Sonia Gloria Geografia 4 roteito do 4 bimestre 6 ano
4º ROTEIRO DE ATIVIDADES 4 Bimestre.
Recuperação
Intensiva
Professora: Sonia Gloria de
Oliveira Almeida
E-mail: sgloria@prof.educacao.sp.gov.br
Classroom 6 A cod omkfbkg 6 B cod. Rbyt6ub
6 C cod. E3qjfmy
Disciplina:
Geografia 6 ano/2020 semana
23 a 09 /12/2020
Unidade
Temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto
de Conhecimento: Biodiversidade e ciclo hidrológico
Título:
Os Solos e a Manutenção da Vida
HABILIDADES (EF06GE10) Explicar a importância dos solos para a manutenção da vida, identificar os fatores de formação, tipos e usos e relacionar com a permeabilidade e a disponibilidade de água, em diferentes lugares e tempos
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 –
A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA pagina 169 caderno do aluno volume 4
A Situação de Aprendizagem 2 tem como objetivo
abordar a importância dos solos para a manutenção da vida, os fatores de
formação, os seus tipos e os seus usos. Outros aspectos também são
apresentados, como o processo de degradação do solo, provocado pela ação
humana, e as ações de preservação e conservação em diferentes lugares.
ATIVIDADE 1 – VAMOS
DIALOGAR?
Talvez você já tenha visto campanhas
publicitárias sobre a proteção do meio ambiente. Elas visam apresentar
problemas socioambientais para diferentes sociedades, além de sensibilizá-las
sobre as mudanças necessárias para proteger a natureza. Para esta atividade,
indicamos os vídeos 1 e 2 para você assistir .
1) Qual é o seu lugar favorito
na natureza? – vídeo apresenta uma campanha da Organização das Nações Unidas -
Meio Ambiente para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) Fonte:
ONU Brasil, 2017. Disponível em:. https://www.youtube.com/watch?v=Hhz1js4yxvU&li
2) Rang-tan: a história do
óleo de palma sujo - animação apresenta uma história de uma garota e sua amiga
orangotango que foi forçada a deixar sua casa na floresta. Fonte: Greenpeace
Brasil, 2018. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1wamvlwyzmE
Registre no caderno as
principais idéias do vídeo 1 e 2
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
É importante lembrar que,
além das florestas e da água, existem outros recursos fundamentais para
garantir a vida no planeta e que são pouco conhecidos, como o solo. Mas, afinal
você já viu alguma campanha para preservar e conservar os solos? Já parou para
pensar na importância do solo para a manutenção das diferentes formas de vida?
Você sabia que o solo é um recurso natural finito, limitado e não-renovável?
Para saber mais, assista ao vídeo 3 a seguir:
3) Juntos podemos parar a degradação da terra!
– animação que conta a história de Liloe, uma adolescente de 15 anos que vive
no Quênia que fala sobre a importância de proteger os solos. Assim como seus
antepassados, ela depende da terra para se alimentar, buscar abrigo e proteção.
Fonte: ONU Brasil, 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sNPEDXmMcUQ
De acordo com suas
percepções sobre a história da adolescente retratada na animação, comente a
seguinte questão:
Na sua opinião, como as sociedades em
diferentes lugares podem proteger os solos e as formas de vida, ao mesmo tempo
que produzem alimentos e desenvolvem outras atividades?
Resposta:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Título:
O trabalho e a transformação do Espaço
Geográfico 1 Bimestre
HABILIDADES: EF06GE06: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.
EF06GE07: Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades
Leia o texto O trabalho, as atividades econômicas e as paisagens da pagina 29 do livro Araribá Mais Geografia 6 ano e responda as questões:
1)Para que os seres humanos trabalham?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) O que é divisão social do trabalho?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)O que é divisão territorial do trabalho?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia o texto As atividades econômicas da pagina 30 do livro Araribá mais geografia 6 ano e responda as questões:
1)Quais são as principais atividades econômicas da sociedade?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Como as paisagens podem se diferenciar de acordo com a atividade econômica ? Exemplifique?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Unidade
Temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto
de Conhecimento: Representação das cidades e do espaço urbano
Título:
A Cartografia e suas
tecnologias 2 Bimestre
HABILIDADES: (EF06GE20*) Reconhecer a importância da Cartografia como uma forma de linguagem para representar fenômenos nas escalas local, regional e global (EF06GE08) Analisar a diferença entre a escala gráfica e a escala numérica e medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas
Atividade:
1) Pesquise e responda o que
é cartografia e sua importância?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)Pesquise e responda qual a
diferença entre a escala gráfica e a escala numérica?
Unidade
Temática: Escalas e conexões
Objeto
de Conhecimento: Relações entre os componentes físico-naturais
Título:
Planeta Terra: Movimentos e
mudanças climáticas 3 Bimestre
HABILIDADES: (EF06GE03C) Diferenciar tempo e clima e analisar os fenômenos atmosféricos e climáticos em diferentes lugares
2.3 – ESTAÇÕES DO ANO
Leia o texto e assista ao vídeo indicado a seguir.
As estações do ano são decorrentes principalmente da posição do eixo inclinado da Terra. Devido à inclinação aproximada de 23,5º do eixo de rotação da Terra em relação ao eixo perpendicular ao plano de sua órbita em torno do Sol, a luz solar não atinge igualmente os dois hemisférios: numa dada época do ano, um dos hemisférios fica mais voltado para o Sol. Isso resulta em estações do ano opostas: quando é verão no hemisfério norte, é inverno no sul; quando é primavera no norte, é outono no sul, e assim sucessivamente. As estações do ano, portanto, também podem ser considerada uma das conseqüências do movimento de translação da Terra.
Fonte: Atlas Escolar IBGE (A Terra – nosso planeta no universo). Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/a-terra/nosso-planeta-no-universo e/ou por meio do QR Code ao lado (acesso em: 29 jan. 2020).
Com o apoio do(a) professor(a), acesse o vídeo Quatro Estações, de Vivaldi, no Partituras, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vrIxdV7TiLQ e/ou por meio do QR Code ao lado (acesso em: 29 jan. 2020).
Sugerimos que ouça trechos da composição de Antonio Vivaldi (1678-1741) e perceba no repertório como cada estação do ano é representada. E responda:
1)Você acha que a música representa bem cada estação do ano?
2) Você mudaria alguma coisa nela? Compartilhe as suas percepções
3)Com base nos materiais de apoio, nos seus conhecimentos e em pesquisas adicionais em livros didáticos, responda às questões propostas :
a) Por que as estações do ano são diferentes nos hemisférios?
b) Explique qual é a relação entre a inclinação do eixo da Terra e a distribuição dos raios solares sobre o planeta.
c) Quais são as características relacionadas às variações climáticas proporcionadas pelas estações do ano?
d) Você já ouviu falar em Solstício e Equinócio? O que você sabe sobre isso?
e) Registre as suas percepções com relação a
cada uma das estações do ano, a partir do seu lugar de vivência, por meio de um
desenho, poema, música, fotografia ou outras formas de expressão.
Comentários
Postar um comentário