Roteiro de Matematica - 6° A e B - Professora Elisângela Soler
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM 6 – 3° bimestre
SEMANA DO DIA 28 de setembro a 9 de outubro
PROFESSOR
(A): ELISANGELA
SOLER DE OLIVEIRA LIMA
EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Código do google sala de aula: 6 anos A: t44weht /6° ano B:
c5i4oyu
DISCIPLINA: Matemática
TURMA: 6° anos A, B
UNIDADE TEMÁTICA: Números
NÚMEROS DE AULAS:
3 aulas + 3 CMSP
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA
(EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam
adição ou subtração com números racionais positivos na representação
fracionária
(EF06MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam
porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra
de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em
contextos de educação financeira, entre outros
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Cultura digital;
3-
Empatia e cooperação;
4 - Responsabilidade e cidadania.
Os alunos irão
utilizar o caderno do aluno do 3° bimestre, como apoio para desenvolver as
atividades que aqui serão propostas, a fim de contemplar as habilidades para o
terceiro bimestre.
Atividade 1. Questão disparadora: 45 minutos
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 3
AS
FRAÇÕES NO TANGRAM
3.1
O Tangram é um quebra-cabeça chinês composto por sete peças, sendo elas:
triângulos, quadrado e paralelogramo
a) Observando o Tangram, quantos triângulos vermelhos são necessários
para ocupar a área do triângulo verde? E quantos triângulos vermelhos são
necessários para ocupar a área do triângulo azul?
b) Se o Tangram fosse formado por apenas triângulos vermelhos, quantos
seriam necessários para completar o Tangram?
c) Complete a tabela abaixo com a
fração e a porcentagem de cada figura em relação ao Tangram.
3.2
Durante a exposição, havia um espaço de venda de flores. Um buquê de flores
custa R$ 350,00, mas, se for pago em dinheiro, tem um desconto de 15%, e se for
pago com cartão à vista, o desconto é de 5%. Determine o valor a ser pago pelo
buquê de flores nas duas situações.
Atividade 2 - Mão na Massa: 45 minutos
LABIRINTO DAS FRAÇÕES
Capitu é a gatinha de Mariana. Ela ficou presa no
labirinto das frações. Para andar por esse labirinto, existem regras: só pode
caminhar sobre os lados do hexágono e não pode passar pelo mesmo hexágono duas
ou mais vezes. Para chegar até Capitu, Mariana deverá somar as frações que
encontrar pelo caminho, e essa soma deve ser igual a 1. Ajude Mariana a
encontrar Capitu, indicando por quais hexágonos ela deve passar de forma que a
soma das frações seja igual 1.
Avaliação:
Resolução das questões 1 e 2 com leitura e
interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de
e-mail e aplicativo google meet.
RESPONDER NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA
QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Os estudantes que não tenham acesso ao
computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou
encaminhem para UE.
SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO:
Aula do centro de mídias
12/08 https://youtu.be/E8uEYNnGumY
Aula do centro de mídias
17/08 https://youtu.be/NMMYJ3_jC5g
Aula do centro de mídias
16/09 https://youtu.be/wFnz9xrqLYI
Aula do centro de mídias
19/08 https://youtu.be/aOeaaI-0So8
Problemas com fração https://youtu.be/u4uAsW2nJCM
Tangram e frações https://youtu.be/ulpo7Vd8tAM
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