17 ROTEIRO DE APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA – 4º BIMESTRE - 1ºD
ROTEIRO DE ATIVIDADES
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM – 4º BIMESTRE
SEMANA DO DIA 16 de novembro ao dia 20 de novembro
de 2020
AULA DE REFERÊNCIA DO CMSP EXIBIDO NO DIA 06/11/2020
LINK DAS AULAS DO CMSP:
https://www.youtube.com/watch?v=TRONlUeBnRw
NOME DO ALUNO:
PROFESSOR (A): VICTOR HUGO RODRIGUES DA SILVA
EMAIL: victorrodrigues@prof.educacao.sp.gov.br
DISCIPLINA: Geografia TURMA: 1ºD
CONTEÚDO: Os biomas terrestres/Clima e
cobertura vegetal
QUANTIDADE
DE HORAS: 90 minutos
TEMPO
MÉDIO PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES:
Atividade nº1 e 2
(leitura e interpretação): 70 minutos. Atividade nº 3 (resolução): 20 minutos
METODOLOGIA: Pesquisa e interação a partir dos recursos midiáticos e/ou
aplicativos
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA: Comparar
características geográficas dos diferentes domínios naturais estabelecendo
relações entre os biomas.
COMPETÊNCIAS
GERAIS DA BNCC:
Conhecimento; Repertório cultural; Autoconhecimento e
autocuidado;
ATIVIDADES
ATIVIDADE N°1:
Leitura conceitual
1º PASSO: Leia os fragmentos de texto abaixo
O que é biodiversidade?
Como o próprio nome indica,
biodiversidade trata da diversidade de vida em todos os ecossistemas
existentes, seja no mais profundo oceano, seja no topo das mais altas
montanhas. Ela é usada em referência não apenas ao número de organismos
existentes, como também à variedade genética e de funções ecológicas desempenhadas
pelas diferentes espécies.
Site: Brasil Escola
Link para ampliar o conhecimento sobre biodiversidade:
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-biodiversidade.htm
O que é um Bioma?
O bioma pode
ser definido, segundo o IBGE, como “um conjunto de vida vegetal
e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que
podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima
semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da
paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria”.
Link para ampliar o conhecimento sobre bioma: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-bioma.htm
ATIVIDADE N°2:
Biomas brasileiros
1º PASSO: Observe o mapa sobre os biomas do Brasil e
as imagens abaixo com especificidade
Bioma da Amazônia
Link da imagem: https://amazoniareal.com.br/wp-content/uploads/2013/12/Lecythidaceae_Bertholletia_excelsa_Castanheira_Rogerio_Gribel.jpg
Bioma do Cerrado
Bioma da Caatinga
Bioma do Pantanal
Link da imagem: https://planetabiologia.com/wp-content/uploads/2015/09/Bioma-Pantanal-Caracter%C3%ADsticas-1280x720.jpg
Bioma da Mata Atlântica
Link da imagem: https://i1.wp.com/biologo.com.br/bio/wp-content/uploads/2017/09/mata-atlantica.jpg
Bioma dos Pampas
Link da imagem: https://beduka.com/blog/wp-content/uploads/2019/03/o-que-%C3%A9-o-pampa.jpg
Link para ampliar o conhecimento:
Pampas: https://www.todamateria.com.br/pampa/
Cerrado: https://www.todamateria.com.br/cerrado/
Amazônia: https://www.todamateria.com.br/amazonia/
Caatinga: https://www.todamateria.com.br/caatinga/
Mata Atlântica: https://www.infoescola.com/biomas/mata-atlantica/
Pantanal: https://www.todamateria.com.br/pantanal/
ATIVIDADE N°3: Resolução
Descreva ao menos duas
características específicas de cada bioma
a)
Amazônia: (exemplo) Maior biodiversidade
do mundo; chuvas constantes o ano inteiro.
b)
Pampas:
c)
Cerrado:
d)
Caatinga:
e)
Mata
Atlântica:
f) Pantanal:
Bons estudos!!
Comentários
Postar um comentário