Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre
ROTEIRO DE ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS.
QUARTO BIMESTRE
Professor: João de
Almeida
E-mail: joaoalmeida@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: História Ensino Fundamental Manha 8 ano
C e D
Atividades do 4 Bim. semanal de - 03 a 11- de novembro de 2020
Duração 90 minutos
TITULO O
SÉCULO XIX E OS DISCURSOS CIVILIZATÓRIOS
HABILIDAE (EF08HI28*) Identificar as características das
revoltas negras no Brasil do século XIX, principalmente a Revolta dos Malês, e analisar
os seus impactos na ordem escravocrata então vigente
EF08HI19B) Identificar as propostas presentes nas Leis
Eusébio de Queirós, Ventre Livre, Sexagenário e Áurea, bem como analisar os
seus impactos na sociedade brasileira do período imperial
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – O SÉCULO XIX E OS DISCURSOS
CIVILIZATÓRIOS
Nesta Situação de
Aprendizagem, você estudará a relação das medidas pós-abolição no Brasil, as
políticas de branqueamento racial e sua relação com o imperialismo e a partilha
da África e Ásia, e a maneira como essas concepções estão presentes na
sociedade contemporânea, fazendo do combate ao racismo um desafio ainda maior.
ATIVIDADE 1
1.1. Observe
as imagens abaixo para realizar a atividade proposta.
Somos diariamente cercados por imagens produzidas por nós e
pelos outros de caráter informativo e muito fáceis de serem identificadas ou
reconhecidas. Cada imagem possui uma representação a qual interpretamos a
partir de nossas referências culturais ou de influência de nossas visões sobre
determinados aspectos econômicos e fatos históricos.
Fonte: Elaborado
especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista
a) Qual é a sua interpretação de cada uma das imagens acima?
Será que sua interpretação corresponde à idéia de quem as criou? Justifique sua
resposta.
b) As imagens possuem
o poder de determinar ou de influenciar escolhas e comportamentos, visto que um
dos principais objetivos de toda e qualquer imagem é o de informar e formar
opiniões. Em sua opinião, quais aspectos os autores queriam demonstrar nessas
imagens?
c) Ao analisarmos uma
imagem, temos de entender em que contexto social, político, econômico ou
histórico foram criadas. Sendo assim, pesquise as imagens e comente o seu
contexto histórico, destacando quais os objetivos estão por trás de suas realizações.
ATIVIDADE 2
2.1 Leia as fontes
abaixo e responda à atividade em seu caderno. Fonte 1 – Texto jornalístico
O quadro “A redenção de Cam”, de Modesto Broco, foi analisado
por Tatiana Lotierzo em sua pesquisa de mestrado O mito bíblico da maldição
lançada por Noé sobre seu filho Cam – condenando toda a descendência deste
último à escravidão [Gênesis, capítulo 9, versículos 18 a 27] – foi utilizado
como justificativa para a escravização dos africanos pelos europeus,
empreendida pelo Império Português a partir do século 15.
Com a abolição da
escravidão em 1888 e a proclamação da República no ano seguinte, a questão
sobre “o que fazer” com a população “negra” livre passou a preocupar e ocupar
as elites “brancas”. Diferentes teorias foram importadas e adaptadas.
Uma delas foi a do “branqueamento” ou “embranquecimento”. A
ideia era a de que, por meio de sucessivos casamentos inter-raciais, o fenótipo
“negro” seria progressivamente apagado e, ao longo de algumas poucas gerações,
a população brasileira se tornaria inteiramente “branca” [desconsiderados os
povos indígenas: eliminados, assimilados ou segregados nas periferias dos
centros urbanos ou no distante interior].
Amparado na ideologia cientificista do fim do século 19 e
início do século 20, incorporando elementos do evolucionismo darwinista e do
darwinismo social, o “branqueamento” assumiu ares de “teoria científica”.
(...) A ideologia do “branqueamento” também se expressou por
meio da arte. E sua representação mais icônica ocorreu no quadro A redenção de
Cam, produzido em 1895 pelo pintor espanhol, radicado no Brasil, Modesto Brocos
y Gómez [1852-1936]. (...)
Fonte: Livro publicado
pela Edusp analisa exemplo de racismo na pintura. Jornal da USP, 02/03/2018.
Disponível em: . Acesso em: 09 abr. 2020.
a) De acordo com a fonte o que era a teoria do
“branqueamento” ou o “embranquecimento”?
b) Reúnam-se em pequenos grupos e discutam entre si o que
pode ser feito para combater o racismo. Elabore um texto coletivo informando
como combater essa prática.
c) Pesquise e registre
em seu caderno o significado dos termos:
Etnocentrismo,
Miscigenação,
Darwinismo Social,
Eugenia e Teoria Científica.
d) Pesquise na
Internet a pintura “A redenção de Cam” e o ano de sua produção. Depois
relacione a imagem e sua data às informações do texto.
Comentários
Postar um comentário