Pofessora Sonia Bin - Roteiro de estudo da Semana de 26 a 06 de novembro - 7° anos A,B,C,D

  

Roteiro de estudo da Semana de 26 a 06 de novembro

7º anos

Professora: Sonia Bin

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Turmas: 7° A, B, C e D

E-mail: profsoniabin@gmail.com

        

Unidade Temática: Texto dramático

Habilidades:

 (EF69LP28) Ler e compreender textos, selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos, levando em conta características dos gêneros e suportes, como romances infanto-juvenis, contos populares, carta de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, poemas, entre outros.  

Competências:

1-Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível dos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

Objetivos:

Ler e reconhecer as características do gênero textual dramático.

Reconhecer a função social do texto dramático.

Reconhecer diferentes gêneros literários e suas principais características.

Identificar elementos da estrutura composicional do texto dramático.

Número de aulas: 06 aulas.

Recursos: Aprender Sempre volume 3- caderno do aluno e caderno do professor.

 

 

Orientações: As atividades deverão ser enviadas para o meu e-mail    profsoniabin@gmail.com

Não é necessário copiar textos e/ou enunciados, somente responder e enviar às respostas. Envie as respostas e/ou fotos na sequência.

Essas atividades contarão como presença e notas para o 4º bimestre. Não esqueçam de colocar nome, número e série (escrever com letra legível).   

As atividades solicitadas nesse roteiro estão no caderno do aluno Aprender Sempre – volume 3. (páginas 3 à 12).

Entrega: 20 de novembro de 2020

 

Código das salas do Classroom:

 7º ano A código:  djgcheg

7º ano B código: uemygo4

 7º ano C código: sedynyv

7º ano D código: c2avlv   

  

                                     Atividade 1 (90 minutos)                  

1-      Leia com atenção o que é um texto teatral ou dramático

                                 O teatro e o texto dramático

    O teatro pode ser entendido de duas maneiras: primeiro, é uma forma de arte em que os atores e atrizes interpretam uma narrativa, a partir do texto dramático (texto teatral); segundo, é o local onde ocorrem as encenações para o público.

    O texto dramático é da ordem de narrar e tem por objeto apresentar uma história e despertar sentimentos no público a partir dela. Por ser narrativo, apresenta personagens, enredo, tempo, espaço, mas não tem narrador. Na atualidade, esse tipo de texto traz temas diversos: ele pode falar de amor, pode ser uma comédia, pode fazer uma crítica à sociedade, entre outras.

     O texto apresenta as seguintes características:

·         É construído para ser encenado;

·         É uma narrativa, mas não tem narrador;

·         A história é contada pelas personagens. Essas falas são demarcadas no texto seja pelo uso de dois pontos, travessão ou aspas;

·         É dividido em atos e cenas;

·         Tem indicações cênicas, que chamamos de rubricas. As rubricas indicam o que os atores devem fazer nas cenas, além disso, fornecem elementos que auxiliam a representação dos atores, como indicações do cenário, da música, da iluminação, do figurino, bem como outras indicações cênicas.                                                                                                                                                                        

                                                       Texto elaborado pela equipe pedagógica

 

 

 Reconhecendo o texto dramático Parte I (aula 1)

 

       Leiam os textos a seguir:

 

                       Texto I: A pele do lobo – Artur de Azevedo

A peça “A pele do lobo” foi escrita em 1875 e representada pela primeira vez no Rio de Janeiro, no Teatro Fênix Dramática, em 10 de abril de 1877. A história acontece numa delegacia que também é a casa de Cardoso e sua esposa, Amália. A peça traz a reflexão a respeito da defesa da liberdade, bem como dos direitos e deveres sociais. O título da peça tem a ver com a frase de Amália, dita logo no início do texto: “Quem não quiser ser lobo não lhe vista a pele”. Isso sugere que se não quer desempenhar determinadas funções, não se deve assumir as responsabilidades. O excerto a seguir faz parte do drama. Na cena IV Jerônimo procura Cardoso, que é subdelegado da cidade, para fazer uma queixa


                              

 

                                   Ato único

                                        

                                    Cena IV

                                          

                      Os mesmos ( Cardoso e Amália) e Jerônimo

   Cardoso – Então é assim que se entra em casa alheia ?

   Jerônimo (sombrio) – Assim como? A casa da autoridadeé uma repartição pública.

  ( Deita no chão a cinza de um cachimbo; escarra na parede.)

  Cardoso – E que tal?

 Amália – Vê  o que ele quer, Cardoso?

Jerônimo – Venho previni- lo de que é falso o que lhe veio dizer um tal Paraguaçu, acerca de um furto de galinhas. É provável que ele dissesse que eu, Jerônimo Linhares, vulgo Barriga – cheia, sou o autor desse furto, como andou por aí dizendo a quem quis ouvi- lo. É falso! (Cospe outra vez na parede.)

