Prof.Carlinhos - Roteiro de estudo de Ciências - 9° anos A, B, C e D

 

Roteiro de Aprendizagem

Do dia 30/10/2020 a  06/11/2020

Escola: Chojiro Segawa                                                                

Professora: Carlos Alberto da Silva

E-mail: carlossilvaa@professor.educacao.sp.gov.br

Disciplina Ciências

Turma 9° ano A, B, C e D

Nome do aluno:                               N°:               Série:

 

Unidade Temática

VIDA E EVOLUÇÃO

Número de aulas

3 aulas + 1 no CMSP

Habilidade(s) do Currículo Paulista

(EF09CI04): Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.

 

 

Competências Gerais

1 Conhecimento/ 2 Pensamento  Científico, crítico e criativo

 

Tempo estimado da aula: 180 minutos

 

Assistir a aula do vídeo abaixo e fazer o mapa mental e encaminhar até 06/11/2020

Obs: quem possuir mais facilidade para fazer o mapa mental utilizando alguma ferramenta da internet poderá utilizar.

https://drive.google.com/file/d/1bnRY_SCrF1DeX35KnWjXjpuHiZ3Da-NE/view?usp=sharing

Olho humano a super máquina

Leia o texto abaixo e pesquise doenças relacionadas à visão, e encaminhe.

 

visão é um sentido extremamente importante, pois nos possibilita ver todas as coisas ao nosso redor, diferenciar cores, ver as maravilhas da natureza e até mesmo ler este texto. Os nossos olhos são o órgão responsável por possibilitar o recebimento dessas mensagens.

O olho é composto por diversas partes, entre elas a córnea, o humor aquoso, a lente (antigo cristalino), o humor vítreo, pupila e a retina. Além disso, temos músculos e nervos que possibilitam a movimentação dos olhos e a transmissão de sinais ao cérebro, respectivamente.

Chamamos de córnea uma camada transparente que recobre o olho na sua porção anterior. Já a lente é a parte do olho responsável por deixar a imagem luminosa mais nítida. Na porção anterior da lente há uma membrana colorida que recebe o nome de íris. Ela é responsável por controlar o tamanho da pupila, uma pequena abertura que permite a entrada de luz no globo ocular. Banhando o cristalino, a íris e a pupila, há um líquido chamado de humor aquoso. O restante do olho é banhado pelo humor vítreo.

Na parte interna do olho há a retina e é nela que estão localizadas as células que captam as informações luminosas. Chamamos essas células sensoriais de fotorreceptoras e elas podem ser de dois tipos: os cones e os bastonetes. Os cones estão relacionados com a percepção das cores, enquanto os bastonetes estão mais relacionados à captação de luminosidade.



Esquema mostrando a estrutura do olho e detalhe da retina

Em locais mais escuros apenas os bastonetes entram em ação, esse é o motivo pelo qual não conseguimos distinguir as cores em locais pouco iluminados. Com o aumento da luminosidade, os cones começam a ser estimulados e conseguimos perceber as cores dos objetos. Existe um ponto na retina onde não são encontrados nem cones nem bastonetes, essa região é chamada de ponto cego.

Para percebermos as mensagens luminosas e transformá-las em imagens, a luz segue alguns caminhos. Primeiramente ela penetra no olho através da pupila. Depois atravessa o humor aquoso até chegar à lente. Ela então se projeta na retina, onde é transmitida para o nervo óptico. O impulso nervoso segue para o cérebro e lá é interpretado.

Algumas doenças acometem a visão do ser humano, entre elas, podemos citar: a hipermetropia, a miopia, o astigmatismo, o glaucoma e a catarata. A hipermetropia caracteriza-se pela dificuldade de enxergar de perto, já na miopia a dificuldade está em enxergar objetos de longe. O astigmatismo dificulta a focagem de objetos em algumas direções. O glaucoma é uma condição em que há o aumento da pressão do olho, podendo levar à cegueira. Já a catarata caracteriza-se pela opacidade da lente.

Ao sentir alguma dificuldade para enxergar, dores de cabeça constantes ou visão embaralhada, consulte seu médico!!!

Assistam as aulas do centro de mídias e façam suas anotações e também encaminhem até dia 06/11/2020.

Professor Carlinhos.

 

Bons estudos para todos

 

E_mail

carlossivaa@professor.educacao.sp.gov.br

Bons estudos para todos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane