Sonia Gloria Geografia 4 roteiro do 4 bimestre 7 ano
4º ROTEIRO DE ATIVIDADES 4 Bimestre.
Recuperação
Intensiva
Professora: Sonia Gloria de
Oliveira Almeida
E-mail: sgloria@prof.educacao.sp.gov.br
Classroom 7 A cod uocy3ow 7 B
cod c76vnyb 7 C cod 2qbfdka
7 D cod.
Disciplina:
Geografia 7 ano/2020 semana
23 /11 a 09 /12/2020
Unidade
Temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto
de Conhecimento: Biodiversidade brasileira
Título:Recursos Naturais e os Impactos Socioambientais
Habilidades (EF07GE12) Descrever a organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), comparar os tipos de Unidades de Conservação e discutir as práticas de conservação e preservação da biodiversidade nas regiões brasileiras.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 –
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (SNUC) Caderno do aluno volume 4
pagina 177
Nesta Situação de Aprendizagem, você verá como
o Sistema Nacional de Unidades de Conservação busca conservar e preservar a
biodiversidade no Brasil, e poderá aprender sobre a importância de grupos
quilombolas e indígenas para a conservação e preservação da natureza.
ATIVIDADE 1 – VAMOS
DIALOGAR?
Para iniciar os estudos
sobre o tema, reflita sobre as seguintes questões:
1)Na sua opinião, qual seria
uma boa maneira de conservar e preservar uma área?
2)O que você entende por
Unidade de Conservação? Você conhece alguma? Qual?
3)O que você pensa que faz o
Sistema Nacional de Unidades de Conservação?
Considere o mapa a seguir e
responda em seu caderno:
MAPA 1 – UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: USO
SUSTENTÁVEL, 2018.
Para visualizar melhor o
mapa acesse o site HTTPS://atlasescolar.ibge.gov.br/imagens/atlas/,apas_brasil/brasil_unidade_de_uso_sustentável.pdf
a) Que informações o Mapa 1
representa?
Resposta
b) Em quais estados
brasileiros há maior concentração de florestas nacionais?
Resposta:
c) A maior parte do Estado de São Paulo é
composta por áreas antropizadas. pesquise o que isso significa, e anote em seu
caderno o significado com as suas palavras.
Resposta
Para
aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema, assista ao vídeo Conduta Ambiental
Legal – Unidades de Conservação. Fonte: Secretaria de Infraestrutura e Meio
Ambiente do Estado de São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vE1pEAjfo1c
(acesso em 03nov.de2020)
Unidades Temáticas: O sujeito e seu lugar no mundo e formas de representação e pensamento espacial
Objetos de Conhecimento: Idéias e concepções sobre a formação territorial do Brasil e mapas temáticos do Brasil 1 Bimestre
Habilidades do Currículo Paulista de
Geografia: (EF07GE16*) Analisar em diferentes produções culturais elementos das
paisagens das regiões brasileiras, em especial a região sudeste; (EF07GE01)
Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e
estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil;
SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS.
a) acesse os vídeos por meio dos respectivos links
• IBGE Explica – PIB, disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php> . Acesso em: 31 out. 2019.
• Atlas Brasil 2013 – O que é?, disponível em: https://youtu.be/K7Cftgj250Y> . Acesso em: 31 out. 2019.
• Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para Crianças, disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLuaYSS3ezmQAuqmz2En-BlEqb5bX2fUvM>. . Acesso em: 31 out. 2019.
Em seguida, sistematize os principais aprendizados no seu caderno.
b) Localize no caça-palavras as seguintes expressões:
Manifestação Cultural, Estereótipo, Coeficiente de Gini, PIB, IDH, Indicadores e Socioeconômicos.
Unidade
Temática: Conexões e escalas
Objeto
de Conhecimento: Formação territorial do Brasil
Título:
: BRASIL
– FLUXOS ECONÔMICOS E POPULACIONAIS, CONFLITOS, TENSÕES HISTÓRICAS E
CONTEMPORÂNEAS 2 Bimestre
HABILIDADES(EF07GE02) Analisar a
influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e
territorial e discutir os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas no
Brasil, em especial no Estado de São Paulo.
Atividade
Leia os textos 1 e 2 abaixo
Texto 1
A ocupação portuguesa do litoral brasileiro só teve início com a criação do regime de capitanias hereditárias por D. João III, em 1532, e sua implantação a partir de 1534. Até então, a exploração do novo território era esparsa e basicamente individual, a exemplo da donataria concedida pelo rei D. Manuel a Fernando de Noronha visando ao arrendamento do comércio de pau-brasil. Foi através desse sistema de capitanias que os primeiros núcleos de ocupação e colonização portuguesa do Brasil foram estabelecidos, a exemplo de São Vicente, concedida a Martim Afonso de Sousa, em 1532, e de Pernambuco, concedida a Duarte Coelho, em 1534. Portugal deu início à colonização do Brasil para compensar a perda para os muçulmanos de um importante comércio no Norte da África, garantir as rotas para as Índias e expulsar os franceses que assediavam a costa brasileira desde o início do século XVI.
Fonte: Brasil 500 anos de povoamento – IBGE. Disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/construcao-do-territorio/capitanias-hereditarias.html . Acesso em: 02 dez. 2019.
Texto 2
A ocupação portuguesa no Brasil colônia teve um caráter exploratório dos recursos naturais presentes em um território já humanizado, se fixando primeiramente na faixa litorânea. As poucas cidades e vilas constituídas no período, assim como todas as áreas agrícolas, ocorreram nas proximidades do oceano Atlântico, a via de comunicação com Portugal. Assim, a criação do território brasileiro é resultado de séculos de formação, com mudanças ocorrendo na medida que novas terras eram conquistadas e cresciam as disputas por domínio e poder. Essas conquistas ocorreram por meio de guerras e influências políticas.
Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
Com base nos seus conhecimentos e nas informações extraídas das imagens e dos textos, faça uma pesquisq sobre o processo de ocupação e formação do território brasileiro. Para apóia lo sugerimos algumas questões:
1)O que você sabe sobre as nações colonizadoras do Brasil?
2)Quais atividades e ciclos econômicos foram desenvolvidos nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX?
3)Como ocorreu a disputa pelo território brasileiro em relação à conquista de novas terras, em especial no Estado de São Paulo?
4)E hoje, quais atividades econômicas e fluxos populacionais caracterizam o território brasileiro?
Unidade
Temática: Mundo do trabalho
Objeto
de Conhecimento: Produção, circulação e consumo de mercadorias
Título: DO PERÍODO MERCANTILISTA AO MUNDO
GLOBALIZADO: TRANSFORMAÇÕES NO TEMPO E ESPAÇO. 3 Bimestre
Habilidades (EF07GE19*) Aplicar conhecimentos geográficos para identificar fenômenos sócio espaciais representativos das primeiras fases do processo de globalização em diferentes lugares.
ATIVIDADE 2 – CONTEXTUALIZANDO: MERCANTILISMO, CAPITALISMO E OS FLUXOS INTERNACIONAIS
Leia o texto a seguir:
No século XVII, o Brasil passa a ocupar um lugar de real importância no Mercantilismo português. Neste sistema mercantil, uniram-se primeiramente o Oriente à Europa, em seguida o Brasil e, posteriormente, a América Espanhola. Muito lentamente, mas crescendo progressivamente, as mercadorias brasileiras passaram a participar do fluxo do comércio internacional, a ponto de fomentar um papel estratégico com a exploração e exportação do ouro, da prata e das pedras preciosas. O comércio do Brasil, por meio de Portugal, desses bens preciosos permitiu o desenvolvimento capitalista industrial na Inglaterra. O Mercantilismo, do qual somos o solo, representa a forma de associação entre o Estado Moderno e o Capitalismo nascente.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (adaptado). Rio de Janeiro, v. 20, 2012. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS%20-%20RJ/brasilnumeros/Brasil_numeros_ v20_2012.pdf> (acesso em: 30 jan. 2020).
O texto trata do mercantilismo, processo que envolveu a exploração de riquezas das colônias (como o Brasil) para as metrópoles (como Portugal), durante as Grandes Navegações.
O mercantilismo foi fundamental para o desenvolvimento da indústria e do capitalismo na Europa. Agora que você já leu um pouco sobre o assunto, pesquise as principais características do Mercantilismo e do Capitalismo em livros didáticos e/ou sites.
Durante o processo, faça um fichamento do que descobriu. O fichamento é um material que pode ser utilizado para estudar e retomar conceitos importantes.
Para fazê-lo, sugerimos seguir as seguintes etapas:
1. Comece pesquisando em materiais que podem conter informações pertinentes sobre o tema. Livros didáticos e sites de História e Geografia são bons pontos de partida
2. Ao encontrar um material com informações importantes, anote na sua ficha (ou no seu caderno) a fonte;
3. Faça um resumo, em tópicos, das informações que você encontrou. Seja sucinto, e destaque palavras chave importantes;
4. Escreva comentários sobre o que você aprendeu com a sua pesquisa, e destaque os pontos que gostaria de aprofundar.
Comentários
Postar um comentário