Roteiro de Química - 1º ano C - Professora Elisangela Nunes
ROTEIRO DE ATIVIDADES 1 (4º BIMESTRE)
Semana referente os dias 26/10 a 06/11
Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
Componente Curricular: Química
ANO/SÉRIE: 1º ano C
Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br
Código da Turma: ienq3zh
TEMA: Transformações químicas
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS: 2 aulas por semana
TEMPO ESTIMADO: 3 horas
TÍTULO DA ATIVIDADE: Transformações Químicas
OBJETIVO DA AULA: Identificar transformações químicas e físicas que ocorrem no dia a dia
HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA: Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo.
COMPETÊNCIAS: - Conhecimento
- Organização
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Transformação química na natureza e no sistema produtivo
NOME DO ALUNO: Série:
MÃO NA MASSA (ATIVIDADE):
Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:
Desenvolvimento:
Transformações Químicas
Experimento: Sólidos brancos e líquidos incolores – Identificando transformações físicas e químicas
Introdução
A química é uma ciência que estuda a ligação entre os constituintes da matéria – chamados átomos – e seus reflexos nas propriedades das substâncias. Assim, podemos dizer que uma transformação química é uma transformação que altera essas ligações, ou seja, que faz com que os átomos liguem a outros diferentes dos iniciais, produzindo substâncias diferentes. Substâncias diferentes, por sua vez, e uma vez que são diferentes, apresentam propriedades diferentes – cor, cheiro, solubilidade, dureza, aparência. Logo, observar essas mudanças nos traz boas evidências de que uma transformação química ocorreu.
Já uma transformação física não altera a ligação entre os átomos. Eles continuam ligados da mesma forma, porém apresentam-se em um estado físico diferente – sólido, líquido, gasoso – dependendo da quantidade de energia fornecida, principalmente.
Para diferenciar entre um e outro é preciso um pouco de observação e raciocínio, conforme veremos neste experimento.
Materiais
→ Água
→ Bicarbonato de sódio;
→ Refrigerante de limão;
→ Açúcar;
→ 3 Béqueres ou copos;
Procedimento Experimental
Uma de cada vez, faça as seguintes misturas em recipientes distintos:
A) Água + Açúcar
B) Água + Bicarbonato de Sódio
C) Refrigerante de limão + Açúcar
Obs.: coloque os líquidos antes dos sólidos
A cada mistura, agite e observe bem o ocorrido e anote. Baseado na teoria vista, tente classificar cada caso como transformação física ou química. Preste atenção! Só porque todos os líquidos são incolores e todos os sólidos são brancos não quer dizer que sejam a mesma coisa e que os resultados sejam os mesmos.
Recursos: Acesso a internet (aplicativos...), livros didáticos, materiais para o experimento...
Encerramento:
Nesta aula estamos desenvolvendo a competência socioemocional "organização".
Para a construção do nosso relatório é extremamente importante sermos organizados.
Em primeiro lugar, o local onde nossa prática será realizada deve estar limpo e sem objetos que possam atrapalhar, ou mesmo se quebrar no desenvolvimento da atividade. A organização já começa por aí.
Agora, precisamos organizar nossas ideias para a construção do nosso relatório. Ok? Qual a sequência do relatório?
Introdução;
Materiais utilizados;
Procedimento;
Observações;
Conclusão.
Monte seu relatório, seguindo esse roteiro
Acompanhamento e avalição de aprendizagem:
- Encaminhar as atividades realizadas no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória.
- As dúvidas e orientações será via aplicativos no horário da aula atribuída (Plantão).
- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)
Entregar até dia 06/11
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