Roteiro de Matemática - 9º ano A e B - Professora Elisangela Nunes
ROTEIRO DE ATIVIDADES 1 (4º BIMESTRE)
Semana referente os dias 26/10 a 06/11
Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
Componente Curricular: Matemática
ANO/SÉRIE: 9º ANO A e B
Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br
Código da Turma 9º ano A: 3gu6h5q
Código da Turma 9º ano B: fqxmxnm
TEMA: GEOMETRIA
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS: 6 aulas por semana
TEMPO ESTIMADO: 3 horas
TÍTULO DA ATIVIDADE: AS FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS
OBJETIVOS DA AULA:
• Classificar figuras planas quanto ao número de lados;
• Associar figuras que possuem o mesmo número de lados e/ou mesmo número de ângulos;
• Identificar características dos quadriláteros.
HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA: [EF05MA18] Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC: Conhecimento
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas: reconhecimento da congruência dos ângulos e da proporcionalidade dos lados correspondentes
NOME DO ALUNO: Série:
QUESTÃO DISPARADORA:
- Comente sobre o que sabem das figuras planas.
Contexto:
FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS
São representações das faces dos sólidos. Essas formas são chamadas de bidimensionais por apresentarem duas dimensões: comprimento e altura. As figuras planas são classificadas em círculos e polígonos.
CÍRCULOS: são figuras formadas por uma circunferência e por todos os pontos de seu interior. POLÍGONOS: figuras geométricas planas cujo contorno é fechado e formado por segmentos de reta, que são seus lados. Eles são classificados de acordo com o número de lados ou ângulos que possuem. Do grego POLI= muitos, GONOS= ângulos. O número de lados dos polígonos é sempre igual ao número de ângulos (triângulo ou trilátero, quadrilátero ou quadrângulo).
MÃO NA MASSA (ATIVIDADES):
Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link: https://youtu.be/Y9CKv5GjlJU
Desenvolvimento:
Fase 1: Considerando os lados das figuras geométricas planas, relacione a coluna 1 com a coluna 2, analisando os números de lados das figuras.
Fase 2: Responda às questões a seguir. Se tiver dúvidas, converse com seus colegas de sala, ou ainda, pesquise na internet e em livros sobre as figuras geométricas planas.
O que são figuras geométricas planas?
O que são polígonos?
Na ordem crescente, escreva os nomes dos polígonos que possuem de 3 a 10 lados.
Fase 3: Responda:
O que é quadrilátero?
Os quadriláteros são figuras planas ou espaciais?
Quais quadriláteros você conhece? Faça representações desses quadriláteros e pinte-os.
Fase 4: Responda aos itens de 1 e 2.
1) Analise as seguintes afirmações:
I. Um paralelogramo é um quadrilátero que possui lados opostos paralelos.
II. Quadrilátero é uma figura geométrica plana que possui todos seus lados e ângulos congruentes.
III. Todo losango é um quadrado.
IV. Todo retângulo é um paralelogramo.
A alternativa que apresenta afirmações verdadeiras é a:
a. I e II.
b. II e III.
c. I e III.
d. I e IV.
2) As figuras a seguir representam quadriláteros
Sobre esses quadriláteros, é correto afirmar que:
todos os cinco quadriláteros têm as medidas dos seus lados iguais.
os ângulos dos cinco quadriláteros possuem as mesmas medidas.
uma das características comum aos cinco quadriláteros é o mesmo número de ângulos.
o quadrilátero I representa um quadrado e o quadrilátero V um retângulo.
Recursos: Caderno aprender sempre (volume 3), acesso a internet (aplicativos...).
Encerramento: Preencha a palavra-cruzada a seguir, utilizando os conhecimentos revistos nessa aula e outros que você já aprendeu anteriormente. Para os conceitos que tiver dúvidas, converse com seu professor, faça uma pesquisa na internet ou em livros.
Acompanhamento e avalição de aprendizagem:
- Encaminhar as atividades realizadas no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória.
- As dúvidas e orientações será via aplicativos no horário da aula atribuída (Plantão).
- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)
Entregar até dia 06/11
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