Profª MARINÊS - ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 7º ANO A,B, C e D

 

RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE                

 

Professora :  Marinês Venâncio Batista

Email:marines@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: MATEMÁTICA

Turmas: 7º A,B,C e D

Unidade Temática: Números, Álgebra

Objeto do Conhecimento: Números racionais na representação fracionária e na decimal: usos, ordenação e associação com pontos da reta numérica e operações.

Equivalência de expressões algébricas: identificação da regularidade de uma sequência numérica.

Números Inteiros: usos, história, ordenação, associação com pontos da reta numérica e operações.

Habilidades: (EF07MA04) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam operações com números inteiros.

(EF07MA10) Ler, comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica.

(EF07MA12) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam as operações com números racionais.

(EF07MA16) Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes.

(EF07MA17) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam variação de proporcionalidade inversa  entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.

Competência: Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 

ROTEIRO DE ATIVIDADES: 17/08/2020 a 21/08/2020                    

Atividades:

 

Assistir ao vídeo aula de 03/08 - 7º ano EF - Matemática - Operações com racionais: Parte I do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:

https://www.youtube.com/watch?v=NEPqzy1sKLw

 

 

Atividade 1: (Questão disparadora) Tempo previsto: 35 minutos

1-    Qual a definição de números naturais, números inteiros e números racionais?

 

Atividade 2:(Mão na massa) Tempo previsto: 65 minutos

2.1= Classifique os números abaixo em racionais, naturais e inteiros:

a) 23=

b) -15=

c) 3/7=

d) 3,96=

 

Atividade 3:(Complementar)Tempo previsto: 35 minutos

3.1- Números decimais também são números racionais, porque podem ser escrito em forma de fração. Transforme os números decimais abaixo em fracionários:

a) 1,3=

b)22,56=

c)0,524=

d)0,3=

e)17,56=

Obs: Para transformar números decimais em racionais é simples: copia o número sem a virgula, coloca o traço de fração e conta quantos números tem atrás da vírgula se for um número será um zero 10, se for dois números será dois zeros 100. Exemplo:

a)     3,891 = 3891/1000

b)    3,5= 35/10

c)     0,65= 65/100

 

                     ROTEIRO DE ATIVIDADES: 08/09/2020 a 18/09/2020

Atividades:

 

Assistir ao vídeo aula de 04/08 - 7º ano EF - Matemática - Operações com racionais: Parte II do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:

https://www.youtube.com/watch?v=MhWRAjyKD8&ab_channel=7oanoEF-CMSP

 

Assistir ao vídeo aula de 05/08 - 7º ano EF - Matemática - Operações com racionais: Parte III do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:

https://www.youtube.com/watch?v=ErfY3j_wXgw&ab_channel=7oanoEF-CMSP

 

Assistir ao vídeo aula de 11/08 - 7º ano EF - Matemática - Expressões algébricas equivalentes: Parte I do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:

https://www.youtube.com/watch?v=M588LWHe6xA&t=115s&ab_channel=7oanoEF-CMSP

 

 

Atividade 1: (Questão disparadora) Tempo previsto: 35 minutos

1.1)         O que significa Fração Equivalente?

 

Atividade 2:(Mão na massa) Tempo previsto: 65 minutos

2.1)Resolva as multiplicações das frações  e depois encontre uma fração equivalente ao resultado da operação.

Exemplo:5/6  x  3/2 = 15/12 que é equivalente a 30/24 ou 5/4( Lembrando que estou utilizando o símbolo ( / ) que significa a mesma coisa que o símbolo ( _ ) na escrita da fração.

a)2/8 x 1/4=

b)10/7 x 3/5=

c)7/2 x7/3=

 

Atividade 3:(Complementar)Tempo previsto: 35 minutos

3.1- Maria comprou uma Pizza para o jantar. Ela comeu dois terços da pizza e seu marido comeu três nonos. Quem comeu maior quantidades? Explique sua resposta.

 

              ROTEIRO DE ATIVIDADES: 18/09/2020 a 02/10/2020

Atividades:

 

 

Tempo previsto para assistir os vídeos abaixo: 135 minutos

 Assistir ao vídeo aula de 12/08 - 7º ano EF - Matemática - Expressões algébricas equivalentes: Parte II do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:

https://www.youtube.com/watch?v=eiuoz_h7X1g&t=1527s&ab_channel=7oanoEF-CMSP

 

Assistir ao vídeo aula de 17/08 - 7º ano EF - Matemática - Expressões algébricas equivalentes: Parte IIIdo CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:

https://www.youtube.com/watch?v=wPH4FX04eSU&t=237s&ab_channel=7oanoEF-CMSP

 

Assistir ao vídeo aula de 18/08 - 7º ano EF - Matemática - Expressões algébricas equivalentes: Parte IV do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link: https://www.youtube.com/watch?v=S8fe49CPl94&t=219s&ab_channel=7oanoEF-CMSP

 

Atividade 1: (Questão disparadora) Tempo previsto: 35 minutos

1.1-         Sobre o estudo de álgebra, assinale a alternativa correta:

A(   ) No estudo de álgebra não é possível verificar as operações matemáticas.

B(   ) Nos estudos de álgebra, letras são utilizadas para representar números. Essas letras tanto podem representar números desconhecidos quanto um número qualquer pertencente a um conjunto numérico.

C(   ) Nos estudos de conteúdos matemáticos a álgebra não tem grande importância para a aprendizagem.

 

Atividade 2:(Mão na massa) Tempo previsto: 65 minutos

2.1) Sabendo que X = 5  ,  y= 12  e que Z= -1 encontre o valor que satisfaz as operações abaixo:

a) X + Y -2 =            b) Z+ 15=           c) Z + 10=            d) Y- X=

 

Atividade 3:(Complementar)Tempo previsto: 35 minutos

3.1- Represente com uma expressão matemática o problema e encontre sua solução.

Qual é o número que multiplicado por dois menos dez é igual a trinta e cinco mais três?

 

                 ROTEIRO DE ATIVIDADES: 5/10/2020 a 16/10/2020

 

Atividades:

 

 

Tempo previsto para assistir os vídeos abaixo: 135 minutos

 Assistir ao vídeo aula de 28/09 - 7º ano EF - Matemática - Números inteiros: Parte I do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:

https://www.youtube.com/watch?v=eiuoz_h7X1g&t=1527s&ab_channel=7oanoEF-CMSP

 

Assistir ao vídeo aula de 29/09 - 7º ano EF - Matemática - Números Inteiros: Parte II do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:

https://www.youtube.com/watch?v=PvAJdGUAO2k&ab_channel=7oanoEF-CMSP

 

Assistir ao vídeo aula de 30/09 - 7º ano EF - Matemática - Números inteiros: Parte III do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:

https://www.youtube.com/watch?v=TlwFyjbhs0&t=143s&ab_channel=7oanoEF-CMSP

 

 

Atividade 1: (Questão disparadora) Tempo previsto: 35 minutos

1.2-         Leia os itens abaixo:

 

I-                   Números inteiros não são utilizados no dia-a-dia pelas pessoas, pois não observamos sua presença em jogos, temperaturas, contas bancárias, etc..

II-                Os números inteiros são os números positivos e negativos. Estes números formam o conjunto dos números inteiros, indicado por .

III-              Os números inteiros negativos são sempre acompanhados pelo sinal (-), enquanto os números inteiros positivos podem vir ou não acompanhados de sinal (+).

IV-             O zero é um número neutro, ou seja, não é um número nem positivo e nem negativo.

 

Assinale a alternativa que apresenta os itens corretos sobre a definição de Números Inteiros:

 

(   )  I – II –III

(   )  II-  III – IV

(   )  Todas estão corretas

(   ) Nenhuma está correta

 

 

 

Atividade 2:(Mão na massa) Tempo previsto: 65 minutos

2.1) Sabendo que um número será o oposto ou simétrico de outro número quando for representado em uma reta numérica e possuir a mesma distância da origem(0) em relação a outro número. ... Podemos afirmar que o oposto ou simétrico de +7 é o -7, porque a distância de +7 à origem( 0 ) é igual à distância de – 7 à origem(0).Encontre o número simétrico representado por N e por T:

 

  __-7__-6__-5__-4__N__-2__-1__0__+1__+2__+3__+4__T__+6__+7

 

 

 

Atividade 3:(Complementar)Tempo previsto: 35 minutos

3.1- Ao efetuar uma multiplicação com os números inteiros é necessário que primeiramente você multiplique os sinais e depois os números, sendo assim resolva as multiplicações abaixo observando primeiramente as regras dos sinais:

Regra               exemplo

+ .  + = +          +5  .  +2 =  +10

-  .  -  = +          -5   .  -2  =  +10

+ .  -  = -          +5   .  -2  =  -10

-  .  + = -          -5    .  +2 =  -10

Observação:  O ponto (.) significa vezes

Agora resolva:

a)-4  .  + 6 =

b) +8 . -3 =

c) -7 . – 5 =

d) +10  . +9=

 

 

Avaliação:

Resolução das atividades 1, 2 e 3 mediante ao auxilio das aulas do Cmsp e da professora por meio do email e aplicativo Wattsap

 

ASSISTA AS AULAS DO CMSP PARA APOIO. Segue o link do youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCBEVOzstEvR_wIncmnG7gPg/videos

 

 

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