Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

 ROTEIRO DE ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS.

QUARTO  BIMESTRE

Professor: João de Almeida

E-mail: joaoalmeida@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: História Ensino Fundamental Manha  8  ano C  e D

Atividades do 4 Bim. semanal de - 03 a 11-  de novembro de 2020

 Duração 90 minutos

TITULO  O SÉCULO XIX E OS DISCURSOS CIVILIZATÓRIOS

HABILIDAE (EF08HI28*) Identificar as características das revoltas negras no Brasil do século XIX, principalmente a Revolta dos Malês, e analisar os seus impactos na ordem escravocrata então vigente

EF08HI19B) Identificar as propostas presentes nas Leis Eusébio de Queirós, Ventre Livre, Sexagenário e Áurea, bem como analisar os seus impactos na sociedade brasileira do período imperial

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – O SÉCULO XIX E OS DISCURSOS CIVILIZATÓRIOS

 Nesta Situação de Aprendizagem, você estudará a relação das medidas pós-abolição no Brasil, as políticas de branqueamento racial e sua relação com o imperialismo e a partilha da África e Ásia, e a maneira como essas concepções estão presentes na sociedade contemporânea, fazendo do combate ao racismo um desafio ainda maior.

ATIVIDADE 1

1.1. Observe as imagens abaixo para realizar a atividade proposta.

 

 

 

 

 

 

 

Somos diariamente cercados por imagens produzidas por nós e pelos outros de caráter informativo e muito fáceis de serem identificadas ou reconhecidas. Cada imagem possui uma representação a qual interpretamos a partir de nossas referências culturais ou de influência de nossas visões sobre determinados aspectos econômicos e fatos históricos.

 Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista

a) Qual é a sua interpretação de cada uma das imagens acima? Será que sua interpretação corresponde à idéia de quem as criou? Justifique sua resposta.

 

 

 b) As imagens possuem o poder de determinar ou de influenciar escolhas e comportamentos, visto que um dos principais objetivos de toda e qualquer imagem é o de informar e formar opiniões. Em sua opinião, quais aspectos os autores queriam demonstrar nessas imagens?

 

 

 

 c) Ao analisarmos uma imagem, temos de entender em que contexto social, político, econômico ou histórico foram criadas. Sendo assim, pesquise as imagens e comente o seu contexto histórico, destacando quais os objetivos estão por trás de suas realizações.

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE 2

 2.1 Leia as fontes abaixo e responda à atividade em seu caderno. Fonte 1 – Texto jornalístico

O quadro “A redenção de Cam”, de Modesto Broco, foi analisado por Tatiana Lotierzo em sua pesquisa de mestrado O mito bíblico da maldição lançada por Noé sobre seu filho Cam – condenando toda a descendência deste último à escravidão [Gênesis, capítulo 9, versículos 18 a 27] – foi utilizado como justificativa para a escravização dos africanos pelos europeus, empreendida pelo Império Português a partir do século 15.

 Com a abolição da escravidão em 1888 e a proclamação da República no ano seguinte, a questão sobre “o que fazer” com a população “negra” livre passou a preocupar e ocupar as elites “brancas”. Diferentes teorias foram importadas e adaptadas.

Uma delas foi a do “branqueamento” ou “embranquecimento”. A ideia era a de que, por meio de sucessivos casamentos inter-raciais, o fenótipo “negro” seria progressivamente apagado e, ao longo de algumas poucas gerações, a população brasileira se tornaria inteiramente “branca” [desconsiderados os povos indígenas: eliminados, assimilados ou segregados nas periferias dos centros urbanos ou no distante interior].

Amparado na ideologia cientificista do fim do século 19 e início do século 20, incorporando elementos do evolucionismo darwinista e do darwinismo social, o “branqueamento” assumiu ares de “teoria científica”.

(...) A ideologia do “branqueamento” também se expressou por meio da arte. E sua representação mais icônica ocorreu no quadro A redenção de Cam, produzido em 1895 pelo pintor espanhol, radicado no Brasil, Modesto Brocos y Gómez [1852-1936]. (...)

 Fonte: Livro publicado pela Edusp analisa exemplo de racismo na pintura. Jornal da USP, 02/03/2018. Disponível em: . Acesso em: 09 abr. 2020.

 

 

a) De acordo com a fonte o que era a teoria do “branqueamento” ou o “embranquecimento”?

 

b) Reúnam-se em pequenos grupos e discutam entre si o que pode ser feito para combater o racismo. Elabore um texto coletivo informando como combater essa prática.

 c) Pesquise e registre em seu caderno o significado dos termos:

Etnocentrismo,

 

Miscigenação,

 

 Darwinismo Social,

 

Eugenia e Teoria Científica.

 

 d) Pesquise na Internet a pintura “A redenção de Cam” e o ano de sua produção. Depois relacione a imagem e sua data às informações do texto.

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