Geografia 8A, 8B, 8C, 8D Profª Viviane
Data: 13 a 17
de julho de 2020
Professora: Viviane de Souza Evangelista
Disciplina: Geografia Turma: 8º A,B,C,D
Geografia e os indicadores sociais (parte II)
Números de aulas semanais: 4 aulas
Habilidades: (EF08GE26*)
Analisar a dinâmica populacional e relacionar com as transformações
tecnológicas, os indicadores de qualidade de vida e o nível de desenvolvimentos
socioeconômicos e ambiental de países distintos e em diferentes regiões do
mundo.
Competências gerais:
·
Analisar
dinâmica populacional, direitos humanos
·
Desigualdade· Indicadores Sociais
· Qualidade de vida
Atividade
para nota 2º bimestre (50
minutos)
Apos o acompanhamento da aula no Centro de
Mídias, segue o link: https://www.pebsp.com/videos/8-ano-geografia-geografia-e-os-indicadores-parte-2-09-07-2020
Copie o seguinte texto no caderno em
seguida responda as questões
Atividade avaliativa 2º bimestre (45
minutos)
Indicadores
Sociais
Os
indicadores sociais podem ser utilizados para determinar se um país é rico,
está em desenvolvimento ou é subdesenvolvido. Os indicadores sociais são meios
utilizados para designar os países como sendo: Ricos (desenvolvidos), em
Desenvolvimento (economia emergente) ou Pobres (subdesenvolvidos). Com isso,
organismos internacionais analisam os países segundo a:
• Expectativa de vida (É a média de anos de
vida de uma pessoa em determinado país).
•
Taxa de mortalidade (Corresponde ao número de pessoas que morreram durante o
ano).
•
Taxa de mortalidade infantil (Corresponde ao número de crianças que morrem
antes de completar 1 ano).
•
Taxa de analfabetismo (Corresponde ao percentual de pessoas que não sabem ler e
nem escrever).
•
Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na paridade de poder de compra
dos habitantes.
•Saúde (Refere-se à qualidade da saúde da
população).
•
Alimentação (Refere-se à alimentação mínima que uma pessoa necessita, cerca de
2.500 calorias, e se essa alimentação é balanceada).
•
Condições médico-sanitárias (Acesso a esgoto, água tratada, pavimentação etc.)
• Qualidade de vida e acesso ao consumo
(Correspondem ao número de carros, de computadores, televisores, celulares,
acesso à internet entre outros).
IDH (Índice
de Desenvolvimento Humano) Foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas)
para tentar medir o grau econômico e, principalmente, como as pessoas estão
vivendo nos países de todo o mundo. O IDH avalia os países em uma escala de 0 a
1. O índice 1 não foi alcançado por nenhum país do mundo, pois tal índice iria
significar que determinado país apresenta uma realidade quase que perfeita, por
exemplo, uma elevada renda per capita, expectativa de vida de 90 anos e assim
por diante.
Atividade
Pesquise o IDH do Município e do Estado onde
vivem, Renda per Capita do Estado e do Município, expectativa de vida, taxa de
analfabetismo, a partir desses dados deverão redigir um texto comparando os
dados do município com o Estado, verificando se o o município se encontra
acima, abaixo ou bem próximo da média.
Observação: responder a caneta para
facilitar a visualização
Ultimo roteiro para nota desse bimestre,
se atentar as datas de entrega.
Entregar por e- mail: vivianesou@professor.educacao.sp.gov.br ou whastsapp. 994637868 até 22/07/2020
Sugestão de aula
CMSP https://www.pebsp.com/videos/8-ano-geografia-geografia-e-os-indicadores-parte-2-09-07-2020/
Comentários
Postar um comentário