II Amostra Literária Ciências 7°D professora Semeir

 

E.E CHOJIRO SEGAWA

PROJETO INTERDISCIPLINAR DE GRAFITE

EM PARCERIA COM A SALA DE LEITURA

Professora de ciências: Semeir

7°D

Entrega até 23/11

Deverá ser entregue no e-mail da sala de leitura chojirosegawasaladeleituracs@gmail.com

Após análise e correção as notas serão disponibilizadas para todos os professores e as atividades entregues farão parte da exposição virtual “II AMOSTRA LITERÁRIA”

Texto:

O que é graffiti?

  Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffitosignifica em Latim e Italiano “escritas feitas com carvão” grafiti vem da palavra “graphein”, que em Grego significa escrever, sendo também o nome que se dá ao material de carbono que compõe o lápis, de onde se conclui que graffitis tem tudo a ver com escrever com carvão, desde o Império Romano.

    Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o valor artístico do grafite ao da pichação, que é bem mais controverso. . Sendo que a remoção do grafite é bem mais fácil do que o piche. 

Temos várias modalidades de grafite:

Modalidades

 

Grafite 3D: desenhos concebidos a partir de idéias visuais de profundidade, sem contornos. Exige domínio técnico do grafiteiro na combinação de cores e formas.

 

WildStyle: tem o formato de letras distorcidas, em forma de setas, que quase cobrem o desenho.

Bomber: são letras gordas e que parecem vivas, geralmente feitas com duas ou três cores.
Letras grafitadas: incorporação das técnicas do grafite à pichação. As letras grafitadas representam a assinatura do grupo.

Grafite artístico ou livre figuração: nesse estilo vale tudo: caricaturas, personagens de história em quadrinhos, figurações realistas e também elementos abstratos.
Grafites com máscaras e spray: facilita a rápida execução e disseminação de uma marca individual ou de grupo.


Graffiti como projeto social

      Atualmente os artistas do grafite são convidados a participarem de projetos que visam embelezar as cidades. Com isso, espera-se que as pessoas interessadas nessa atividade possam continuar expressando sua arte, mas sem causar prejuízos ao planejamento urbano.
Para citar alguns exemplos, a Universidade de São Paulo (USP) começou a organizar a primeira cooperativa brasileira de grafiteiros, muitos deles ex-pichadores. O objetivo é profissionalizar esses artistas. Todos serão orientados por professores de artes plásticas e designers para fazerem seus trabalhos em painéis e muros especialmente destinados para exibição de seus trabalhos.

Alguns exemplos dessas modalidades:


 





 

 


 


Agora que já compreendemos um pouco do assunto, vamos a atividade:

A proposta de hoje é combater o preconceito, é criar um movimento contrário aos atos discriminatório, como racismo




1
). Preste atenção na letra da música Loirinha Bombril, dos Paralamas do Sucesso a respeito da diversidade étnica brasileira.



Lourinha Bombril


Os Paralamas do Sucesso



Pára e repara


Olha como ela samba


Olha como ela brilha


Olha que maravilha



Essa crioula tem o olho azul


Essa lourinha tem cabelo Bombril


Aquela índia tem sotaque do Sul


Essa mulata é da cor do Brasil



A cozinheira tá falando alemão


A princesinha tá falando no pé


A italiana cozinhando o feijão


A americana se encantou com Pelé



Häagen-dazs de mangaba


Chateau canela-preta


Cachaça made in Carmo dando a volta no planeta


Caboclo presidente


Trazendo a solução


Livro pra comida, prato pra educação



Pára e repara


Olha como ela samba


Olha como ela brilha


Olha que maravilha



Essa crioula tem o olho azul


Essa lourinha tem cabelo Bombril


Aquela índia tem sotaque do Sul


Essa mulata é da cor do Brasil



A cozinheira tá falando alemão


A princesinha tá falando no pé


A italiana cozinhando o feijão


A americana se encantou com Pelé



Häagen-dazs de mangaba


Chateau canela-preta


Cachaça made in Carmo dando a volta no planeta

 


Caboclo presidente


Trazendo a solução


Livro pra comida, prato pra educação



Pára e repara


Olha como ela samba


Olha como ela brilha


Olha que maravilha



Häagen-dazs de mangaba


Chateau canela-preta


Cachaça made in Carmo dando a volta no planeta


Caboclo presidente


Trazendo a solução


Livro pra comida, prato pra educação



Pára e repara


Olha como ela samba


Olha como ela brilha


Olha que maravilha



FONTE:
http://letras.terra.com.br/os-paralamas-do-sucesso/30130/.

 

Crie um esboço de um grafite em folha de sulfite com relação à identidade do negro na sociedade brasileira, buscando superar as imagens negativas presentes na mídia e na nossa sociedade. Pode ser um cartaz de propaganda, com slogans, lemas e imagens, que seu grafite tenha o objetivo de combater ao preconceito, ao bullying, ao racismo.

 

NÃO AO PRECONCEITO, NÃO AO

BULLYING, NÃO AO RACISMO, NÃO, NÃO E NÃO...

 

Após concluir seu grafite você irá encaminhar para o e-mail da sala de leitura chojirosegawasaladeleituracs@gmail.com




                                                                                                                                                                                                            Bons estudos!

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane