Roteiro de aprendizagem de Geografia do 2º ANO A, B, C e D - primeiro roteiro do 4º bimestre.
ROTEIRO DE ATIVIDADES
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM – RECUPERANDO HABILIDADES – 4º
BIMESTRE
SEMANA DO DIA 26 de outubro ao dia 30 de outubro
de 2020
NOME DO ALUNO:
PROFESSOR (A): VICTOR HUGO RODRIGUES DA SILVA
EMAIL: victorrodrigues@prof.educacao.sp.gov.br
DISCIPLINA: Geografia
TURMA: 2ºA, B, C e D
CONTEÚDO: Dinâmicas demográficas
QUANTIDADE
DE HORAS: 90 minutos
TEMPO
MÉDIO PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES:
Atividade nº1 e 2
(leitura e interpretação): 60 minutos. Atividade nº 4 (resolução): 30 minutos
METODOLOGIA: Pesquisa e interação a partir dos recursos midiáticos e/ou
aplicativos
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA: Essencial - Reconhecer e aplicar os conceitos de crescimento vegetativo,
taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade infantil e taxa de
fecundidade; Suporte- Ler, interpretar e comparar mapas relativos aos índices
de pobreza e exclusão no Brasil.
COMPETÊNCIAS
GERAIS DA BNCC: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório
cultural; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado;
ATIVIDADES
ATIVIDADE N°1:
População urbana
1º PASSO: Observe as imagens abaixo
Link da imagem: https://educa.ibge.gov.br/images/educa/jovens/populacao/2018_03_26_jovens-populacao-urbana.jpg
Link para ampliar o conhecimento: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/urbanizacao.htm
ATIVIDADE N°2:
Taxa de fecundidade
1º PASSO: Observe as imagens abaixo
Link para ampliar o conhecimento: https://exame.com/brasil/como-as-desigualdades-impactam-na-decisao-das-brasileiras-em-ter-filhos/#:~:text=J%C3%A1%20os%2020%25%20mais%20pobres,de%20estudos%20t%C3%AAm%201%2C18.
ATIVIDADE N°3:
Taxa de mortalidade infantil
1º PASSO: Observe as imagens abaixo
Link da imagem: https://conteudo.imguol.com.br/2012/04/27/mortalidade-ibge-1335532772617_560x510.jpg
Link para ampliar o conhecimento: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/04/27/mortalidade-infantil-cai-47-em-dez-anos-no-nordeste-queda-superou-50.htm
ATIVIDADE N°4: Resolução
a) Qual
a região menos urbanizada, e qual a mais urbanizada no Brasil?
b) A
elevada urbanização de uma região em detrimento da baixa urbanização em outra,
colabora com as diferenças socioeconômicas entre as regiões? Justifique
c) Qual
região no ano de 2010 apresentou as maiores taxas de fecundidade no Brasil?
d) Como
as maiores taxas de fecundidade podem influenciar nos maiores índices de
pobreza?
e) Apresente
um argumento que justifique as maiores taxas de mortalidade infantil no
Nordeste
Bons estudos!!
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