Roteiro 1 - 4 bimestre - matemática 6° anos A e B - Professora Elisângela Soler
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM 1 – 4° bimestre
SEMANA DO DIA 23 a 30 de outubro de 2020
PROFESSOR
(A): ELISANGELA
SOLER DE OLIVEIRA LIMA
EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Código do google sala de aula: 6 anos A /6° ano B
DISCIPLINA: Matemática
TURMA: 6° anos A, B
UNIDADE TEMÁTICA: Números
NÚMEROS DE AULAS:
3 aulas + 3 CMSP
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA
(EF06MA03) Solucionar e propor
problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados)
com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos
processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
(EF06MA11)
Resolver
e elaborar situações-problema com números racionais positivos na representação
decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio
de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para
verificar a razoabilidade de respostas, com e sem uso de calculadora.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Cultura digital;
3-
Empatia e cooperação;
4 - Responsabilidade e cidadania.
Atividade disparadora: 45 minutos
ATIVIDADE 1 – INTERPRETAÇÃO
DE PROBLEMAS
1.1 Sr. Antônio, responsável pela construção de uma
casa, encomendou 4,5 milheiros de tijolos na primeira semana de trabalho, ao
iniciar a construção. Na semana seguinte, encomendou mais 2,5 milheiros para
fazer o muro. Quantos tijolos foram encomendados para essa construção?
a) Quem é a personagem do problema?
b)
Por que os tijolos foram encomendados?
c)
Quantos milheiros de tijolos foram comprados na primeira semana?
d)
Na semana seguinte, quantos milheiros de tijolos foram encomendados?
e)
Quantos milheiros de tijolos foram encomendados no total para essa construção?
Atividade Mão na Massa (45minutos)
1.2 João distribuiu R$ 135,60 igualmente entre seus
três filhos. Os meninos foram a uma padaria e gastaram R$ 12,40 cada um.
a) Quem é(são) a(s) personagem(ens) do problema?
b) Quantos filhos ele tem?
c) O que ele fez com o dinheiro que tinha?
d) O que
significa a palavra “igualmente” no problema?
e) O que os filhos de João fizeram ao receber o
dinheiro?
f) Juntos, quanto os filhos de João gastaram na
lanchonete?
g) Após o gasto na lanchonete, quanto restou para cada
um?
Avaliação:
Resolução da atividade 1 e 2, com leitura e
interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de
e-mail e WhatsApp
RESPONDER NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA
QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Os estudantes que não tenham acesso ao
computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou
encaminhem para UE.
SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO:
Aula do centro
de mídias do dia 28/09 https://youtu.be/cHlap7_BRLU
Aula do centro
de mídias do dia 29/09 https://youtu.be/cVDvJZA4e5Y
Aula do cento de mídias do dia 30/09 https://youtu.be/Aw8jcb8TEmA
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