Sonia Gloria Geografia 4 roteito do 4 bimestre 6 ano

 4º ROTEIRO DE ATIVIDADES 4 Bimestre.

Recuperação Intensiva

Professora: Sonia Gloria de Oliveira Almeida

E-mail: sgloria@prof.educacao.sp.gov.br

Classroom  6 A  cod  omkfbkg      6 B cod. Rbyt6ub        6 C  cod. E3qjfmy

Disciplina: Geografia  6 ano/2020        semana  23 a 09 /12/2020

Unidade Temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida

Objeto de Conhecimento: Biodiversidade e ciclo hidrológico

Título: Os Solos e a Manutenção da Vida

HABILIDADES (EF06GE10) Explicar a importância dos solos para a manutenção da vida, identificar os fatores de formação, tipos e usos e relacionar com a permeabilidade e a disponibilidade de água, em diferentes lugares e tempos

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA  pagina 169 caderno do aluno volume 4

 A Situação de Aprendizagem 2 tem como objetivo abordar a importância dos solos para a manutenção da vida, os fatores de formação, os seus tipos e os seus usos. Outros aspectos também são apresentados, como o processo de degradação do solo, provocado pela ação humana, e as ações de preservação e conservação em diferentes lugares.

ATIVIDADE 1 – VAMOS DIALOGAR?

 Talvez você já tenha visto campanhas publicitárias sobre a proteção do meio ambiente. Elas visam apresentar problemas socioambientais para diferentes sociedades, além de sensibilizá-las sobre as mudanças necessárias para proteger a natureza. Para esta atividade, indicamos os vídeos 1 e 2 para você assistir .

1) Qual é o seu lugar favorito na natureza? – vídeo apresenta uma campanha da Organização das Nações Unidas - Meio Ambiente para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) Fonte: ONU Brasil, 2017. Disponível em:. https://www.youtube.com/watch?v=Hhz1js4yxvU&li

2) Rang-tan: a história do óleo de palma sujo - animação apresenta uma história de uma garota e sua amiga orangotango que foi forçada a deixar sua casa na floresta. Fonte: Greenpeace Brasil, 2018. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1wamvlwyzmE

Registre no caderno as principais idéias do vídeo 1 e 2

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

É importante lembrar que, além das florestas e da água, existem outros recursos fundamentais para garantir a vida no planeta e que são pouco conhecidos, como o solo. Mas, afinal você já viu alguma campanha para preservar e conservar os solos? Já parou para pensar na importância do solo para a manutenção das diferentes formas de vida? Você sabia que o solo é um recurso natural finito, limitado e não-renovável? Para saber mais, assista ao vídeo 3 a seguir:

 3) Juntos podemos parar a degradação da terra! – animação que conta a história de Liloe, uma adolescente de 15 anos que vive no Quênia que fala sobre a importância de proteger os solos. Assim como seus antepassados, ela depende da terra para se alimentar, buscar abrigo e proteção. Fonte: ONU Brasil, 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sNPEDXmMcUQ

De acordo com suas percepções sobre a história da adolescente retratada na animação, comente a seguinte questão:

 Na sua opinião, como as sociedades em diferentes lugares podem proteger os solos e as formas de vida, ao mesmo tempo que produzem alimentos e desenvolvem outras atividades?

Resposta:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Título:   O trabalho e a transformação do Espaço Geográfico 1 Bimestre

HABILIDADES: EF06GE06: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

EF06GE07: Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades

Leia o texto O trabalho, as atividades econômicas e as paisagens da pagina 29 do livro Araribá Mais Geografia 6 ano e responda as questões:

1)Para que os seres humanos trabalham?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) O que é divisão social do trabalho?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3)O que é divisão territorial do trabalho?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia o texto As atividades econômicas da pagina 30 do livro Araribá mais geografia 6 ano e responda as questões:

1)Quais são as principais atividades econômicas da sociedade?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Como as paisagens podem se diferenciar de acordo com a atividade econômica ? Exemplifique?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Unidade Temática: Formas de representação e pensamento espacial

Objeto de Conhecimento: Representação das cidades e do espaço urbano

Título: A Cartografia e suas tecnologias 2 Bimestre

HABILIDADES: (EF06GE20*) Reconhecer a importância da Cartografia como uma forma de linguagem para representar fenômenos nas escalas local, regional e global (EF06GE08) Analisar a diferença entre a escala gráfica e a escala numérica e medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas

 

Atividade:

1) Pesquise e responda o que é cartografia e sua importância?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2)Pesquise e responda qual a diferença entre a escala gráfica e a escala numérica?

Unidade Temática: Escalas e conexões

Objeto de Conhecimento: Relações entre os componentes físico-naturais

Título: Planeta Terra: Movimentos e mudanças climáticas 3 Bimestre

HABILIDADES: (EF06GE03C) Diferenciar tempo e clima e analisar os fenômenos atmosféricos e climáticos em diferentes lugares

 

2.3 – ESTAÇÕES DO ANO

 Leia o texto e assista ao vídeo indicado a seguir.

 As estações do ano são decorrentes principalmente da posição do eixo inclinado da Terra. Devido à inclinação aproximada de 23,5º do eixo de rotação da Terra em relação ao eixo perpendicular ao plano de sua órbita em torno do Sol, a luz solar não atinge igualmente os dois hemisférios: numa dada época do ano, um dos hemisférios fica mais voltado para o Sol. Isso resulta em estações do ano opostas: quando é verão no hemisfério norte, é inverno no sul; quando é primavera no norte, é outono no sul, e assim sucessivamente. As estações do ano, portanto, também podem ser considerada uma das conseqüências do movimento de translação da Terra.

 Fonte: Atlas Escolar IBGE (A Terra – nosso planeta no universo). Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/a-terra/nosso-planeta-no-universo e/ou por meio do QR Code ao lado (acesso em: 29 jan. 2020).

Com o apoio do(a) professor(a), acesse o vídeo Quatro Estações, de Vivaldi, no Partituras, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vrIxdV7TiLQ  e/ou por meio do QR Code ao lado (acesso em: 29 jan. 2020).

Sugerimos que ouça trechos da composição de Antonio Vivaldi (1678-1741) e perceba no repertório como cada estação do ano é representada.  E responda:

1)Você acha que a música representa bem cada estação do ano?

2) Você mudaria alguma coisa nela? Compartilhe as suas percepções

3)Com base nos materiais de apoio, nos seus conhecimentos e em pesquisas adicionais em livros didáticos, responda às questões propostas :

 a) Por que as estações do ano são diferentes nos hemisférios?

 b) Explique qual é a relação entre a inclinação do eixo da Terra e a distribuição dos raios solares sobre o planeta.

c) Quais são as características relacionadas às variações climáticas proporcionadas pelas estações do ano?

 d) Você já ouviu falar em Solstício e Equinócio? O que você sabe sobre isso?

 e) Registre as suas percepções com relação a cada uma das estações do ano, a partir do seu lugar de vivência, por meio de um desenho, poema, música, fotografia ou outras formas de expressão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane