Atividade de Língua Portuguesa 8º ano - Professora Liliane
ROTEIRO
E ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS, DEVIDO A PANDEMIA DE
CORONAVÍRUS
8º ano 4º BIMESTRE 29/10
Professor: Liliane de
Oliveira M. |
Área do conhecimento:
Linguagens e Códigos |
Disciplina: Língua Portuguesa |
Série: 8º ano B |
Data: 29/10 a 05/11 |
Entregar por email: misquita@prof.educacao.sp.gov.br ou entre no Clasroon |
Use o
Google Clasroon e ganhe 2 pontos a mais na sua média do 4º bimestre |
Código da
turma: 3xwxptd
– VALE 12 AULAS DE 45 MINUTOS |
Unidades Temáticas: |
Conto |
||||
Objetivo(s) da
aprendizagem: |
Reconhecer
os elementos da narrativa no gênero textual conto. Produzir uma narrativa curta. |
||||
Habilidade (s) do
Currículo Paulista |
(EF69LP44) Reconstrução das condições de produção, circulação
e recepção Apreciação e réplica |
||||
Metodologia: |
Aula interativa via aplicativo Central de
Mídias, Google sala de aula, e watsapp e blog. Código da turma no Google sala de aula:
3wxptd |
||||
Desenvolvimento Atividade 1: |
Estudante, vamos começar? A proposta dessa aula é
reconhecer e identificar os elementos narrativos presentes no gênero textual
conto. “O conto parte da noção de limite, e, em primeiro lugar, limite
físico”1, no sentido de que sua breve extensão material (pequeno número de
páginas) vem a ser uma de suas principais “marcas” definidoras. ANTES DA LEITURA ASSISTA: https://www.youtube.com/watch?v=R0p9i9lDVYU Aula 1: Título da aula: MUITO
BICHO
|
||||
Atividade 2: |
3.
Vamos analisar os elementos que constituem a
estrutura do conto? a) Lugar b) Tempo c) Personagens d) Narrador e) Enredo 4. Agora,
juntamente com a turma, oralmente e coletivamente, imaginem um final para o
conto, relacionando esse final ao título do texto, de modo que evidenciem o entendimento
sobre o significado das “onças” no texto.
|
||||
Atividade 3 |
5.
HORA DA PESQUISA Com o apoio de pessoas da família,
vizinhos, amigos ou outros, vamos buscar histórias pessoais e relatos de
situações vividas ou imaginadas, em que o contato com a natureza seja parte
do enredo. Os textos deverão ser apresentados, na aula 3, de forma oral ou
gravados em áudios que serão postados no grupo de Whatsapp ou blog da turma.
Para isso, é preciso pedir a pedir a autorização dos entrevistados,
explicando a eles que se trata de uma atividade da escola, sendo que o áudio
poderá ser compartilhado com outras pessoas e, por isso, apresentaremos um
termo de autorização. A abordagem dos entrevistados deve ser feita com
cuidado e zelo. Assim, caso haja uma situação em que possa causar qualquer
tipo de constrangimento à pessoa, será melhor recomeçar a gravação. Caso não
seja possível o uso do celular, você poderá apenas ouvir a história e,
depois, replicá-la oralmente. É importante que os textos apresentem o local
onde se passa a narrativa, como um ambiente da natureza. Tal aspecto é
importante para que haja uma valorização de ações que promovam a preservação
da fauna e flora, advindas de qualquer pessoa, como a preservação de
nascentes e de animais, principalmente, aqueles típicos do território
paulista que estão em extinção. Não se esqueça de agradecer à pessoa que
colaborou com você |
Comentários
Postar um comentário