Sonia Gloria Geografia 4 roteiro do 4 bimestre 7 ano

 4º ROTEIRO DE ATIVIDADES 4 Bimestre.

Recuperação Intensiva

Professora: Sonia Gloria de Oliveira Almeida

E-mail: sgloria@prof.educacao.sp.gov.br

Classroom  7 A  cod uocy3ow     7 B  cod c76vnyb     7 C cod  2qbfdka

7 D cod.

Disciplina: Geografia  7 ano/2020        semana  23 /11  a 09 /12/2020

Unidade Temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida

Objeto de Conhecimento: Biodiversidade brasileira

Título:Recursos Naturais e os Impactos Socioambientais

 

Habilidades (EF07GE12) Descrever a organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), comparar os tipos de Unidades de Conservação e discutir as práticas de conservação e preservação da biodiversidade nas regiões brasileiras.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (SNUC) Caderno do aluno volume 4 pagina 177

 Nesta Situação de Aprendizagem, você verá como o Sistema Nacional de Unidades de Conservação busca conservar e preservar a biodiversidade no Brasil, e poderá aprender sobre a importância de grupos quilombolas e indígenas para a conservação e preservação da natureza.

ATIVIDADE 1 – VAMOS DIALOGAR?

Para iniciar os estudos sobre o tema, reflita sobre as seguintes questões:

1)Na sua opinião, qual seria uma boa maneira de conservar e preservar uma área?

2)O que você entende por Unidade de Conservação? Você conhece alguma? Qual?

3)O que você pensa que faz o Sistema Nacional de Unidades de Conservação?

Considere o mapa a seguir e responda em seu caderno:

 MAPA 1 – UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: USO SUSTENTÁVEL, 2018.

Para visualizar melhor o mapa acesse o site HTTPS://atlasescolar.ibge.gov.br/imagens/atlas/,apas_brasil/brasil_unidade_de_uso_sustentável.pdf

a) Que informações o Mapa 1 representa?

Resposta

b) Em quais estados brasileiros há maior concentração de florestas nacionais?

Resposta:

 c) A maior parte do Estado de São Paulo é composta por áreas antropizadas. pesquise o que isso significa, e anote em seu caderno o significado com as suas palavras.

Resposta

Para aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema, assista ao vídeo Conduta Ambiental Legal – Unidades de Conservação. Fonte: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vE1pEAjfo1c (acesso em 03nov.de2020)

Unidades Temáticas: O sujeito e seu lugar no mundo e formas de representação e pensamento espacial

 Objetos de Conhecimento: Idéias e concepções sobre a formação territorial do Brasil e mapas temáticos do Brasil 1 Bimestre

 Habilidades do Currículo Paulista de Geografia: (EF07GE16*) Analisar em diferentes produções culturais elementos das paisagens das regiões brasileiras, em especial a região sudeste; (EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil;

SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS.

 a) acesse os vídeos por meio dos respectivos links

• IBGE Explica – PIB, disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php>   . Acesso em: 31 out. 2019.

 • Atlas Brasil 2013 – O que é?, disponível em: https://youtu.be/K7Cftgj250Y>   . Acesso em: 31 out. 2019.

 • Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para Crianças, disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLuaYSS3ezmQAuqmz2En-BlEqb5bX2fUvM>.  . Acesso em: 31 out. 2019.

 Em seguida, sistematize os principais aprendizados no seu caderno.

 b) Localize no caça-palavras as seguintes expressões:

 Manifestação Cultural, Estereótipo, Coeficiente de Gini, PIB, IDH, Indicadores e Socioeconômicos.

Unidade Temática: Conexões e escalas

Objeto de Conhecimento: Formação territorial do Brasil

Título: : BRASIL – FLUXOS ECONÔMICOS E POPULACIONAIS, CONFLITOS, TENSÕES HISTÓRICAS E CONTEMPORÂNEAS  2 Bimestre

HABILIDADES(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial e discutir os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas no Brasil, em especial no Estado de São Paulo.

Atividade

Leia os textos 1 e 2 abaixo

Texto 1

A ocupação portuguesa do litoral brasileiro só teve início com a criação do regime de  capitanias hereditárias por D. João III, em 1532, e sua implantação a partir de 1534. Até então, a exploração do novo território era esparsa e basicamente individual, a exemplo da donataria concedida pelo rei D. Manuel a Fernando de Noronha visando ao arrendamento do comércio de pau-brasil. Foi através desse sistema de capitanias que os primeiros núcleos de ocupação e colonização portuguesa do Brasil foram estabelecidos, a exemplo de São Vicente, concedida a Martim Afonso de Sousa, em 1532, e de Pernambuco, concedida a Duarte Coelho, em 1534. Portugal deu início à colonização do Brasil para compensar a perda para os muçulmanos de um importante comércio no Norte da África, garantir as rotas para as Índias e expulsar os franceses que assediavam a costa brasileira desde o início do século XVI.

Fonte: Brasil 500 anos de povoamento – IBGE. Disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/construcao-do-territorio/capitanias-hereditarias.html  . Acesso em: 02 dez. 2019.

Texto 2

 A ocupação portuguesa no Brasil colônia teve um caráter exploratório dos recursos naturais presentes em um território já humanizado, se fixando primeiramente na faixa litorânea. As poucas cidades e vilas constituídas no período, assim como todas as áreas agrícolas, ocorreram nas proximidades do oceano Atlântico, a via de comunicação com Portugal. Assim, a criação do território brasileiro é resultado de séculos de formação, com mudanças ocorrendo na medida que novas terras eram conquistadas e cresciam as disputas por domínio e poder. Essas conquistas ocorreram por meio de guerras e influências políticas.

 Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

Com base nos seus conhecimentos e nas informações extraídas das imagens e dos textos, faça uma pesquisq sobre o processo de ocupação e formação do território brasileiro. Para apóia lo sugerimos algumas questões:

1)O que você sabe sobre as nações colonizadoras do Brasil?

2)Quais atividades e ciclos econômicos foram desenvolvidos nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX?  

3)Como ocorreu a disputa pelo território brasileiro em relação à conquista de novas terras, em especial no Estado de São Paulo?

4)E hoje, quais atividades econômicas e fluxos populacionais caracterizam o território brasileiro?

Unidade Temática: Mundo do trabalho

Objeto de Conhecimento: Produção, circulação e consumo de mercadorias

Título: DO PERÍODO MERCANTILISTA AO MUNDO GLOBALIZADO: TRANSFORMAÇÕES NO TEMPO E ESPAÇO. 3 Bimestre

Habilidades (EF07GE19*) Aplicar conhecimentos geográficos para identificar fenômenos sócio espaciais representativos das primeiras fases do processo de globalização em diferentes lugares.

ATIVIDADE 2 – CONTEXTUALIZANDO: MERCANTILISMO, CAPITALISMO E OS FLUXOS INTERNACIONAIS

Leia o texto a seguir:

No século XVII, o Brasil passa a ocupar um lugar de real importância no Mercantilismo português. Neste sistema mercantil, uniram-se primeiramente o Oriente à Europa, em seguida o Brasil e, posteriormente, a América Espanhola. Muito lentamente, mas crescendo progressivamente, as mercadorias brasileiras passaram a participar do fluxo do comércio internacional, a ponto de fomentar um papel estratégico com a exploração e exportação do ouro, da prata e das pedras preciosas. O comércio do Brasil, por meio de Portugal, desses bens preciosos permitiu o desenvolvimento capitalista industrial na Inglaterra. O Mercantilismo, do qual somos o solo, representa a forma de associação entre o Estado Moderno e o Capitalismo nascente.

 Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (adaptado). Rio de Janeiro, v. 20, 2012. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS%20-%20RJ/brasilnumeros/Brasil_numeros_ v20_2012.pdf>  (acesso em: 30 jan. 2020).

O texto trata do mercantilismo, processo que envolveu a exploração de riquezas das colônias (como o Brasil) para as metrópoles (como Portugal), durante as Grandes Navegações.

O mercantilismo foi fundamental para o desenvolvimento da indústria e do capitalismo na Europa. Agora que você já leu um pouco sobre o assunto, pesquise as principais características do Mercantilismo e do Capitalismo em livros didáticos e/ou sites.

Durante o processo, faça um fichamento do que descobriu. O fichamento é um material que pode ser utilizado para estudar e retomar conceitos importantes.

 Para fazê-lo, sugerimos seguir as seguintes etapas:

 1. Comece pesquisando em materiais que podem conter informações pertinentes sobre o tema. Livros didáticos e sites de História e Geografia são bons pontos de partida

2. Ao encontrar um material com informações importantes, anote na sua ficha (ou no seu caderno) a fonte;

3. Faça um resumo, em tópicos, das informações que você encontrou. Seja sucinto, e destaque palavras chave importantes;

4. Escreva comentários sobre o que você aprendeu com a sua pesquisa, e destaque os pontos que gostaria de aprofundar.

 

 

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