Pofessora Sonia Bin - Roteiro de estudo da Semana de 26 a 06 de novembro - 7° anos A,B,C,D
Roteiro de estudo da Semana de 26 a 06 de novembro
7º anos
Professora: Sonia Bin
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Turmas: 7° A, B, C e D
E-mail: profsoniabin@gmail.com
Unidade Temática: Texto dramático
Habilidades:
(EF69LP28) Ler e compreender textos,
selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes
objetivos, levando em conta características dos gêneros e suportes, como
romances infanto-juvenis, contos populares, carta de terror, lendas
brasileiras, indígenas e africanas, poemas, entre outros.
Competências:
1-Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico,
social, variável, heterogêneo e sensível dos contextos de uso, reconhecendo-a
como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que
pertencem.
Objetivos:
Ler e reconhecer as características do gênero
textual dramático.
Reconhecer a função social do texto
dramático.
Reconhecer diferentes gêneros literários e
suas principais características.
Identificar elementos da estrutura
composicional do texto dramático.
Número de aulas: 06 aulas.
Recursos: Aprender
Sempre volume 3- caderno do aluno e caderno do professor.
Orientações: As atividades deverão ser
enviadas para o meu e-mail
profsoniabin@gmail.com
Não é necessário copiar textos
e/ou enunciados, somente responder e enviar às respostas. Envie as respostas
e/ou fotos na sequência.
Essas atividades contarão como
presença e notas para o 4º bimestre. Não esqueçam de colocar nome, número e
série (escrever com letra legível).
As atividades solicitadas nesse
roteiro estão no caderno do aluno Aprender Sempre – volume 3. (páginas 3 à 12).
Entrega: 20 de novembro de 2020
Código das salas do Classroom:
7º ano A código: djgcheg
7º ano B código: uemygo4
7º ano C código: sedynyv
7º ano D código: c2avlv
Atividade 1 (90 minutos)
1- Leia com atenção o que é um texto teatral ou
dramático
O teatro e o texto dramático
O teatro pode ser entendido de
duas maneiras: primeiro, é uma forma de arte em que os atores e atrizes
interpretam uma narrativa, a partir do texto dramático (texto teatral);
segundo, é o local onde ocorrem as encenações para o público.
O texto dramático é da ordem de
narrar e tem por objeto apresentar uma história e despertar sentimentos no
público a partir dela. Por ser narrativo, apresenta personagens, enredo, tempo,
espaço, mas não tem narrador. Na atualidade, esse tipo de texto traz temas
diversos: ele pode falar de amor, pode ser uma comédia, pode fazer uma crítica
à sociedade, entre outras.
O texto apresenta as seguintes
características:
·
É construído para ser encenado;
·
É uma narrativa, mas não tem narrador;
·
A história é contada pelas personagens. Essas falas são demarcadas no
texto seja pelo uso de dois pontos, travessão ou aspas;
·
É dividido em atos e cenas;
·
Tem indicações cênicas, que chamamos de rubricas. As rubricas indicam o
que os atores devem fazer nas cenas, além disso, fornecem elementos que
auxiliam a representação dos atores, como indicações do cenário, da música, da
iluminação, do figurino, bem como outras indicações cênicas.
Texto
elaborado pela equipe pedagógica
Reconhecendo o texto dramático Parte I (aula 1)
Leiam os textos a seguir:
Texto I: A pele do lobo – Artur de Azevedo
A peça “A pele do lobo” foi
escrita em 1875 e representada pela primeira vez no
Rio de Janeiro, no Teatro Fênix Dramática, em 10 de abril de 1877. A história
acontece numa delegacia que também é a casa de
Cardoso e sua
esposa, Amália. A
peça traz a reflexão a
respeito da defesa da liberdade, bem como dos direitos e
deveres sociais. O
título da peça tem a ver
com a frase de Amália, dita logo no início do
texto: “Quem não quiser ser lobo não lhe vista a pele”. Isso sugere
que se não quer desempenhar determinadas funções, não
se deve assumir as responsabilidades.
O excerto a
seguir faz parte do drama. Na
cena IV Jerônimo procura Cardoso, que
é subdelegado da cidade, para fazer uma
queixa
Ato
único
Cena IV
Os
mesmos ( Cardoso e Amália) e Jerônimo
Cardoso – Então é assim que se entra em casa
alheia ?
Jerônimo (sombrio) – Assim como? A casa da
autoridadeé uma repartição pública.
( Deita
no chão a cinza de um cachimbo; escarra na parede.)
Cardoso
– E que tal?
Amália – Vê
o que ele quer, Cardoso?
