Sonia Gloria Geografia 6 ano 2 roteiro do 4 bimestre
2º ROTEIRO DE ATIVIDADES 4 Bimestre.
Professora: Sonia Gloria de
Oliveira Almeida
E-mail: sgloria@prof.educacao.sp.gov.br
Classroom 6 A cod omkfbkg 6 B cod. Rbyt6ub
6 C cod. E3qjfmy
Disciplina:
Geografia 6 ano/2020 semana
03 a 11 /11/2020
Unidade
Temática: Conexões e escalas
Objeto
de Conhecimento: Relações entre os componentes físico-naturais
Título:
Biomas Brasileiros
HABILIDADES( (EF06GE05) Caracterizar os biomas, ecossistemas e os recursos naturais em diferentes lugares e relacionar com os padrões e componentes climáticos, hidrográficos, geomorfológicos, pedológicos e biológicos.
CONHECER PARA PROTEGER: BIOMAS BRASILEIROS tempo 1h e 30 minutos
A Situação de Aprendizagem 1 visa contribuir com a ampliação dos seus estudos sobre a interação das diferentes sociedades com a natureza e as dinâmicas físico-naturais. As atividades tratam dos ecossistemas e biomas brasileiros, destacando relações entre os componentes do clima, da hidrografia, do relevo, do solo e da biosfera, e as ações antrópicas em diferentes lugares
ATIVIDADE 1 – VAMOS DIALOGAR? Pagina 163
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui uma área total de 8.515.767,049 km². No território brasileiro encontramos diferentes paisagens, ecossistemas e biomas que apresentam distintas características de vegetação, relevo, clima, hidrografia e biodiversidade. Para saber mais sobre os ecossistemas e biomas brasileiros, assista aos vídeos 1, 2 e 3, e registre as principais idéias no seu caderno.
1) ODS #14: Vida na água • IBGE Explica – apresenta informações sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 que integra a Agenda 2030.
https://www.youtube.com/watch?v=-Qy6HtE0GZU
Registre
as principais idéias do vídeo no caderno ou aqui
2) ODS #15: Vida terrestre - IBGE Explica – apresenta informações sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 que integra a Agenda 2030.
https://www.youtube.com/watch?v=Q5TYYyD7HB8&t
Registre
as principais idéias desse vídeo no caderno ou aqui
3) Biomas Brasileiros – apresenta o personagem Zeca, adolescente brasileiro que “curte” percorrer o país e pesquisar/aprender. Nas suas pesquisas, tem descoberto modificações nos biomas brasileiros
https://www.youtube.com/watch?v=0dlXce3s4mo
Registre
as principais idéias desse vídeo no caderno ou aqui
Depois, a partir das questões propostas. Registre os conhecimentos e reflexões obtidas no seu caderno.
1)O que você sabe sobre os ecossistemas?
2) O que é bioma?
3)Qual é a diferença entre ecossistemas e biomas?
4) O que são recursos naturais?
5) E ações antrópicas?
6) Cite exemplos de ações antrópicas que têm provocado a degradação dos ecossistemas e biomas brasileiros.
7)O que você entendeu sobre os ODS 14 e 15?
8) Como os ODS podem contribuir para resolver os problemas verificados nos ecossistemas e biomas brasileiros?
9) Que tipo de ações podem colaborar para proteger os ecossistemas e biomas em diferentes lugares?
ATIVIDADE 2 – CONTEXTUALIZANDO: BIOMAS BRASILEIROS pagina 164
Para saber um pouco mais sobre os biomas brasileiros, leia o texto a seguir:
O Brasil é formado por biomas de características distintas [...] Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna. Como a vegetação é um dos componentes mais importantes da biota, seu estado de conservação e de continuidade definem a existência ou não de habitats para as espécies, a manutenção de serviços ambientais e o fornecimento de bens essenciais à sobrevivência de populações humanas. Para a perpetuação da vida nos biomas, é necessário o estabelecimento de políticas públicas ambientais, a identificação de oportunidades para a conservação, o uso sustentável e a repartição de benefícios da biodiversidade.
Texto adaptado. Fonte: Ministério do Meio Ambiente. Biomas. Disponível emhttps://www.mma.gov/
Pesquise o significado das palavras destacadas no texto e de outros conceitos, termos e expressões que vocês desconhecem. As descobertas feitas registre no caderno.
Biota
Habitats
Biodiversidade
Em seguida, investigue em livros didáticos, jornais, revistas disponíveis na escola e/ ou no site do IBGE Educa dados e informações sobre os biomas brasileiros. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18307-biomas--brasileiros.html
Escreva aqui sua investigação
Para apoiá-lo(a) no desenvolvimento da sua pesquisa, indicamos o seguinte roteiro de questões:
a) Quais são os biomas brasileiros?
b) O Sistema Costeiro-Marinho é considerado um bioma? Explique sua resposta.
c) Liste três características de cada bioma brasileiro.
d) Qual é a distribuição geográfica dos biomas no território brasileiro?
e) Você conhece todos os biomas? Comente sua resposta.
f) Qual(is) bioma(s) abrange(m) o estado em que você mora?
g) Qual(is) bioma(s) abrange(m) a cidade e/ou região em que você mora?
h) Quais são as principaiscaracterísticas desse(s) bioma(s)?
i) Quais são os principais problemas socioambientais identificados no(s) bioma(s) da sua região?
j) Existem iniciativas locais para a proteção do(s) bioma(s)? Se sim, comente sua resposta
Aproveite para selecionar fotografias, infográficos, vídeos e mapas para aprimorar a sua pesquisa. Feito isso, chegou o momento de indicar a localização de cada bioma e o Sistema Costeiro-Marinho no mapa mudo do Brasil a seguir. Lembre-se de criar a legenda, inserir o título e outros elementos cartográficos no seu mapa. Pagina 165
Depois de feito o mapa, faça uma leitura do mesmo e responda:
1)Quais são os dois maiores biomas do Brasil?
Para finalizar, registre no caderno os aprendizados obtidos nesta atividade e verifique com o(a) professor(a) o formato mais adequado para apresentar os resultados da sua pesquisa para os(as) colegas da turma. Fazer em forma de slaid no microsof PowerPoint
Comentários
Postar um comentário