Sonia Gloria Geografia 3 ano Ensino Médio 2 roteiro do 4 bimestre
2º Roteiro de Atividades 4º Bimestre
Professora: Sonia Gloria de Oliveira Almeida
E-mail: sgloria@prof.educacao.sp.gov.br
Classroom 3A cod 5noxrhm 3B cod ovpnyum 3C cod n5kj35o 3D cod henxwk2
Disciplina:
Geografia 3 ano EM semana 03/11
a 11/11/2020
Unidade
Tematica: Geografia das redes mundiais
Objeto
de Conhecimento: Os fluxos materiais
Título: Geografia das redes mundiais
Habilidade Reconhecer e aplicar os conceitos de recursos e fluxos materiais e imateriais
GEOGRAFIA DAS REDES MUNDIAIS tempo 45 minutos
SENSIBILIZAÇÃO
Responda:
1) Quais meios de transporte de pessoas, bens, serviços e informações estão presentes em nosso cotidiano?
Resposta
Desafio:
Em 1969, um grupo de estudantes e seu professor tiveram a idéia de construir uma cápsula do tempo, a ser aberta 50 anos mais tarde. Nela depositaram cartas sobre como imaginavam o futuro das coisas, como transporte, comunicação, utensílios e utilidades domésticas e, equipa- mentos em geral, entre outras inovações que compunham as obras de ficção científica.
1) O que vocês imaginam que eles colocaram no invólucro que era ficção na época e que hoje já realidade?
2) Escreva como você acredita que será no futuro?
CONTEXTUALIZAÇÃO
Com o objetivo de justificar e traçar um histórico sobre processo de Globalização, constam no Caderno do Aluno - São Paulo Faz Escola, na página 65 e 66, dois textos de apoio.
O primeiro texto apresenta o conceito de Globalização e Redes Mundiais, conforme a definição dada por Milton Santos.
O segundo, denominado “O FLUXO DE MERCADORIAS”, aborda o papel dos transportes no comércio mundial.
Proponho que leia os dois textos
A proposta objetiva ajudar você a compreender a importância das Redes Mundiais no processo de Globalização.
Texto 1
De acordo com o geógrafo Milton Santos, “o espaço geográfico se constrói e se articula a partir das redes formadas por um conjunto de pontos interligados e por meio dos fluxos. Assim formam-se os diversos tipos e subtipos de redes como: digitais, urbanas, transportes etc. Ou seja, redes geográficas é um conjunto de locais terrestres interligados que propiciam conexão de informações, mercadorias, valores, conhecimentos, culturais e morais, etc.”. Os avanços originados pela Revolução Técnico-científico-informacional trouxeram a expansão do sistema capitalista no mundo, ultrapassando fronteiras e ampliando os horizontes de ação. Deste modo, concretizou-se o “processo de globalização”. Com a globalização as redes ganharam visibilidade no espaço geográfico mundial, no entanto, o acesso e o poder de comunicação das redes dependem das diferentes hierarquias das sociedades, estabelecidas pelo poder econômico ou político. Portanto, quem possui mais recursos usufrui mais das redes geográficas. A globalização atua por meio da consolidação de um sistema internacional, que se estrutura a partir da formação de um sistema interconectado de pontos e ligações entre eles. O processo de globalização só é possível pela existência de uma estrutura internacional, que se conecta das mais diversas formas e abordagens, sejam elas econômicas, políticas, informacionais e por meio de pessoas. Conseqüentemente, o fluxo é a materialização da globalização no espaço geográfico, ou seja, os fluxos materiais são todos aqueles fluxos que estão relacionados com o que podemos ver e tocar, assim eles é todos os recursos e materiais que são produzidos, importados e exportados. Os fluxos imateriais por sua vez tendem ser menos possíveis de serem tocados, eles se caracterizaram principalmente pela informação que é capaz de fluir por diversos espaços, sem que sejamos capazes de tocá-las ou senti-las.
Texto elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola. Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/redes-geograficas.htm Acesso em 04 de mai. 2019
Texto 2
FLUXO DE MERCADORIAS
A Globalização é um processo que está presente na cultura, na moda, nas idéias e na comunicação, operando por uma economia digital sem fronteiras, ou seja, vem se intensificando devido ao desenvolvimento tecnológico, influenciando a formação de áreas de livre comércio e de blocos econômicos, contribuindo com a crescente interligação e interdependência dos mercados físicos e financeiros. Este cenário intensifica as relações comerciais entre os países, gerando assim, importação (compra) e exportação (venda). Todos os dias negócios acontecem e as mercadorias são compradas e vendidas, transitando por diferentes rotas do planeta. Os fluxos econômicos podem ser considerados como a materialização da globalização, ou seja, os meios pelos quais circulam o capital monetário, o sistema produtivo das empresas, mercadorias e investimentos. Após a Segunda Guerra Mundial, a 3ª Revolução Industrial propiciou a ampliação do comércio internacional, marcada por dois fatores principais: a dispersão das multinacionais e a evolução nos meios de transportes (rodoviário, hidroviário, ferroviário, aeroviário e marítimo). Os meios de transporte favoreceram o fluxo de mercadorias e matéria-prima em todo o mundo, principalmente, por meio do transporte marítimo, devido ao seu elevado potencial de capacidade de carga, a baixo custo. O transporte aéreo vem ganhando espaço e ao mesmo tempo contribuindo para o fluxo internacional de pessoas e mercadorias, devido a sua dinâmica e rapidez. Esta modalidade de transporte é utilizada, especialmente, no caso de produtos perecíveis ou de urgência na entrega. Alguns aviões cargueiros chegam a suportar até 100 toneladas de carga e o tempo gasto na viagem é relativamente pequeno, um exemplo, o trajeto entre Brasil e Estados Unidos é feito em menos de 12 horas. As informações acima nos levam a uma reflexão de que o processo de globalização está ligado diretamente aos meios de transporte e a Revolução Tecnológica, pois permitem a comercialização de mercadorias e de informações, consumidas por pessoas em diferentes nações, movimentando o comércio e levando conforto, novidades, entre outras, a quase todas as partes do mundo.
Texto Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola. Fonte: https://pt.scribd.com/document/385612568/18209-107687-1-PB Acesso em: 07 de mai.19; https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fluxos-mercadorias.htm Acesso em: 07 de mai. 2019.
Observe o mapa “Densidade de ferrovias 2013-2015”, que funciona para a compreender que este é o meio de transporte de baixo custo, permitindo a maior capacidade de deslocamento de carga e passageiros, além de seu papel integrador em diferentes países e regiões durante a 2ª Revolução Industrial.
Leia os textos 1 e 2 e responda as questões abaixo
1) De acordo com Milton Santos como concretizou –se o processo de globalização?
Resposta:
2)Como o processo de globalização e possível e como ele ocorre segundo Milton Santos?
Resposta:
3)Diferencie fluxo material de fluxo imaterial:
Resposta:
4) Onde a globalização está presente e como isso ocorre?
Resposta
5)Explique por que os fluxos econômicos podem ser considerados como a materialização da globalização:
Resposta
6)Após a Segunda- Guerra Mundial quais fatores propiciou a ampliação do comércio mundial?
Resposta:
7)Observe o mapa e responda em quais regiões há maior densidade de ferrovias e quais são as conseqüências desse fato:
Resposta:
PESQUISA
Pesquise sobre a greve dos caminhoneiros que em 2018 gerou inúmeros problemas ao Brasil, afetando a distribuição de mercadorias, bens de consumo, entre outros. Ao mesmo tempo, revelou a insatisfação de um grupo importante para o desenvolvimento econômico do país e as suas pautas de reivindicações.
Orientação
Pesquise sobre o tema em diferentes sites ou outros materiais informativos, buscando: 1)localizar as possíveis causas ou motivações que levaram à paralisação;
2)qual sistema de transporte desencadeou a greve;
3)Qual era a pauta de reivindicação dos grevistas; estados afetados; número de profissionais envolvidos; período de paralisação; as conseqüências para os diferentes setores da economia e para a população;
4) a repercussão e reação da população brasileira durante este período.
5)finalize com a organização de um texto dissertativo e uma linha do tempo com os eventos relacionados ao tema.
Comentários
Postar um comentário