Roteiro de Matemática - 9º ano A e B - Professora Elisangela Nunes

 ROTEIRO DE ATIVIDADES 1 (4º BIMESTRE) 

Semana referente os dias 26/10 a 06/11 



Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes

Componente Curricular: Matemática 

ANO/SÉRIE: 9º ANO A e B

 Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br

Código da Turma 9º ano A: 3gu6h5q

Código da Turma 9º ano B: fqxmxnm

TEMA: GEOMETRIA 

NÚMERO DE AULAS PREVISTAS:  6 aulas por semana 

TEMPO ESTIMADO: 3 horas 



TÍTULO DA ATIVIDADE: AS FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS 

OBJETIVOS DA AULA:  

 • Classificar figuras planas quanto ao número de lados;

 • Associar figuras que possuem o mesmo número de lados e/ou mesmo número de ângulos;

 • Identificar características dos quadriláteros.

HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA: [EF05MA18] Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.

COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC: Conhecimento

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas: reconhecimento da congruência dos ângulos e da proporcionalidade dos lados correspondentes


NOME DO ALUNO:                                                                  Série: 


QUESTÃO DISPARADORA:


- Comente sobre o que sabem das figuras planas.


Contexto:

FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS

 São representações das faces dos sólidos. Essas formas são chamadas de bidimensionais por apresentarem duas dimensões: comprimento e altura. As figuras planas são classificadas em círculos e polígonos.


  


CÍRCULOS: são figuras formadas por uma circunferência e por todos os pontos de seu interior. POLÍGONOS: figuras geométricas planas cujo contorno é fechado e formado por segmentos de reta, que são seus lados. Eles são classificados de acordo com o número de lados ou ângulos que possuem. Do grego POLI= muitos, GONOS= ângulos. O número de lados dos polígonos é sempre igual ao número de ângulos (triângulo ou trilátero, quadrilátero ou quadrângulo).



MÃO NA MASSA (ATIVIDADES):

 Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link: https://youtu.be/Y9CKv5GjlJU


Desenvolvimento:

 Fase 1: Considerando os lados das figuras geométricas planas, relacione a coluna 1 com a coluna 2, analisando os números de lados das figuras.

Fase 2: Responda às questões a seguir. Se tiver dúvidas, converse com seus colegas de sala, ou ainda, pesquise na internet e em livros sobre as figuras geométricas planas.

  1. O que são figuras geométricas planas?


  1. O que são polígonos?


  1. Na ordem crescente, escreva os nomes dos polígonos que possuem de 3 a 10 lados.











Fase 3: Responda: 

  1. O que é quadrilátero?


  1. Os quadriláteros são figuras planas ou espaciais?

  2. Quais quadriláteros você conhece? Faça representações desses quadriláteros e pinte-os.

 Fase 4: Responda aos itens de 1 e 2. 

1) Analise as seguintes afirmações:

 I. Um paralelogramo é um quadrilátero que possui lados opostos paralelos.

 II. Quadrilátero é uma figura geométrica plana que possui todos seus lados e ângulos congruentes.

 III. Todo losango é um quadrado.

 IV. Todo retângulo é um paralelogramo.

 A alternativa que apresenta afirmações verdadeiras é a: 

a. I e II.

 b. II e III. 

c. I e III. 

d. I e IV. 

2) As figuras a seguir representam quadriláteros

Sobre esses quadriláteros, é correto afirmar que:

  1. todos os cinco quadriláteros têm as medidas dos seus lados iguais.

  2.  os ângulos dos cinco quadriláteros possuem as mesmas medidas.

  3.  uma das características comum aos cinco quadriláteros é o mesmo número de ângulos. 

  4.  o quadrilátero I representa um quadrado e o quadrilátero V um retângulo.


Recursos: Caderno aprender sempre (volume 3), acesso a internet (aplicativos...).

Encerramento: Preencha a palavra-cruzada a seguir, utilizando os conhecimentos revistos nessa aula e outros que você já aprendeu anteriormente. Para os conceitos que tiver dúvidas, converse com seu professor, faça uma pesquisa na internet ou em livros.


Acompanhamento e avalição de aprendizagem: 

- Encaminhar as atividades realizadas no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória.

- As dúvidas e orientações será via aplicativos no horário da aula atribuída (Plantão).

- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)

    Entregar até dia 06/11   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane