Roteiro de Atividade Física - 1° Séries A, B e C - Professora Elisângela Soler
ROTEIRO
DE APRENDIZAGEM – 6 – 3° bimestre
SEMANA
DO DIA 28 de setembro a 9 de outubro de
2020
PROFESSOR
(A): ELISANGELA
SOLER DE OLIVEIRA LIMA
EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Código
do google sala de aula: 1°A xg5c427 / 1°B avwpzt4 / 1°C
axlfks6
DISCIPLINA:
Física
TURMA: 1°A, B e C
Aulas proposta:
2 + 1 CMSP
UNIDADE
TEMÁTICA: Universo,
Terra e vida Constituintes do Universo
HABILIDADES DO CURRÍCULO
Identificar termos, fenômenos e situações que
estão relacionadas ao estudo da astronomia e da ciência espacial.
Classificar, segundo conceitos físicos, os
variados corpos que compõem o Universo
Calcular proporções para associar dimensões,
distâncias e períodos dos planetas do Sistema Solar
Classificar os planetas do Sistema Solar
segundo suas características físicas (telúricos e jovianos).
Identificar informações sobre astronomia e
ciência espacial em diferentes mídias (jornais, textos científicos, literários
etc.).
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Pensamento científico, crítico e criativo;
3-
Cultura digital
4-
Responsabilidade e cidadania.
Estudantes iram utilizar o caderno do aluno
volume 3
Atividade mão na massa: 90 minutos
ATIVIDADE 4 – caderno do aluno
Se você
leu o livro ou assistiu ao filme “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de
Douglas Adams (1952–2001), deve lembrar–se do aviso dado pelo personagem
Prostetnic Vogon Jeltz aos terráqueos sobre a destruição do Planeta Terra,
devido a construção de uma via expressa hiper espacial. Ele dizia que todo o
projeto estava há mais de 50 anos terráqueo no departamento de planejamento que
fica em Alfa do Centauro. Ainda assustou–se que nunca nenhum terráqueo havia
ido até lá, já que fica apenas a quatro anos–luz da Terra.
Utilizando
o texto acima e retornando às questões da Atividade 1, você considera esse
trecho real ou fantasioso? Será que é possível chegar em Alfa do Centauro com
tal facilidade? Para responder essas perguntas, vamos relembrar os cálculos de
velocidade nas seguintes situações:
1.
Imagine que você comprou uma espaçonave novinha e que com ela pode ir em linha
reta, com velocidade constante de 1000 km/h, da Terra à Lua e da Terra ao Sol.
Quanto tempo levaria em cada viagem? (Dados: distância média da Terra à Lua ≅
384.400 km; distância média da Terra ao Sol ≅
148.895.992 km).
2. Se fosse possível viajar na velocidade da
luz (300.000 km/s, ou seja, a luz percorre 300.000 km em 1 segundo!) daqui até
o Sol, quanto tempo levaria essa viagem? (distância média da Terra até Sol ≅
148.895.992 km).
3. Se
você calculou corretamente, deve ter obtido, aproximadamente, 8 minutos e 16
segundos. Esse é o tempo que a luz do Sol demora para chegar na Terra. Calcule,
então, o tempo que a luz do Sol demora para chegar até o último planeta do
sistema solar, Netuno.
4. Para calcularmos a distância percorrida
pela luz em um ano (sendo a velocidade da luz de 300.000 km/s) precisamos do
tempo decorrido de 1 ano em segundos. Utilizando a equação
ΔS = V ∙ Δt + a∙t 2/ 2 , calcule essa
distância.
5. Agora
que sabemos a distância de um ano–luz, vamos voltar à pergunta inicial dessa
atividade: seria tão fácil chegar à Alfa do Centauro com a facilidade indicada
no texto? Segundo Vogon, Alfa do Centauro está a 4 anos-luz de distância da
Terra. Qual seria a distância em ano-luz até à Alfa de Centauro?
Avaliação:
Resolução da atividade 1 com leitura e interpretação das questões,
mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail, grupos do zap e chat do
centro de mídias.
RESPONDER NO CADERNO OU NO WORD, COLOCANDO A RESOLUÇÃO
DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO DO EXPERIMENTO
E QUEM FIZER NO CADERNO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br, ESSAS ATIVIDADE
TAMBÉM ESTA NO CADERNO DO ALUNO VOL.3.
Os estudantes que não tenham acesso ao computador/
internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para
UE.
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