Língua Portuguesa e Literatura 3º A,B,C e D - Professora Liliane
Professor: Liliane
de Oliveira M.
Disciplina:
Língua Portuguesa e Literatura Turma: 3ºA,B,C
e D
E-mail: misquita@prof.educacao.sp.gov.br
Semana: 29/10 a 05/11
Título: AMÉLIA QUE ERA MULHER
Use o Google Clasroon e ganhe 2 pontos a mais na sua média do
4º bimestre
CÓDIGOS DO GOOGLE SALA DE AULA:
3ª A vfzhjgm
3ºB zraix7l
3ºC bd7znfn
3ºD dny74ut
Esta atividade foi desenvolvida com base
no Caderno Aprender Sempre do terceiro bimestre p.27. O foco é em intertextualidade,
análise linguística e semiótica.
Habilidades:
ü Formular opinião adequada sobre
determinado fato social.
ü Reconhecer diferentes formas de
tratar uma informação na comparação de textos que se referem ao mesmo tema.
Objetivos:
ü Facilitar
o reconhecimento das violências simbólicas existentes no cotidiano,
identificando situações de sexismo presentes em letras de músicas.
ü Reconhecer
a intertextualidade como mecanismo de potencialização dos sentidos do texto.
Antes de iniciar a análise de
duas canções do compositor Chico Buarque vamos conhecer um pouco de sua
história e compartilhar informações sobre esse que é considerado um dos ícones
da MPB.
Francisco Buarque de Hollanda mais conhecido como
Chico Buarque é músico, escritor, compositor e dramaturgo. Iniciou sua carreira
na década de 1960, destacando-se em 1966, quando venceu, com a canção A Banda,
o Festival de Música Popular Brasileira. A partir dessa data histórica teve
início sua trajetória de sucesso que permanece até os dias de hoje.
Para
saber um pouco mais sobre a vida e obra desse grande artista acesse o site
https://biografiaresumida.com.br/chico-buarque-de-holanda/
Agora que você conheceu uma breve biografia de Chico
Buarque analise atentamente duas de suas composições, observando que a voz que
aparece nas canções é do eu-lírico e não do compositor. O eu-lírico corresponde
à figura do narrador nos textos em prosa. Segundo Angélica Soares “o eu-lírico
não se confunde com a pessoa do poeta (o eu biográfico), mesmo quando expresso
na primeira pessoa do discurso”.
Cotidiano Composição: Chico Buarque Todo dia ela faz Todo dia ela diz Todo dia eu só penso Seis da tarde Toda noite ela diz |
Sem Açúcar Composição: Chico Buarque Todo dia ele faz diferente, não sei se ele
volta da rua Dia ímpar tem chocolate, dia par eu vivo de
brisa A cerveja dele é sagrada, a vontade dele é a
mais justa Enquanto ele dorme pesado eu rolo sozinha na
esteira |
https://www.youtube.com/watch?v=dHYOVuq_Fco
https://www.youtube.com/watch?v=FXvWCEKPEdE
Observe a imagem:
·
Identifique a relação que existe entre a letra da
música e a imagem analisada. Em que letra isso fica mais evidente?
a)
Identifique o tema
central das duas canções e aponte semelhanças entre elas.
Atente para a escolha das palavras.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
O
título nem sempre explicita claramente o conteúdo que será abordado na canção.
Isso ocorre em “Cotidiano” e “Sem açúcar”? Explique.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
Observe que nas
duas canções não são explicitados os nomes das personagens envolvidas, mas é
possível traçar o perfil delas com elementos do texto. Aponte essa
caracterização das personagens na canção. Quais as palavras que identificam
essas personagens?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)
O pronome ela
contido na primeira frase da canção “Cotidiano” – “Todo dia ela faz tudo sempre
igual” refere-se a quem? Comprove com elementos do texto.
_____________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________
e)
Caso a canção
fosse composta apenas das sete primeiras linhas, você manteria a resposta da
questão anterior? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f)
Na canção “Sem
açúcar” a quem se referem os termos “ele” e “dele”. Justifique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
g)
O eu - lírico da
canção “Cotidiano” é o mesmo da canção “Sem açúcar”? Justifique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
h)
Na canção
“Cotidiano” é apresentada apenas uma versão da história, sob o ponto de vista
do “eu” que relata a rotina do seu dia. Reescreva a canção em forma de prosa
dando voz ao sujeito “ela” que é retratado na mesma, lembrando que um autor do
sexo masculino pode criar um narrador do sexo feminino.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
i)
Faça esse mesmo
exercício com a canção “Sem açúcar”. Observe quem fala e sobre quem se fala e
reescreva a canção sob esse último ponto de vista, ou seja, apresente uma outra
versão da história também em forma de prosa.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Comentários
Postar um comentário