ROTEIRO DE PORTUGUÊS 4º B - 9 A, B, C e D - PROFESSORA ESTER
ROTEIRO DE ESTUDO DA SEMANA DE
26 DE OUTUBRO À 06 DE NOVEMBRO
Data: 23/10/2020
PROFESSOR (A) : ESTER DA ROCHA
FAUSTINO SILVA
COMPONENTE CURRICULAR : LÍNGUA
PORTUGUESA
TURMAS; 9º A,B,C eD
EMAIL:
faustinoester001@gmail.com
UNIDADE TEMÁTICA: REFLEXÃO
TEMÁTICA MUDANÇAS CLIMÁTICAS
HABILIDADES: (EF89LP04A)
Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
(EF67LP07A) Identificar o uso de recursos persuasivos (título, escolhas lexicais, construções metafóricas, explicitação ou ocultação de fontes de informação, entre outros) em textos argumentativos.
(EF89LP14B) Analisar, em textos orais e escritos, a força persuasiva dos argumentos utilizados.
HABILIDADES DE TRANSPORTE; (EF89LP03) Analisar textos
de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários,
posts de blog e de rede sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de
forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados
a esses textos.
COMPETÊNCIAS:
Conhecimento; Comunicação; Cultura digital; Pensamento
científico, crítico e Cidadania
Número de aulas; 6 aulas
Recursos; CMSP, APRENDER SEMPRE VOLUME 3
ORIENTAÇÕES: Não é preciso copiar os textos e
nem as perguntas, mandar somente as respostas para o meu email faustinoester001@gmail.com.
CLASSROOM CÓDIGOS
9ºA –
2q6wqc 9º B- aecdxkc 9º C -
joqvuge 9 º D - skwtgmx
Essas atividades contarão como nota e
presença referente ao 4º bimestre.Não esqueça
de colocar nome e série.
Entregar até o dia 06 de novembro de 2020.
ATIVIDADE 1 – 90 MINUTOS ( ACORDA BRASIL
!!!!)
OBJETIVOS DA AULA - Propor uma reflexão acerca da temática desta Sequência de Atividades: mudanças climáticas; - Formular pontos de vista sobre a temática: mudanças climáticas.
1- LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO
O que o Brasil ganha com as
mudanças climáticas
Marcos Buckeridge é diretor do Instituto de Biociências da USP e presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo
O Brasil precisa acordar. Diante do maior desafio já enfrentado pela humanidade, a mudança climática global, o País tem à sua frente uma janela de uma a duas décadas para despertar. Precisa intensificar programas de adaptação que, ao mesmo tempo, aproveitem as oportunidades que o enfrentamento das consequências desse grande problema oferece. Evidências científicas mostram que, até meados de 2040, o mundo deverá atingir a marca de 1,5 ºC, caso continuemos emitindo gases de efeito estufa como ainda fazemos hoje. As pessoas perguntam: mas o que significa para mim essa pequena variação de apenas 1 ºC? De fato, 1 ºC, ou mesmo 1,5, ou até 3ºC podem significar muito pouco se considerarmos nossas preferências pessoais. Porém, uma variação na temperatura média mundial de 1,5 ºC implica variações de temperatura, chuvas e vários eventos climáticos bem mais amplos e intensos do que o significado pessoal de 1,5 ºC. Os efeitos climáticos são, sobretudo, o que os climatologistas chamam de eventos extremos, ou seja, mudanças no clima local que provocam enchentes, secas, ondas de calor etc. A frequência desse tipo de evento já vem aumentando em vários lugares do planeta. Em outras palavras, teremos um maior número de noites quentes, maior frequência de tempestades, maior probabilidade de ocorrência de eventos mais fortes como furacões e tornados. Tudo isso exacerba os riscos relacionados à saúde humana, infraestrutura das cidades, agricultura e muitos outros setores da sociedade. A Conferência das Partes (COP) 21, realizada em Paris em 2015, encomendou um relatório especial ao Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU. Os governos querem saber o que fazer para evitar que o mundo ultrapasse a marca de 1,5 ºC. O IPCC reuniu 91 pesquisadores de 40 países que trabalharam durante dois anos com a contribuição de mais 133 pesquisadores de todo o mundo. Os cientistas do IPCC examinaram mais de 6 mil publicações científicas e responderam a mais de 42 mil comentários de cientistas e governos dos 195 países da Organização das Nações Unidas (ONU). Estes números são importantes, pois salientam que as conclusões a que chegamos nesses relatórios são fortemente embasadas na melhor ciência que existe no mundo. Na sua imensa maioria, as publicações utilizadas são de papers científicos editorados. Além disso, o IPCC proíbe fazer prescrições políticas. Em outras palavras, não podemos indicar caminhos para os tomadores de decisão. As conclusões são colocadas como o estado de arte da ciência naquele tópico e naquele momento; por isso, devem servir apenas como guia para que o tomador de decisão escolha por onde ir com embasamento sólido.
