Língua Portuguesa e Literatura 2º C e D - Professora Liliane
ROTEIRO E ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA
PELOS ALUNOS, DEVIDO A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS
2 EM 3º
bimestre 29/10
Professor: Liliane de
Oliveira M. |
Área do conhecimento:
Linguagens e Códigos |
Disciplina: Língua Portuguesa |
Séries: 2ºC e D |
Data: 29/10 à 05/11 |
Use o
Google Clasroon e ganhe 2 pontos a mais na sua média do 3º bimestre |
Envie sua atividade
por email: misquita@prof.educacao.sp.gov.br ou entre no Clasroon |
Código do
2º C: 7eubosc Código do 2º D: g3feex6 |
Título da aula: |
AMOR ALÉM DO TEMPO |
||||||||||||
Objetivo(s) da
aprendizagem: |
Refletir sobre as diferenças entre a linguagem literária e
não literária. |
||||||||||||
Habilidades do
Currículo: Habilidade da BNCC: |
(EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e
estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do
cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante
do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos
romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da
periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do
indivíduo e do mundo pela literatura. |
||||||||||||
Habilidade essencial: |
Elaborar
estratégias de leitura, respeitando as diferentes características de gênero. |
||||||||||||
Metodologia: |
Aula interativa via aplicativo Central de
Mídias e Google sala de aula. |
||||||||||||
Desenvolvimento Atividade 1: . |
Acompanhe a leitura dos textos 1 e 2. Em
seguida, responda às perguntas 1, 2 e 3 Texto 1: Trecho da crônica “Uma coisa inútil”,
por Menalton Braff1 Alguém pode me dizer qual é
a utilidade do amor? Até hoje ninguém me convenceu. Ele, o amor, é
inteiramente inútil. Como a vida. Não tem utilidade. Ter filhos, amigos, tudo
tão inútil como a arte. Uma ideia, esta da inutilidade, que me parece ter
comparecido em algum escrito de Kant. Na Crítica da Razão Prática? Não sei. E
essa ignorância em assuntos filosóficos me dá coceira no corpo todo. Bem, se
não foi o Kant, alguém deve ter dito isso, e juro que não fui o inventor.
Penso nessas coisas quando tenho de ouvir umas pessoas dizendo que literatura
é uma coisa inútil. Sou obrigado a concordar. Se amigo e filho têm utilidade,
não são mais amigo e filho, passando à categoria de instrumento. Enfim,
servem para alguma coisa. Apesar disso, continuo
lendo, e cada vez com maior paixão. E continuo vivo nem sei pra quê, pois se
a vida também é inútil. Essa é uma afirmação perigosa, em alguns sentidos
letal, pois há pessoas que não se interessam por coisa alguma que não tenha
utilidade. [...] O "ADEUS" DE TERESA A VEZ
PRIMEIRA que eu fitei Teresa, E
ela, corando, murmurou-me: "adeus." Uma
noite... entreabriu-se um reposteiro... E ela
entre beijos murmurou-me: "adeus!" Passaram
tempos... sec'los de delírio Ela
em soluços murmurou-me: "adeus!" Quando
voltei... era o palácio em festa! ... E ela
arquejando murmurou-me: "adeus!" S. Paulo, 28 de agosto de 1868. Glossário3: Reposteiro: Espécie de cortina
utilizada normalmente para substituir uma porta. Alcova: Cômodo pequeno que pode
servir de quarto de dormir. Empíreo: Mitologia - a parte mais elevada do céu,
habitada pelos deuses. Arquejar: Respirar com
dificuldade; ofegar, ansiar, arfar: arquejar após um grande esforço. 01. Quais as principais características
dos dois textos quanto à forma, linguagem e função?
2. Qual dos dois
textos é poético? Justifique sua resposta. 3. Qual a diferença
entre poesia e crônica? |
||||||||||||
Atividade 4: |
USE O GOOGLE SALA
DE AULA/ CLASROON Veja como é simples: Tutorial para entrar
no sala de aula : https://www.youtube.com/watch?v=VGfkq7hzG5k tutorial para
responder no google sala de aula: https://www.youtube.com/watch?v=uqZokULsMC4 |
||||||||||||
Recursos: |
Entrega do
material ( físico) Disponibilização
do material via wattsap, blog e facebook |
||||||||||||
Avaliação: |
Participação e realização da
atividade. |
||||||||||||
Número de aulas que
equivalem: |
8 aulas de 45
minutos |
||||||||||||
Instrumentos para verificação da aprendizagem: |
Participação nos
diversos meios disponibilizado aos estudantes, bem como a entrega das
atividades do caderno do aluno e pesquisa. |
||||||||||||
Referências: |
SÃO PAULO
(Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista do Estado de São Paulo:
SEDUC, 2019. Secretaria da Educação. São Paulo – SP. SÃO PAULO FAZ ESCOLA.
Vol. 1. Versão Estendida. Ensino Fundamental Anos Finais. Currículo Paulista
do Estado de São Paulo: SEDUC, 2019.Secretaria da Educação. São Paulo –' SP.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa / Coord. Maria
Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008. ISBN 978-85-61400-11-8. 1. Língua
Portuguesa (Ensino Fundamental e Médio) – Estudo e ensino. I. Fini, Maria
Inês. II. São Paulo (Estado) Secretaria da Educação |
Fonte: Documento Orientador Atividades escolares
não presenciais. Secretaria da
Educação do Estado de São Paulo. Página 17/60.
1d/
Comentários
Postar um comentário