Roteiro de Atividades: Língua Portuguesa - Prof. Sonia Bin - 7° anos - Semana - 13 à 17 de julho


Roteiro de Atividades: 13 à 17 de julho
Professora: Sonia Bin
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Turma: 7ª A, B, C e D
E-mail: profsoniabin@gmail.com
Unidade Temática: Elementos da narrativa; concordância nominal
Habilidades:
 (EF69LP147) Analisar em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais , dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas empregados, expressões conotativas e processos figurativos  e do uso de recursos linguístico gramaticais próprios a cada gênero narrativo.
(EF67LP06D) Empregar as regras de concordância nominal em situações comunicativas (escrita e oral).
Competências:
1-Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível dos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

Objetivos: Reconhecer os elementos que constituem a narrativa;
Refletir sobre o uso da concordância nominal nos textos (orais e escritos).

Número de aulas: 6 (seis)
Recursos: CMSP, caderno do professor SP faz escola - situação de aprendizagem 3 volume 2, blog, 
e-mail, WhatsApp, google classroom.

Orientações: As atividades deverão ser enviadas para o meu
Não é necessário copiar textos e/ou enunciados, somente responder e enviar às respostas. 
Envie as respostas e/ou fotos na sequência.
Não esqueçam de colocar nome, número e série (escrever com letra legível).   
 Entrega: 30 de julho de 2020.

Código das salas do classroom:

7º ano A código:  djgcheg
7º ano B código: uemygo4
7º ano C código: sedynyv
7º ano D código: c2avlv




Atividade 1 (90 minutos)

     1)      Leia o texto a seguir com atenção.

Texto: Surpresas

Mariana entrou na sala de aula, desesperada, e disse para Clara, sua colega de classe:
- Você acredita que meu irmão achou uma tartaruga na praça e levou para casa?
- Que fofo – exclamou a menina.
- Fofo nada! Mamãe vai ficar uma fera! Ela não suporta animais! Ainda mais tartaruga!
- Tadinha! Se eu não tivesse um gato tão chato, até ficaria com ela.
- Acontece que ela não pode pegar uma tartaruga e levar para casa. Afinal, ela pode ter dono!
Clara pensou e disse:
- Mari, você sabe que tartarugas são animais silvestres. Portanto, para ficarem com ela, vocês devem ter autorização de um órgão ambiental responsável. Lembra que aprendemos isso na escola?
- Verdade, Clara! Eu tinha me esquecido disso! Assim que eu chegar em casa, vou falar com o maluco do meu irmão.
Mariana, ao chegar em casa, deparou-se com a mãe furiosa com seu irmão. A mãe não queria de jeito nenhum a tartaruga em casa.
- Mas mãe, ela é tão bonitinha! – apelava o menino para a sensibilidade da mãe.
- Danilo, você vai procurar o dono da tartaruga, hoje mesmo! O menino tratou logo de obedecer à mãe, escreveu o seguinte cartaz e colocou na praça:

Imagem da tartaruga disponível em:
<https://pixnio.com/pt/fotos/animais/repteis-anfibios/tartarugas>.
Acesso em: 10 jul. 2020.



Os dias foram passando, e o dono da tartaruga não apareceu. Mariana já estava ficando com medo, pois eles estavam com um animal silvestre, sem autorização de um órgão ambiental.
A mãe até que estava gostando da tartaruga, apesar de preocupada com o fato de estarem criando o animalzinho, clandestinamente.
Como o dono não aparecia, ela e Mariana foram ao órgão ambiental de sua cidade e contaram a história. Elas realizaram um cadastro, e um veterinário foi a casa delas para verificar como era o local em que a tartaruga estava.
Ele constatou que o lugar era adequado, e o órgão ambiental autorizou que a família ficasse com a tartaruga, que recebeu o nome de Galileia.
No entanto, foi dito que a guarda era provisória e, que a qualquer momento, a tartaruga poderia ser levada embora, para retornar ao seu habitat natural.
Os anos passaram, e Galileia continuou com a família, tendo os cuidados necessários, entre eles, muito amor.
Mariana e Danilo formaram suas famílias e todo fim de semana vão visitá-la. E adivinha quem ficou cuidando da tartaruga? Isso mesmo, a mãe, aquela senhora que não queria a Galileia!

Lucy Carvalhar



2) Após a leitura do texto responda as questões abaixo:

a)    Qual o tema (assunto) tratado no texto?

b)    Quais são  os personagens ?

c)  O foco narrativo está em que pessoa? Justifique com uma passagem do texto.

d)     Em que espaço ocorre a narrativa?

e)    Quais as marcas temporais presentes no texto?




Atividade 2 (90 minutos)

1) Sabendo que a narrativa possui a seguinte estrutura: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho. Responda:

a)    Qual o  momento de conflito na narrativa ?
                      
b)    Qual o momento do clímax na narrativa?

c)    Qual o desfecho da história ?

d)    No texto, Clara amiga de Mariana, faz referência ao que elas aprenderam na escola. Retire do texto essa passagem.

e)    Suponha que o título “Surpresas” tenha que ser mudado. Qual poderia substituí-lo?


Atividade 3 (90 minutos)

1) Uma história pode ter vários desfechos, desde que estejam compatíveis com as ações realizadas pelas personagens. Crie um outro final para o texto “Surpresas”.

2)    Leia:

  Concordância nominal ocorre entre um nome (substantivo) e os outros termos que o modificam(adjetivos, artigos,pronomes, numerais). Essa concordância está ligada ao gênero (feminino, masculino) e ao número(singular e plural).


3)    Releia o cartaz que Danilo produziu.


                     

a)    Nele há um problema de escrita que pode até ser um problema de digitação, mas esse erro, se analisarmos gramaticalmente, se enquadra num desvio de uma das regras de concordância nominal. Qual é esse trecho?

b)    Como o trecho “Achei um tartaruga “deve ser escrito? Justifique.

c) Esse erro de concordância prejudicou o entendimento da mensagem?
     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane