Sonia Gloria Geografia 6 ano 2 roteiro do 4 bimestre

2º ROTEIRO DE ATIVIDADES 4 Bimestre.

Professora: Sonia Gloria de Oliveira Almeida

E-mail: sgloria@prof.educacao.sp.gov.br

Classroom  6 A  cod  omkfbkg      6 B cod. Rbyt6ub        6 C  cod. E3qjfmy

Disciplina: Geografia  6 ano/2020        semana  03 a 11 /11/2020

Unidade Temática: Conexões e escalas

Objeto de Conhecimento: Relações entre os componentes físico-naturais

Título: Biomas Brasileiros

HABILIDADES( (EF06GE05) Caracterizar os biomas, ecossistemas e os recursos naturais em diferentes lugares e relacionar com os padrões e componentes climáticos, hidrográficos, geomorfológicos, pedológicos e biológicos.

CONHECER PARA PROTEGER: BIOMAS BRASILEIROS   tempo 1h e 30 minutos

A Situação de Aprendizagem 1 visa contribuir com a ampliação dos seus estudos sobre a interação das diferentes sociedades com a natureza e as dinâmicas físico-naturais. As atividades tratam dos ecossistemas e biomas brasileiros, destacando relações entre os componentes do clima, da hidrografia, do relevo, do solo e da biosfera, e as ações antrópicas em diferentes lugares

ATIVIDADE 1 – VAMOS DIALOGAR?  Pagina 163

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui uma área total de 8.515.767,049 km². No território brasileiro encontramos diferentes paisagens, ecossistemas e biomas que apresentam distintas características de vegetação, relevo, clima, hidrografia e biodiversidade. Para saber mais sobre os ecossistemas e biomas brasileiros, assista aos vídeos 1, 2 e 3, e registre as principais idéias no seu caderno.

1) ODS #14: Vida na água • IBGE Explica – apresenta informações sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 que integra a Agenda 2030.

https://www.youtube.com/watch?v=-Qy6HtE0GZU

Registre as principais idéias do vídeo no caderno ou aqui

2) ODS #15: Vida terrestre - IBGE Explica – apresenta informações sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 que integra a Agenda 2030.

https://www.youtube.com/watch?v=Q5TYYyD7HB8&t

Registre as principais idéias desse vídeo no caderno ou aqui

3) Biomas Brasileiros – apresenta o personagem Zeca, adolescente brasileiro que “curte” percorrer o país e pesquisar/aprender. Nas suas pesquisas, tem descoberto modificações nos biomas brasileiros

https://www.youtube.com/watch?v=0dlXce3s4mo

Registre as principais idéias desse vídeo no caderno ou aqui

Depois, a partir das questões propostas. Registre os conhecimentos e reflexões obtidas no seu caderno.

1)O que você sabe sobre os ecossistemas?

2) O que é bioma?

3)Qual é a diferença entre ecossistemas e biomas?

4) O que são recursos naturais?

5) E ações antrópicas?

6) Cite exemplos de ações antrópicas que têm provocado a degradação dos ecossistemas e biomas brasileiros.

 7)O que você entendeu sobre os ODS 14 e 15?

8) Como os ODS podem contribuir para resolver os problemas verificados nos ecossistemas e biomas brasileiros?

9) Que tipo de ações podem colaborar para proteger os ecossistemas e biomas em diferentes lugares?

ATIVIDADE 2 – CONTEXTUALIZANDO: BIOMAS BRASILEIROS pagina 164

Para saber um pouco mais sobre os biomas brasileiros, leia o texto a seguir:

O Brasil é formado por biomas de características distintas [...] Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna. Como a vegetação é um dos componentes mais importantes da biota, seu estado de conservação e de continuidade definem a existência ou não de habitats para as espécies, a manutenção de serviços ambientais e o fornecimento de bens essenciais à sobrevivência de populações humanas. Para a perpetuação da vida nos biomas, é necessário o estabelecimento de políticas públicas ambientais, a identificação de oportunidades para a conservação, o uso sustentável e a repartição de benefícios da biodiversidade.

Texto adaptado. Fonte: Ministério do Meio Ambiente. Biomas. Disponível emhttps://www.mma.gov/

Pesquise o significado das palavras destacadas no texto e de outros conceitos, termos e expressões que vocês desconhecem. As descobertas feitas registre no caderno.

Biota

Habitats

Biodiversidade

Em seguida, investigue em livros didáticos, jornais, revistas disponíveis na escola e/ ou no site do IBGE Educa dados e informações sobre os biomas brasileiros. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18307-biomas--brasileiros.html

Escreva aqui sua investigação

Para apoiá-lo(a) no desenvolvimento da sua pesquisa, indicamos o seguinte roteiro de questões:

a) Quais são os biomas brasileiros?

b) O Sistema Costeiro-Marinho é considerado um bioma? Explique sua resposta.

 c) Liste três características de cada bioma brasileiro.

d) Qual é a distribuição geográfica dos biomas no território brasileiro?

 e) Você conhece todos os biomas? Comente sua resposta.

 f) Qual(is) bioma(s) abrange(m) o estado em que você mora?

 g) Qual(is) bioma(s) abrange(m) a cidade e/ou região em que você mora?

 h) Quais são as principaiscaracterísticas desse(s) bioma(s)?

 i) Quais são os principais problemas socioambientais identificados no(s) bioma(s) da sua região?

j) Existem iniciativas locais para a proteção do(s) bioma(s)? Se sim, comente sua resposta

Aproveite para selecionar fotografias, infográficos, vídeos e mapas para aprimorar a sua pesquisa. Feito isso, chegou o momento de indicar a localização de cada bioma e o Sistema Costeiro-Marinho no mapa mudo do Brasil a seguir. Lembre-se de criar a legenda, inserir o título e outros elementos cartográficos no seu mapa. Pagina 165

Depois de feito o mapa, faça uma leitura do mesmo e responda:

1)Quais são os dois maiores biomas do Brasil?

Para finalizar, registre no caderno os aprendizados obtidos nesta atividade e verifique com o(a) professor(a) o formato mais adequado para apresentar os resultados da sua pesquisa para os(as) colegas da turma.  Fazer em forma de slaid no microsof PowerPoint

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane