ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 1º ANO A - PROFESSORA ELISANGELA NUNES

 ROTEIRO DE ATIVIDADES 2 (4º BIMESTRE) 

Semana referente os dias 09/11 a 20/11



Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes

Componente Curricular: Matemática 

ANO/SÉRIE: 1º ano A  

Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br

Código da Turma: kbry3ew

 TEMA: Álgebra

NÚMERO DE AULAS PREVISTAS:  5 aulas por semana 

TEMPO ESTIMADO: 3 horas

OBJETIVOS DA AULA: Identificar os coeficientes de uma equação polinomial do 1º grau; Compreender a incógnita de uma equação; Resolver mentalmente problemas que envolva equação polinomial do 1º grau.

Verificar se as soluções apresentadas tornam as equações polinomiais de 1º grau verdadeiras; Identificar a relação dos coeficientes que define sua solução (x = -b/a); Determinar soluções de problemas que envolvam relações entre balanças; Resolver problemas que envolvam a ideia de equação polinomial de 1º grau, que envolvem a tradução de informações da linguagem natural para a linguagem matemática.

Resolver problemas envolvendo o cálculo de perímetros cujas medidas das formas geométricas envolvem incógnitas; Resolver problemas envolvendo o cálculo de áreas cujas medidas das formas geométricas envolvem incógnitas.

HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA: [EF07MA18] Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.

COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC: Conhecimento

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Equações polinomiais do 1º grau 

Recursos: Caderno aprender sempre (caderno do aluno e do professor, volume 3), acesso a internet ( aplicativos)...

 

NOME DO ALUNO:                                                                  Série: 


MÃO NA MASSA (ATIVIDADES):

Desenvolvimento:

 1º etapa: Caderno aprender sempre volume 3, páginas 8 e 9

Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:

https://youtu.be/7RNELzpM2hM


  1. Para pesquisar, discutir e registrar: o que são coeficientes de uma equação? A pesquisa pode ser feita na internet ou em livros da Sala de Leitura. A discussão pode ser com o professor, com um ou mais colegas ou até com amigos e familiares. Atente aos protocolos de higiene e distanciamento social.



       4- Determine em quais equações o valor de x é igual a 5, substituindo-o nas equações. 

  1. 3x + 10 = 4x + 5


  1. x + 12 = 8x -2



2º etapa: Caderno aprender sempre volume 3, páginas 11,12 e 14 

Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:

https://youtu.be/7X7UkvhfFVg


  1. Nessa atividade você deverá utilizar o princípio da igualdade, que diz: em uma igualdade matemática, se adicionarmos um mesmo valor aos dois membros de uma equação, obteremos uma equação equivalente à equação dada. 

              Usando o princípio da igualdade, determine o valor da incógnita.


              a.    12 + x = 2x + 2



 



  2-     Determine o valor de x nas equações a seguir.


  1. 45 - 2x + 5 = 4x – 15 – 25


    6-   Marta é uma vendedora que alcançou nos meses de abril, maio e junho o prêmio de melhor vendedora. Nesses três meses ela vendeu um total de 108 produtos, sendo que abril foi o mês que ela vendeu menos e junho o mês de maior venda. Nessas condições determine o total de vendas em cada mês, sabendo que os números são consecutivos.

      



3º etapa: Caderno aprender sempre volume 3, páginas 16,17 e 18

 Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:

https://youtu.be/jp01mmjAb8I

https://youtu.be/0hlAHc6uJS8


  1. Para pesquisar, discutir e registrar: O que são perímetro e área de uma figura plana? A pesquisa pode ser feita na internet ou em livros da Sala de Leitura. A discussão pode ser com o professor, com um ou mais colegas ou até com amigos e familiares. Atente aos protocolos de higiene e distanciamento social.

        


      

       3-   Muita atenção para relacionar os lados. Esteja atento aos segmentos. A figura a seguir representa um lote que João pretende cercar com tela.

                

Sabe-se que a soma das medidas dos lados AD e BC é igual à soma das medidas dos lados AB e CD. Considerando que o preço do metro da tela custa R$ 7,80 e que João possui apenas R$ 250,00, pode-se dizer que 

a. o valor que João possui é suficiente e ainda lhe sobra R$ 16,00. 

b. o valor que João possui não é suficiente. 

c. Se o valor do metro fosse R$ 0,80 mais barato, João teria condições de cercar o terreno. 

d. o valor necessário para João cercar o terreno é de R$ 238,00. 

e. o valor é suficiente e ainda lhe sobra R$ 40,00. 


4-  A figura a seguir representa um terreno que Pedro precisa determinar a medida dos lados.

     

Ajude Pedro determinar a medida dos lados sabendo que a medida da área desse terreno é igual 1 458 m.





4º etapa: Caderno aprender sempre volume 3, páginas 21,22

Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:

https://youtu.be/e0YB_skn_Oc


  1. Nessa atividade o balde tem uma função importante. Fique atento a ele. André e Tiago são vaqueiros em uma fazenda e em todas as manhãs eles tiram leite das vacas no balde e adicionam em um tambor, conforme a figura.

            


                 

              Na segunda-feira de manhã, André já havia colocado 16 litros de leite no tambor e Tiago completou todo o volume do tambor com mais 8 baldes completamente cheios. Na terça-feira, André já havia colocado 32 litros de leite no tambor e Tiago completou todo o volume do tambor com mais 6 baldes completamente cheios. Nessas condições, determine a medida da capacidade total do tambor.



4- Lucas, Renato e Paulo trabalham em uma fábrica e recebem de acordo com o que produzem. No final do mês o dono da fábrica pagou para Renato R$ 1 000,00 a mais do que pagou pra Paulo. Lucas recebeu o dobro do que recebeu Renato. 

Sabe-se que o total pago aos três funcionários foi de R$ 15 000,00. 

 Nessas condições o salário recebido por Lucas

 a. é um valor igual R$ 7 500,00.

 b. é maior que R$ 9 000,00.

 c. supera em R$ 4 000,00 o salário de Paulo

 d. é igual a R$ 8 000,00 

 e. é menor que R$ 7 000,00.



Acompanhamento e avaliação de aprendizagem: 

- Encaminhar as atividades realizadas no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória ( as atividades deve estar legível com nome e série).

- As dúvidas e orientações será via aplicativos no horário da aula atribuída (Plantão).

- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)

    Entregar até dia 20/11   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane