ROTEIRO DE APRENDIZAGEM - GRAFITE - ARTE - 8º C e D
ROTEIRO DE
APRENDIZAGEM – 4º BIMESTRE
EE Chojiro Segawa
Professora: Eunice
E-mail: euniceanjos@professor.educacao.sp.gov.br
Componente Curricular: Arte
Turmas: 8º anos C e D
Roteiro
de atividades a serem realizadas em casa pelos alunos, devido a pandemia do
novo coronavírus
Objeto
de conhecimento: Danças
indígenas, africanas e afro-brasileira
Habilidade: (EF08AR24): Reconhecer e
apreciar artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz
indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas, investigando os
modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação
profissional.
Objetivos: - Propiciar momentos de exploração, pesquisa e
aprofundamento. Perceber se o aluno consegue reconhecer vocabulários próprios
envolvidos na composição de manifestações cênicas de matriz indígena, africana
e afro-brasileira
Estratégias e desenvolvimento
Realize uma pesquisa em livros,
revistas, internet, etc.., de imagens e
textos sobre danças folclóricas de origem indígena, africanas e
afro-brasileiras.
Danças folclóricas de origem indígena: Cateretê ou Catira, Cururu,
Sarabaquê ou Dança da Santa Cruz, Sairê do extremo norte do Brasil, Folguedos
Populares; e Dança dos Tapuias e Pássaros Branco
Danças
Africanas:
Ahouach, Guedra, Schikatt, Gnawa, Kizomba e Semba.
Danças
afro-brasileiras:
Capoeira, Congada, Jongo, Maracatu, Carnaval, Tambor de Crioula, Jongo, Frevo,
Jongo, Batuque, Bambelô, Tambor de Crioula, Tambor de Taboca, Tambor de Mina,
Carimbó, Congada, Cavalhada, Congo, Banda de Congo, Banda de Pífano, Dança do
Parafuso, Punga de Pernada, Umbigada, Embolada, Boi de Reis, Boi da Manta,
Bumba Meu Boi, Folia de Reis, Fado, Auto do Quilombo, Chimarrita, Vaquejada,
Fandango do Pontal, Fandango de Tamancos, Catira, Cateretê, Maculelê, Repente,
Frevo, Maxixe, Gafieira, Xote, Pastoril dramático, Lapinhas, Samba, Samba de
Aboio, Samba de Roda, Samba de Breque, Samba de Enredo e Carnaval .
ATIVIDADE:
-
Após realizar a pesquisa, escolha uma imagem ou texto, que chamou sua atenção e
utilizando folha de sulfite, lápis grafite preto ou lápis de cor, faça um grafite
(desenho) na folha de sulfite ou caderno, tire uma foto e envie para o email da
sala de leitura: chojirosegawasaladeleituracs@gmail.com até o dia 23/11/2020, estes
trabalhos poderão ser entregues em dupla ou trio.
Comentários
Postar um comentário