Profª MARINÊS - ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 7º ANO A,B, C e D

 

ROTEIRO DE ATIVIDADES: 26/10/2020 a 06/11/2020                   

 

Professora :  Marinês Venâncio Batista

Email:marines@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: MATEMÁTICA

Turmas: 7º A,B,C e D

Número de aulas: 6 aulas de 45 minutos cada

Unidade Temática: Números, Álgebra

Objeto do Conhecimento: Números Inteiros: usos, história, ordenação, associação com pontos da reta numérica e operações.

 

Habilidades: (EF07MA03) Ler, comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.

(EF07MA04) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam operações com números inteiros.

 

Competência: Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 

 

Atividades:

 

 

Tempo previsto para assistir os vídeos abaixo: 135 minutos

 Assistir ao vídeo aula de 13/10 - 7º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte I do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:

https://www.youtube.com/watch?v=eoUFguq0XqY&ab_channel=7oanoEF-CMSP

 

Assistir ao vídeo aula de 14/10 - 7º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte II do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:

https://www.youtube.com/watch?v=i164eKtkuDE&ab_channel=7oanoEF-CMSP

 

Assistir ao vídeo aula de 19/10 - 7º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte III do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:

https://www.youtube.com/watch?v=ocvv4xDjTBI&ab_channel=7oanoEF-CMSP

 

Página 3,4,5 e 6 do material: APRENDER SEMPRE Volume 3

 

Atividade 1: (Questão disparadora) Tempo previsto: 35 minutos

 

 

Leia o texto “ Guelli, Imenes, Jakubo e Lellis contam como o número negativo surgiu”.

 

 O surgimento dos números negativos contou com algumas necessidades dentro do dia a dia das pessoas e muitos não entendem ou não conhecem por completo o uso desses números. Como os autores Imenes, Jakubo e Lellis (2012, p. 5),1 apontam, muitas pessoas pensam que o zero é o menor número que existe. Mas existem outros números, menores que zero, que você já deve ter visto por aí. Para explicar o surgimento dos números negativos, complementando a ideia do zero não ser o menor número, o autor Guelli (1995)2 comenta que o desenvolvimento da Matemática sempre esteve ligado diretamente ao comércio, já que os comerciantes saiam em longas expedições marítimas em busca de mercadorias e quando retornavam para suas terras, as mercadorias eram vendidas, obtendo lucros. Ele ainda explica que no cotidiano destes comerciantes, os cálculos eram feitos de forma rápida e com precisão, utilizando sinais negativos e positivos e que essa solução de cálculo encontrada pelos comerciantes agradou aos matemáticos, que passaram a utilizá-la nas mais diversas soluções. Assim, os números positivos e negativos passaram a indicar as direções de quantidades, como a falta (Negativo) e o excesso (Positivo). A evolução no uso dos números negativos ocorreu um pouco mais tarde com uma das descobertas do matemático Thomas Harriot, as quais só foram publicadas dez anos após sua morte, em 1621. Essa descoberta foi a notação usada para substituir as palavras maiores e menores, usando os símbolos (>) e (<).

Ela possibilitou a criação de novas regras que permitiram cálculos com números e sinais, relacionandoos na reta numérica, dando origem à definição dos números opostos (SEDUC – PARANÁ, 2016)3. Uma curiosidade segundo Guelli (1995) está na subtração de dois números com sinais que pode ser efetuada somando-se o primeiro com o oposto do segundo. Com essa aplicação das operações de adição e subtração e o uso da reta numérica, os números com sinais positivos e negativos passaram a ser de grande valia para o estudo da matemática.

 

Agora que você conhece um pouco da história do surgimento dos números inteiros, responda:

a)      Você já ouviu falar em números menores que 0 (zero)? Quais?

b)    Em sua opinião, os números inteiros (positivos e negativos) estão presentes no seu cotidiano? Onde? Em que situações?

c)     Qual a importância de usar os sinais (+ e -) para determinar o valor dos números inteiros?

d)    Você já viu um extrato bancário? Como aparece o saldo?

e)     Você já viu uma medida de temperatura aferida pelo termômetro? E o painel de um elevador, que indicam os andares, subsolo e garagem?

 

Atividade 2:(Mão na massa) Tempo previsto: 65 minutos

Trace uma reta e marque os números inteiros de -10 a 10, deixando 1 cm entre cada marcação.

 

 Responda:

a)      Quais números inteiros estão antes do zero?

b)    A distância do número -6 ao zero é a mesma de zero ao número 6?

c)     Qual é simétrico ao número -8 em relação ao zero?

d)    Escreva três pares de números simétricos em relação ao zero.

 

Atividade 3:(Complementar)Tempo previsto: 35 minutos

Organize os números - 1, - 3, - 5, 0, 2 e 4 na reta numérica:

                          

 

 

 

Avaliação:

Resolução das atividades 1, 2 e 3 mediante ao auxilio das aulas do Cmsp e da professora por meio do email e aplicativo Wattsap

 

ASSISTA AS AULAS DO CMSP PARA APOIO. Segue o link do youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCBEVOzstEvR_wIncmnG7gPg/videos

 

 

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