Prof.Carlinhos - Roteiro de estudo de Ciências - 9° anos A, B, C e D
Roteiro de Aprendizagem
Do dia 30/10/2020 a
06/11/2020
Escola: Chojiro Segawa
Professora: Carlos
Alberto da Silva
E-mail: carlossilvaa@professor.educacao.sp.gov.br
Disciplina
Ciências
Turma 9° ano A,
B, C e D
Nome do
aluno: N°: Série:
Unidade Temática |
VIDA E EVOLUÇÃO |
||
Número de aulas |
3 aulas + 1 no CMSP |
||
Habilidade(s) do Currículo Paulista |
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Competências Gerais |
1 Conhecimento/ 2 Pensamento Científico, crítico e criativo |
Tempo estimado da
aula: 180 minutos
Assistir a aula
do vídeo abaixo e fazer o mapa mental e encaminhar até 06/11/2020
Obs: quem
possuir mais facilidade para fazer o mapa mental utilizando alguma ferramenta
da internet poderá utilizar.
https://drive.google.com/file/d/1bnRY_SCrF1DeX35KnWjXjpuHiZ3Da-NE/view?usp=sharing
Olho humano a
super máquina
Leia o texto
abaixo e pesquise doenças relacionadas à visão, e encaminhe.
A visão é
um sentido extremamente importante, pois nos possibilita ver todas as coisas ao
nosso redor, diferenciar cores, ver as maravilhas da natureza e até mesmo ler
este texto. Os nossos olhos são o órgão responsável por possibilitar o
recebimento dessas mensagens.
O olho é composto por diversas partes, entre elas a córnea, o
humor aquoso, a lente (antigo cristalino), o humor vítreo, pupila e a retina.
Além disso, temos músculos e nervos que possibilitam a movimentação dos olhos e
a transmissão de sinais ao cérebro, respectivamente.
Chamamos de córnea uma camada transparente que recobre o olho na
sua porção anterior. Já a lente é a parte do olho responsável por deixar a
imagem luminosa mais nítida. Na porção anterior da lente há uma membrana
colorida que recebe o nome de íris. Ela é responsável por controlar o tamanho
da pupila, uma pequena abertura que permite a entrada de luz no globo ocular.
Banhando o cristalino, a íris e a pupila, há um líquido chamado de humor
aquoso. O restante do olho é banhado pelo humor vítreo.
Na parte interna do olho há a retina e é nela que estão
localizadas as células que captam as informações luminosas. Chamamos essas
células sensoriais de fotorreceptoras e elas podem ser de dois tipos: os cones
e os bastonetes. Os cones estão relacionados com a percepção das cores,
enquanto os bastonetes estão mais relacionados à captação de luminosidade.
Esquema mostrando a estrutura do olho e detalhe da retina
Em locais mais escuros apenas os bastonetes entram em ação, esse
é o motivo pelo qual não conseguimos distinguir as cores em locais pouco
iluminados. Com o aumento da luminosidade, os cones começam a ser estimulados e
conseguimos perceber as cores dos objetos. Existe um ponto na retina onde não
são encontrados nem cones nem bastonetes, essa região é chamada de ponto cego.
Para percebermos as mensagens luminosas e transformá-las em
imagens, a luz segue alguns caminhos. Primeiramente ela penetra no olho através
da pupila. Depois atravessa o humor aquoso até chegar à lente. Ela então se
projeta na retina, onde é transmitida para o nervo óptico. O impulso nervoso
segue para o cérebro e lá é interpretado.
Algumas doenças acometem a visão do ser humano, entre elas,
podemos citar: a hipermetropia, a miopia, o astigmatismo, o glaucoma e a
catarata. A hipermetropia caracteriza-se pela dificuldade de enxergar de perto,
já na miopia a dificuldade está em enxergar objetos de longe. O astigmatismo
dificulta a focagem de objetos em algumas direções. O glaucoma é uma condição
em que há o aumento da pressão do olho, podendo levar à cegueira. Já a catarata
caracteriza-se pela opacidade da lente.
Ao sentir alguma dificuldade para enxergar, dores de cabeça
constantes ou visão embaralhada, consulte seu médico!!!
Assistam as aulas do centro de mídias e façam suas anotações e também encaminhem até dia 06/11/2020.
Professor Carlinhos.
Bons estudos
para todos
E_mail
carlossivaa@professor.educacao.sp.gov.br
Bons estudos
para todos
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