Língua Portuguesa e Literatura 3º A,B,C e D - Professora Liliane

 

Professor: Liliane de  Oliveira M.

Disciplina: Língua  Portuguesa e Literatura                         Turma: 3ºA,B,C e D

E-mail: misquita@prof.educacao.sp.gov.br

Semana: 29/10 a 05/11

Título: AMÉLIA QUE ERA MULHER

Use o Google Clasroon e ganhe 2 pontos a mais na sua média do 4º bimestre

CÓDIGOS DO GOOGLE SALA DE AULA:

3ª A vfzhjgm        

3ºB zraix7l

3ºC bd7znfn

3ºD dny74ut

 

Esta atividade foi desenvolvida com base no Caderno Aprender Sempre do terceiro bimestre p.27. O foco é em intertextualidade, análise linguística e semiótica.

 

Habilidades:

ü  Formular opinião adequada sobre determinado fato social.

ü  Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que se referem ao mesmo tema.

Objetivos:

ü  Facilitar o reconhecimento das violências simbólicas existentes no cotidiano, identificando situações de sexismo presentes em letras de músicas.

ü  Reconhecer a intertextualidade como mecanismo de potencialização dos sentidos do texto.

Antes de iniciar a análise de duas canções do compositor Chico Buarque vamos conhecer um pouco de sua história e compartilhar informações sobre esse que é considerado um dos ícones da MPB.

 

chico-buarque.jpg

 

Francisco Buarque de Hollanda mais conhecido como Chico Buarque é músico, escritor, compositor e dramaturgo. Iniciou sua carreira na década de 1960, destacando-se em 1966, quando venceu, com a canção A Banda, o Festival de Música Popular Brasileira. A partir dessa data histórica teve início sua trajetória de sucesso que permanece até os dias de hoje.

 

Para saber um pouco mais sobre a vida e obra desse grande artista acesse o site

https://biografiaresumida.com.br/chico-buarque-de-holanda/

 

Agora que você conheceu uma breve biografia de Chico Buarque analise atentamente duas de suas composições, observando que a voz que aparece nas canções é do eu-lírico e não do compositor. O eu-lírico corresponde à figura do narrador nos textos em prosa. Segundo Angélica Soares “o eu-lírico não se confunde com a pessoa do poeta (o eu biográfico), mesmo quando expresso na primeira pessoa do discurso”.

 

Cotidiano

Chico Buarque

Composição: Chico Buarque

Todo dia ela faz
Tudo sempre igual
Me sacode
Às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca
De hortelã...

Todo dia ela diz
Que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz
Toda mulher
Diz que está me esperando
Pr'o jantar
E me beija com a boca
De café...

Todo dia eu só penso
Em poder parar
Meio-dia eu só penso
Em dizer não
Depois penso na vida
Prá levar
E me calo com a boca
De feijão...

Seis da tarde
Como era de se esperar
Ela pega
E me espera no portão
Diz que está muito louca
Prá beijar
E me beija com a boca
De paixão...

Toda noite ela diz
Pr'eu não me afastar
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor...

 

Sem Açúcar

Chico Buarque

Composição: Chico Buarque

Todo dia ele faz diferente, não sei se ele volta da rua
Não sei se me traz um presente, não sei se ele fica na sua
Talvez ele chegue sentido, quem sabe me cobre de beijos
Ou nem me desmancha o vestido, ou nem me adivinha os desejos

Dia ímpar tem chocolate, dia par eu vivo de brisa
Dia útil ele me bate, dia santo ele me alisa
Longe dele eu tremo de amor, na presença dele me calo
Eu de dia sou sua flor, eu de noite sou seu cavalo

A cerveja dele é sagrada, a vontade dele é a mais justa
A minha paixão é piada, sua risada me assusta
Sua boca é um cadeado e meu corpo é uma fogueira

Enquanto ele dorme pesado eu rolo sozinha na esteira
E nem me adivinha os desejos
Eu de noite sou seu cavalo

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=dHYOVuq_Fco

 

https://www.youtube.com/watch?v=FXvWCEKPEdE

 

Observe a imagem:

 

Violência doméstica: taxa é maior entre mulheres economicamente ativas

                                                                                                   

·         Identifique a relação que existe entre a letra da música e a imagem analisada. Em que letra isso fica mais evidente?

 

 

 

 

a)      Identifique o tema central das duas canções e aponte semelhanças entre elas.

Atente para a escolha das palavras.

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b)      O título nem sempre explicita claramente o conteúdo que será abordado na canção. Isso ocorre em “Cotidiano” e “Sem açúcar”? Explique.

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                                         

c)      Observe que nas duas canções não são explicitados os nomes das personagens envolvidas, mas é possível traçar o perfil delas com elementos do texto. Aponte essa caracterização das personagens na canção. Quais as palavras que identificam essas personagens?

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

d)      O pronome ela contido na primeira frase da canção “Cotidiano” – “Todo dia ela faz tudo sempre igual” refere-se a quem? Comprove com elementos do texto.

_____________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________

 

e)      Caso a canção fosse composta apenas das sete primeiras linhas, você manteria a resposta da questão anterior? Por quê?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

f)       Na canção “Sem açúcar” a quem se referem os termos “ele” e “dele”. Justifique.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

g)      O eu - lírico da canção “Cotidiano” é o mesmo da canção “Sem açúcar”? Justifique.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

h)      Na canção “Cotidiano” é apresentada apenas uma versão da história, sob o ponto de vista do “eu” que relata a rotina do seu dia. Reescreva a canção em forma de prosa dando voz ao sujeito “ela” que é retratado na mesma, lembrando que um autor do sexo masculino pode criar um narrador do sexo feminino.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

i)       Faça esse mesmo exercício com a canção “Sem açúcar”. Observe quem fala e sobre quem se fala e reescreva a canção sob esse último ponto de vista, ou seja, apresente uma outra versão da história também em forma de prosa.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane