Roteiro 1 - 4 bimestre - matemática 6° anos A e B - Professora Elisângela Soler

 

ROTEIRO DE APRENDIZAGEM 1 – 4° bimestre

 

SEMANA DO DIA  23 a 30 de outubro de 2020

PROFESSOR (A): ELISANGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA

EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br

Código do google sala de aula: 6 anos A /6° ano B

DISCIPLINA: Matemática                                              TURMA:  6° anos A, B

UNIDADE TEMÁTICA: Números

NÚMEROS DE AULAS: 3 aulas + 3 CMSP

HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA

(EF06MA03) Solucionar e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

(EF06MA11) Resolver e elaborar situações-problema com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem uso de calculadora.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

1-    Conhecimento;

2-    Cultura digital;

3-    Empatia e cooperação;

4 - Responsabilidade e cidadania.

 

Atividade disparadora: 45 minutos

ATIVIDADE 1 – INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS

1.1 Sr. Antônio, responsável pela construção de uma casa, encomendou 4,5 milheiros de tijolos na primeira semana de trabalho, ao iniciar a construção. Na semana seguinte, encomendou mais 2,5 milheiros para fazer o muro. Quantos tijolos foram encomendados para essa construção?

 a) Quem é a personagem do problema?

b) Por que os tijolos foram encomendados?

c) Quantos milheiros de tijolos foram comprados na primeira semana?

d) Na semana seguinte, quantos milheiros de tijolos foram encomendados?

e) Quantos milheiros de tijolos foram encomendados no total para essa construção?

Atividade Mão na Massa (45minutos)

1.2 João distribuiu R$ 135,60 igualmente entre seus três filhos. Os meninos foram a uma padaria e gastaram R$ 12,40 cada um.

a) Quem é(são) a(s) personagem(ens) do problema?

b) Quantos filhos ele tem?

c) O que ele fez com o dinheiro que tinha?

 d) O que significa a palavra “igualmente” no problema?

e) O que os filhos de João fizeram ao receber o dinheiro?

f) Juntos, quanto os filhos de João gastaram na lanchonete?

g) Após o gasto na lanchonete, quanto restou para cada um?

 

Avaliação:

Resolução da atividade 1 e 2, com leitura e interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e WhatsApp

RESPONDER  NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br 

Os estudantes que não tenham acesso ao computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para UE.

SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO:

 

Aula do centro de mídias do dia 28/09  https://youtu.be/cHlap7_BRLU

Aula do centro de mídias do dia 29/09 https://youtu.be/cVDvJZA4e5Y

Aula do cento de mídias do dia 30/09 https://youtu.be/Aw8jcb8TEmA

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