Roteiro de Recuperação de LP 6ºs anos - Prof.ª Marcia
ROTEIRO DE
APRENDIZAGEM
Recuperação aos alunos que não enviaram as atividades do
2º bimestre.
Data: 20 a 31 de julho PROFESSOR (A) : Marcia Morgado
EMAIL: marciamorg0@gmail.com
DISCIPLINA
: Língua Portuguesa TURMA:
6º A,B e C
UNIDADE TEMÁTICA:Tempos e Modos verbais; diferenciação
entre notícia e reportagem; leitura e análise de textos (notícia e reportagem).
Gênero
textual enigma, Linguagem conotativa e denotativa, e produção de texto
(Biografia)
COMPETÊNCIAS: Conhecimento,
pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, cultura
digital, comunicação.
HABILIDADES:
EF69LP34A Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os
objetivos de leitura, como forma de possibilitar uma maior compreensão do
texto, a sistematização de conteúdos e informações.
EF69LPO7B Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua
adequação ao contexto de produção e circulação.
EF69LP17 Identificar recursos estilísticos e semióticos presentes em
textos jornalísticos e publicitários.
EF06LP11 Utilizar ao produzir textos em diferentes
gêneros, conhecimentos linguísticos e gramaticais; tempos verbais, concordância
nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação, etc.
EF06LP01B Desenvolver
atitude crítica frente aos textos jornalísticos.
EF06LP11
Utilizar, ao produzir
textos em diferentes gêneros, conhecimentos
linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.
linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.
Recursos :
CMSP,
youtube, blog, e-mail, whatsappp, google meet, classroon e caderno do aluno.
ATIVIDADE
Realizar as atividades de cada
um dos roteiros enviados durante o 2º bimestre.
1º ROTEIRO
ATIVIDADE 1:
Leia a explicação a seguir:
Modos Verbais
Os modos verbais indicam a posição da pessoa falante
face a ação verbal. Os verbos podem ser utilizados de diferentes maneiras,
conforme a significação que se quer transmitir.
Existem três modos verbais: o
indicativo, o subjuntivo e o imperativo.
·
Indicativo - exprime fatos, certezas.
Exemplo: Ele Discursa muito bem.
·
Subjuntivo - exprime desejos,
possibilidades, dúvidas.
Exemplo: Talvez discurse bem
esta noite.
·
Imperativo - exprime ordens, pedidos.
Exemplo: Discurse como ele!
ATIVIDADE 2:
Assista a aula do Centro de Mídias do dia 09/06
.
ATIVIDADE 3:
LEIA OS
TEXTOS A SEGUIR:
( não é
necessário copiar os textos)
TEXTO A
Meninos tailandeses
salvos de caverna irão à Argentina
Os 12 adolescentes
tailandeses, membros da equipe de futebol Javalis Selvagens, foram convidados pelo Comitê
Olímpico Internacional (COI) para comparecerem,
ao lado de suas famílias, aos Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecerão em Buenos Aires, na
Argentina, entre os dias 6 e 18 de outubro.
Após o acidente que prendeu o time em uma caverna em junho deste ano,
eles já receberam muitas
homenagens do mundo do esporte desde então. Entre elas, uma feita pela Fifa, no
dia 24 de setembro, durante o evento dos prêmios The Best,
realizado em Londres, na Inglaterra.
Além de fazerem parte da cerimônia de abertura
dos Jogos, os meninos disputarão uma
partida de futebol amistosa contra outros atletas e ficarão hospedados na Vila Olímpica.
Disponível em: <https://jornaljoca.com.br>.
(Fragmento).
TEXTO B
TEXTO C
Paraíso
Se essa rua fosse minha,
eu mandava ladrilhar, não para automóvel matar gente, mas para criança brincar. Se esta mata fosse minha, eu não deixava derrubar. Se cortarem todas as árvores, Onde é que os pássaros vão morar? Se este rio fosse meu, eu não deixava poluir. Joguem esgotos noutra parte, que os peixes moram aqui. Se este mundo fosse meu, eu fazia tantas mudanças que ele seria um paraíso de bichos, plantas e crianças. PAES, José Paulo. |
Agora, responda:
1 - Qual é o gênero de cada
texto?
2 - Na sua opinião, qual é o
assunto abordado em cada um dos textos, ou seja, sobre o que eles falam?
3 - Agora, indique qual modo
verbal predomina em cada um dos textos, ou seja, se é imperativo, subjuntivo ou
indicativo? E diga como percebemos isso?
Texto A:
Texto B:
Texto C:
2 º ROTEIRO
ATIVIDADE 1:
Revise as aulas do Centro de
Mídias dos dias 18 e 19 de junho
OBS.
: É muito importante revisar essa duas aulas para que consigam fazer as
atividades propostas.
ATIVIDADE 2:
Leia os textos do Caderno do Aluno Volume 2 (parte 1):
“O que é, o que é? Nem tudo de voa é pássaro”. (página
21)
“É um pássaro? É o super-homem? Não! É o 14
bis” (páginas 22 e 23)
ATIVIDADE 3:
Realize as
atividades pedidas nas páginas 23 à 26
do caderno do aluno Volume 2 (parte 1).
Após
responder as questões das páginas 23 e 26, envie a foto das mesmas à
professora. Você pode responder na própria apostila, fotografar e enviar para a
professora (APENAS AS PÁGINAS 23 E 26).
3 º ROTEIRO
Leia
os textos “500 anos de um Gênio” e “O
gênio da Vinci”, na página 27 do Caderno do Aluno Volume 2 (Parte 1)
Responda as questões de 1 a
6 (páginas 28 e 29), podendo ser respondidas na própria apostila ou no caderno
de lições. Depois envie foto da atividade.
Obs.: Para ajudá-lo (a) a
responder, assista a aula do dia 19/06 no CMSP.
4 º ROTEIRO
ATIVIDADE 1
Para entender melhor sobre esse
assunto, revise a aula do CMSP do dia 23 de junho.
ATIVIDADE 2
Produza uma Biografia falando sobre um super-herói
preferido por você ou sobre você mesmo. Essa atividade pode ser feita na
própria apostila (página 30) .
Orientações:
As
atividades deverão ser enviadas para o e-mail da professora, até o dia 30 de
julho. marciamorg0@gmail.com
Esses roteiros além de estarem no blog da escola, serão reenviados no grupo
de
Whatsapp
da sala.
Não
se esqueçam de colocar nome, número e série nas atividades enviadas.
Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem nota do 2 º bimestre.
Comentários
Postar um comentário