Roteiro de Atividade Física - 1° Séries A, B e C - Professora Elisângela Soler

 

ROTEIRO DE APRENDIZAGEM – 6 – 3° bimestre

SEMANA DO DIA  28 de setembro a 9 de outubro de 2020

PROFESSOR (A): ELISANGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA

EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br

Código do google sala de aula: 1°A xg5c427 / 1°B avwpzt4 / 1°C axlfks6

DISCIPLINA: Física                                          TURMA: 1°A, B e C

Aulas proposta: 2 + 1 CMSP

UNIDADE TEMÁTICA: Universo, Terra e vida Constituintes do Universo

 

HABILIDADES DO CURRÍCULO

 Identificar termos, fenômenos e situações que estão relacionadas ao estudo da astronomia e da ciência espacial.

 Classificar, segundo conceitos físicos, os variados corpos que compõem o Universo

 Calcular proporções para associar dimensões, distâncias e períodos dos planetas do Sistema Solar

 Classificar os planetas do Sistema Solar segundo suas características físicas (telúricos e jovianos).

 Identificar informações sobre astronomia e ciência espacial em diferentes mídias (jornais, textos científicos, literários etc.).

 

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

 

1-    Conhecimento;

2-    Pensamento científico, crítico e criativo;

3-    Cultura digital

4-    Responsabilidade e cidadania.

 

Estudantes iram utilizar o caderno do aluno volume 3

Atividade mão na massa: 90 minutos

 ATIVIDADE 4 – caderno do aluno

Se você leu o livro ou assistiu ao filme “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams (1952–2001), deve lembrar–se do aviso dado pelo personagem Prostetnic Vogon Jeltz aos terráqueos sobre a destruição do Planeta Terra, devido a construção de uma via expressa hiper espacial. Ele dizia que todo o projeto estava há mais de 50 anos terráqueo no departamento de planejamento que fica em Alfa do Centauro. Ainda assustou–se que nunca nenhum terráqueo havia ido até lá, já que fica apenas a quatro anos–luz da Terra.

Utilizando o texto acima e retornando às questões da Atividade 1, você considera esse trecho real ou fantasioso? Será que é possível chegar em Alfa do Centauro com tal facilidade? Para responder essas perguntas, vamos relembrar os cálculos de velocidade nas seguintes situações:

1. Imagine que você comprou uma espaçonave novinha e que com ela pode ir em linha reta, com velocidade constante de 1000 km/h, da Terra à Lua e da Terra ao Sol. Quanto tempo levaria em cada viagem? (Dados: distância média da Terra à Lua 384.400 km; distância média da Terra ao Sol 148.895.992 km).

 2. Se fosse possível viajar na velocidade da luz (300.000 km/s, ou seja, a luz percorre 300.000 km em 1 segundo!) daqui até o Sol, quanto tempo levaria essa viagem? (distância média da Terra até Sol 148.895.992 km).

3. Se você calculou corretamente, deve ter obtido, aproximadamente, 8 minutos e 16 segundos. Esse é o tempo que a luz do Sol demora para chegar na Terra. Calcule, então, o tempo que a luz do Sol demora para chegar até o último planeta do sistema solar, Netuno.

 4. Para calcularmos a distância percorrida pela luz em um ano (sendo a velocidade da luz de 300.000 km/s) precisamos do tempo decorrido de 1 ano em segundos. Utilizando a equação

 ΔS = V ∙ Δt + a∙t 2/ 2 , calcule essa distância.

5. Agora que sabemos a distância de um ano–luz, vamos voltar à pergunta inicial dessa atividade: seria tão fácil chegar à Alfa do Centauro com a facilidade indicada no texto? Segundo Vogon, Alfa do Centauro está a 4 anos-luz de distância da Terra. Qual seria a distância em ano-luz até à Alfa de Centauro?

 

Avaliação:

Resolução da atividade 1 com leitura e interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail, grupos do zap e chat do centro de mídias.

RESPONDER  NO CADERNO OU NO WORD, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO DO EXPERIMENTO  E QUEM FIZER NO CADERNO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br, ESSAS ATIVIDADE TAMBÉM ESTA NO CADERNO DO ALUNO VOL.3.

Os estudantes que não tenham acesso ao computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para UE.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane