ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 9º ANO A e B - PROFESSORA ELISANGELA NUNES
ROTEIRO DE ATIVIDADES 2 (4º BIMESTRE)
Semana referente os dias 09/11 a 20/11
Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
Componente Curricular: Matemática
ANO/SÉRIE: 9º ANO A e B
Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br
Código da Turma 9º ano A: 3gu6h5q
Código da Turma 9º ano B: fqxmxnm
TEMA: GEOMETRIA
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS: 6 aulas por semana
TEMPO ESTIMADO: 3 horas
OBJETIVOS DA AULA: Identificar congruência de ângulos; Reconhecer semelhança de figuras planas; Associar lados e ângulos correspondentes entre duas figuras semelhantes.
Reconhecer figuras planas em uma malha quadriculada; Identificar a razão de semelhança entre figuras semelhantes desenhadas em uma malha quadriculada.
Reconhecer as diferentes representações de um número racional; Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados; Identificar frações equivalentes; Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação); Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
Relacionar os números racionais positivos expressos nas formas, fracionária e decimal, a pontos na reta numérica. Localizar números racionais em uma reta numérica.
Reconhecer e compreender em que consiste a atividade de medir.
Reconhecer e compreender distintas grandezas e suas respectivas unidades de medidas.
HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA: [EF05MA18] Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.
[EF06MA08] Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra e relacioná-los a pontos na reta numérica.
[EF06MA24] Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas ás outras áreas do conhecimento
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC: Conhecimento
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas: reconhecimento da congruência dos ângulos e da proporcionalidade dos lados correspondentes
Frações: significados (parte/todo, quociente), equivalência, comparação, adição e subtração; Cálculo da fração de um número natural; adição e subtração de frações
Problemas sobre medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume
Recursos: Caderno aprender sempre (caderno do aluno e do professor, volume 3), acesso a internet ( aplicativos)...
NOME DO ALUNO: Série:
MÃO NA MASSA (ATIVIDADES):
Desenvolvimento:
1º etapa: Caderno aprender sempre volume 3, páginas 10 e 11
Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:
Responda aos itens de 1 a 3.
1 – Observe os triângulos a seguir:
O triângulo LMN será uma ampliação do triângulo GHI, se existir congruência entre os ângulos correspondentes e, também:
a. a proporcionalidade entre as medidas dos lados correspondentes.
b. a não proporcionalidade entre as medidas dos lados correspondentes.
c. se a medida do lado MN for o triplo de HI.
d. se o ângulo HĜI for de 88°.
2 – Para as afirmações a seguir coloque ‘V’ para verdadeiro e ‘F’ para falso.
I – Duas fotografias de um mesmo barco, sendo uma a ampliação da outra, são figuras semelhantes.
II – Dois mapas de uma mesma cidade, em escalas diferentes, são figuras semelhantes.
III – As plantas de duas casas diferentes, na mesma escala, são figuras semelhantes.
IV– Dois triângulos equiláteros são sempre semelhantes.
Está correta a sequência da alternativa:
a. V-V-V-V.
b. V-F-V-F.
c. V-V-F-V.
d. F-V-V-V.
3 – Observe as figuras a seguir:
Considerando que os trapézios MNPQ e DEFG são semelhantes, pode-se afirmar que:
a. o ângulo “G” mede 75°.
b. os lados NP e EF são proporcionais.
c. o ângulo P mede 60°.
d. a soma dos ângulos internos de um quadrilátero mede 460°.
2º etapa: Caderno aprender sempre volume 3, página 14
Observe a figura a seguir.
Um prédio projeta, no solo, uma sombra de 30 m de extensão no mesmo instante em que uma pessoa de 1,80 m projeta uma sombra de 2,0 m. Calcule a altura do prédio.
3º etapa: Caderno aprender sempre volume 3, página 16
Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:
Dos 40 filmes assistidos por Natália, 12 são de ação, 8 de suspense, 14 comédia e os demais de terror.
Escreva a representação fracionária que representa os filmes de ação e comédia assistidos por Natália.
Escreva a representação fracionária dos filmes de suspense e terror assistidos por Natália.
Localize, na reta numérica a seguir, as representações na forma fracionária e decimal de cada um dos gêneros de filmes assistidos por Natália.
Caderno aprender sempre volume 3, página 21
João comprou uma dúzia de garrafas térmicas por R$ 540,00 para serem vendidas em seu supermercado, com lucro de 25%.
Ao vender, no primeiro dia, 5 garrafas térmicas, quanto obteve de lucro?
No segundo dia, vendeu as demais garrafas.
Qual foi o lucro total que João obteve pela venda das garrafas, nesse dia?
4º etapa: Caderno aprender sempre volume 3, página 29 e 30
Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:
INVESTIGANDO MEDIDAS
O que é medir? Responda com as suas palavras.
b) Registre no quadro a seguir o que podemos medir no dia a dia.
c) Como medimos uma grandeza qualquer? Registre com as suas palavras.
Acompanhamento e avaliação de aprendizagem:
- Encaminhar as atividades realizadas no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória ( as atividades deve estar legível com nome e série).
- As dúvidas e orientações será via aplicativos no horário da aula atribuída (Plantão).
- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)
Entregar até dia 20/11
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