ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 1º ANO A - PROFESSORA ELISANGELA NUNES
ROTEIRO DE ATIVIDADES 2 (4º BIMESTRE)
Semana referente os dias 09/11 a 20/11
Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
Componente Curricular: Matemática
ANO/SÉRIE: 1º ano A
Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br
Código da Turma: kbry3ew
TEMA: Álgebra
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS: 5 aulas por semana
TEMPO ESTIMADO: 3 horas
OBJETIVOS DA AULA: Identificar os coeficientes de uma equação polinomial do 1º grau; Compreender a incógnita de uma equação; Resolver mentalmente problemas que envolva equação polinomial do 1º grau.
Verificar se as soluções apresentadas tornam as equações polinomiais de 1º grau verdadeiras; Identificar a relação dos coeficientes que define sua solução (x = -b/a); Determinar soluções de problemas que envolvam relações entre balanças; Resolver problemas que envolvam a ideia de equação polinomial de 1º grau, que envolvem a tradução de informações da linguagem natural para a linguagem matemática.
Resolver problemas envolvendo o cálculo de perímetros cujas medidas das formas geométricas envolvem incógnitas; Resolver problemas envolvendo o cálculo de áreas cujas medidas das formas geométricas envolvem incógnitas.
HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA: [EF07MA18] Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC: Conhecimento
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Equações polinomiais do 1º grau
Recursos: Caderno aprender sempre (caderno do aluno e do professor, volume 3), acesso a internet ( aplicativos)...
NOME DO ALUNO: Série:
MÃO NA MASSA (ATIVIDADES):
Desenvolvimento:
1º etapa: Caderno aprender sempre volume 3, páginas 8 e 9
Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:
Para pesquisar, discutir e registrar: o que são coeficientes de uma equação? A pesquisa pode ser feita na internet ou em livros da Sala de Leitura. A discussão pode ser com o professor, com um ou mais colegas ou até com amigos e familiares. Atente aos protocolos de higiene e distanciamento social.
4- Determine em quais equações o valor de x é igual a 5, substituindo-o nas equações.
3x + 10 = 4x + 5
x + 12 = 8x -2
2º etapa: Caderno aprender sempre volume 3, páginas 11,12 e 14
Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:
Nessa atividade você deverá utilizar o princípio da igualdade, que diz: em uma igualdade matemática, se adicionarmos um mesmo valor aos dois membros de uma equação, obteremos uma equação equivalente à equação dada.
Usando o princípio da igualdade, determine o valor da incógnita.
a. 12 + x = 2x + 2
2- Determine o valor de x nas equações a seguir.
45 - 2x + 5 = 4x – 15 – 25
6- Marta é uma vendedora que alcançou nos meses de abril, maio e junho o prêmio de melhor vendedora. Nesses três meses ela vendeu um total de 108 produtos, sendo que abril foi o mês que ela vendeu menos e junho o mês de maior venda. Nessas condições determine o total de vendas em cada mês, sabendo que os números são consecutivos.
3º etapa: Caderno aprender sempre volume 3, páginas 16,17 e 18
Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:
Para pesquisar, discutir e registrar: O que são perímetro e área de uma figura plana? A pesquisa pode ser feita na internet ou em livros da Sala de Leitura. A discussão pode ser com o professor, com um ou mais colegas ou até com amigos e familiares. Atente aos protocolos de higiene e distanciamento social.
3- Muita atenção para relacionar os lados. Esteja atento aos segmentos. A figura a seguir representa um lote que João pretende cercar com tela.
Sabe-se que a soma das medidas dos lados AD e BC é igual à soma das medidas dos lados AB e CD. Considerando que o preço do metro da tela custa R$ 7,80 e que João possui apenas R$ 250,00, pode-se dizer que
a. o valor que João possui é suficiente e ainda lhe sobra R$ 16,00.
b. o valor que João possui não é suficiente.
c. Se o valor do metro fosse R$ 0,80 mais barato, João teria condições de cercar o terreno.
d. o valor necessário para João cercar o terreno é de R$ 238,00.
e. o valor é suficiente e ainda lhe sobra R$ 40,00.
4- A figura a seguir representa um terreno que Pedro precisa determinar a medida dos lados.
Ajude Pedro determinar a medida dos lados sabendo que a medida da área desse terreno é igual 1 458 m.
4º etapa: Caderno aprender sempre volume 3, páginas 21,22
Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:
Nessa atividade o balde tem uma função importante. Fique atento a ele. André e Tiago são vaqueiros em uma fazenda e em todas as manhãs eles tiram leite das vacas no balde e adicionam em um tambor, conforme a figura.
Na segunda-feira de manhã, André já havia colocado 16 litros de leite no tambor e Tiago completou todo o volume do tambor com mais 8 baldes completamente cheios. Na terça-feira, André já havia colocado 32 litros de leite no tambor e Tiago completou todo o volume do tambor com mais 6 baldes completamente cheios. Nessas condições, determine a medida da capacidade total do tambor.
4- Lucas, Renato e Paulo trabalham em uma fábrica e recebem de acordo com o que produzem. No final do mês o dono da fábrica pagou para Renato R$ 1 000,00 a mais do que pagou pra Paulo. Lucas recebeu o dobro do que recebeu Renato.
Sabe-se que o total pago aos três funcionários foi de R$ 15 000,00.
Nessas condições o salário recebido por Lucas
a. é um valor igual R$ 7 500,00.
b. é maior que R$ 9 000,00.
c. supera em R$ 4 000,00 o salário de Paulo
d. é igual a R$ 8 000,00
e. é menor que R$ 7 000,00.
Acompanhamento e avaliação de aprendizagem:
- Encaminhar as atividades realizadas no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória ( as atividades deve estar legível com nome e série).
- As dúvidas e orientações será via aplicativos no horário da aula atribuída (Plantão).
- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)
Entregar até dia 20/11
Comentários
Postar um comentário