Amália (Empurrando um escarrador com o pé.) – Faz favor de não cuspir no chão...

Aqui tem o escarrador...(Jerônimo nem olha para Amália.)

Cardoso – Era só isso? Estou ciente.

Jerônimo – Não, senhor; por isto só não vinha eu cá, ora viva! Venho queixar-me do queixoso por crime de injúrias verbais. Chamou- me de ladrão, e se quiser o mais, mande aquela mulher para dentro. (Cospe outra vez na parede.)

Cardoso – Pois apresente a queixa e as testemunhas.

Jerônimo – A queixa aqui está. (A presenta um papel sujo, que Caroso pega com repugnância. Vai à porta do fundo.) O compadre! O seu Manuel Maria! O seu Vitorino? Podem entrar...Nada de cerimônias!

Cardoso – O ratante dispõe desta casa como se fossse sua!

, Artur. Teatro de Artur Azevedo - Tomo 1. v. 7. Rio de Janeiro: Instituto AZEVEDO Nacional de Artes Cênicas - INACEN. Coleção Clássicos do teatro Brasileiro, 1877. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheO- braForm.do?select_action=&co_obra=1763>. Ac

 

 

1-     Após a leitura do texto, preencha o quadro a seguir, marcando X quando a informação se aplicar ao texto

.

Informações

SIM

NÃO

O texto apresenta personagens

 

 

O texto é escrito em versos

 

 

O texto apresenta a fala das personagens

 

 

O texto retrata heróis e grandes aventuras

 

 

O texto traz indicações cênicas

 

 

O texto apresenta narrador

 

 

O texto traz a explicação de um tema

 

 


1-      Qual a função social do texto dramático?

      3-    Quais as características composicionais do texto dramático?

   

 

                              Atividade 2 (90 minutos)    

      

                   Reconhecendo o texto dramático – Parte II (aula 2)

1-     A partir da cena IV do texto “A pele do lobo” podemos dizer que ele tem por objetivo:

a.       (  ) expressar a subjetividade do autor, ou seja, os sentimentos da alma e do estado deespírito.

b.      (  ) relatar fatos do cotidiano.

c.       (  )encenar, a partir da representação de atores, uma história de modo a sensibilizar um público.

d.      (  ) expressar um ponto de vista a respeito da violência urbana.

      

 2- Você conseguiu perceber as personagens do texto? Quem são elas?

 

  

            3- A rubrica no texto teatral corresponde às indicações cênicas que os atores devem fazer na cena . Indique a personagem e a rubrica a ela associada:

 Personagem                                                                       Rubrica




4-  Quais  características revelam que o texto é feito para encenar? Escreva-as.

       
             5- Escreva um breve resumo do que você compreendeu da cena IV do texto “A pele do lobo”.

    

                                        Atividade 3 ( 90 minutos)

                Reconhecendo o texto dramático Parte III (aula 3)                   
                         Texto 1 Quem foi William Shakespeare

   William Shakespeare (1564-1616). Não se sabe ao certo o dia de nascimento Shakespeare, mas deduz-se que tenha nascido em 23 de abril, em Stratford-Upon- Avon. Faleceu na mesma cidade em 23de abril, mesma data do possível nascimento. Foi um poeta, dramaturgo e ator inglês. É considerado como o maior escritor inglês. Ele influenciou a dramaturgia contemporânea, tendo em vista que é um dos escritores revisitados com frequência no teatro, televisão, no cinema e na literatura. Tem uma vasta e rica produção: escreveu peças, poemas, sonetos, poemas narrativos, entre outros escritos. Grande parte dos seus textos foi traduzida para as principais línguas modernas e são mais encenadas que as de qualquer outro dramaturgo. Destacam-se as obras Romeu e Julieta, Hamlet, Rei Lear                                                                                                                                                                                                                                   

 

                                  Texto 2 Romeu e Julieta

               


Equipe pedagógica. Texto elaborado a partir de Wikipedia Brasil. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/ William_Shakespeare>. Acesso em: 20 jun. 2020.

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/romeu-juliet-jogar-teatro-2498582/>. Acesso em: 19 jun. 2020

   

                                    Texto 3 Ato II Cena II

 

Romeu e Julieta, texto adaptado da edição Ridendo Castigat Mores (2000)

Verona é uma cidade italiana, a qual é o cenário do conflito entre duas tradicionais famílias. os Capuleto e os Montecchio. Dois jovens dessas famílias se conhecem em um baile de máscaras e se apaixonam loucamente: Julieta, filha única da família Capuleto se apaixona por Romeu, filho único da família Montecchio. O texto teatral de Romeu e Julieta é composto por atos, dos quais neles estão as cenas. A seguir, apresentamos de forma adaptada a cena II do ato II. Nela, Romeu vai até o jardim da família Capuleto e fala com a sua amada, que se encontra na sacada.

ROMEU: – Só ri das cicatrizes quem nunca foi ferido. (Julieta aparece na janela, mas permanece em silencio). Que luz aparece agora da janela? Será Julieta o sol daquele oriente? Surge, formoso sol, e mata a lua cheia de inveja, que se mostra pálida e doente de tristeza, por ter visto que, como serva, és mais formosa que ela. [...] Eis minha dama. Oh, sim! É o meu amor. Julieta, você não me diz nada, está calada. Isso não me importa! Mas o seu olhar fala, me diz tudo!

[...] Duas estrelas emprestaram brilho ao seu olhar. E se fosse o contrário? Com seus olhos no céu, os astros seriam apagados, como o dia faz com a noite. E tanta luz logo tornaria claro o céu, de modo que os pássaros cantariam, pensando que era dia com luar. [...] Como eu queria ser uma luva em sua mão, para o seu rosto tocar!

JULIETA: - Ai de mim!

ROMEU: - Ela falou! Ela está falando!... Fale de novo, anjo brilhante, anjo glorioso no alto desta noite [...].

JULIETA: - Romeu! Romeu! Por que você é Romeu? Negue seu pai, renuncie a seu nome. Ou, se não quiser, basta me jurar amor, e deixarei de ser uma Capuleto. [...] (SHAKESPEARE, 2000, p. 53-54).

       E como termina esta história?

Mesmo com o conflito entre as duas famílias, Romeu e Julieta vivem um grande      amor. É um amor proibido, que foi condenado pelos Capuleto e os Montecchio. Escondidos, eles se casaram. O Frei Lourenço, confidente de Romeu, fez a celebração da união. O príncipe de Verona resolve exilar Romeu, por causa de uma briga que acarretou a morte de Teobaldo (primo de Julieta) e Mercúrio (amigo de Romeu). Julieta recorre ao Frei Lourenço, com intuito de obter ajuda. Logo, o frade franciscano sugeriu que Julieta tomasse uma poção para que ela parecesse estar morta. Romeu, ao receber a notícia da suposta morte de Julieta, desesperadamente providencia uma poção para, com ela, retirar a própria vida. Ao encontrar Julieta desacordada na cripta dos Capuleto, acredita que, realmente, a amada está morta e ingere o veneno. Quando Julieta acorda, tem a notícia que Romeu está morto e, com um punhal, tira a própria vida. Após todo esse episódio, as famílias Montecchio e Capuleto decidem fazer um acordo de paz.


SHAKESPEARE, William. Romeu e Julieta. EBooksBrasil: Ridendo Castigat Mores, 2000. Disponível em: <www.jahr. org>. Acesso em: 20 jun. 2020. Texto adapta

 

Responda:

1-      William Shakespeare é autor da Obra “Romeu e Julieta. O que você sabe sobre ele?

2-      Escreva um fato inusitado da biografia de William Shakespeare.

3-      Releia o textoda aula anterior, “Romeu e Julieta”. Como você analisaria a linguagem do texto?

a.       (  ) Simples de compreender, pois faz parte da linguagem moderna atual.

b.      (  ) Linguagem técnica de teatro; os atores comunicam-se desta forma em todas as peças teatrais.

c.       (  ) Linguagem rebuscada e poética, comum para a época em que foi escrita.

d.      (  ) Não reconheci termos como cicatrizes, ciumenta, emprestado.

4-      O texto que você acabou de ler tem como finalidade :

a.       (  ) transmitir uma notícia.

b.      (  ) narrar uma história.

c.       (  ) ensinar a manusear algum aparelho.

d.      (  ) divulgar um artigo científico.

5-      Identifique no texto as personagens primáris ( protagonistas).

6-      O texto da cena que você acabou de ler pertence a qual ato?

7-      Como são marcadas as falas das personagens no texto?

8-      O texto possui narrador? Como você sabevo que está acontecendo na história?

9-      No texto você consegue identificar alguma rubrica?  Escreva- a .

10-   Faça a associação das afirmações com as partes do texto dramático:

        I.Reúne todas as ações que irão acontecer, formando assim a história a ser contada.

        II. É o problema gerador de toda história.

        III.  Encena as ações, dá vida ao texto.

       IV. Fala como devem serexecutadas as ações no texto.

       V. Mostra onde o fato ou fatos acontecem.

     a. (  ) personagem

     b. (  ) rubricas

     c. (  ) conflito

     d. (  ) enredo

     e.(  ) cenário

 

Finalizando

Romeu e Julieta são os ______________________________________

Elementos da narrativa: atoII cenaII_____________________________

                 




 

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