Língua Portuguesa e Literatura 2º C e D - Professora Liliane

 

ROTEIRO E ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS, DEVIDO A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS

 

 2 EM 3º bimestre 29/10

Professor: Liliane de Oliveira M.

Área do conhecimento: Linguagens e Códigos

Disciplina: Língua Portuguesa

Séries: 2ºC e D

Data: 29/10 à 05/11

Use o Google Clasroon e ganhe 2 pontos a mais na sua média do 3º bimestre

Envie sua atividade por email: misquita@prof.educacao.sp.gov.br  ou entre no Clasroon

Código do 2º C: 7eubosc      Código do 2º D: g3feex6 

 

Título da aula:

AMOR ALÉM DO TEMPO

Objetivo(s) da aprendizagem:

 

Refletir sobre as diferenças entre a linguagem literária e não literária.

Habilidades do Currículo:

 

 

 

 

 

 

Habilidade da BNCC:

(EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.

Habilidade essencial:

Elaborar estratégias de leitura, respeitando as diferentes características de gênero.

Metodologia:

Aula interativa via aplicativo Central de Mídias e Google sala de aula.

Desenvolvimento

Atividade  1:

.

 

Acompanhe a leitura dos textos 1 e 2. Em seguida, responda às perguntas 1, 2 e 3

Texto 1: Trecho da crônica “Uma coisa inútil”, por Menalton Braff1

Alguém pode me dizer qual é a utilidade do amor? Até hoje ninguém me convenceu. Ele, o amor, é inteiramente inútil. Como a vida. Não tem utilidade. Ter filhos, amigos, tudo tão inútil como a arte. Uma ideia, esta da inutilidade, que me parece ter comparecido em algum escrito de Kant. Na Crítica da Razão Prática? Não sei. E essa ignorância em assuntos filosóficos me dá coceira no corpo todo. Bem, se não foi o Kant, alguém deve ter dito isso, e juro que não fui o inventor. Penso nessas coisas quando tenho de ouvir umas pessoas dizendo que literatura é uma coisa inútil. Sou obrigado a concordar. Se amigo e filho têm utilidade, não são mais amigo e filho, passando à categoria de instrumento. Enfim, servem para alguma coisa.

Apesar disso, continuo lendo, e cada vez com maior paixão. E continuo vivo nem sei pra quê, pois se a vida também é inútil. Essa é uma afirmação perigosa, em alguns sentidos letal, pois há pessoas que não se interessam por coisa alguma que não tenha utilidade. [...]

O "ADEUS" DE TERESA

A VEZ PRIMEIRA que eu fitei Teresa,
Como as plantas que arrasta a correnteza,
A valsa nos levou nos giros seus...
E amamos juntos... E depois na sala
"Adeus" eu disse-lhe a tremer co'a fala...

E ela, corando, murmurou-me: "adeus."

Uma noite... entreabriu-se um reposteiro...
E da alcova saía um cavaleiro
Inda beijando uma mulher sem véus...
Era eu... Era a pálida Teresa!
"Adeus" lhe disse conservando-a presa...

E ela entre beijos murmurou-me: "adeus!"

Passaram tempos... sec'los de delírio
Prazeres divinais... gozos do Empíreo...
...Mas um dia volvi aos lares meus.
Partindo eu disse — "Voltarei! ... descansa! ..."
Ela, chorando mais que uma criança,

Ela em soluços murmurou-me: "adeus!"

Quando voltei... era o palácio em festa! ...
E a voz d'Ela e de um homem lá na orquestra
Preenchiam de amor o azul dos céus.
Entrei! ... Ela me olhou branca... surpresa!
Foi a última vez que eu vi Teresa! ...

E ela arquejando murmurou-me: "adeus!"

S. Paulo, 28 de agosto de 1868.

Glossário3:

Reposteiro: Espécie de cortina utilizada normalmente para substituir uma porta.

Alcova: Cômodo pequeno que pode servir de quarto de dormir. Empíreo: Mitologia - a parte mais elevada do céu, habitada pelos deuses.

Arquejar: Respirar com dificuldade; ofegar, ansiar, arfar: arquejar após um grande esforço.

01.  Quais as principais características dos dois textos quanto à forma, linguagem e função?

 

Uma coisa inútil

O “adeus” de Teresa

Forma

 

 

Linguagem

 

 

Função

 

 

2. Qual dos dois textos é poético? Justifique sua resposta.

3. Qual a diferença entre poesia e crônica?

 

Atividade 4:

 

 

Envio da atividade

USE O GOOGLE SALA DE AULA/ CLASROON

Veja como é simples:

Tutorial para entrar no sala de aula :

https://www.youtube.com/watch?v=VGfkq7hzG5k

tutorial para responder no google sala de aula:

https://www.youtube.com/watch?v=uqZokULsMC4

 

Recursos:

Entrega do material ( físico)

Disponibilização do material via wattsap, blog e facebook

Avaliação: 

Participação e realização da atividade.

Número de aulas que equivalem:

 

8 aulas de 45 minutos

Instrumentos para verificação da aprendizagem:

Participação nos diversos meios disponibilizado aos estudantes, bem como a entrega das atividades do caderno do aluno e pesquisa.

Referências:

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista do Estado de São Paulo: SEDUC, 2019. Secretaria da Educação. São Paulo – SP. SÃO PAULO FAZ ESCOLA. Vol. 1. Versão Estendida. Ensino Fundamental Anos Finais. Currículo Paulista do Estado de São Paulo: SEDUC, 2019.Secretaria da Educação. São Paulo –' SP. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa / Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008. ISBN 978-85-61400-11-8. 1. Língua Portuguesa (Ensino Fundamental e Médio) – Estudo e ensino. I. Fini, Maria Inês. II. São Paulo (Estado) Secretaria da Educação

 

Fonte: Documento Orientador Atividades escolares não presenciais. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Página 17/60.

 

 

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