ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 8º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

 ROTEIRO DE ESTUDO DE MATEMÁTICA


Professor: Andreia dos Santos

Email: santoscomba@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: Matemática         Turma: 8º ano  D

Tempo estimado: 3 aulas + 3 CMSP 

Unidade Temática: Valor numérico de expressões algebricas

HABILIDADE: (EF08MA18) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

 (EF07MA24)  Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.

 

Competência: Conhecimento 

Código turma glassroom: 75vvgf4

 

 ATIVIDADE REFERENTE SEMANA 06/11 A 11/11

 

 

 

Exercício 

Nome completo:                                                                                                   série:

 

 Atividade 1- Mão na massa – 3 aulas – 145 minutos

 

 

TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: TRANSLAÇÕES

 

Translação: A translação é uma isometria, pois essa transformação preserva a distância entre os pontos que determinam a figura. Translação é uma transformação em que a figura se desloca paralelamente a uma reta, isto é, todos os pontos da figura são deslocados numa mesma direção, com a mesma distância. 


 








  1. Translação de um ponto: Na malha a seguir, foi marcado o ponto A (1, 1). O que podemos observar em relação à localização dos demais pontos, tendo como referência o ponto A?

 

  1. Escreva as coordenadas dos vértices do triângulo ABC, desenhado no plano cartesiano a seguir: 

 

Reproduza o triângulo na mesma malha quadriculada, fazendo as translações indicadas, e escreva as novas coordenadas dos vértices A, B e C dos triângulos obtidos: 

a) Translação vertical de 5 unidades para cima.

b) Translação horizontal de 4 unidades para a esquerda. 

c) Translação horizontal de 3 unidades para a direita.

d) Translação vertical de 6 unidades para baixo

3)

 

 

Sistematização - 

As atividades deverão ser entregues via email, google sala – glassroom até quinta feira. 

As dúvidas e orientações deveram ser no horário da manhã segunda-feira, terça – feira, quarta –feira

Em seu caderno faça o registro das aulas do centro de mídias colocando nome e a data que você assistiu para registro de presença. – Para ser entregue também esses registros.

 

           Links das aulas do centro de mídia: 3 aulas ( 135 minutos)

            https://youtu.be/s6y0SSi9ixU

           https://youtu.be/Tc9ag5BBAUs

           https://youtu.be/Zn18K6bTwu0

 

 

 

 

 

Obs.: As atividades realizadas no caderno ou na apostila não esquecer de colocar nome completo e serie para a correção. 




 

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane