Roteiro de Matemática - 8º ano C - Professora Elisangela Nunes
ROTEIRO DE ATIVIDADES 1 (4º BIMESTRE)
Semana referente os dias 26/10 a 06/11
Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
Componente Curricular: Matemática
ANO/SÉRIE: 8º ano C
Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br
Código da turma: vdzvkus
TEMA: GEOMETRIA
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS: 6 aulas por semana
TEMPO ESTIMADO: 2 horas
TÍTULO DA ATIVIDADE: Construindo e analisando um triângulo
OBJETIVOS DA AULA:
• Reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados.
• Resolver problemas envolvendo a condição de existência dos triângulos quanto à medida dos lados.
HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA: [EF07MA24] Construir Triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto á medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC: Conhecimento
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Triângulos: Construção, condição de existência e soma das medidas dos ângulos internos
NOME DO ALUNO: Série:
QUESTÕES DISPARADORAS:
O que é triângulo?
É sempre possível montar triângulo dadas as medidas de três lados?
MÃO NA MASSA (ATIVIDADES):
Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link: https://youtu.be/BrC9y5iEaME
Desenvolvimento:
Fase 1: Siga as instruções do professor e resolva as questões:
Hoje vamos construir triângulos usando canudinhos e descobrir uma propriedade importante dos triângulos
Você recebeu dois canudos. Corte cada um deles em três pedaços, de qualquer comprimento.
• Com os pedaços de canudo que você obteve, monte dois triângulos.
• Você conseguiu montar os dois triângulos?
Corte um canudo em três pedaços, com comprimentos de 3 cm, 6 cm e 11 cm, respectivamente.
• Monte um triângulo com esses pedaços.
• O que você pode perceber?
Bruno está tentando montar um triângulo com pedaços de canudo medindo 4 cm, 6 cm e 7 cm. Renata acha que ele não vai conseguir, mas Mariana acredita que ele vai montar o triângulo. Qual das duas tem razão? Por quê?
Fase 2: Leia e analise a figura com atenção e responda:
Condição de existência de um triângulo: Dados três segmentos de reta com medidas a, b e c, estes três segmentos de reta formarão um triângulo se, e somente se, forem satisfeitas as três sentenças a seguir:
Explique com suas palavras a condição acima descrita.
Fase 3: Leia a situação abaixo e responda as questões seguindo a orientação do professor.
Bia tem 4 palitos de medidas 4 cm, 9 cm, 15 cm e 20 cm. Sua tarefa é construir um triângulo utilizando três desses palitos.
a. É possível Bia construir um triângulo usando os palitos de 4 cm, 9 cm e 15 cm? Por quê?
b. Ajude Bia a escolher três palitos que lhe permitam realizar sua tarefa. Registre como pensou para fazer a escolha.
Fase 4: Pense e responda às duas questões a seguir:
a. Um triângulo possui dois lados de medidas 5 cm e 7 cm. Assinale a única medida possível para o terceiro lado.
A. ( ) 20 cm
B. ( ) 17 cm
C. ( ) 15 cm
D. ( ) 10 cm
b. Em cada caso, verifique e escreva se existe ou não um triângulo cujos lados medem, respectivamente:
A. 3 cm, 5 cm e 9 cm
B. 4 cm, 5 cm e 9 cm
C. 15 cm, 23 cm e 35 cm
D. 28 cm, 37 cm e 68 cm
Recursos: Caderno aprender sempre (volume 3), canudos, acesso a internet (aplicativos...).
Encerramento: Registrem sobre o que aprendeu em relação à condição de existência de um triângulo, considerando o que foi discutido até agora.
Acompanhamento e avalição de aprendizagem:
- Encaminhar as atividades realizadas no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória.
- As dúvidas e orientações será via aplicativos no horário da aula atribuída (Plantão).
- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)
Entregar até dia 06/11
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