Roteiro de Matematica - 6° A e B - Professora Elisângela Soler

 

ROTEIRO DE APRENDIZAGEM  6 – 3° bimestre

 

SEMANA DO DIA   28 de setembro a 9 de outubro

PROFESSOR (A): ELISANGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA

EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br

Código do google sala de aula: 6 anos A: t44weht /6° ano B: c5i4oyu

DISCIPLINA: Matemática                                              TURMA:  6° anos A, B

UNIDADE TEMÁTICA: Números

NÚMEROS DE AULAS: 3 aulas + 3 CMSP

HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA

(EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária

(EF06MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

1-    Conhecimento;

2-    Cultura digital;

3-    Empatia e cooperação;

4 - Responsabilidade e cidadania.

Os alunos irão utilizar o caderno do aluno do 3° bimestre, como apoio para desenvolver as atividades que aqui serão propostas, a fim de contemplar as habilidades para o terceiro bimestre.

Atividade 1. Questão disparadora: 45 minutos

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

AS FRAÇÕES NO TANGRAM

3.1 O Tangram é um quebra-cabeça chinês composto por sete peças, sendo elas: triângulos, quadrado e paralelogramo



 

a) Observando o Tangram, quantos triângulos vermelhos são necessários para ocupar a área do triângulo verde? E quantos triângulos vermelhos são necessários para ocupar a área do triângulo azul?

b) Se o Tangram fosse formado por apenas triângulos vermelhos, quantos seriam necessários para completar o Tangram?

 c) Complete a tabela abaixo com a fração e a porcentagem de cada figura em relação ao Tangram.



 

3.2 Durante a exposição, havia um espaço de venda de flores. Um buquê de flores custa R$ 350,00, mas, se for pago em dinheiro, tem um desconto de 15%, e se for pago com cartão à vista, o desconto é de 5%. Determine o valor a ser pago pelo buquê de flores nas duas situações.

 

Atividade 2 - Mão na Massa: 45 minutos

 LABIRINTO DAS FRAÇÕES

Capitu é a gatinha de Mariana. Ela ficou presa no labirinto das frações. Para andar por esse labirinto, existem regras: só pode caminhar sobre os lados do hexágono e não pode passar pelo mesmo hexágono duas ou mais vezes. Para chegar até Capitu, Mariana deverá somar as frações que encontrar pelo caminho, e essa soma deve ser igual a 1. Ajude Mariana a encontrar Capitu, indicando por quais hexágonos ela deve passar de forma que a soma das frações seja igual 1.

 

 


Avaliação:

Resolução das questões 1 e 2 com leitura e interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e aplicativo google meet.

RESPONDER  NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br 

Os estudantes que não tenham acesso ao computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para UE.

SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO:

 

Aula do centro de mídias 12/08 https://youtu.be/E8uEYNnGumY

Aula do centro de mídias 17/08 https://youtu.be/NMMYJ3_jC5g

Aula do centro de mídias 16/09 https://youtu.be/wFnz9xrqLYI

Aula do centro de mídias 19/08 https://youtu.be/aOeaaI-0So8

Problemas com fração https://youtu.be/u4uAsW2nJCM

Tangram e frações  https://youtu.be/ulpo7Vd8tAM

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane