ROTEIRO DE APRENDIZAGEM - GRAFITE - ARTE - 8º C e D

 

ROTEIRO DE APRENDIZAGEM – 4º BIMESTRE

 

 

EE Chojiro Segawa 

 

Professora: Eunice 

 

E-mail: euniceanjos@professor.educacao.sp.gov.br 

 

Componente Curricular: Arte 

 

Turmas: 8º anos C e D 

 

Roteiro de atividades a serem realizadas em casa pelos alunos, devido a pandemia do novo coronavírus

Objeto de conhecimento: Danças indígenas, africanas e afro-brasileira

 

Habilidade: (EF08AR24): Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional. 

 

Objetivos: - Propiciar momentos de exploração, pesquisa e aprofundamento. Perceber se o aluno consegue reconhecer vocabulários próprios envolvidos na composição de manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira

 

Estratégias e desenvolvimento 

 

Realize uma pesquisa em livros, revistas, internet, etc.., de imagens e  textos sobre danças folclóricas de origem indígena, africanas e afro-brasileiras.

 

Danças folclóricas de origem indígena: Cateretê ou Catira, Cururu, Sarabaquê ou Dança da Santa Cruz, Sairê do extremo norte do Brasil, Folguedos Populares; e Dança dos Tapuias e Pássaros Branco

Danças Africanas: Ahouach, Guedra, Schikatt, Gnawa, Kizomba e Semba.

Danças afro-brasileiras: Capoeira, Congada, Jongo, Maracatu, Carnaval, Tambor de Crioula, Jongo, Frevo, Jongo, Batuque, Bambelô, Tambor de Crioula, Tambor de Taboca, Tambor de Mina, Carimbó, Congada, Cavalhada, Congo, Banda de Congo, Banda de Pífano, Dança do Parafuso, Punga de Pernada, Umbigada, Embolada, Boi de Reis, Boi da Manta, Bumba Meu Boi, Folia de Reis, Fado, Auto do Quilombo, Chimarrita, Vaquejada, Fandango do Pontal, Fandango de Tamancos, Catira, Cateretê, Maculelê, Repente, Frevo, Maxixe, Gafieira, Xote, Pastoril dramático, Lapinhas, Samba, Samba de Aboio, Samba de Roda, Samba de Breque, Samba de Enredo e Carnaval .

 

ATIVIDADE:

- Após realizar a pesquisa, escolha uma imagem ou texto, que chamou sua atenção e utilizando folha de sulfite, lápis grafite preto ou lápis de cor, faça um grafite (desenho) na folha de sulfite ou caderno, tire uma foto e envie para o email da sala de leitura: chojirosegawasaladeleituracs@gmail.com até o dia 23/11/2020, estes trabalhos poderão ser entregues em dupla ou trio.

                                      

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane