Geografia 8A, 8B, 8C, 8D Profª Viviane


Data: 13 a 17 de julho de 2020
Professora: Viviane de Souza Evangelista
Disciplina: Geografia                                Turma:  8º A,B,C,D

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo
Geografia e os indicadores sociais (parte II)
Números de aulas semanais: 4 aulas

Habilidades: (EF08GE26*) Analisar a dinâmica populacional e relacionar com as transformações tecnológicas, os indicadores de qualidade de vida e o nível de desenvolvimentos socioeconômicos e ambiental de países distintos e em diferentes regiões do mundo.

Competências gerais:
·         Analisar dinâmica populacional, direitos humanos
           ·         Desigualdade·         Indicadores Sociais


·         Qualidade de vida



     
Atividade para nota 2º bimestre (50 minutos)
Apos o acompanhamento da aula no Centro de Mídias, segue o link: https://www.pebsp.com/videos/8-ano-geografia-geografia-e-os-indicadores-parte-2-09-07-2020
Copie o seguinte texto no caderno em seguida responda as questões

Atividade avaliativa 2º bimestre (45 minutos)

Indicadores Sociais

 Os indicadores sociais podem ser utilizados para determinar se um país é rico, está em desenvolvimento ou é subdesenvolvido. Os indicadores sociais são meios utilizados para designar os países como sendo: Ricos (desenvolvidos), em Desenvolvimento (economia emergente) ou Pobres (subdesenvolvidos). Com isso, organismos internacionais analisam os países segundo a:
• Expectativa de vida (É a média de anos de vida de uma pessoa em determinado país).
 • Taxa de mortalidade (Corresponde ao número de pessoas que morreram durante o ano).
 • Taxa de mortalidade infantil (Corresponde ao número de crianças que morrem antes de completar 1 ano).
 • Taxa de analfabetismo (Corresponde ao percentual de pessoas que não sabem ler e nem escrever).
 • Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na paridade de poder de compra dos habitantes.
 •Saúde (Refere-se à qualidade da saúde da população).
 • Alimentação (Refere-se à alimentação mínima que uma pessoa necessita, cerca de 2.500 calorias, e se essa alimentação é balanceada).
 • Condições médico-sanitárias (Acesso a esgoto, água tratada, pavimentação etc.)
• Qualidade de vida e acesso ao consumo (Correspondem ao número de carros, de computadores, televisores, celulares, acesso à internet entre outros).
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) Foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para tentar medir o grau econômico e, principalmente, como as pessoas estão vivendo nos países de todo o mundo. O IDH avalia os países em uma escala de 0 a 1. O índice 1 não foi alcançado por nenhum país do mundo, pois tal índice iria significar que determinado país apresenta uma realidade quase que perfeita, por exemplo, uma elevada renda per capita, expectativa de vida de 90 anos e assim por diante.

Atividade
 Pesquise o IDH do Município e do Estado onde vivem, Renda per Capita do Estado e do Município, expectativa de vida, taxa de analfabetismo, a partir desses dados deverão redigir um texto comparando os dados do município com o Estado, verificando se o o município se encontra acima, abaixo ou bem próximo da média.
Observação: responder a caneta para facilitar a visualização
Ultimo roteiro para nota desse bimestre, se atentar as datas de entrega.



Entregar por e- mail: vivianesou@professor.educacao.sp.gov.br ou whastsapp. 994637868 até 22/07/2020



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane