ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS PROFESSORA ESTER9 A,B,C E D
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS (20 de
julho à 30 de julho )
Data: 20/07/2020
PROFESSOR (A) : ESTER DA ROCHA
FAUSTINO SILVA
EMAIL:
faustinoester001@gmail.com
DISCIPLINA : Língua Portuguesa
TURMA: 9 anos A,B , C e D.
UNIDADE TEMÁTICA: GÊNEROS
DIGITAIS , PERÍODOS SIMPLES E PERÍODOS COMPOSTOS
HABILIDADES:
(EF69LP56)
Fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em
situações
de fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em
consideração
o contexto, situação de produção e as características do
gênero.
(EF09LP04B)
Escrever textos,de acordo com a norma-padrão gramatical,que respeitem as
estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período
(EF89LP24B)
Aplicar pesquisas para coleta de informações
(EF69LP46)
Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras
literárias/ manifestações artísticas, tecendo, quando possível, comentários de
ordem estética e afetiva
COMPETÊNCIAS:
Conhecimento; Comunicação; Cultura digital; Pensamento
científico, crítico e Cidadania.
ATIVIDADE 1 AULA DO CMSP DO DIA 26/06/2020 - Oração e
Período – Caderno do aluno página 29 exercício 2
ORAÇÃO
A oração é uma
unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura
caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade,
a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o
qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo. Geralmente,
a oração apresenta um sujeito, termos essenciais, integrantes ou
acessórios.
Observe
alguns exemplos de orações:
– Corra!
– Esses doces parecem
muito gostosos.
– Chove muito no inverno.
PERÍODO
O
período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por
uma ou mais orações e possui sentido completo. Na fala, o início e o final do
período são marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula
inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão. Os períodos podem
ser simples ou compostos. Vejamos cada um deles:
Período
simples
Os períodos simples são
aqueles constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas
um verbo e sentido completo. Exemplo: Os dias de verão são muito
longos! (verbo ser)
Período
composto
Os períodos compostos são aqueles
constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos.
Exemplo: Mariana me ligou para dizer que não virá mais tarde. (Período
composto por três orações: verbos ligar, dizer e vir.)
Locução
Verbal é a junção de dois ou mais verbos, sendo um auxiliar e um
principal, os quais exercem a função morfológica de apenas um verbo. Locução
verbal é a junção de dois ou mais verbos que exercem a função morfológica
de um verbo. ... Os verbos principais, por sua vez, expressam a ideia central
da ação praticada.
2. Leia as definições de
oração, período simples e período composto a seguir e responda:
a) Explique por que o
trecho “Que rebeldia e essa jovem?” e uma oração.
b) Explique por que o
trecho “Senta aqui, vamos conversar” e um período
composto.
3-
Classifique os períodos colocando PS para período simples e PC para o período
composto:
(
) Dei bobeira e comprei a passagem direto para o Rio.
(
) Antes os índios eram os donos da terra.
(
) Chegou ao bar, dançou, cantou, bebeu e foi embora.
(
) Eu sou o cara, mais dorminhoco do mundo.
(
) Você está triste.
(
) Eu quero que você me acorde quando o ônibus chegar
(
) Atenção, vou contar uma piada.
(
) Inventei aquela desculpa porque não achei outra melhor.
(
) O estudo nos traz benefícios.
(
) O amor constrói e o ódio destrói.
4- Coloque C(certo)
ou E (errado) para as afirmações colocadas nos parênteses abaixo:
(
) Cuidado com nossas crianças. (período simples)
(
) Tudo voltou ao que era antes. (período composto)
(
) Minha mãe usa óculos, a sua não usa. (período simples)
(
) Chuva e sol, casamento de espanhol. (frase)
(
) Deus fez você para a vida. (período simples)
(
) Lá vai ele para o mundo. (período simples)
(
) Todo casal briga um dia na vida. (período composto).
(
) O menino muito educadamente se despediu. (período composto)
(
) Deus fez a lua que ilumina nossa estrada. (período composto)
(
) Os dois eram parceiros inseparáveis. (período simples)
Atividade
2 POEMA INFÂNCIA E TIRINHA
Infância
Meu
pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha
mãe ficava sentada cosendo.
Meu
irmão pequeno dormia.
Eu
sozinho menino entre mangueiras
lia
a história de Robinson Crusoé,
comprida
história que não acaba mais.
No
meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a
ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu chamava
para
o café.
Café
preto que nem a preta velha
café
gostoso
café
bom.
Minha
mãe ficava sentada cosendo
olhando
para mim: -
Psiu...
Não acorde o menino.
Para
o berço onde pousou um mosquito.
E
dava um suspiro... que fundo!
Lá
longe meu pai campeava
no
mato sem fim da fazenda.
E
eu não sabia que minha história
era
mais bonita que a de Robinson Crusoé.
Alguma Poesia
Carlos Drummond de Andrade
1 ) O primeiro período
do texto é
a)
( ) simples
b)(
) composto
LEIA A TIRINHA E RESPONDA
2) Nessa tira, temos
exemplos de frases sem verbo e de orações. Identifique-as.
3) Que locução verbal foi
usada em uma das orações da tira? Identifique o verbo principal e o verbo
auxiliar dessa locução.
3-Coloque PS para período
simples e PC para período composto:
( ) Inventei aquela
desculpa na hora.
( ) Você vai sair ou vai
ficar em casa?
( ) Não gosto de mentiras.
( ) Domingo fui ao clube,
corri, nadei e joguei tênis.
ORIENTAÇÕES:
Copiem as questões no
caderno de LP e responda, depois envie a professora,
podendo ser pelo e-mail
faustinoesteroo1@gmail.com
O gênero digital que vocês
farão poderá ser enviado pelo email ou classroom
Essa atividade poderá ser
enviada até 30 /07/2020
Comentários
Postar um comentário