Roteiro de Química - 1º ano C - Professora Elisangela Nunes

 ROTEIRO DE ATIVIDADES 1 (4º BIMESTRE) 

Semana referente os dias 26/10 a 06/11 


Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes

Componente Curricular: Química

ANO/SÉRIE: 1º ano C

Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br

Código da Turma: ienq3zh

TEMA: Transformações químicas 

NÚMERO DE AULAS PREVISTAS:  2 aulas por semana 

TEMPO ESTIMADO: 3 horas 


 TÍTULO DA ATIVIDADE:  Transformações Químicas 

OBJETIVO DA AULA:  Identificar transformações químicas e físicas que ocorrem no dia a dia 

HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA: Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo.


COMPETÊNCIAS: - Conhecimento

- Organização

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Transformação química na natureza e no sistema produtivo


NOME DO ALUNO:                                                                  Série: 


MÃO NA MASSA (ATIVIDADE):

Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:

https://youtu.be/lLSocjpZmHI

https://youtu.be/ov5mnXcOpe0



Desenvolvimento:

Transformações Químicas

Experimento: Sólidos brancos e líquidos incolores – Identificando transformações físicas e químicas

 

Introdução 

 

A química é uma ciência que estuda a ligação entre os constituintes da matéria – chamados átomos – e seus reflexos nas propriedades das substâncias. Assim, podemos dizer que uma transformação química é uma transformação que altera essas ligações, ou seja, que faz com que os átomos liguem a outros diferentes dos iniciais, produzindo substâncias diferentes. Substâncias diferentes, por sua vez, e uma vez que são diferentes, apresentam propriedades diferentes – cor, cheiro, solubilidade, dureza, aparência. Logo, observar essas mudanças nos traz boas evidências de que uma transformação química ocorreu. 

 

Já uma transformação física não altera a ligação entre os átomos. Eles continuam ligados da mesma forma, porém apresentam-se em um estado físico diferente – sólido, líquido, gasoso – dependendo da quantidade de energia fornecida, principalmente. 

 

Para diferenciar entre um e outro é preciso um pouco de observação e raciocínio, conforme veremos neste experimento.

 

Materiais 

 

→ Água

→ Bicarbonato de sódio; 

→ Refrigerante de limão; 

→ Açúcar; 

→ 3 Béqueres ou copos;

 

Procedimento Experimental

 

Uma de cada vez, faça as seguintes misturas em recipientes distintos: 

 

A) Água + Açúcar 

 

B) Água + Bicarbonato de Sódio 

 

C) Refrigerante de limão + Açúcar 

 

Obs.: coloque os líquidos antes dos sólidos

 

A cada mistura, agite e observe bem o ocorrido e anote. Baseado na teoria vista, tente classificar cada caso como transformação física ou química. Preste atenção! Só porque todos os líquidos são incolores e todos os sólidos são brancos não quer dizer que sejam a mesma coisa e que os resultados sejam os mesmos.


Recursos: Acesso a internet (aplicativos...), livros didáticos, materiais para o experimento...

 Encerramento: 

Nesta aula estamos desenvolvendo a competência socioemocional "organização". 

Para a construção do nosso relatório é extremamente importante sermos organizados. 

Em primeiro lugar, o local onde nossa prática será realizada deve estar limpo e sem objetos que possam atrapalhar, ou mesmo se quebrar no desenvolvimento da atividade. A organização já começa por aí.

 

Agora, precisamos organizar nossas ideias para a construção do nosso relatório. Ok? Qual a sequência do relatório?

 

Introdução;

Materiais utilizados;

Procedimento;

Observações;

Conclusão.

 

Monte seu relatório, seguindo esse roteiro


Acompanhamento e avalição de aprendizagem: 

- Encaminhar as atividades realizadas no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória.

- As dúvidas e orientações será via aplicativos no horário da aula atribuída (Plantão).

- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)

  Entregar até dia 06/11   

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane