Roteiro de Atividades: Língua Portuguesa - Prof. Sonia Bin - 7° anos - Semana - 13 à 17 de julho
Professora: Sonia Bin
Componente
Curricular: Língua Portuguesa
Turma: 7ª A, B, C
e D
E-mail:
profsoniabin@gmail.com
Unidade Temática:
Elementos da narrativa; concordância nominal
Habilidades:
(EF69LP147) Analisar em textos narrativos
ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os
recursos coesivos que constroem passagem do tempo e articulam suas partes, a
escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos
personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais , dos tipos
de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas empregados,
expressões conotativas e processos figurativos
e do uso de recursos linguístico gramaticais próprios a cada gênero
narrativo.
(EF67LP06D) Empregar
as regras de concordância nominal em situações comunicativas (escrita e oral).
Competências:
1-Compreender
a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e
sensível dos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de
identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
Objetivos:
Reconhecer os elementos que constituem a narrativa;
Refletir
sobre o uso da concordância nominal nos textos (orais e escritos).
Número de aulas: 6 (seis)
Recursos: CMSP, caderno do professor SP faz escola - situação de
aprendizagem 3 volume 2, blog,
e-mail, WhatsApp, google classroom.
Orientações: As
atividades deverão ser enviadas para o meu
Não é necessário
copiar textos e/ou enunciados, somente responder e enviar às respostas.
Envie
as respostas e/ou fotos na sequência.
Não esqueçam de colocar nome, número e série
(escrever com letra legível).
Entrega: 30 de
julho de 2020.
Código das salas
do classroom:
7º ano A
código: djgcheg
7º ano B código:
uemygo4
7º ano C código:
sedynyv
7º ano D código: c2avlv
Atividade 1 (90 minutos)
1)
Leia o
texto a seguir com atenção.
Texto: Surpresas
Mariana entrou na sala de aula,
desesperada, e disse para Clara, sua colega de classe:
- Você acredita que meu irmão achou
uma tartaruga na praça e levou para casa?
- Que fofo – exclamou a menina.
- Fofo nada! Mamãe vai ficar uma fera!
Ela não suporta animais! Ainda mais tartaruga!
- Tadinha! Se eu não tivesse um gato
tão chato, até ficaria com ela.
- Acontece que ela não pode pegar uma
tartaruga e levar para casa. Afinal, ela pode ter dono!
Clara pensou e disse:
- Mari, você sabe que tartarugas são
animais silvestres. Portanto, para ficarem com ela, vocês devem ter autorização
de um órgão ambiental responsável. Lembra que aprendemos isso na escola?
- Verdade, Clara! Eu tinha me
esquecido disso! Assim que eu chegar em casa, vou falar com o maluco do meu
irmão.
Mariana, ao chegar em casa, deparou-se
com a mãe furiosa com seu irmão. A mãe não queria de jeito nenhum a tartaruga
em casa.
- Mas mãe, ela é tão bonitinha! –
apelava o menino para a sensibilidade da mãe.
- Danilo, você vai procurar o dono da
tartaruga, hoje mesmo! O menino tratou logo de obedecer à mãe, escreveu o
seguinte cartaz e colocou na praça:
Imagem da tartaruga
disponível em:
<https://pixnio.com/pt/fotos/animais/repteis-anfibios/tartarugas>.
Acesso em:
10 jul. 2020.
Os dias foram passando, e o dono da
tartaruga não apareceu. Mariana já estava ficando com medo, pois eles estavam
com um animal silvestre, sem autorização de um órgão ambiental.
A mãe até que estava gostando da
tartaruga, apesar de preocupada com o fato de estarem criando o animalzinho,
clandestinamente.
Como o dono não aparecia, ela e
Mariana foram ao órgão ambiental de sua cidade e contaram a história. Elas
realizaram um cadastro, e um veterinário foi a casa delas para verificar como
era o local em que a tartaruga estava.
Ele constatou que o lugar era
adequado, e o órgão ambiental autorizou que a família ficasse com a tartaruga,
que recebeu o nome de Galileia.
No entanto, foi dito que a guarda era
provisória e, que a qualquer momento, a tartaruga poderia ser levada embora,
para retornar ao seu habitat natural.
Os anos passaram, e Galileia continuou
com a família, tendo os cuidados necessários, entre eles, muito amor.
Mariana e Danilo formaram suas
famílias e todo fim de semana vão visitá-la. E adivinha quem ficou cuidando da
tartaruga? Isso mesmo, a mãe, aquela senhora que não queria a Galileia!
Lucy Carvalhar
2) Após a leitura do texto responda as questões
abaixo:
a) Qual o tema (assunto) tratado no texto?
b) Quais são os
personagens ?
c) O foco narrativo está em que pessoa? Justifique com
uma passagem do texto.
d) Em que
espaço ocorre a narrativa?
e) Quais as marcas temporais presentes no texto?
Atividade 2 (90 minutos)
1) Sabendo que a narrativa possui a seguinte
estrutura: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho. Responda:
a) Qual o momento de conflito na narrativa ?
b) Qual o momento do clímax na narrativa?
c) Qual o desfecho da história ?
d) No texto, Clara amiga de Mariana, faz referência ao
que elas aprenderam na escola. Retire do texto essa passagem.
e) Suponha que o título “Surpresas” tenha que ser
mudado. Qual poderia substituí-lo?
Atividade 3 (90 minutos)
1) Uma história pode ter vários desfechos, desde que estejam compatíveis com
as ações realizadas pelas personagens. Crie um outro final para o texto “Surpresas”.
2) Leia:
Concordância
nominal ocorre entre um nome (substantivo) e os outros termos que o
modificam(adjetivos, artigos,pronomes, numerais). Essa concordância está ligada
ao gênero (feminino, masculino) e ao número(singular e plural).
3) Releia o cartaz que Danilo produziu.
a) Nele há um problema de escrita que pode até ser um
problema de digitação, mas esse erro, se analisarmos gramaticalmente, se
enquadra num desvio de uma das regras de concordância nominal. Qual é esse
trecho?
b) Como o trecho “Achei um tartaruga “deve ser
escrito? Justifique.
c) Esse erro de concordância prejudicou o entendimento
da mensagem?
Comentários
Postar um comentário