Profª MARINÊS - ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 7º ANO A,B, C e D
ROTEIRO DE ATIVIDADES: 26/10/2020 a
06/11/2020
Professora : Marinês
Venâncio Batista
Email:marines@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: MATEMÁTICA
Turmas: 7º A,B,C e D
Número de aulas: 6 aulas de 45 minutos cada
Unidade Temática: Números, Álgebra
Objeto
do Conhecimento: Números Inteiros: usos, história, ordenação, associação com
pontos da reta numérica e operações.
Habilidades: (EF07MA03) Ler, comparar e ordenar números inteiros
em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta
numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.
(EF07MA04)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam operações com números
inteiros.
Competência: Reconhecer que a Matemática é uma ciência
humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em
diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para
solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e
construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
Atividades:
Tempo previsto para assistir os vídeos
abaixo: 135 minutos
Assistir ao vídeo aula de 13/10 - 7º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte I do
CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=eoUFguq0XqY&ab_channel=7oanoEF-CMSP
Assistir ao vídeo aula de 14/10 - 7º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte II do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=i164eKtkuDE&ab_channel=7oanoEF-CMSP
Assistir ao vídeo aula de 19/10 - 7º ano EF - Matemática - Recuperação: Parte III do
CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=ocvv4xDjTBI&ab_channel=7oanoEF-CMSP
Página 3,4,5 e 6 do
material: APRENDER SEMPRE Volume 3
Atividade 1: (Questão disparadora) Tempo previsto: 35 minutos
Leia o texto “ Guelli, Imenes, Jakubo e Lellis contam como o número
negativo surgiu”.
O surgimento dos números
negativos contou com algumas necessidades dentro do dia a dia das pessoas e
muitos não entendem ou não conhecem por completo o uso desses números. Como os
autores Imenes, Jakubo e Lellis (2012, p. 5),1 apontam, muitas pessoas pensam
que o zero é o menor número que existe. Mas existem outros números, menores que
zero, que você já deve ter visto por aí. Para explicar o surgimento dos números
negativos, complementando a ideia do zero não ser o menor número, o autor
Guelli (1995)2 comenta que o desenvolvimento da Matemática sempre esteve ligado
diretamente ao comércio, já que os comerciantes saiam em longas expedições
marítimas em busca de mercadorias e quando retornavam para suas terras, as
mercadorias eram vendidas, obtendo lucros. Ele ainda explica que no cotidiano
destes comerciantes, os cálculos eram feitos de forma rápida e com precisão,
utilizando sinais negativos e positivos e que essa solução de cálculo
encontrada pelos comerciantes agradou aos matemáticos, que passaram a utilizá-la
nas mais diversas soluções. Assim, os números positivos e negativos passaram a
indicar as direções de quantidades, como a falta (Negativo) e o excesso
(Positivo). A evolução no uso dos números negativos ocorreu um pouco mais tarde
com uma das descobertas do matemático Thomas Harriot, as quais só foram
publicadas dez anos após sua morte, em 1621. Essa descoberta foi a notação
usada para substituir as palavras maiores e menores, usando os símbolos (>)
e (<).
Ela possibilitou a criação de novas regras que permitiram cálculos com
números e sinais, relacionandoos na reta numérica, dando origem à definição dos
números opostos (SEDUC – PARANÁ, 2016)3. Uma curiosidade segundo Guelli (1995)
está na subtração de dois números com sinais que pode ser efetuada somando-se o
primeiro com o oposto do segundo. Com essa aplicação das operações de adição e
subtração e o uso da reta numérica, os números com sinais positivos e negativos
passaram a ser de grande valia para o estudo da matemática.
Agora que você conhece um pouco da história do surgimento dos números
inteiros, responda:
a)
Você já ouviu falar em números menores que 0
(zero)? Quais?
b)
Em sua opinião, os números inteiros (positivos e
negativos) estão presentes no seu cotidiano? Onde? Em que situações?
c)
Qual a importância de usar os sinais (+ e -)
para determinar o valor dos números inteiros?
d)
Você já viu um extrato bancário? Como aparece o
saldo?
e) Você
já viu uma medida de temperatura aferida pelo termômetro? E o painel de um
elevador, que indicam os andares, subsolo e garagem?
Atividade 2:(Mão na massa) Tempo previsto: 65 minutos
Trace uma reta e marque os números inteiros de -10 a 10, deixando 1 cm
entre cada marcação.
Responda:
a)
Quais números inteiros estão antes do zero?
b)
A distância do número -6 ao zero é a mesma de
zero ao número 6?
c)
Qual é simétrico ao número -8 em relação ao
zero?
d) Escreva
três pares de números simétricos em relação ao zero.
Atividade 3:(Complementar)Tempo previsto: 35 minutos
Organize os números - 1, - 3, - 5, 0, 2 e 4 na reta numérica:
Avaliação:
Resolução das atividades 1, 2 e 3
mediante ao auxilio das aulas do Cmsp e da professora por meio do email e
aplicativo Wattsap
ASSISTA AS AULAS DO CMSP PARA APOIO.
Segue o link do youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCBEVOzstEvR_wIncmnG7gPg/videos
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