João de Almeida roteiro de historia 4 bimetre 8 C e D
ROTEIRO DE ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS.
QUARTO
BIMESTRE de reforço e aprofundamento.
Professor: João de
Almeida
E-mail: joaoalmeida@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: História Ensino Fundamental Manha 8 ano
C
Disciplina: História Ensino Fundamental 8 ano C D Manhã
Atividade: Do quarto bim. semana
23 /11 a 09 /12 /2020
Duração 90 minutos
Objeto
de Conhecimento: A
tutela da população indígena, a escravidão dos negros e a tutela dos egressos
da escravidão
HABILIDADES (EF08HI14) Discutir a noção da
tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira
do final do período colonial, identificando permanências na forma de
preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras
no Brasil e nas Américas.
Atividade
do Segundo Bimestre
Titulo: Carta
Regia
Fonte 1
CARTA RÉGIA DE 13 DE MAIO DE 1808
Manda fazer
guerra aos índios Botocudos.
Carta Regia, deveis
considerar como principiada a guerra contra estes bárbaros Índios: que deveis
organizar em corpos aqueles Milicianos de Coritiba e do resto da Capitania de
S. Paulo que voluntariamente quiseram armar-se contra eles, e com as menores
despesas possível da minha Real Fazenda, perseguir os mesmos Ininfestadores
dois do meu território; procedendo a declarar que todo o Miliciano, ou qualquer
morador que segura algum destes Índios, poderá considerá-los por quinze anos
como prisioneiros de guerra, destinando-os ao serviço que mais lhe convier;
tendo, porém vós todo o cuidado em fazer declarar e conhecer entre os mesmos
Índios, que aqueles que se quiseram aldeia e viver debaixo do suave jogo das
minhas Leis, cultivando as terras que se lhe aproximaram, já não só não ficarão
sujeitos a serem feitos prisioneiros de guerra, mas serão até considerados como
cidadãos livres e vassalos especialmente protegidos por mim, e por minhas Leis:
e fazendo praticar isto mesmo religiosamente com todos aqueles que vierem
oferecer a reconhecer a minha autoridade e se sujeitarem a viver em pacifica
sociedade debaixo das minhas Leis, protetoras de sua segurança individual e de
sua propriedade.
1 Explique qual era o objetivo da Carta Regia?
Resp.
2 Quem era considerado cidadão livre pela Carta Regia?
Resp.
Atividade do Terceiro
Bimestre
Titulo Primeiro e
Segundo Reinado no Brasil Imperial.
1 As imagens são representações dos dois imperadores
brasileiros. Pesquise sobre cada um deles?
Resp.
2 Apontando os
principais acontecimentos de seus governos?
Resp.
Atividade do Quarto
Bimestre
Titulo: O SÉCULO XIX E OS DISCURSOS CIVILIZATÓRIOS
2.1. Leia as fontes abaixo e responda a atividade em seu
caderno. Fonte 1 Texto jornalístico
Responda as questões abaixo
O quadro “A redenção de Cam”, de Modesto Broco, foi analisado
por Tatiana Lotierzo em sua pesquisa de mestrado O mito bíblico da maldição
lançada por Noé sobre seu filho Cam – condenando toda a descendência deste
último à escravidão [Gênesis, capítulo 9, versículos 18 a 27] – foi utilizado
como justificativa para a escravização dos africanos pelos europeus,
empreendida pelo Império Português a partir do século 15. Com a abolição da
escravidão em 1888 e a proclamação da República no ano seguinte, a questão
sobre “o que fazer” com a população “negra” livre passou a preocupar e ocupar
as elites “brancas”. Diferentes teorias foram importadas e adaptadas. Uma delas
foi a do “branqueamento” ou “embranqueci mento”. A ideia era a de que, por meio
de sucessivos casamentos inter-raciais, o fenótipo “negro” seria
progressivamente apagado e, ao longo de algumas poucas gerações, a população
brasileira se tornaria inteiramente “branca” [desconsiderados os povos
indígenas: eliminados, assimilados ou segregados nas periferias dos centros
urbanos ou no distante interior]. Amparado na ideologia cientificista do fim do
século 19 e início do século 20, incorporando elementos do evolucionismo
darwinista e do darwinismo social, o “branqueamento” assumiu ares de “teoria
científica”. (...) A ideologia do “branqueamento” também se expressou por meio
da arte. E sua representação mais icônica ocorreu no quadro A redenção de Cam,
produzido em 1895 pelo pintor espanhol, radicado no Brasil, Modesto Brocos y
Gómez [1852-1936]. (...) Fonte: Livro publicado pela Edusp analisa exemplo de
racismo na pintura. Jornal da USP, 02/03/2018. Disponível em: . Acesso em: 09
abr. 2020.
1Como o explica o Darwinismo e qual a comparação que ele faz
com a escravidão no Brasil?
Resp.
2 Porque e feito uma relação da escravidão com Cam filho de
Noel?
Resp.
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