Roteiro de Matemática - 8º ano C - Professora Elisangela Nunes

 ROTEIRO DE ATIVIDADES 1 (4º BIMESTRE) 

Semana referente os dias 26/10 a 06/11 



Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes

Componente Curricular: Matemática 

ANO/SÉRIE: 8º ano C 

Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br

Código da turma: vdzvkus

TEMA: GEOMETRIA

NÚMERO DE AULAS PREVISTAS:  6 aulas por semana 

TEMPO ESTIMADO: 2 horas 


TÍTULO DA ATIVIDADE: Construindo e analisando um triângulo

OBJETIVOS DA AULA: 

• Reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados.

 • Resolver problemas envolvendo a condição de existência dos triângulos quanto à medida dos lados.

HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA: [EF07MA24] Construir Triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto á medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°

COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC: Conhecimento

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Triângulos: Construção, condição de existência e soma das medidas dos ângulos internos 


NOME DO ALUNO:                                                                  Série: 



QUESTÕES DISPARADORAS:


O que é triângulo?

É sempre possível montar triângulo dadas as medidas de três lados?

 

 

MÃO NA MASSA (ATIVIDADES):

 Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link: https://youtu.be/BrC9y5iEaME


Desenvolvimento:

 Fase 1: Siga as instruções do professor e resolva as questões: 

Hoje vamos construir triângulos usando canudinhos e descobrir uma propriedade importante dos triângulos



  1. Você recebeu dois canudos. Corte cada um deles em três pedaços, de qualquer comprimento. 

• Com os pedaços de canudo que você obteve, monte dois triângulos.

 • Você conseguiu montar os dois triângulos? 


  1. Corte um canudo em três pedaços, com comprimentos de 3 cm, 6 cm e 11 cm, respectivamente. 

• Monte um triângulo com esses pedaços. 

• O que você pode perceber?


  1.  Bruno está tentando montar um triângulo com pedaços de canudo medindo 4 cm, 6 cm e 7 cm. Renata acha que ele não vai conseguir, mas Mariana acredita que ele vai montar o triângulo. Qual das duas tem razão? Por quê?



Fase 2:  Leia e analise a figura com atenção e responda: 

Condição de existência de um triângulo: Dados três segmentos de reta com medidas a, b e c, estes três segmentos de reta formarão um triângulo se, e somente se, forem satisfeitas as três sentenças a seguir:

  

Explique com suas palavras a condição acima descrita.


Fase 3:  Leia a situação abaixo e responda as questões seguindo a orientação do professor.

 Bia tem 4 palitos de medidas 4 cm, 9 cm, 15 cm e 20 cm. Sua tarefa é construir um triângulo utilizando três desses palitos.

 a. É possível Bia construir um triângulo usando os palitos de 4 cm, 9 cm e 15 cm? Por quê?

       

         b. Ajude Bia a escolher três palitos que lhe permitam realizar sua tarefa. Registre       como pensou para fazer a escolha.

        


       Fase 4: Pense e responda às duas questões a seguir: 

a. Um triângulo possui dois lados de medidas 5 cm e 7 cm. Assinale a única medida possível para o terceiro lado. 

A. ( ) 20 cm

 B. ( ) 17 cm 

 C. ( ) 15 cm

 D. ( ) 10 cm


 b. Em cada caso, verifique e escreva se existe ou não um triângulo cujos lados medem, respectivamente:

 A. 3 cm, 5 cm e 9 cm 

 B. 4 cm, 5 cm e 9 cm 

 C. 15 cm, 23 cm e 35 cm 

 D. 28 cm, 37 cm e 68 cm


Recursos: Caderno aprender sempre (volume 3), canudos, acesso a internet (aplicativos...).
     

Encerramento: Registrem sobre o que aprendeu em relação à condição de existência de um triângulo, considerando o que foi discutido até agora.


Acompanhamento e avalição de aprendizagem: 

- Encaminhar as atividades realizadas no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória.

- As dúvidas e orientações será via aplicativos no horário da aula atribuída (Plantão).

- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)

  Entregar até dia 06/11  


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