serem
realizadas em casa pelos alunos, devido a pandemia do novo coronavírus.
Quantidade de aulas: 02
Objeto de conhecimento: Heranças culturais, patrimônio cultural
imaterial e material, estética do cotidiano, tradição e ruptura, ligação arte e
vida, arte contemporânea.
Habilidade: Operar com imagens, ideias e
sentimentos
por
meio da especificidade dos processos de criação em Arte, gerando sua expressão
em teatro.
Objetivos: - Exercitar a curiosidade intelectual
e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais
às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural.
Estratégias e desenvolvimento
Atividade 1
Responda ás questões abaixo
1. Qual lembrança vem à mente quando pensa em
circo? Já foi em algum circo?
2. Já assistiu pela televisão algum espetáculo de
circo?
3. Quais profissionais trabalham em um circo?
4. Se lembram do nome de alguma companhia de circo?
5. O circo fez ou faz parte da vida cultural?
Atividade 2: Ação expressiva I
Acesse o link abaixo para mais informações
https://globoplay.globo.com/v/3059034/
Para esta
atividade organize materiais como: sulfite, cartolina, papelão, lápis, lápis de
cor, giz de cera, caneta hidrográfica, cola, tesoura ou outro material que você
possuir). Criem registros em forma de desenhos e colagens de todas as imagens
que vieram a sua mente sobre o Circo
Finalize conceituando O que é Circo Tradicional e
Circo Contemporâneo.
1. O que os desenhos mostram?
2. O que foi mais lembrado? A lona colorida do
circo, o mágico, o equilibrista, o domador de leão, o malabarista, o
contorcionista ou o palhaço?
3. A memória registrada veio da experiência de ter
assistido a um espetáculo circense?
Para saber mais:
Circo tradicional é: “Aquele formado por grupos
familiares. A relação de trabalho que se estabelece é tal que, mesmo com
apresentações individuais no espetáculo, a organização familiar é a base de
sustentação do circo. A transmissão do saber circense faz desse mundo
particular uma escola única e permanente. O conteúdo desse saber é suficiente
para ensinar a armar e desarmar o circo, a preparar os números ou peças de
teatro, além de treinar as crianças e os adultos para executá-los. Esse
conteúdo trata também de ensinar sobre a vida nas cidades, as primeiras letras,
as técnicas de locomoção do circo. É por meio desse saber transmitido
coletivamente às gerações seguintes que se garantiu a continuidade de um modo
particular de trabalho e de uma maneira específica de montar o espetáculo.” Já
no circo contemporâneo, “a aprendizagem não acontece pela dinastia familiar,
mas pelas escolas de circo, que ganham espaço na cultura urbana. A linguagem do
circo contemporâneo é tecida por saltimbancos urbanos, gente que não é de
circo, formada por escolas de circo e/ou teatro e que, a partir das décadas de
1980 e 1990, no Brasil, fazem a interação entre as técnicas circenses e os
elementos teatrais. A introdução da teatralidade faz a linguagem circense ter
um fio condutor, seja temático ou estético, desenvolvido em sequência lógica
durante o espetáculo. Outra característica é que os animais somem de cena. Em
festivais de novo circo, inclusive, um dos pré-requisitos para a inscrição é o
não uso de animais em cena.”
“Disponível em:
ttps://globoplay.globo.com/v/3059034 Acesso em 03 out. 2019.”
Comentários
Postar um comentário