Jerônimo – Venho previni-
lo de que é falso o que lhe veio dizer um tal Paraguaçu, acerca de um furto de
galinhas. É provável que ele dissesse que eu, Jerônimo Linhares, vulgo Barriga
– cheia, sou o autor desse furto, como andou por aí dizendo a quem quis ouvi-
lo. É falso! (Cospe outra vez na parede.)
Amália (Empurrando
um escarrador com o pé.) – Faz favor de não cuspir no chão...
Aqui tem o
escarrador...(Jerônimo nem olha para Amália.)
Cardoso – Era só
isso? Estou ciente.
Jerônimo – Não,
senhor; por isto só não vinha eu cá, ora viva! Venho queixar-me do queixoso por
crime de injúrias verbais. Chamou- me de ladrão, e se quiser o mais, mande
aquela mulher para dentro. (Cospe outra vez na parede.)
Cardoso – Pois
apresente a queixa e as testemunhas.
Jerônimo – A queixa
aqui está. (A presenta um papel sujo, que Caroso pega com repugnância. Vai à
porta do fundo.) O compadre! O seu Manuel Maria! O seu Vitorino? Podem
entrar...Nada de cerimônias!
Cardoso – O ratante
dispõe desta casa como se fossse sua!
, Artur. Teatro de Artur Azevedo
- Tomo 1. v. 7. Rio de Janeiro: Instituto AZEVEDO Nacional de Artes
Cênicas - INACEN. Coleção Clássicos do teatro
Brasileiro, 1877. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheO-
braForm.do?select_action=&co_obra=1763>. Ac
1- Após a leitura do texto, preencha o quadro a seguir, marcando X quando a informação se aplicar ao texto
.
Informações |
SIM |
NÃO |
O texto apresenta
personagens |
|
|
O texto é escrito em
versos |
|
|
O texto apresenta a fala
das personagens |
|
|
O texto retrata heróis e
grandes aventuras |
|
|
O texto traz indicações
cênicas |
|
|
O texto apresenta
narrador |
|
|
O texto traz a
explicação de um tema |
|
|
1- Qual
a função social do texto dramático?
3- Quais as características composicionais
do texto dramático?
Atividade 2 (90 minutos)
Reconhecendo o texto dramático – Parte II (aula 2)
1- A partir da cena IV do texto “A pele do lobo” podemos
dizer que ele tem por objetivo:
a.
( ) expressar a subjetividade do autor, ou
seja, os sentimentos da alma e do estado deespírito.
b.
(
) relatar fatos do cotidiano.
c.
(
)encenar, a partir da representação de atores, uma história de modo a
sensibilizar um público.
d.
(
) expressar um ponto de vista a respeito da violência urbana.
2- Você conseguiu perceber as personagens do
texto? Quem são elas?
|
Personagem Rubrica
4- Quais características revelam que o texto é feito
para encenar? Escreva-as.
5- Escreva um breve resumo do que você
compreendeu da cena IV do texto “A pele do lobo”.
Atividade 3 ( 90 minutos)
Reconhecendo o texto dramático Parte III (aula
3)
Texto 1 Quem foi William Shakespeare
William Shakespeare (1564-1616). Não se sabe
ao certo o dia de nascimento Shakespeare, mas deduz-se que tenha nascido em 23
de abril, em Stratford-Upon- Avon. Faleceu na mesma cidade em 23de abril, mesma
data do possível nascimento. Foi um poeta, dramaturgo e ator inglês. É
considerado como o maior escritor inglês. Ele influenciou a dramaturgia contemporânea,
tendo em vista que é um dos escritores revisitados com frequência no teatro,
televisão, no cinema e na literatura. Tem uma vasta e rica produção: escreveu
peças, poemas, sonetos, poemas narrativos, entre outros escritos. Grande parte
dos seus textos foi traduzida para as principais línguas modernas e são mais
encenadas que as de qualquer outro dramaturgo. Destacam-se as obras Romeu e
Julieta, Hamlet, Rei Lear
Texto
2 Romeu e Julieta
Equipe pedagógica. Texto elaborado a partir de Wikipedia
Brasil. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/
William_Shakespeare>. Acesso em: 20 jun. 2020.
Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/romeu-juliet-jogar-teatro-2498582/>. Acesso
em: 19 jun. 2020
Texto 3
Ato II Cena II
Romeu e Julieta, texto adaptado da edição Ridendo Castigat
Mores (2000)
Verona é uma cidade
italiana, a qual
é o cenário do conflito entre duas tradicionais famílias. os Capuleto e os Montecchio. Dois jovens dessas
famílias se conhecem
em um baile de máscaras
e se apaixonam loucamente: Julieta, filha
única da família
Capuleto se apaixona
por Romeu, filho
único da família Montecchio. O texto teatral
de Romeu e Julieta é composto por atos, dos quais neles estão as cenas.
A seguir, apresentamos de forma
adaptada a cena
II do ato II. Nela,
Romeu vai até
o jardim da família
Capuleto e fala com a sua amada,
que se encontra na sacada.
ROMEU:
– Só ri das cicatrizes quem nunca
foi ferido. (Julieta aparece na janela, mas permanece em silencio). Que luz
aparece agora da janela? Será Julieta o sol daquele oriente? Surge, formoso
sol, e mata a lua cheia de inveja, que se mostra
pálida e doente
de tristeza, por ter visto
que, como serva,
és mais formosa que ela. [...] Eis minha dama. Oh, sim! É o meu amor. Julieta,
você não me diz nada, está
calada. Isso não me importa!
Mas o seu olhar fala, me diz tudo!
[...] Duas estrelas
emprestaram brilho ao seu olhar.
E se fosse o contrário? Com seus olhos
no céu, os astros seriam apagados, como o dia faz com a noite.
E tanta luz logo tornaria claro o céu,
de modo que os
pássaros cantariam, pensando que era dia com luar.
[...] Como eu queria ser uma luva em sua mão,
para o seu rosto tocar!
JULIETA: - Ai de mim!
ROMEU: - Ela falou! Ela está falando!... Fale de novo, anjo brilhante, anjo glorioso no alto desta noite
[...].
JULIETA:
- Romeu! Romeu! Por que você é
Romeu? Negue seu pai, renuncie a seu nome. Ou, se não quiser, basta me jurar
amor, e deixarei de ser uma Capuleto. [...] (SHAKESPEARE, 2000, p. 53-54).
E como termina esta história?
Mesmo com o conflito entre as duas famílias, Romeu
e Julieta vivem um grande amor. É um amor proibido,
que foi condenado pelos Capuleto e os Montecchio. Escondidos,
eles se casaram. O Frei Lourenço, confidente de Romeu, fez a celebração da união. O príncipe de Verona resolve exilar Romeu, por causa de uma briga que
acarretou a morte
de Teobaldo (primo de Julieta) e Mercúrio (amigo
de Romeu). Julieta
recorre ao Frei Lourenço, com intuito de obter ajuda.
Logo, o frade
franciscano sugeriu que Julieta tomasse
uma poção para que
ela parecesse estar
morta. Romeu, ao receber a notícia da suposta morte
de Julieta, desesperadamente providencia uma poção para, com ela, retirar a própria vida. Ao encontrar
Julieta desacordada na cripta
dos Capuleto, acredita
que, realmente, a amada está morta e ingere o veneno. Quando
Julieta acorda, tem a
notícia que Romeu está morto e, com um punhal,
tira a própria vida. Após todo esse episódio, as famílias
Montecchio e Capuleto decidem fazer um acordo
de paz.
SHAKESPEARE, William. Romeu e Julieta.
EBooksBrasil: Ridendo Castigat
Mores, 2000. Disponível em: <www.jahr.
org>. Acesso em: 20 jun. 2020. Texto adapta
Responda:
1-
William Shakespeare é autor da Obra “Romeu e Julieta. O que você
sabe sobre ele?
2-
Escreva um fato inusitado da biografia de William Shakespeare.
3-
Releia o textoda aula anterior, “Romeu e Julieta”. Como você
analisaria a linguagem do texto?
a.
( ) Simples de compreender,
pois faz parte da linguagem moderna atual.
b.
( ) Linguagem técnica de
teatro; os atores comunicam-se desta forma em todas as peças teatrais.
c.
( ) Linguagem rebuscada e
poética, comum para a época em que foi escrita.
d.
( ) Não reconheci termos
como cicatrizes, ciumenta, emprestado.
4-
O texto que você acabou de ler tem como finalidade :
a.
( ) transmitir uma notícia.
b.
( ) narrar uma história.
c.
( ) ensinar a manusear
algum aparelho.
d.
( ) divulgar um artigo
científico.
5-
Identifique no texto as personagens primáris ( protagonistas).
6-
O texto da cena que você acabou de ler pertence a qual ato?
7-
Como são marcadas as falas das personagens no texto?
8-
O texto possui narrador? Como você sabevo que está acontecendo na
história?
9-
No texto você consegue identificar alguma rubrica? Escreva- a .
10-
Faça a associação das
afirmações com as partes do texto dramático:
I.Reúne todas as
ações que irão acontecer, formando assim a história a ser contada.
II. É o problema
gerador de toda história.
III. Encena as ações, dá vida ao texto.
IV. Fala como devem
serexecutadas as ações no texto.
V. Mostra onde o fato ou fatos acontecem.
a. ( ) personagem
b. ( ) rubricas
c. ( ) conflito
d. ( ) enredo
e.( ) cenário
Finalizando
Romeu e Julieta são os ______________________________________
Elementos da narrativa: atoII cenaII_____________________________
Comentários
Postar um comentário