Sonia Gloria Geografia 7 ano 2 roteiro do 4 bimestre
2º ROTEIRO DE ATIVIDADES 4 Bimestre.
Professora: Sonia Gloria de
Oliveira Almeida
E-mail: sgloria@prof.educacao.sp.gov.br
Classroom 7 A cod uocy3ow 7 B
cod c76vnyb 7 C cod 2qbfdka
7 D cod.
Disciplina:
Geografia 7 ano/2020 semana
03/11 a 11 /11/2020
Unidade
Temática: Mundo do trabalho
Objeto
de Conhecimento: Produção, circulação e consumo de mercadorias
Título:Recursos Naturais e os Impactos Socioambientais
Habilidades (EF07GE20*) Explicar o conceito de desenvolvimento sustentável, identificar os seus indicadores econômicos, culturais, sociais, ambientais e políticos e discutir as vantagens e desvantagens em diferentes lugares
Caderno do aluno volume 4 tempo 1 h e 30 minutos.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – APROPRIAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES pagina 166
Nesta situação de aprendizagem, você terá a oportunidade de analisar como as sociedades se apropriam dos recursos naturais e quais são as consequências disso para o meio ambiente e para a vida das pessoas. Você verá também algumas propostas sustentáveis de como diminuir os impactos negativos dessa dinâmica, como as práticas de consumo consciente e responsável.
ATIVIDADE 1 – VAMOS DIALOGAR?
Para iniciar seus estudos, vamos primeiramente retomar alguns conceitos. Considere a imagem a seguir1 :
Este é o esquema tradicional da economia de materiais, que apresenta diferentes fases do ciclo de vida das mercadorias. A primeira delas já foi nomeada. Procure identificar e nomear as etapas restantes. Depois, faça uma breve pesquisa sobre cada fase e procurem responder: 1)De quais dessas etapas você participa?
2) Que transformações elas podem causar no espaço geográfico?
3)Quais são os possíveis impactos de cada uma delas ao meio ambiente e às populações?
ATIVIDADE 2 – CONTEXTUALIZANDO: ECONOMIA DE MATERIAIS E CONSUMO pagina 167
2.1 – LIMITES DA ECONOMIA DE MATERIAIS
Seguindo as orientações , assista ao vídeo A História das Coisas, que apresenta as etapas da economia de materiais, desde a extração até o descarte de mercadorias, abordando os impactos socioambientais causados por esse processo. Fonte: The Story of Stuff Project. Disponível em https://www.youtube/com/watch?v=9GorqroigqM&t=5s
Lembre-se de acionar
as legendas do vídeo! Depois, copie responda às questões no caderno:
a) Segundo o vídeo, o sistema linear da economia de materiais precisa ser repensado, pois vivemos em um planeta finito. Explique essa afirmação com as suas palavras.
b) Liste no seu caderno os impactos citados pelo vídeo em cada etapa do ciclo de vida da mercadoria (extração, produção, distribuição, consumo e descarte).
c) Qual é a diferença entre obsolescência planejada e obsolescência percebida?
d) Como o consumo pode impactar a exploração de recursos naturais?
e) Segundo o vídeo, é possível transformarmos esse sistema linear? Explique sua resposta.
2.2 – SOCIEDADE DE CONSUMO E ECONOMIA CIRCULAR
Leia o texto abaixo. Grife e pesquise o significado das palavras desconhecidas. Depois, responda às questões a seguir.
O termo “sociedade de consumo” [...] refere-se à importância que o consumo tem ganhado na formação e fortalecimento das nossas identidades e na construção das relações sociais. Assim, o nível e o estilo de consumo se tornam a principal fonte de identidade cultural, de participação na vida coletiva, de aceitação em um grupo e de distinção com os demais. Podemos chamar de “consumismo” a expansão da cultura do “ter” em detrimento da cultura do “ser”. O consumo invade diversas esferas da vida social, econômica, cultural e política. Neste processo, os serviços públicos, as relações sociais, a natureza, o tempo e o próprio corpo humano se transformam em mercadorias. [...] O consumo passa a ser encarado, mais do que um direito ou um prazer, como um dever do cidadão. Seja como for, o consumismo, que emergiu na Europa Ocidental no século XVIII, vem se espalhando rapidamente para distintas regiões do planeta, assumindo formas diversas. O início do século XXI está sendo marcado por profundas inovações que afetam nossas experiências de consumo, como a globalização, o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, o comércio através da internet, a biotecnologia, o debate ambientalista etc. Ao mesmo tempo, novos tipos de protestos e reações ao consumismo emergem, exigindo uma nova postura do consumidor.
Texto adaptado. Fonte: CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação. Brasília: Consumers International/ MMA/ MEC/ IDEC, 2005. p. 15.)
Leia o texto acima e responda as questões a seguir:
a) De acordo com o texto, como a sociedade de consumo pode ser definida? Como você está inserido(a) nela?
Continuação pagina 168
b) Qual é a diferença entre os termos consumo e consumismo?
c) Escolha uma das “esferas da vida” em destaque no texto (negrito) e explique como o consumo pode afetá-la.
d) De que maneira os avanços tecnológicos influenciam nossas experiências de consumo?
e) Pesquise em livros didáticos e/ou em sites sobre o que é consumo consciente e responsável, e anote as suas principais características.
Agora assista à reportagem Economia circular: você sabe o que é?
liste em tópicos no seu caderno as principais características da economia circular.
Depois, pesquise em sites e/ou outros materiais disponíveis sobre o que é desenvolvimento sustentável e anote sua definição no caderno. Fonte: Band Jornalismo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AdX-cJAvvz8
Palavras chave do que é para fazer (assista, Liste, pesquise e anote) sobre o vídeo acima
Um dos efeitos que percebemos na globalização é a crescente padronização das nossas experiências de consumo. Alguns produtos são distribuídos e comercializados em quase todos os países. Até mesmo produtos alimentícios industrializados, como os vendidos por redes de fast food, são consumidos por pessoas em diferentes continentes. Será que ainda há diferença nos hábitos alimentares ao redor do mundo? Reflita e Depois, confira os dois trabalhos fotográficos a seguir e responda às questões no seu caderno.
Para ver as fotos acesse o endereço do link abaixo
Daily Bread – O fotógrafo Gregg Segal retratou a alimentação de crianças ao redor do mundo
Fonte: Daily Bread. Folha de São Paulo, 2018. Disponível em: https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1612345389068486-daily-bread>
Hungry Planet – Projeto do fotógrafo Peter Menzel sobre a alimentação de famílias em diversos países. Fonte: HECKE, C. Artista estuda e fotografa consumo de comida por famílias ao redor do mundo. Mega Curioso, 2013. Disponível em https://www/megacurioso.com.br/fotografia/36494-artistaestuda-e-fotografa-consumo-de-comida-emfamilias-ao-redor-do-mundo.htm
Após observar as fotos responda as questões abaixo
f) Você consome algum dos alimentos apresentados nas fotografias de Gregg Segal e de Peter Menzel? Qual(is)?
g) De acordo com as fotografias, você considera que as experiências de consumo de produtos alimentícios estão mais padronizadas? Explique sua resposta.
ATIVIDADE 3 – PROBLEMATIZANDO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL pagina 169
3.1 – DEFININDO E APLICANDO O CONCEITO
Em 1983, a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (também conhecida como Comissão Brundtland), a pedido da Organização das Nações Unidas (ONU), publicou o relatório “Nosso Futuro Comum”, que estabeleceu as bases do conceito de desenvolvimento sustentável. De acordo com o relatório:
O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades. [...] Muitos de nós vivemos além dos recursos ecológicos, por exemplo, em nossos padrões de consumo de energia. No mínimo, o desenvolvimento sustentável não deve pôr em risco os sistemas naturais que sustentam a vida na Terra: a atmosfera, as águas, os solos e os seres vivos.
Texto adaptado. Fonte:
Nações Unidas Brasil. A ONU e o meio ambiente. Disponível em: https://
nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente/
(acesso em: 08 abr. 2020).
Compare a definição de desenvolvimento sustentável que você anotou em seu caderno (atividade 2.2) com a definição do relatório “Nosso Futuro Comum”.
1)O que há de comum e de diferente entre elas? Responda
O relatório também estabelece um conjunto de indicadores que permitem acompanhar e avaliar o progresso realizado pelos países rumo ao desenvolvimento sustentável. Eles são organizados em quatro dimensões: ambiental, social, econômica e institucional.
Procure identificar a qual dimensão as descrições abaixo se referem:
Diz respeito à orientação política, capacidade e esforço despendido por governos e pela sociedade na implementação das mudanças requeridas para uma efetiva implementação do desenvolvimento sustentável. |
|
Está relacionada aos objetivos de preservação e conservação do meio ambiente, fundamentais para a qualidade de vida das gerações atuais e em benefício das gerações futuras. Reúne indicadores que expressam pressões sobre o ambiente e envolvem questões pertinentes à política ambiental, além de terem forte influência na saúde e na qualidade de vida da população. |
|
Trata de questões relacionadas ao uso e esgotamento dos recursos naturais, da produção e do gerenciamento de resíduos, do uso de energia e do desempenho macroeconômico e financeiro do país. É a dimensão que se ocupa da eficiência dos processos produtivos e das alterações nas estruturas de consumo orientadas a uma reprodução econômica sustentável de longo prazo. |
|
Corresponde, especialmente, aos objetivos ligados à satisfação das necessidades humanas, a melhoria da qualidade de vida e a justiça social. Os indicadores procuram retratar o nível educacional, a distribuição da renda, as questões ligadas à equidade e às condições de vida da população, apontando o sentido de sua evolução recente. |
|
Texto adaptado. Fonte: Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Indicadores de Desenvolvimento Sustentável – Edição 2017. Disponível emhttps://sidra.ibge/gov.br/pesquisa/ids/tabelas>(acesso em: 08 abr. 2020). |
Caderno do aluno pagina 170
Agora que você conhece um pouco mais sobre as dimensões que envolvem o desenvolvimento sustentável, analise a tabela e responda às questões:
Número de focos de queimada no Brasil por Bioma |
|||
Biomas |
1999 |
2009 |
2019 |
Amazônia |
62.858 |
81.682 |
89.178 |
Caatinga |
6.032 |
16.693 |
14.960 |
Cerrado |
43.850 |
35.899 |
63.874 |
Mata Atlântica |
11.596 |
13.941 |
18.177 |
Pantanal |
8.987 |
5.737 |
10.025 |
Pampa |
1.281 |
1.152 |
1.420 |
Fonte: Elaborado especialmente para o material de apoio ao Currículo Paulista, com dados de: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Programa Queimadas. Disponível em http://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/portal-static/estatisticas_estados/> (acesso em: 08 abr. 2020) |
analise a tabela e responda às questões:
a) Quais foram os dois biomas com maior número de focos de queimada em 2019?
b) No geral, os focos de queimada aumentaram ou diminuíram nos últimos 20 anos?
c) Quais são as possíveis consequências dessas queimadas para os biomas? E para as populações que vivem nesses lugares?
d) A questão dos focos de queimada está ligada principalmente a qual dimensão do desenvolvimento sustentável? Justifique a sua resposta.
Palavras chave para a próxima atividade (escolha, pesquise, busque
Escolha um dos biomas brasileiros para aprofundarem seus estudos.
Pesquise em sites e/ou outros materiais disponíveis sobre suas características e sobre as populações que precisam dele para sobreviver.
Depois, busque identificar de que maneira esses focos de queimada podem prejudicar as dimensões ambiental, social e econômica da região, dificultando a realização de um desenvolvimento sustentável.
Organizem as informações para apresentarem os resultados em forma de slaid usando microsoft PowerPoint.
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