ROTEIRO DE APRENDIZAGEM - GRAFITE - ARTE - 9º ANO A, B, C e D

 

ROTEIRO DE APRENDIZAGEM 

 

 

EE Chojiro Segawa 

 

Professora: Eunice 

 

E-mail: euniceanjos@professor.educacao.sp.gov.br 

 

Componente Curricular: Arte 

 

Turmas: 9º anos A, B, C e D 

 

Roteiro de atividades a serem realizadas em casa pelos alunos, devido a pandemia do novo coronavírus. 

 

Quantidade de aulas: 02 

 

Objeto de conhecimento: Arte do grafismo indígena e africano

 

Habilidade: (EF08AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação de matriz indígena, africana e afro-brasileira, reconhecendo e apreciando composições, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.  

 

 

Objetivos: - Diferenciar e reconhecer várias formas de expressão, representação e encenação de grafismo de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileiras;  

Consegue apreciar, sem preconceitos, composições de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileiras de diferentes épocas.  

 

Estratégias e desenvolvimento 

 

Faça uma pesquisa sobre grafismo indígena e africano, buscando padrões têxteis, diversidade de cores e formas.

Grafismo

 

Grafismo O grafismo é a arte que prioriza as formas, cores e detalhes, deixando para segundo plano a Grafismo Indígena figura ou representação. As linhas em suas mais variadas formas são os elementos principais dessa técnica. Os traços se repetem proporcionalmente, criando um padrão que confere ritmo e equilíbrio ao desenho. Tão diversa quanto as possibilidades de criação é a existência dessa arte em outros universos. Podemos encontrar o grafismo nas culturas indígenas e africana, na moda, na fotografia, em construções, etc. O grafismo indígena retrata alguns elementos da natureza na sua construção dos desenhos nas pinturas corporais. As técnicas decorativas indígenas são utilizadas tanto na pintura corporal quanto na confecção de utensílios, nos adornos. Cada tribo desenvolve seus padrões e através deles coloca seus traços culturais. Na fotografia, o grafismo é utilizado para gerar imagens com composições geométricas sem necessidade de outro significado senão o estético. As fotos apresentam detalhes arquitetônicos de construções, objetos coloridos ou situações em que a forma prevalece sobre o conteúdo.

 

 

 

Grafismo indígena brasileiro

 Grafismo africano

 

ATIVIDADE:

- Após realizar a pesquisa, escolha uma imagem ou texto, que chamou sua atenção e utilizando folha de sulfite, lápis grafite preto ou lápis de cor, faça um grafite (desenho) na folha de sulfite ou caderno, tire uma foto e envie para o email da sala de leitura: chojirosegawasaladeleituracs@gmail.com até o dia 23/11/2020, estes trabalhos poderão ser entregues em dupla ou trio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane