Sonia Gloria Geografia 4 roteiro do 4 bimestre 3 ano ensino médio
4º Roteiro de Atividades 4ºBimestre
Recuperação Intensiva
Professora: Sonia Gloria de Oliveira Almeida
E-mail: sgloria@prof.educacao.sp.gov.br
Classroom 3A cod 5noxrhm 3B cod ovpnyum 3C cod n5kj35o 3D cod henxwk2
Disciplina:
Geografia 3 ano EM semana 23/11
a 09/12/2020
Unidade
Tematica: Geografia das redes mundiais
Objeto
de Conhecimento: Os fluxos de idéias e informação
Título: Fluxos de idéias e informação
Habilidade: Reconhecer e aplicar o conceito de redes geográficas
TEMA 02: OS FLUXOS DE IDEIAS
E INFORMAÇÃO E AS CIDADES GLOBAIS
Página 71 no Caderno do
Aluno volume 4
Neste tema buscamos
apresentar o contexto de um mundo que, atualmente, vem se conectando cada vez
mais por meio de uma complexa rede de comunicação, a exemplo de noticiários da
TV, rádio, jornais, revistas, internet, entre outros, por onde circulam uma
vasta diversidade de informações que fluem aceleradamente e, muitas vezes, a
recebemos em tempo real. Nesse sentido, as atividades sugeridas têm o objetivo
de ajudar o estudante a reconhecer o papel dos fluxos de idéias e informações e
as cidades globais, num mundo em constante trans- formação e marcado pela
competitividade entre países e pessoas.
SENSIBILIZAÇÃO
Para começo de conversa
Assista o trecho do filme “O preço do amanha” disponível em https://www.youtube.com/watch?v=euQrskSt1eY (apenas os 17 minutos iniciais)
Após assistir responda:
Que realidade é representada no trecho do filme?
Resposta:
Compare situações que já acontecem nos dias de hoje, como por exemplo:
https://www.tecmundo.com.br/mercado/143204-apps-qr-code-crescendo-forma-pagamento-lojas-fisicas.htm
https://www.tecmundo.com.br/mercado/143204-apps-qr-code-crescendo-forma-pagamento-lojas-fisicas.htm
Após ver o filme e o acesso aos links acima reflita
Num mundo em transformação,
marcado pela competitividade e fluidez nas informações, que habilidades são
necessárias no mercado de trabalho, que exige cada vez mais conhecimento, para
manter a disputa econômica e tecnológica?
Resposta:
CONTEXTUALIZAÇÃO
Leia o trecho do livro
:Território–Globalização e fragmentação, que trata das Geografias da
desigualdade: Globalização e fragmentação, páginas 21 a 28 disponível em: https://www.mpma.mp.br/arquivos/CAOPDH/Territorio_Globalizacao_e_Fragmentacao_MiltonSANTOS.pdf
acesso 03 de nov.2020
Após a reflexão reveja
alguns aspectos da “Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável” em que:
Todos os países e todas as
partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, implementarão este
plano. Estamos decididos a libertar a raça humana da tirania da pobreza e da
penúria e a curar e proteger o nosso planeta. Estamos determinados a tomar as
medidas ousadas e transformadoras que são urgentemente necessárias para
direcionar o mundo para um caminho sustentável e resiliente. Ao embarcarmos
nesta jornada coletiva, comprometemo-nos que ninguém seja deixado para trás
(Agenda 2030 - ONU).
Veja o video Ibge explica
sobre a erradicaçao da pobreza https://www.youtube.com/watch?v=wLP6roH0XvU
acesso 03 de Nov.de 2020
Leia o texto abaixo
FLUXOS DE IDEIAS E
INFORMAÇÕES
Num mundo globalizado cada vez mais surge a
necessidade de lidar com as informações, as quais são necessárias para
desenvolverem habilidades exigidas no mercado de trabalho, marcado pela
competitividade que exige muito conhecimento para manter a disputa econômica e
tecnológica. Pode considerar fluxos de idéias e informações a capacidade de
trocar informações em escala mundial, envolvendo as relações comerciais que
influenciam a cultura em diferentes lugares. Essas informações, que por sua vez,
detêm as idéias, são aceleradas por uma rede de satélites e cabos que
conectamos computadores da rede mundial, transmitem programas televisivos e
possibilitam institutos de ensino superior e tecnológico divulgar com maior
rapidez seus estudos, os quais são usados para manter o mundo das idéias
dinâmico e em expansão. Estas características do mundo atual exigem com que as
pessoas estejam mais próximas das informações para que possam acessá-las e
colocá-las em prática. Em um curso universitário, por exemplo, o domínio de um
idioma estrangeiro, assim como conhecer o básico de informática, é um requisito
indispensável. O vínculo entre ciência, técnica e produção é uma característica
marcante do mundo globalizado de idéias e informações. Os contornos para esse
mundo em que as idéias e as informações ocupam um lugar de destaque, sem precedentes
na história da humanidade, começaram a se configurar após 1980, quando se criou
uma base tecnológica popular, introduzindo tecnologias na área de informática e
comunicação e, ainda, mais recentemente a robótica, a biotecnologia etc.
Texto elaborado
especialmente para o São Paulo Faz Escola.
Após a leitura do texto
acima responda a questão:
1) Qual a importância da informação no mundo
globalizado?Por quê?
Resposta:
Título As Diferentes Formas de Regionalizar o Mundo 1
Bimestre
HABILIDADES: (EM13CHS203) Contrapor os diversos significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas como civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo e cidade/campo, entre outras
Pesquise e responda:
1) Como podemos regionalizar
o mundo?
2) Quais critérios podem ser
usados para regionalizar o mundo em diferentes contextos históricos.
Unidade
Temática: América
Latina
Objeto
de Conhecimento: Regionalização do mundo
Título:
América Latina 2 Bimestre
HABILIDADES:
Analisar
elementos histórico-geográficos que permitam diagnosticar diferentes
argumentações socioculturais para explicar o conceito de América Latina;
Identificar as principais áreas de tensão da América Latina na atualidade e
estabelecer a relação entre essas áreas e as conseqüências do processo de
colonização; Identificar e analisar o papel dos principais atores sociais
envolvidos em conflitos recentes na América Latina.
Atividade:
Pesquise e Responda:
1) Quais são os países que
são considerados Latino americanos e por que são assim denomidados?
2)Identifique e analise o
papel dos principais atores sociais que se envolveram em conflito recentes na
América Latina.
Unidade
Temática: O CONTINENTE AFRICANO
Objeto
de Conhecimento: Regionalização do mundo
Título:
A ÁFRICA NO MUNDO GLOBAL 3 Bimestre
HABILIDADES: Extrair informações de textos e imagens sobre a distribuição espacial dos países africanos. ● Ler, interpretar e relacionar evidências espaciais em mapas temáticos sobre clima, precipitação e vegetação do continente africano, de modo a compreender as características dos biomas, identificando a jis relações de causa e efeito entre os aspectos físicos citados. ● Extrair informações
Pesquise e responda:
1) Quais são as principais características física e econômica da África
2) Identifique a localização geográfica da África e seus principais desafios.
Comentários
Postar um comentário