ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 8º ANO C - PROFESSORA ELISANGELA NUNES

 ROTEIRO DE ATIVIDADES 2  (4º BIMESTRE) 

Semana referente os dias 09/11 a 20/11 


Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes

Componente Curricular: Matemática 

ANO/SÉRIE: 8º ano C 

Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br

Código da turma: vdzvkus

TEMA: GEOMETRIA

NÚMERO DE AULAS PREVISTAS:  6 aulas por semana 

TEMPO ESTIMADO: 3 horas 

OBJETIVOS DA AULA:  Verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo qualquer é 180°. 

Resolver problemas envolvendo a condição de existência dos triângulos quanto a soma das medidas dos seus ângulos internos. 

Resolver problemas utilizando argumentos matemáticos com base nas propriedades dos triângulos.

Resolver problemas que envolvam o cálculo da medida de área de figuras planas: quadriláteros.

Resolver problemas que envolvam o cálculo da medida de área de figuras planas: triângulos.

Resolver problemas que envolvam o cálculo do comprimento de uma circunferência.

Resolver problemas que envolvam o cálculo da área de um círculo.

HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA: [EF07MA24] Construir Triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto á medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°

[EF07MA30] Resolver e elaborar problemas de cálculos de medidas do volume de blocos retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico)

[EF08MA19] Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de áreas de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculos de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

 COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC: Conhecimento

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Triângulos: Construção, condição de existência e soma das medidas dos ângulos internos 

Cálculo de volume de blocos retangulares, utilizando unidades de medida convencionais mais usuais

Área de figuras planas

Área do círculo e comprimento de sua circunferência 

Recursos: Caderno aprender sempre (caderno do aluno e do professor, volume 3), acesso a internet ( aplicativos)...

NOME DO ALUNO:                                                                  Série: 


MÃO NA MASSA (ATIVIDADES):

Desenvolvimento:

 1º etapa: Sequência de atividades 1 - Caderno aprender sempre volume 3, página 17 e 18 (aula 7 e 8) 

Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link: https://youtu.be/DnkDfTtBoe4


1- Observe o triângulo a seguir:


2. Observe o triângulo a seguir;


2º etapa: Sequência de atividades 2 – Caderno aprender sempre volume 3 – página 23 e 24 (aula 1) 


Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:

https://youtu.be/xrquMJbYYRM

https://youtu.be/kxvmivdSPzU


Explorando relações entre áreas de quadriláteros.

  1. Os Quadriláteros são figuras que possuem 4 lados. Alguns quadriláteros recebem o nome de paralelogramo, retângulo, quadrado e trapézio. Tais figuras possuem características que as tornam únicas, relacionadas a medida do ângulo e a medida dos lados. Assim, preencha a tabela abaixo ressaltando as diferenças entre cada um dos dados solicitados:



Caderno aprender sempre volume 3, páginas 26 e 27, ( aula 2)


Relação entre área de quadriláteros e triângulos. 

  1. Observe as figuras planas no papel milimetrado abaixo:



Preencha o quadro abaixo com as características do quadrado e do triângulo:

Qual a medida da área de cada figura?

Qual relação você consegue estabelecer entre a área do quadrado e a área do triângulo? Justifique.



3º etapa: Sequência de atividades 2 – Caderno aprender sempre volume 3 – páginas 29 e 30 (aula 3) - Círculo, circunferência e seu comprimento

Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:

https://youtu.be/s6y0SSi9ixU



Observe as imagens da figura abaixo:

  1. Raio é a distância do centro do círculo/circunferência até a sua extremidade. Indique um raio na figura acima. Diâmetro é a distância de uma extremidade a outra do círculo/circunferência, passando pelo centro. Indique um diâmetro na figura acima

  2. Qual relação podemos estabelecer entre raio e diâmetro, sabendo que ambos possuem o centro como uma referência?


- Qual a diferença entre círculo e circunferência? Dê dois exemplos de cada um.





Acompanhamento e avaliação de aprendizagem: 

- Encaminhar as atividades realizadas no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória ( as atividades deve estar legível com nome e série).

- As dúvidas e orientações será via aplicativos no horário da aula atribuída (Plantão).

- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)

  Entregar até dia 20/11   


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