ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 8º ANO C - PROFESSORA ELISANGELA NUNES
ROTEIRO DE ATIVIDADES 2 (4º BIMESTRE)
Semana referente os dias 09/11 a 20/11
Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
Componente Curricular: Matemática
ANO/SÉRIE: 8º ano C
Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br
Código da turma: vdzvkus
TEMA: GEOMETRIA
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS: 6 aulas por semana
TEMPO ESTIMADO: 3 horas
OBJETIVOS DA AULA: Verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo qualquer é 180°.
Resolver problemas envolvendo a condição de existência dos triângulos quanto a soma das medidas dos seus ângulos internos.
Resolver problemas utilizando argumentos matemáticos com base nas propriedades dos triângulos.
Resolver problemas que envolvam o cálculo da medida de área de figuras planas: quadriláteros.
Resolver problemas que envolvam o cálculo da medida de área de figuras planas: triângulos.
Resolver problemas que envolvam o cálculo do comprimento de uma circunferência.
Resolver problemas que envolvam o cálculo da área de um círculo.
HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA: [EF07MA24] Construir Triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto á medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°
[EF07MA30] Resolver e elaborar problemas de cálculos de medidas do volume de blocos retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico)
[EF08MA19] Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de áreas de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculos de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC: Conhecimento
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Triângulos: Construção, condição de existência e soma das medidas dos ângulos internos
Cálculo de volume de blocos retangulares, utilizando unidades de medida convencionais mais usuais
Área de figuras planas
Área do círculo e comprimento de sua circunferência
Recursos: Caderno aprender sempre (caderno do aluno e do professor, volume 3), acesso a internet ( aplicativos)...
NOME DO ALUNO: Série:
MÃO NA MASSA (ATIVIDADES):
Desenvolvimento:
1º etapa: Sequência de atividades 1 - Caderno aprender sempre volume 3, página 17 e 18 (aula 7 e 8)
Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link: https://youtu.be/DnkDfTtBoe4
1- Observe o triângulo a seguir:
2. Observe o triângulo a seguir;
2º etapa: Sequência de atividades 2 – Caderno aprender sempre volume 3 – página 23 e 24 (aula 1)
Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:
Explorando relações entre áreas de quadriláteros.
Os Quadriláteros são figuras que possuem 4 lados. Alguns quadriláteros recebem o nome de paralelogramo, retângulo, quadrado e trapézio. Tais figuras possuem características que as tornam únicas, relacionadas a medida do ângulo e a medida dos lados. Assim, preencha a tabela abaixo ressaltando as diferenças entre cada um dos dados solicitados:
Caderno aprender sempre volume 3, páginas 26 e 27, ( aula 2)
Relação entre área de quadriláteros e triângulos.
Observe as figuras planas no papel milimetrado abaixo:
Preencha o quadro abaixo com as características do quadrado e do triângulo:
Qual a medida da área de cada figura?
Qual relação você consegue estabelecer entre a área do quadrado e a área do triângulo? Justifique.
3º etapa: Sequência de atividades 2 – Caderno aprender sempre volume 3 – páginas 29 e 30 (aula 3) - Círculo, circunferência e seu comprimento
Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:
Observe as imagens da figura abaixo:
Raio é a distância do centro do círculo/circunferência até a sua extremidade. Indique um raio na figura acima. Diâmetro é a distância de uma extremidade a outra do círculo/circunferência, passando pelo centro. Indique um diâmetro na figura acima
Qual relação podemos estabelecer entre raio e diâmetro, sabendo que ambos possuem o centro como uma referência?
- Qual a diferença entre círculo e circunferência? Dê dois exemplos de cada um.
Acompanhamento e avaliação de aprendizagem:
- Encaminhar as atividades realizadas no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória ( as atividades deve estar legível com nome e série).
- As dúvidas e orientações será via aplicativos no horário da aula atribuída (Plantão).
- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)
Entregar até dia 20/11
Comentários
Postar um comentário