João de Almeida roteiro de historia 4 bimetre 8 C e D

 ROTEIRO DE ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS.

QUARTO BIMESTRE de  reforço  e aprofundamento.

Professor: João de Almeida

E-mail: joaoalmeida@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: História Ensino Fundamental Manha  8  ano C

Disciplina: História Ensino Fundamental 8 ano C D Manhã  

Atividade: Do quarto bim. semana 23 /11 a 09 /12 /2020

Duração 90  minutos

Objeto de Conhecimento: A tutela da população indígena, a escravidão dos negros e a tutela dos egressos da escravidão

 

HABILIDADES (EF08HI14) Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.

 

Atividade do Segundo Bimestre

 

 

 

 

 

 

Titulo: Carta Regia

Fonte 1 CARTA RÉGIA DE 13 DE MAIO DE 1808

Manda fazer guerra aos índios Botocudos.

 Carta Regia, deveis considerar como principiada a guerra contra estes bárbaros Índios: que deveis organizar em corpos aqueles Milicianos de Coritiba e do resto da Capitania de S. Paulo que voluntariamente quiseram armar-se contra eles, e com as menores despesas possível da minha Real Fazenda, perseguir os mesmos Ininfestadores dois do meu território; procedendo a declarar que todo o Miliciano, ou qualquer morador que segura algum destes Índios, poderá considerá-los por quinze anos como prisioneiros de guerra, destinando-os ao serviço que mais lhe convier; tendo, porém vós todo o cuidado em fazer declarar e conhecer entre os mesmos Índios, que aqueles que se quiseram aldeia e viver debaixo do suave jogo das minhas Leis, cultivando as terras que se lhe aproximaram, já não só não ficarão sujeitos a serem feitos prisioneiros de guerra, mas serão até considerados como cidadãos livres e vassalos especialmente protegidos por mim, e por minhas Leis: e fazendo praticar isto mesmo religiosamente com todos aqueles que vierem oferecer a reconhecer a minha autoridade e se sujeitarem a viver em pacifica sociedade debaixo das minhas Leis, protetoras de sua segurança individual e de sua propriedade.

 

1 Explique qual era o objetivo da Carta Regia?

Resp.

 

 

2 Quem era considerado cidadão livre pela Carta Regia?

Resp.

 

 

Atividade do Terceiro Bimestre

 

Titulo Primeiro e Segundo Reinado no Brasil Imperial.

 

 

1 As imagens são representações dos dois imperadores brasileiros. Pesquise sobre cada um deles?

Resp.

 

2  Apontando os principais acontecimentos de seus governos?

Resp.

 

 

 

 

Atividade do Quarto Bimestre

 

Titulo: O SÉCULO XIX E OS DISCURSOS CIVILIZATÓRIOS

2.1. Leia as fontes abaixo e responda a atividade em seu caderno. Fonte 1  Texto jornalístico 

Responda as questões abaixo

O quadro “A redenção de Cam”, de Modesto Broco, foi analisado por Tatiana Lotierzo em sua pesquisa de mestrado O mito bíblico da maldição lançada por Noé sobre seu filho Cam – condenando toda a descendência deste último à escravidão [Gênesis, capítulo 9, versículos 18 a 27] – foi utilizado como justificativa para a escravização dos africanos pelos europeus, empreendida pelo Império Português a partir do século 15. Com a abolição da escravidão em 1888 e a proclamação da República no ano seguinte, a questão sobre “o que fazer” com a população “negra” livre passou a preocupar e ocupar as elites “brancas”. Diferentes teorias foram importadas e adaptadas. Uma delas foi a do “branqueamento” ou “embranqueci mento”. A ideia era a de que, por meio de sucessivos casamentos inter-raciais, o fenótipo “negro” seria progressivamente apagado e, ao longo de algumas poucas gerações, a população brasileira se tornaria inteiramente “branca” [desconsiderados os povos indígenas: eliminados, assimilados ou segregados nas periferias dos centros urbanos ou no distante interior]. Amparado na ideologia cientificista do fim do século 19 e início do século 20, incorporando elementos do evolucionismo darwinista e do darwinismo social, o “branqueamento” assumiu ares de “teoria científica”. (...) A ideologia do “branqueamento” também se expressou por meio da arte. E sua representação mais icônica ocorreu no quadro A redenção de Cam, produzido em 1895 pelo pintor espanhol, radicado no Brasil, Modesto Brocos y Gómez [1852-1936]. (...) Fonte: Livro publicado pela Edusp analisa exemplo de racismo na pintura. Jornal da USP, 02/03/2018. Disponível em: . Acesso em: 09 abr. 2020.

 

 

1Como o explica o Darwinismo e qual a comparação que ele faz com a escravidão no Brasil?

Resp.

2 Porque e feito uma relação da escravidão com Cam filho de Noel?

Resp.

 

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