Eletivas- 6°,7°8° e 9°- Prof° Jefferson Marques
Roteiro
de Estudos de Eletivas- 4°bimestre
Escola
Chojiro Segawa
Modelo
adaptado da Atividade para Recuperação e Aprofundamento sugerido pela DE
Suzano- em ATPC 29/09
Professor: Jefferson Marques E-mail: jeffersonmmonteiro@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: (11) 961958258 Disciplina: Eletivas
Turma: Há vagas para mudar o mundo 6°ano/
Mudamundo 7°ano/ Protagoniza 8°ano
Revolução dos
Anônimos 9°ano
Período de
roteiro: 26/10- 06/11-
(4 aulas cada turma)
Entrega da atividade:04/11 Tempo de estudo: 1h30 (aproximadamente)
Habilidade Essencial
(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
Objetivo do roteiro
Inspirar o estudante através de histórias a ser protagonista em seu projeto de vida
Competência
Trabalho e projeto de vida
Objeto de conhecimento
Biografias de pessoas que mudaram a sociedade
Habilidade de suporte
(EF09HI25) Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil após 1989.
Ativação
Inicial
1-Do que uma
pessoa é capaz?
Ela pode tanto
mudar o mundo e ajudar outros como pode também fazer o mal. Tudo isso de alguma
maneira está nas nossas atividades anteriores quando falamos sobre
determinismo, ou seja, ninguém está destinado nenhuma sentença e pode através
de atitudes mudar seu mundo você já pensou nisso?. Olhe o vídeo baixo e veja do
que algumas como eu e você foram capazes de fazer:
https://www.youtube.com/watch?v=ELK6tzWxRzY
2- Considerações Iniciais
Hoje queremos
trabalhar biografias (histórias) de pessoas como eu e você, pessoas que mudaram
ou foram uteis na história por atitudes que tomaram. Esses homens e mulheres
eram como cada um de nós. Cansamos de falar por aqui, eles eram ou se tornaram protagonistas.
As histórias que trataremos por aqui atingem diversas áreas da sociedade, onde
eles empreenderam algo relevante através das suas vidas.
O que você mudaria no mundo se tivesse superpoderes?
Desenvolvimento
Vou contar 2 histórias para você ver que muitas vezes, os caras que olhamos na
tv e na internet fazendo sucesso tiveram que vencer algumas lutas para chegarem
aonde estão hoje.
1-Lionel
Messi- O menino que não conseguia crescer, masque chegou a ser um dos melhores
jogadores de futebol da história.
Argentina,
24 de junho de 1987
Desde muito novo, ele não se separava de sua bola nem quando seus pais o mandavam fazer alguma tarefa. Jogou sua primeira partida infantil aos quatro anos. Era muito baixinho, nunca falava, se sentia mal porque seus ossos não cresciam. Era carinhosamente chamado de “Pulga”. Nos vestiários, ele se trocava de costas para não mostrar que mal tinha peitorais. Seu Imenso talento não era sua única virtude. Muitos conhecidos dizem que ninguém mais teria tanta força de vontade para ir em frente apesar de sua doença. O tratamento era caríssimo, e seus pais não tinham dinheiro. Mesmo assim, os times o disputaram. Por fim, o Barcelona se ofereceu para pagar o tratamento. Lionel passou um tempo muito triste, morando na Europa sem a família e os amigos, entretanto, continuava deixando a todos alucinados. O treinador do primeiro time foi vê-lo em uma partida infantil, e antes de se sentar já decidiu contratá-lo. Assinaram seu primeiro “contrato” em um guardanapo. Depois de alguns anos nas categorias juvenis, sempre quebrando um recorde atrás do outro e conquistando a admiração dos colegas, ele passou para a primeira divisão. Ganhou mais prêmios do que qualquer jogador na história. Entre eles, a Bola de Ouro (6 vezes). Ele foi fundamental nas conquistas de seu time, como a de ganhar os 6 títulos nacionais e 1mundial no mesmo ano. Talvez, no entanto, o que mais lhe cause orgulho sejam as palavras de Maradona ao vê-lo jogar: “ Aqui acaba a polemica sobre se o melhor foi Pelé ou se fui eu”. Fica Claro que, com força de vontade, ser baixinho não impede ninguém de chegar ao topo.
Brasil- 7 de junho de 1970- ( Clique no link)
https://www.youtube.com/watch?v=k51nJQPmdlw
Finalizando
Atividade 1-Depois de acompanhar as histórias acima
responda as perguntas abaixo:
1)O que você
gostaria de mudar no mundo de hoje que tanto de incomoda? como essas histórias
te inspiram?
2)O que mais te
chamou atenção em cada história a do Cafu e a do Messi?
3) Segundo
essas histórias qual elemento principal se quisermos alcançar nosso projeto de
vida e sonhos pessoais? Cite uma na resposta
Atividade 2- Pesquise uma biografia de alguém que fez
a diferença no mundo, pode ser homem ou mulher e que atitudes essa pessoa teve
para conquistar seu sonho ou fazer algo relevante e importante no mundo. Você
pode diversificar e gravar um vídeo como forma de entrega. Lembre no seu vídeo
deve conter seu nome, o nome da sua eletiva e do personagem biográfico
pesquisado.
( ) Fazer um vídeo sobre os
aprendizados que tive para meu projeto de vida.
( ) Falar sobre um personagem que
pesquisei ou aprendi
( ) Homenagear professores,
médicos no contexto de Pandemia
( ) Falar da importância da Escola
( )Outro _______________________________________________________________
Atividade 4-
Produza um texto com o
tema “ O caminho para realizarmos nossos
sonhos e fazer a diferença na vida de outras pessoas é....”. Se inspire nas
histórias que falamos por aqui, e a história que você pesquisou. Pegue os
princípios e as dicas, as dificuldades e escreva tudo em seu texto.
Atividade
de Recuperação- 1°Bimestre- Eletivas
Atividade 5- Mudar seu mundo tem a ver com lutar por causas que fazem parte e prejudicam a todos. Os caras pintadas foram jovens que se indignaram contra a corrupção e lutaram pelo afastamento do presidente. Veja o vídeo abaixo sobre os caras pintadas e depois responda as perguntas abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=LwrLk9S_1HQ
Perguntas a
serem respondidas depois de assistir vídeo
1- O que você protestaria aos políticos e
governo do seu país hoje? Escreva abaixo, pode ser algo que segundo sua opinião
atrapalha a vida de muita gente, principalmente a sua.
2-Que lição as
caras pintadas podem ensinar a você hoje?
Unidade
temática
(
Links e materiais usados na construção da atividade)
ATPC- 29/09- DE Suzano- Ciências Humanas- Recuperação
e Aprofundamento
CONTOS PA RA
GAROTOS QUE SONHAM EM MUDAR O MUNDO/ G.L. MARVEL; texto Marcelo E. Mazzanti;
ilustrações de Sara C. Labrada; tradução de Sandra Martha Dolinsky. —São Paulo:
Planeta do Brasil, 2018. 144
Pessoas que
mudaram o mundo
https://www.youtube.com/watch?v=ELK6tzWxRzY
História de
Cafu
https://www.youtube.com/watch?v=k51nJQPmdlw
Os Caras
Pintadas
https://www.youtube.com/watch?v=LwrLk9S_1HQ
Inova
Educação
https://inova.educacao.sp.gov.br/
Materiais
Efape
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/materiais/
Blog Escola
Chojiro Segawa
https://escolachojirosegawa.blogspot.com/2020/03/eletivas-9-ano-prof-jeferson.html
Comentários
Postar um comentário