Profª MARINÊS - ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 7º ANO A,B, C e D
RECUPERAÇÃO 3º
BIMESTRE
Professora : Marinês
Venâncio Batista
Email:marines@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: MATEMÁTICA
Turmas: 7º A,B,C e D
Unidade Temática: Números, Álgebra
Objeto do Conhecimento: Números
racionais na representação fracionária e na decimal: usos, ordenação e
associação com pontos da reta numérica e operações.
Equivalência de expressões
algébricas: identificação da regularidade de uma sequência numérica.
Números
Inteiros: usos, história, ordenação, associação com pontos da reta numérica e
operações.
Habilidades:
(EF07MA04) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam operações com
números inteiros.
(EF07MA10)
Ler, comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los
a pontos da reta numérica.
(EF07MA12)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam as operações com números
racionais.
(EF07MA16) Reconhecer se duas
expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma
sequência numérica são ou não equivalentes.
(EF07MA17)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam variação de
proporcionalidade inversa entre duas
grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.
Competência: Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana,
fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes
momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar
problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e
construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
ROTEIRO DE
ATIVIDADES: 17/08/2020 a 21/08/2020
Atividades:
Assistir ao vídeo aula de 03/08 - 7º ano EF - Matemática - Operações com racionais:
Parte I do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=NEPqzy1sKLw
Atividade 1: (Questão disparadora) Tempo previsto: 35 minutos
1- Qual a definição de números naturais, números
inteiros e números racionais?
Atividade 2:(Mão na massa) Tempo previsto: 65 minutos
2.1= Classifique os números abaixo em
racionais, naturais e inteiros:
a) 23=
b) -15=
c) 3/7=
d) 3,96=
Atividade 3:(Complementar)Tempo previsto: 35 minutos
3.1- Números decimais
também são números racionais, porque podem ser escrito em forma de fração.
Transforme os números decimais abaixo em fracionários:
a) 1,3=
b)22,56=
c)0,524=
d)0,3=
e)17,56=
Obs: Para transformar
números decimais em racionais é simples: copia o número sem a virgula, coloca o
traço de fração e conta quantos números tem atrás da vírgula se for um número
será um zero 10, se for dois números será dois zeros 100. Exemplo:
a) 3,891 = 3891/1000
b)
3,5= 35/10
c) 0,65= 65/100
ROTEIRO DE ATIVIDADES: 08/09/2020 a 18/09/2020
Atividades:
Assistir ao vídeo aula de 04/08 - 7º ano EF - Matemática - Operações com racionais:
Parte II do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=MhWRAjyKD8&ab_channel=7oanoEF-CMSP
Assistir ao vídeo aula de 05/08 - 7º ano EF - Matemática - Operações com racionais:
Parte III do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=ErfY3j_wXgw&ab_channel=7oanoEF-CMSP
Assistir ao vídeo aula de 11/08 - 7º ano EF - Matemática - Expressões algébricas
equivalentes: Parte I do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=M588LWHe6xA&t=115s&ab_channel=7oanoEF-CMSP
Atividade 1: (Questão disparadora) Tempo previsto: 35 minutos
1.1)
O que significa
Fração Equivalente?
Atividade 2:(Mão na massa) Tempo previsto: 65 minutos
2.1)Resolva as multiplicações das
frações e depois encontre uma fração
equivalente ao resultado da operação.
Exemplo:5/6 x 3/2
= 15/12 que é equivalente a 30/24 ou 5/4( Lembrando que estou utilizando o
símbolo ( / ) que significa a mesma coisa que o símbolo ( _ ) na escrita da
fração.
a)2/8 x 1/4=
b)10/7 x 3/5=
c)7/2 x7/3=
Atividade 3:(Complementar)Tempo previsto: 35 minutos
3.1- Maria comprou uma
Pizza para o jantar. Ela comeu dois terços da pizza e seu marido comeu três
nonos. Quem comeu maior quantidades? Explique sua resposta.
ROTEIRO DE ATIVIDADES: 18/09/2020 a 02/10/2020
Atividades:
Tempo previsto para assistir os vídeos
abaixo: 135 minutos
Assistir ao vídeo aula de
12/08 - 7º ano EF - Matemática - Expressões
algébricas equivalentes: Parte II do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=eiuoz_h7X1g&t=1527s&ab_channel=7oanoEF-CMSP
Assistir ao vídeo aula de 17/08 - 7º ano EF - Matemática - Expressões algébricas
equivalentes: Parte IIIdo CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=wPH4FX04eSU&t=237s&ab_channel=7oanoEF-CMSP
Assistir ao vídeo aula de 18/08 - 7º ano EF - Matemática - Expressões algébricas
equivalentes: Parte IV do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=S8fe49CPl94&t=219s&ab_channel=7oanoEF-CMSP
Atividade 1: (Questão disparadora) Tempo previsto: 35 minutos
1.1-
Sobre o estudo de
álgebra, assinale a alternativa correta:
A(
) No estudo de álgebra não é possível verificar as operações
matemáticas.
B(
) Nos estudos de
álgebra, letras são utilizadas para representar números. Essas
letras tanto podem representar números desconhecidos quanto um número qualquer
pertencente a um conjunto numérico.
C( ) Nos estudos de conteúdos matemáticos a
álgebra não tem grande importância para a aprendizagem.
Atividade 2:(Mão na massa) Tempo previsto: 65 minutos
2.1) Sabendo que X = 5 , y=
12 e que Z= -1 encontre o valor que
satisfaz as operações abaixo:
a) X + Y -2
= b) Z+ 15= c) Z + 10= d) Y- X=
Atividade 3:(Complementar)Tempo previsto: 35 minutos
3.1- Represente com
uma expressão matemática o problema e encontre sua solução.
Qual é o número que multiplicado
por dois menos dez é igual a trinta e cinco mais três?
ROTEIRO DE ATIVIDADES: 5/10/2020 a 16/10/2020
Atividades:
Tempo previsto para assistir os vídeos
abaixo: 135 minutos
Assistir ao vídeo aula de 28/09 - 7º ano EF - Matemática - Números inteiros: Parte I do
CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=eiuoz_h7X1g&t=1527s&ab_channel=7oanoEF-CMSP
Assistir ao vídeo aula de 29/09 - 7º ano EF - Matemática - Números Inteiros: Parte II
do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=PvAJdGUAO2k&ab_channel=7oanoEF-CMSP
Assistir ao vídeo aula de 30/09 - 7º ano EF - Matemática - Números inteiros: Parte
III do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=TlwFyjbhs0&t=143s&ab_channel=7oanoEF-CMSP
Atividade 1: (Questão disparadora) Tempo previsto: 35 minutos
1.2-
Leia os itens
abaixo:
I-
Números inteiros não são utilizados no dia-a-dia pelas
pessoas, pois não observamos sua presença em jogos, temperaturas, contas
bancárias, etc..
II-
Os números inteiros são os números positivos e negativos. Estes
números formam o conjunto dos números inteiros, indicado por ℤ.
III-
Os números inteiros negativos são sempre
acompanhados pelo sinal (-), enquanto os números inteiros positivos podem vir
ou não acompanhados de sinal (+).
IV-
O zero é um número neutro, ou seja, não
é um número nem positivo e nem negativo.
Assinale a
alternativa que apresenta os itens corretos sobre a definição de Números
Inteiros:
( ) I –
II –III
( )
II- III – IV
( )
Todas estão corretas
( ) Nenhuma está correta
Atividade 2:(Mão na massa) Tempo previsto: 65 minutos
2.1) Sabendo que um número será o oposto
ou simétrico de outro número quando
for representado em uma reta numérica e possuir a mesma distância da origem(0)
em relação a outro número.
... Podemos afirmar que o oposto
ou simétrico de +7 é o -7, porque a distância de +7 à origem( 0 ) é
igual à distância de – 7 à origem(0).Encontre o número simétrico representado por
N e
por T:
__-7__-6__-5__-4__N__-2__-1__0__+1__+2__+3__+4__T__+6__+7
Atividade 3:(Complementar)Tempo previsto: 35 minutos
3.1- Ao efetuar uma
multiplicação com os números inteiros é necessário que primeiramente você
multiplique os sinais e depois os números, sendo assim resolva as
multiplicações abaixo observando primeiramente as regras dos sinais:
Regra
exemplo
+ . + = + +5
. +2 = +10
- . - = + -5
. -2 = +10
+ . - = -
+5 . -2
= -10
- . + = -
-5 . +2 =
-10
Observação:
O ponto (.) significa vezes
Agora resolva:
a)-4 . + 6 =
b) +8 . -3 =
c) -7 . – 5 =
d) +10 . +9=
Avaliação:
Resolução das atividades 1, 2 e 3
mediante ao auxilio das aulas do Cmsp e da professora por meio do email e
aplicativo Wattsap
ASSISTA AS AULAS DO CMSP PARA APOIO.
Segue o link do youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCBEVOzstEvR_wIncmnG7gPg/videos
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