Roteiro de Recuperação de LP 6ºs anos - Prof.ª Marcia



ROTEIRO DE APRENDIZAGEM
Recuperação aos alunos que não enviaram as atividades do 2º  bimestre.
Data: 20 a 31 de julho                         PROFESSOR (A) :  Marcia Morgado
EMAIL: marciamorg0@gmail.com
DISCIPLINA : Língua Portuguesa                           TURMA:  6º A,B e C
UNIDADE TEMÁTICA:Tempos e Modos verbais; diferenciação entre notícia e reportagem; leitura e análise de textos (notícia e reportagem).
Gênero textual enigma, Linguagem conotativa e denotativa, e produção de texto (Biografia)
COMPETÊNCIAS: Conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, cultura digital, comunicação.
HABILIDADES:
EF69LP34A Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações.
EF69LPO7B Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.
EF69LP17 Identificar recursos estilísticos e semióticos presentes em textos jornalísticos e publicitários.
EF06LP11 Utilizar ao produzir textos em diferentes gêneros, conhecimentos linguísticos e gramaticais; tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação, etc.
EF06LP01B Desenvolver atitude crítica frente aos textos jornalísticos.

EF06LP11 Utilizar, ao produzir textos em diferentes gêneros, conhecimentos
linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.
Recursos :
CMSP, youtube, blog, e-mail, whatsappp, google meet, classroon e caderno do aluno.

ATIVIDADE
Realizar as atividades de cada um dos roteiros enviados durante o 2º bimestre.



1º ROTEIRO
ATIVIDADE 1:
Leia a explicação a seguir:
Modos Verbais
Os modos verbais indicam a posição da pessoa falante face a ação verbal. Os verbos podem ser utilizados de diferentes maneiras, conforme a significação que se quer transmitir. 
Existem três modos verbais: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo.

·         Indicativo - exprime fatos, certezas.
Exemplo:  Ele Discursa muito bem.

·         Subjuntivoexprime desejos, possibilidades, dúvidas.
Exemplo: Talvez discurse bem esta noite.

·         Imperativo - exprime ordens, pedidos.
Exemplo: Discurse como ele!


ATIVIDADE 2:
Assista a aula do Centro de Mídias do dia 09/06
.

ATIVIDADE 3:
LEIA OS TEXTOS A SEGUIR:
( não é necessário copiar os textos)


TEXTO A
Meninos tailandeses salvos de caverna irão à Argentina
    Os 12 adolescentes tailandeses, membros da equipe de futebol Javalis Selvagens, foram convidados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para comparecerem, ao lado de suas famílias, aos Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecerão em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 6 e 18 de outubro.
    Após o acidente que prendeu o time em uma caverna em junho deste ano, eles já receberam muitas homenagens do mundo do esporte desde então. Entre elas, uma feita pela Fifa, no dia 24 de setembro, durante o evento dos prêmios The Best, realizado em Londres, na Inglaterra.
    Além de fazerem parte da cerimônia de abertura dos Jogos, os meninos disputarão uma partida de futebol amistosa contra outros atletas e ficarão hospedados na Vila Olímpica.
Disponível em: <https://jornaljoca.com.br>. (Fragmento).

TEXTO B

TEXTO C
Paraíso
Se essa rua fosse minha,
eu mandava ladrilhar,
não para automóvel matar gente,
mas para criança brincar.

Se esta mata fosse minha,
eu não deixava derrubar.
Se cortarem todas as árvores,
Onde é que os pássaros vão morar?

Se este rio fosse meu,
eu não deixava poluir.
Joguem esgotos noutra parte,
que os peixes moram aqui.

Se este mundo fosse meu,
eu fazia tantas mudanças
que ele seria um paraíso
de bichos, plantas e crianças.

PAES, José Paulo.


Agora, responda:
1 - Qual é o gênero de cada texto?
2 - Na sua opinião, qual é o assunto abordado em cada um dos textos, ou seja, sobre o que eles falam?
3 - Agora, indique qual modo verbal predomina em cada um dos textos, ou seja, se é imperativo, subjuntivo ou indicativo?  E diga como percebemos isso?
Texto A:
Texto B:
Texto C:


2 º ROTEIRO

ATIVIDADE 1:
Revise as aulas do Centro de Mídias dos dias 18 e 19 de junho
OBS. : É muito importante revisar essa duas aulas para que consigam fazer as atividades propostas.



ATIVIDADE 2:
Leia os textos do Caderno do Aluno Volume 2 (parte 1):
“O que é, o que é? Nem tudo de voa é pássaro”. (página 21)
“É um pássaro? É o super-homem? Não! É o 14 bis”  (páginas 22 e 23)



ATIVIDADE 3:
Realize as atividades pedidas nas páginas 23 à 26  do caderno do aluno Volume 2 (parte 1).
Após responder as questões das páginas 23 e 26, envie a foto das mesmas à professora. Você pode responder na própria apostila, fotografar e enviar para a professora (APENAS AS PÁGINAS 23 E 26).




3 º ROTEIRO
Leia os textos “500 anos de um  Gênio” e “O gênio da Vinci”, na página 27 do Caderno do Aluno Volume 2 (Parte 1)
Responda as questões de 1 a 6 (páginas 28 e 29), podendo ser respondidas na própria apostila ou no caderno de lições. Depois envie foto da atividade.
Obs.: Para ajudá-lo (a) a responder, assista a aula do dia 19/06 no CMSP.




4 º ROTEIRO
ATIVIDADE 1
Para entender melhor sobre esse assunto, revise a aula do CMSP do dia 23 de junho.



ATIVIDADE 2

Produza uma Biografia falando sobre um super-herói preferido por você ou sobre você mesmo. Essa atividade pode ser feita na própria apostila (página 30) .



Orientações:
As atividades deverão ser enviadas para o e-mail da professora, até o dia 30 de julho. marciamorg0@gmail.com
Esses roteiros além de estarem  no blog da escola, serão reenviados no grupo de
Whatsapp da sala.
Não se esqueçam de colocar nome, número e série nas atividades enviadas.
Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem nota do 2 º bimestre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane