Profª MARINÊS - ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 7º ANO A,B, C e D
ROTEIRO DE ATIVIDADES: 09/11/2020 a
20/11/2020
Professora : Marinês
Venâncio Batista
Email:marines@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: MATEMÁTICA
Turmas: 7º A,B,C e D
Número de aulas: 6 aulas de 45 minutos cada
Unidade Temática: Números, Álgebra
Objeto
do Conhecimento: Números Inteiros: usos, história, ordenação, associação com
pontos da reta numérica e operações.
Habilidades: (EF07MA03) Ler, comparar e ordenar números inteiros
em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta
numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.
(EF07MA04)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam operações com números
inteiros.
Competência: Reconhecer que a Matemática é uma ciência
humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em
diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para
solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e
construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
Atividades:
Tempo previsto para assistir os vídeos
abaixo: 135 minutos
Assistir ao vídeo aula de 20/10 - 7º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte IV do
CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=FpGsZOWwovA&ab_channel=7oanoEF-CMSP
Assistir ao vídeo aula de 21/10 - 7º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte V do
CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=GrnFmmoMCQo&ab_channel=7oanoEF-CMSP
Assistir ao vídeo aula de 26/10 - 7º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte VI do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=pxe3HLw9fjM&ab_channel=7oanoEF-CMSP
Atividade 1: (Questão disparadora) Tempo previsto: 35 minutos
Página 11 e 12 do material: APRENDER SEMPRE Volume
3
Leia, com atenção, o texto a seguir e destaque todas as temperaturas
que aparecem.
TEXTO 1: Madrugada mais fria de 2020. Massa de ar polar entrou na
cidade de “Geladinha” nos últimos dias e derrubou as temperaturas. Houve geada
e até um pouco de neve. Temperaturas caíram abaixo de 10°C. A frente fria
chegou à cidade de “Gelacite” pelo oceano e derrubou as temperaturas na
madrugada de sábado (6) para domingo (7). Esta foi a noite mais fria do ano. O
frio deverá se prolongar ao longo deste fim de semana, com temperaturas
negativas.
O FRIO CHEGOU DE MANSINHO
Chegou a nevar no bairro “Alto
Morro”, região conhecida por ser uma das mais frias de “Geladinha”. Esse bairro
fica na parte mais alta da cidade. O ar frio fez com que a cidade amanhecesse
com temperaturas abaixo de 0°C. Também houve registro de neve na cidade
vizinha, a “Friocite”. As temperaturas ficaram negativas em diversas regiões
dessa cidade. A mais baixa foi no bairro “Quiraí”, com -5°C e sensação térmica
de -10°C. Em “Pata Alegre”, a mínima foi de 3,7°C, com sensação de -2,6°C,
segundo dados atualizados até às 8h. Também no “Parafaná”, o sábado começou
gelado. Os termômetros chegaram a -1°C, a menor temperatura do ano, segundo a
Somarte Meteorologia. O bairro “Santa Pedra” também teve a madrugada mais fria
neste sábado. Os termômetros registraram 7,4°C. Até então, a menor marca do ano
na cidade havia sido 11,1°C, em 2 de junho. O dia amanheceu com sol e céu
claro, mas as temperaturas continuaram abaixo dos 10°C no início da manhã. O
Vale do “Paraúba” registrou até 13 °C. Três moradores de rua morreram devido a
onda de frio da cidade “Friocite”. O vento, a chuva e o frio já haviam mudado
as paisagens desta cidade, na sexta-feira. A Somarte Meteorologia emitiu um
aviso de chuva, ventos fortes e de onda de frio para as duas cidades (Gelacite
e Friocite). O alerta é válido até domingo (7) em todos os bairros das cidades
vizinhas. O sábado amanheceu com vento forte e chuva fina. Foi registrado 14°C
no Alto da Bela Vista. Nos sítios, as paisagens e pastos ficaram
embranquecidos.
O TEXTO 1 é uma reportagem fictícia sobre o clima de algumas cidades
da região “Mais Fria”. A respeito das informações que estão nele, responda:
a)
Qual foi a menor temperatura indicada na
reportagem? Em que cidade ela aconteceu?
b) Houve
temperaturas abaixo de zero? Em que locais? O que isso representa?
c)
De modo geral, em sua cidade, as temperaturas
costumam ser altas ou baixas? Isso quer dizer que aí, na maior parte do tempo,
faz frio ou faz calor?
Atividade 2:(Mão na massa) Tempo previsto: 65 minutos
Página 15, 16 e 17 do material: APRENDER SEMPRE
Volume 3
1-Preencham a tabela com os resultados das operações indicadas em cada
linha:
a |
b |
a+b |
a.b |
a:b |
-2 |
1 |
|
|
|
-30 |
-5 |
|
|
|
12 |
-4 |
|
|
|
-45 |
3 |
|
|
|
-100 |
-25 |
|
|
|
2-Efetue corretamente as multiplicações e divisões com números
inteiros abaixo:
a.(+11) . (-9) =
b. 9 . 24 =
c. (-15) : 5 =
d. (-85) . (-3) =
e. 625 : (-25) =
3-A potenciação é uma multiplicação de fatores iguais, calcule os
valores das potências abaixo:
a.(5)³ =
b.(-8)⁴ =
c.(6)⁵ =
d.(10)⁹ =
e.(-12)°=
4-Para os itens I, II, III e IV, a seguir, considere o nível do mar
como sendo o zero (0), portanto, valores abaixo do nível do mar são negativos e
valores acima são positivos.
I)
Se um mergulhador está a 25 metros de
profundidade e outro está a 18 metros, qual deles está a uma maior
profundidade?
II)
A que profundidade pode estar um mergulhador que
está entre os mergulhadores A, a 30 metros de profundidade, e B, a 22 metros de
profundidade, sabendo que os mergulhadores sempre se localizam em posições
expressas por números inteiros?
III)
O mergulhador A deve subir ou descer para
alcançar o mergulhador B? Qual distância ele deve percorrer?
IV)
Faça um desenho que ilustre a posição dos
mergulhadores A, a 30 metros de profundidades, B, a 22 metros de profundidade,
C, a 25 metros de profundidade e D, a 35 metros de profundidade.
5- Julieta é muito preocupada com a conservação correta dos alimentos,
por isso mantém os alimentos como frutas, verduras e carnes, em perfeito estado
de armazenamento, principalmente os congelados. Sem tempo para preparar sua
refeição, retirou do congelador uma sopa de verduras que estava a -2°C. Aqueceu
a refeição e a temperatura subiu 27°C. A que temperatura ficou a sopa?
a)
23°
b) 25°
c) 27°
d)
29°
Atividade 3:(Complementar)Tempo previsto: 35 minutos
Página 17,18,19,20 e 21 do material: APRENDER
SEMPRE Volume 3
Para finalizar
assista ao vídeo aula abaixo e jogue o jogo Matix:
26/10 - 7º ano
EF - Matemática - Recuperação: Parte VI do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=pxe3HLw9fjM&ab_channel=7oanoEF-CMSP
Avaliação:
Resolução das atividades 1, 2 e 3
mediante ao auxilio das aulas do Cmsp e da professora por meio do email e
aplicativo Wattsap
ASSISTA AS AULAS DO CMSP PARA APOIO.
Segue o link do youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCBEVOzstEvR_wIncmnG7gPg/videos
Comentários
Postar um comentário