ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO - ARTE - PROFª. EUNICE - 8º ANO C e D

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO


 ATENÇÃO ESSE ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO, É PARA OS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM NENHUMA ATIVIDADE NO DECORRER DO ANO.

 

EE Chojiro Segawa 

 

Professora: Eunice 

 

E-mail: euniceanjos@professor.educacao.sp.gov.br 

 

Componente Curricular: Arte 

 

Turmas: 8º anos C e D 

 

Roteiro de atividades a serem realizadas em casa pelos alunos, devido a pandemia do novo coronavírus. 

 

Quantidade de aulas: 02 

  

Objeto de conhecimento: Elementos da linguagem ● Elementos constitutivos - figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia ● Manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira

 

Habilidade: (EF08AR24): Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional. 

 

Objetivos: - Propiciar momentos de exploração, pesquisa e aprofundamento. Perceber se o aluno consegue reconhecer vocabulários próprios envolvidos na composição de manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira

 

Estratégias e desenvolvimento 

 

Atividade 1

 

Faça a leitura do texto abaixo

 

 

Adereços de Cena: São objetos que ornamentam a cena e é aposto no cenário, decorando a cena como adornos para situar a época, a condição econômica, social ou política das personagens.

Adereços de representação: São objetos previamente colocados em cena para serem usados pelo ator durante a representação.

 Adereços do ator: São objetos de uso pessoal cuja função principal é ajudar o ator na composição da personagem.

Cenografia – Processo de criação e construção do acontecimento teatral no seu aspecto espacial e da imagem cênica. Em sua linguagem artístico-estética, utiliza-se de elementos como cor, luz, forma, linha e volume para solucionar esteticamente as necessidades poéticas apresentadas pelo espetáculo. Hoje, projetos cenográficos são expandidos para além da cena teatral, podendo ser encontrados em exposições, ambientes, lugares para as mídias e eventos artístico-estéticos.

Figurino – Vestimenta utilizada pelos atores para a caracterização de seus personagens, de acordo com sua natureza e que identifica, geralmente, a época e o local da ação. Assim como na realidade, o vestuário, no teatro, tem a função de reproduzir várias normas de diferentes culturas. Ao identificar seu procedimento, identificam-se o sexo, a idade, a classe social, a profissão, a nacionalidade ou a religião do personagem. Ao mesmo tempo, o figurino é um símbolo que representa atmosfera, época histórica, região, estação do ano, hora do dia, entre outras situações. Igualmente, o figurino associa, identifica e equipara outros sistemas culturais.

Maquiagem - Maquilhagem ou maquilagem, consiste na aplicação de produtos com efeito cosmético, de embelezamento, ou disfarce, seguindo-se, em alguns casos, os ditames da moda e com uso de substâncias especificamente destinadas a tal como o Kohl misturado com gordura animal para repelir moscas e proteger o os olhos do sol, utilizado desde a época de Cleópatra.. Os olhos maquiados, com linhas retas e grossas, eram uma referência ao Deus Hórus que representava proteção, coragem e força. No Antigo Egito, acredita-se que a higiene e beleza estavam próximos da divindade. Apenas as mulheres da aristocracia tinham acesso a essa rotina de higiene e embelezamento. Ter a pele alva, aproximavam-nas dos deuses e as distinguiam das pessoas comuns, permanecendo, essa distinção social, durante séculos). A popularização dos produtos cosméticos e a evolução no processo de maquiagem só foi possível com a indústria química e a modernização das cidades. Isso fez com que houvesse um boom nesse setor, uma vez que todos tiveram acesso a essa rotina de embelezamento.

Sonoplastia – Termo surgido na década de 1960, decorrente da junção da palavra latina sono (som) com a grega plastós (modelado). Designava, no teatro radiofônico, a recriação de sons da natureza, de animais e objetos, de ações e movimentos, ilustrados ou sugeridos sonoramente em cada cena. Contemplava, também, gravação e montagem de diálogos, bem como seleção, gravação e alinhamento de música com função dramatúrgica. Este termo é, igualmente, recorrente em teatro, no cinema, no rádio e na televisão.

Visagismo - Este termo foi criado na década de 1930, pelo maquiador francês, Fernand Aubry. É uma palavra que deriva do francês ‘visage’, que significa “rosto”. Engloba um conjunto de técnicas conceituais, desenvolvidas através do estudo dos traços da face, características físicas e psicológicas, únicas de cada indivíduo, apontando o rosto como reflexo da identidade de cada um. Atualmente a tendência é o contourig, método conhecido por utilizar a técnica de luz e sombra para suavizar as linhas do rosto, fazendo com que o rosto fique mais próximo do formato oval. Esta técnica de luz e sombra na maquiagem já é utilizada há muito tempo, principalmente, no teatro e na TV, na criação de personagens, pois pode envelhecer, rejuvenescer e até mesmo mudar totalmente a pessoa.O visagismo é muito utilizado na maquiagem com as técnicas de correções.

 

Responda as seguintes questões:

1. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz indígena, vocês conhecem? Ou já tiveram contato em apresentações seja presencialmente, pela internet e/ou tv?

2. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz africana, vocês conhecem? Ou já tiveram contato em apresentações seja presencialmente, pela internet e/ou tv.

3. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz afro-brasileira vocês conhecem? Ou já tiveram contato em apresentações seja presencialmente, pela internet e/ou tv.

4. Como você acha que acontece a criação e produção de espetáculos teatrais destes grupos?

5. Como você acha que acontece a divulgação e circulação de espetáculos teatrais destes grupos?

 6. Como você acha que acontece a organização da atuação profissional destes artistas e grupos?

 

Atividade 2

Acesse os links abaixo e faça um breve relato sobre o que você gostaria de conhecer um pouco mais ou algo que despertou sua curiosidade.

https://www.youtube.com/watch?v=UqBzdRZM_Go

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/grupo410140/bando-de-teatro-olodum

http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=196


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane