ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 9º ANO A e B - PROFESSORA ELISANGELA NUNES

 ROTEIRO DE ATIVIDADES 2 (4º BIMESTRE) 

Semana referente os dias 09/11 a 20/11



Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes

Componente Curricular: Matemática 

ANO/SÉRIE: 9º ANO A e B

 Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br

Código da Turma 9º ano A: 3gu6h5q

Código da Turma 9º ano B: fqxmxnm

TEMA: GEOMETRIA 

NÚMERO DE AULAS PREVISTAS:  6 aulas por semana 

TEMPO ESTIMADO: 3 horas 

OBJETIVOS DA AULA:  Identificar congruência de ângulos; Reconhecer semelhança de figuras planas; Associar lados e ângulos correspondentes entre duas figuras semelhantes.

Reconhecer figuras planas em uma malha quadriculada; Identificar a razão de semelhança entre figuras semelhantes desenhadas em uma malha quadriculada.

Reconhecer as diferentes representações de um número racional; Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados;  Identificar frações equivalentes; Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação);  Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

Relacionar os números racionais positivos expressos nas formas, fracionária e decimal, a pontos na reta numérica. Localizar números racionais em uma reta numérica.

Reconhecer e compreender em que consiste a atividade de medir. 

 Reconhecer e compreender distintas grandezas e suas respectivas unidades de medidas.

HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA: [EF05MA18] Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.

 

[EF06MA08] Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra e relacioná-los a pontos na reta numérica.

[EF06MA24] Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas ás outras áreas do conhecimento  

COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC: Conhecimento

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas: reconhecimento da congruência dos ângulos e da proporcionalidade dos lados correspondentes

Frações: significados (parte/todo, quociente), equivalência, comparação, adição e subtração; Cálculo da fração de um número natural; adição e subtração de frações

Problemas sobre medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume

Recursos: Caderno aprender sempre (caderno do aluno e do professor, volume 3), acesso a internet ( aplicativos)...

NOME DO ALUNO:                                                                  Série: 



MÃO NA MASSA (ATIVIDADES):

Desenvolvimento:

 1º etapa: Caderno aprender sempre volume 3, páginas 10 e 11

Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:

https://youtu.be/M6l_WArl8QM


Responda aos itens de 1 a 3. 

1 – Observe os triângulos a seguir:

O triângulo LMN será uma ampliação do triângulo GHI, se existir congruência entre os ângulos correspondentes e, também: 

a. a proporcionalidade entre as medidas dos lados correspondentes. 

b. a não proporcionalidade entre as medidas dos lados correspondentes.

 c. se a medida do lado MN for o triplo de HI. 

d. se o ângulo HĜI for de 88°.


 2 – Para as afirmações a seguir coloque ‘V’ para verdadeiro e ‘F’ para falso.

 I – Duas fotografias de um mesmo barco, sendo uma a ampliação da outra, são figuras semelhantes.

 II – Dois mapas de uma mesma cidade, em escalas diferentes, são figuras semelhantes.

 III – As plantas de duas casas diferentes, na mesma escala, são figuras semelhantes.

 IV– Dois triângulos equiláteros são sempre semelhantes.

Está correta a sequência da alternativa: 

a. V-V-V-V. 

b. V-F-V-F.

c. V-V-F-V.

 d. F-V-V-V. 

3 – Observe as figuras a seguir:

Considerando que os trapézios MNPQ e DEFG são semelhantes, pode-se afirmar que:

 a. o ângulo “G” mede 75°. 

b. os lados NP e EF são proporcionais.

 c. o ângulo P mede 60°.

 d. a soma dos ângulos internos de um quadrilátero mede 460°.


2º etapa: Caderno aprender sempre volume 3, página 14

Observe a figura a seguir.

Um prédio projeta, no solo, uma sombra de 30 m de extensão no mesmo instante em que uma pessoa de 1,80 m projeta uma sombra de 2,0 m. Calcule a altura do prédio.


3º etapa: Caderno aprender sempre volume 3, página 16

Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:

https://youtu.be/ltPxJ1b680I

https://youtu.be/_OPQjX01yoE


Dos 40 filmes assistidos por Natália, 12 são de ação, 8 de suspense, 14 comédia e os demais de terror. 

  1. Escreva a representação fracionária que representa os filmes de ação e comédia assistidos por Natália.



  1. Escreva a representação fracionária dos filmes de suspense e terror assistidos por       Natália.


        

  1. Localize, na reta numérica a seguir, as representações na forma fracionária e decimal de cada um dos gêneros de filmes assistidos por Natália.

            

Caderno aprender sempre volume 3, página 21 

João comprou uma dúzia de garrafas térmicas por R$ 540,00 para serem vendidas em seu supermercado, com lucro de 25%.

  1. Ao vender, no primeiro dia, 5 garrafas térmicas, quanto obteve de lucro?


  1. No segundo dia, vendeu as demais garrafas. 

        Qual foi o lucro total que João obteve pela venda das garrafas, nesse dia?


 4º etapa: Caderno aprender sempre volume 3, página 29 e 30

Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:

https://youtu.be/t5J1sZEodC0


  1.  INVESTIGANDO MEDIDAS 

  1. O que é medir? Responda com as suas palavras.


       b)     Registre no quadro a seguir o que podemos medir no dia a dia.

c)   Como medimos uma grandeza qualquer? Registre com as suas palavras.




Acompanhamento e avaliação de aprendizagem: 

- Encaminhar as atividades realizadas no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória ( as atividades deve estar legível com nome e série).

- As dúvidas e orientações será via aplicativos no horário da aula atribuída (Plantão).

- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)

    Entregar até dia 20/11   


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