2- Após a leitura e compreensão do texto, responda às perguntas a seguir.
a. De acordo com o texto, defina o que é chamado de mudanças climáticas.
b. De acordo com o texto, quais são as consequências das mudanças climáticas na vida das pessoas?
c. E você, o que pensa sobre as mudanças climáticas em relação às consequências delas para as nossas vidas? Você acha que ainda é possível mudar o cenário atual?
ATIVIDADE 2 ( 90 minutos) - IDENTIFICANDO
AS CAUSAS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
OBJETIVOS DA AULA - Identificar causas das
mudanças climáticas;
- Analisar informações e argumentos para a
sustentação dos diferentes posicionamentos.
Leia com atenção o Texto 3, a seguir:
Texto 3 “Diálogos na USP” discute as mudanças
climáticas e possíveis soluções
As mudanças climáticas estão
acontecendo agora e não precisamos esperar o futuro para ver os efeitos.
Especialistas garantem que a solução passaria por medidas de Estado
André Netto 22/03/2019
A
Organização das Nações Unidas vem alertando que a meta do Acordo de Paris,
assinado em 2015, de limitar o aumento da temperatura média global “abaixo de
2°C em relação aos níveis pré-industriais”, corre o sério risco de não ser
alcançada. Isso porque as principais economias, incluindo os Estados Unidos e a
União Europeia, estão aquém de suas promessas. O planeta está, agora, quase um
grau mais quente do que estava antes do processo de industrialização, de acordo
com a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Os 20 anos mais quentes da
história foram registrados nos últimos 22 anos, sendo que os anos de 2015 a
2018 ocupam os quatro primeiros lugares do ranking, diz a OMM. O ano passado,
por exemplo, bateu todos os recordes. Se essa tendência continuar, as
temperaturas poderão subir de 3 a 5 graus até 2100. Mas, afinal, o quão quente
o planeta ficou e o que podemos fazer em relação a isso? Para falar sobre
mudanças climáticas e as possíveis soluções, o Diálogos na USP recebeu os professores Emerson Galvani, do
Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
da USP, presidente da Associação Brasileira de Climatologia entre 2008 e 2010,
e Marcelo Marini Pereira de Souza, titular da Faculdade de Filosofia, Ciências
e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e presidente da
Associação Brasileira de Avaliação de Impacto. Marcelo Marini alerta para o
fato de que as mudanças climáticas já estão ocorrendo, não é algo que ocorrerá
no futuro. "Não é um clique para daqui a pouco, esse clique já
aconteceu", comenta. Segundo o professor, os problemas não têm apenas viés
econômico, mas também um grande impacto ambiental, sendo que "o grande
problema ambiental hoje é a perda de biodiversidade", causada
principalmente pela ação humana e por essas mudanças no clima. "O ser
humano insiste em contribuir com esse processo e não atender às questões
globais, atendendo apenas aos interesses econômicos", afirma. Emerson
Galvani destaca que não há mais dúvidas de que o planeta está esquentando:
"Hoje já é consenso que a temperatura está aumentando, tanto em áreas
urbanizadas quanto não urbanizadas". De acordo com o professor, a causa
seria "uma força natural, associada aos ciclos geológicos, e uma força
humana". Ele cita como exemplo de
força humana os veículos que utilizamos no dia a dia e que liberam gases
estufa.
1- Após a leitura e
compreensão deste texto, responda às perguntas a seguir.
a. Do que o texto fala?
b. Releia este trecho:
“A Organização das Nações Unidas vem alertando
que a meta do Acordo de Paris, assinado em 2015, de limitar o aumento da
temperatura média global ‘abaixo de 2°C em relação aos níveis pré-industriais’,
corre o sério risco de não ser alcançada”.
Como essa afirmação é sustentada no texto?
c.
Que causas são atribuídas a
esse fato?
d. Observando as causas
antrópicas, provocadas pelo homem, pense em três intervenções que você,
individualmente, poderia fazer para ajudar a diminuir a velocidade dessas mudanças
climáticas. Escreva um parágrafo expondo suas ideias.
ATIVIDADE 3 –( 90
MINUTOS)- HORA DA PESQUISA
OBJETIVOS DA PESQUISA - Propor uma reflexão acerca da temática desta
Sequência de Atividades: mudanças climáticas;
Faça uma pesquisa sobre o tema desta aula: Mudanças Climáticas e suas
implicações na vida das pessoas. Fique atento aos noticiários, telejornais,
sobre informações que podem ser veiculadas a respeito do que estamos
analisando. Para registrar as informações pesquisadas, sugerimos que utilizem
os recursos midiáticos de que dispõe.
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