Sonia Gloria Geografia 4 roteiro do 4 bimestre 3 ano ensino médio

 4º Roteiro de Atividades 4ºBimestre

Recuperação Intensiva

Professora: Sonia Gloria de Oliveira Almeida

E-mail: sgloria@prof.educacao.sp.gov.br

Classroom  3A cod 5noxrhm   3B cod ovpnyum   3C cod n5kj35o                      3D  cod henxwk2

Disciplina: Geografia 3 ano EM        semana  23/11  a 09/12/2020

Unidade Tematica: Geografia das redes mundiais

Objeto de Conhecimento: Os fluxos de idéias e informação

Título: Fluxos de idéias e informação

Habilidade: Reconhecer e aplicar o conceito de redes geográficas

TEMA 02: OS FLUXOS DE IDEIAS E INFORMAÇÃO E AS CIDADES GLOBAIS

Página 71 no Caderno do Aluno volume 4

Neste tema buscamos apresentar o contexto de um mundo que, atualmente, vem se conectando cada vez mais por meio de uma complexa rede de comunicação, a exemplo de noticiários da TV, rádio, jornais, revistas, internet, entre outros, por onde circulam uma vasta diversidade de informações que fluem aceleradamente e, muitas vezes, a recebemos em tempo real. Nesse sentido, as atividades sugeridas têm o objetivo de ajudar o estudante a reconhecer o papel dos fluxos de idéias e informações e as cidades globais, num mundo em constante trans- formação e marcado pela competitividade entre países e pessoas.

SENSIBILIZAÇÃO

Para começo de conversa

Assista o trecho do filme “O preço do amanha” disponível em https://www.youtube.com/watch?v=euQrskSt1eY  (apenas os 17 minutos iniciais)

Após assistir responda:

Que realidade é representada no trecho do filme?

Resposta:

 Compare situações que já acontecem nos dias de hoje, como por exemplo:

https://www.tecmundo.com.br/mercado/143204-apps-qr-code-crescendo-forma-pagamento-lojas-fisicas.htm

https://www.tecmundo.com.br/mercado/143204-apps-qr-code-crescendo-forma-pagamento-lojas-fisicas.htm

Após ver o filme e o acesso aos links acima reflita

Num mundo em transformação, marcado pela competitividade e fluidez nas informações, que habilidades são necessárias no mercado de trabalho, que exige cada vez mais conhecimento, para manter a disputa econômica e tecnológica?

Resposta:

CONTEXTUALIZAÇÃO

Leia o trecho do livro :Território–Globalização e fragmentação, que trata das Geografias da desigualdade: Globalização e fragmentação, páginas 21 a 28 disponível em: https://www.mpma.mp.br/arquivos/CAOPDH/Territorio_Globalizacao_e_Fragmentacao_MiltonSANTOS.pdf acesso 03 de nov.2020

Após a reflexão reveja alguns aspectos da “Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável” em que:  

Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, implementarão este plano. Estamos decididos a libertar a raça humana da tirania da pobreza e da penúria e a curar e proteger o nosso planeta. Estamos determinados a tomar as medidas ousadas e transformadoras que são urgentemente necessárias para direcionar o mundo para um caminho sustentável e resiliente. Ao embarcarmos nesta jornada coletiva, comprometemo-nos que ninguém seja deixado para trás

 (Agenda 2030 - ONU).

Veja o video Ibge explica sobre a erradicaçao da pobreza https://www.youtube.com/watch?v=wLP6roH0XvU acesso 03 de Nov.de 2020

Leia o texto abaixo

FLUXOS DE IDEIAS E INFORMAÇÕES

 Num mundo globalizado cada vez mais surge a necessidade de lidar com as informações, as quais são necessárias para desenvolverem habilidades exigidas no mercado de trabalho, marcado pela competitividade que exige muito conhecimento para manter a disputa econômica e tecnológica. Pode considerar fluxos de idéias e informações a capacidade de trocar informações em escala mundial, envolvendo as relações comerciais que influenciam a cultura em diferentes lugares. Essas informações, que por sua vez, detêm as idéias, são aceleradas por uma rede de satélites e cabos que conectamos computadores da rede mundial, transmitem programas televisivos e possibilitam institutos de ensino superior e tecnológico divulgar com maior rapidez seus estudos, os quais são usados para manter o mundo das idéias dinâmico e em expansão. Estas características do mundo atual exigem com que as pessoas estejam mais próximas das informações para que possam acessá-las e colocá-las em prática. Em um curso universitário, por exemplo, o domínio de um idioma estrangeiro, assim como conhecer o básico de informática, é um requisito indispensável. O vínculo entre ciência, técnica e produção é uma característica marcante do mundo globalizado de idéias e informações. Os contornos para esse mundo em que as idéias e as informações ocupam um lugar de destaque, sem precedentes na história da humanidade, começaram a se configurar após 1980, quando se criou uma base tecnológica popular, introduzindo tecnologias na área de informática e comunicação e, ainda, mais recentemente a robótica, a biotecnologia etc.

Texto elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.

Após a leitura do texto acima responda a questão:

1)  Qual a importância da informação no mundo globalizado?Por quê?

Resposta:

 

Título As Diferentes Formas de Regionalizar o Mundo 1 Bimestre

HABILIDADES:  (EM13CHS203) Contrapor os diversos significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas como civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo e cidade/campo, entre outras

 

Pesquise e responda:

1) Como podemos regionalizar o mundo?

2) Quais critérios podem ser usados para regionalizar o mundo em diferentes contextos históricos.

Unidade Temática:  América Latina

Objeto de Conhecimento: Regionalização do mundo

Título: América Latina 2 Bimestre

HABILIDADES: Analisar elementos histórico-geográficos que permitam diagnosticar diferentes argumentações socioculturais para explicar o conceito de América Latina; Identificar as principais áreas de tensão da América Latina na atualidade e estabelecer a relação entre essas áreas e as conseqüências do processo de colonização; Identificar e analisar o papel dos principais atores sociais envolvidos em conflitos recentes na América Latina.

Atividade:

Pesquise e Responda:

1) Quais são os países que são considerados Latino americanos e por que são assim denomidados?

2)Identifique e analise o papel dos principais atores sociais que se envolveram em conflito recentes na América Latina.

Unidade Temática: O CONTINENTE AFRICANO

Objeto de Conhecimento: Regionalização do mundo

Título: A ÁFRICA NO MUNDO GLOBAL 3 Bimestre

HABILIDADES: Extrair informações de textos e imagens sobre a distribuição espacial dos países africanos. ● Ler, interpretar e relacionar evidências espaciais em mapas temáticos sobre clima, precipitação e vegetação do continente africano, de modo a compreender as características dos biomas, identificando a jis relações de causa e efeito entre os aspectos físicos citados. ● Extrair informações

Pesquise e responda:

1) Quais são as principais características física e econômica da África

2) Identifique a localização geográfica da África e seus principais desafios.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane