Eletivas- 6°,7°8° e 9°- Prof° Jefferson Marques

 

Roteiro de Estudos de Eletivas- 4°bimestre

Escola Chojiro Segawa

Modelo adaptado da Atividade para Recuperação e Aprofundamento sugerido pela DE Suzano- em ATPC 29/09

 

Professor: Jefferson Marques    E-mail: jeffersonmmonteiro@prof.educacao.sp.gov.br   

Whatsapp: (11) 961958258      Disciplina: Eletivas    

Turma: Há vagas para mudar o mundo 6°ano/ Mudamundo 7°ano/ Protagoniza 8°ano

Revolução dos Anônimos 9°ano

Período de roteiro: 26/10- 06/11- (4 aulas cada turma)

Entrega da atividade:04/11          Tempo de estudo: 1h30 (aproximadamente)

Habilidade Essencial

(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.

Objetivo do roteiro

Inspirar o estudante através de histórias a ser protagonista em seu projeto de vida

Competência 

Trabalho e projeto de vida

Objeto de conhecimento

Biografias de pessoas que mudaram a sociedade

Habilidade de suporte

(EF09HI25) Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil após 1989.

 

Ativação Inicial

1-Do que uma pessoa é capaz?

Ela pode tanto mudar o mundo e ajudar outros como pode também fazer o mal. Tudo isso de alguma maneira está nas nossas atividades anteriores quando falamos sobre determinismo, ou seja, ninguém está destinado nenhuma sentença e pode através de atitudes mudar seu mundo você já pensou nisso?. Olhe o vídeo baixo e veja do que algumas como eu e você foram capazes de fazer:

https://www.youtube.com/watch?v=ELK6tzWxRzY

 

2- Considerações Iniciais

Hoje queremos trabalhar biografias (histórias) de pessoas como eu e você, pessoas que mudaram ou foram uteis na história por atitudes que tomaram. Esses homens e mulheres eram como cada um de nós. Cansamos de falar por aqui, eles eram ou se tornaram protagonistas. As histórias que trataremos por aqui atingem diversas áreas da sociedade, onde eles empreenderam algo relevante através das suas vidas.

 3- Questão disparadora

O que você mudaria no mundo se tivesse superpoderes?

Desenvolvimento

Vou contar 2 histórias para você  ver que muitas vezes, os caras que olhamos na tv e na internet fazendo sucesso tiveram que vencer algumas lutas para chegarem aonde estão hoje.

1-Lionel Messi- O menino que não conseguia crescer, masque chegou a ser um dos melhores jogadores de futebol da história.

Argentina, 24 de junho de 1987

Desde muito novo, ele não se separava de sua bola nem quando seus pais o mandavam fazer alguma tarefa. Jogou sua primeira partida infantil aos quatro anos. Era muito baixinho, nunca falava, se sentia mal porque seus ossos não cresciam. Era carinhosamente chamado de “Pulga”. Nos vestiários, ele se trocava de costas para não mostrar que mal tinha peitorais. Seu Imenso talento não era sua única virtude. Muitos conhecidos dizem que ninguém mais teria tanta força de vontade para ir em frente apesar de sua doença. O tratamento era caríssimo, e seus pais não tinham dinheiro. Mesmo assim, os times o disputaram. Por fim, o Barcelona se ofereceu para pagar o tratamento. Lionel passou um tempo muito triste, morando na Europa sem a família e os amigos, entretanto, continuava deixando a todos alucinados. O treinador do primeiro time foi vê-lo em uma partida infantil, e antes de se sentar já decidiu contratá-lo. Assinaram seu primeiro “contrato” em um guardanapo. Depois de alguns anos nas categorias juvenis, sempre quebrando um recorde atrás do outro e conquistando a admiração dos colegas, ele passou para a primeira divisão. Ganhou mais prêmios do que qualquer jogador na história. Entre eles, a Bola de Ouro (6 vezes). Ele foi fundamental nas conquistas de seu time, como a de ganhar os 6 títulos nacionais e 1mundial no mesmo ano. Talvez, no entanto, o que mais lhe cause orgulho sejam as palavras de Maradona ao vê-lo jogar: “ Aqui acaba a polemica sobre se o melhor foi Pelé ou se fui eu”. Fica Claro que, com força de vontade, ser baixinho não impede ninguém de chegar ao topo.

 2. Cafu- O menino que foi rejeitado em 9 peneiras, mas que se tornou o capitão do Pentacampeonato Mundial da seleção brasileira.

Brasil- 7 de junho de 1970- ( Clique no link)

https://www.youtube.com/watch?v=k51nJQPmdlw 

Finalizando

Atividade 1-Depois de acompanhar as histórias acima responda as perguntas abaixo:

1)O que você gostaria de mudar no mundo de hoje que tanto de incomoda? como essas histórias te inspiram?

2)O que mais te chamou atenção em cada história a do Cafu e a do Messi?

3) Segundo essas histórias qual elemento principal se quisermos alcançar nosso projeto de vida e sonhos pessoais? Cite uma na resposta

 

Atividade 2- Pesquise uma biografia de alguém que fez a diferença no mundo, pode ser homem ou mulher e que atitudes essa pessoa teve para conquistar seu sonho ou fazer algo relevante e importante no mundo. Você pode diversificar e gravar um vídeo como forma de entrega. Lembre no seu vídeo deve conter seu nome, o nome da sua eletiva e do personagem biográfico pesquisado.

 Atividade 3- Se fosse para fazer um projeto de entrega final para a Eletiva com o que vimos até agora, que tipo de trabalho gostaria de entregar?. Assinale abaixo ou escreva, sua preferencia.

(  ) Fazer um vídeo sobre os aprendizados que tive para meu projeto de vida.

(  ) Falar sobre um personagem que pesquisei ou aprendi

(   ) Homenagear professores, médicos no contexto de Pandemia

(   ) Falar da importância da Escola

(   )Outro _______________________________________________________________


Atividade 4- Produza um texto com o tema  “ O caminho para realizarmos nossos sonhos e fazer a diferença na vida de outras pessoas é....”. Se inspire nas histórias que falamos por aqui, e a história que você pesquisou. Pegue os princípios e as dicas, as dificuldades e escreva tudo em seu texto.

Atividade de Recuperação- 1°Bimestre- Eletivas

Atividade 5- Mudar seu mundo tem a ver com lutar por causas que fazem parte e prejudicam a todos. Os caras pintadas foram jovens que se indignaram contra a corrupção e lutaram pelo afastamento do presidente.  Veja o vídeo abaixo sobre os caras pintadas e depois responda as perguntas abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=LwrLk9S_1HQ

Perguntas a serem respondidas depois de assistir vídeo

1- O que você protestaria aos políticos e governo do seu país hoje? Escreva abaixo, pode ser algo que segundo sua opinião atrapalha a vida de muita gente, principalmente a sua.

2-Que lição as caras pintadas podem ensinar a você hoje?

 

Unidade temática

( Links e materiais usados na construção da atividade)

ATPC- 29/09- DE Suzano- Ciências Humanas- Recuperação e Aprofundamento

CONTOS PA RA GAROTOS QUE SONHAM EM MUDAR O MUNDO/ G.L. MARVEL; texto Marcelo E. Mazzanti; ilustrações de Sara C. Labrada; tradução de Sandra Martha Dolinsky. —São Paulo: Planeta do Brasil, 2018. 144

Pessoas que mudaram o mundo

https://www.youtube.com/watch?v=ELK6tzWxRzY

História de Cafu

https://www.youtube.com/watch?v=k51nJQPmdlw

Os Caras Pintadas

https://www.youtube.com/watch?v=LwrLk9S_1HQ

Inova Educação

https://inova.educacao.sp.gov.br/

Materiais Efape

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/materiais/

Blog Escola Chojiro Segawa

https://escolachojirosegawa.blogspot.com/2020/03/eletivas-9-ano-prof-jeferson.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane