Roteiro de atividade 5 - matemática - 8° A e B - PROFESSORA ELISÂNGELA SOLER
ROTEIRO
DE APRENDIZAGEM - 5
Semana
do dia 13 a 17 de julho de 2020
PROFESSOR
(A): ELISÂNGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA
Código
do google sala de aula: 8° ano A: dazagbv / 8° ano B: aviguqi
DISCIPLINA:
Matemática TURMA: 8° A e B
TEMPO
ESTIMADO: 3 aulas
+ 3 CMSP
UNIDADE TEMÁTICA: Números
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA
(EF08MA05) Reconhecer e utilizar
procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Cultura digital;
3-
Empatia e cooperação;
4-
Responsabilidade e cidadania.
Os alunos irão utilizar o caderno do aluno do
2° bimestre, como apoio para desenvolver as atividades que aqui serão
propostas, a fim de contemplar as habilidades para o segundo bimestre.
Atividade1
- Atividade disparadora: (45 minutos)
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 4
ATIVIDADE
1 - ESTUDANDO AS GRANDEZAS DIRETA E INVERSAMENTE PROPORCIONAIS
Para ilustrar essa conversa, imagine que você tenha
feito uma viagem de ônibus com duração de 1 hora para um lugar que fica a 80 km
da cidade em que você mora. Isso significa que a velocidade do ônibus foi de
80km/h. O tempo, a distância e a velocidade são exemplos de grandezas, afinal,
uma grandeza é tudo aquilo que pode ser medido, podendo ainda ser classificadas
em grandezas diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais.
1.1
Classifique os itens a seguir em grandezas diretamente proporcionais ou
inversamente proporcionais e justifique sua resposta.
a)
A medida do lado de um quadrado e o seu perímetro.
b)
O tempo que um automóvel leva para percorrer uma certa distância e sua
velocidade média.
c)
A quantidade de funcionários de uma fábrica e o número de produtos fabricados.
d)
A distância percorrida por um veículo e a quantidade de combustível usado.
e)
Quantidade de trabalhadores e a construção de um muro, sendo mantido o mesmo
ritmo de trabalho.
Atividade
2 - Mão na Massa: (45 minutos)
1.2
Veja a tabela que descreve o mesmo percurso realizado por três meios de
transporte diferentes.
As
grandezas presentes nesta tabela são diretamente ou inversamente proporcionais?
Justifique sua resposta
PLANTÃO
DE DÚVIDAS (45 MINUTOS)
Plantão de dúvidas pelo aplicativo google meet, com horário e data
marcada.
Avaliação:
Resolução das atividades 1 e 2 com leitura e interpretação das
questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e aplicativo
google meet.
RESPONDER NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA
QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br . Entregar essa atividade até dia 24/07
Os estudantes que não tenham acesso ao computador/
internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para
UE.
SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO:
1 – Aula do centro de mídias dia 29/06 https://youtu.be/BC6o-dNp5ek
3 – Aula do centro de mídias dia 01/07 https://youtu.be/QiZiZwnB1lI
Comentários
Postar um comentário