Professora: Marcia Salles Chapela - Disciplina: História 7º Ano A/B/C
Professora: Marcia Salles Chapela
Disciplina: História – 7º Ano A/B/C
E-mail: marciachapela@prof.educacao.sp.gov.br
Número de aula a que equivalem: 2 aulas cada atividade
A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano
Habilidades:
(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as principais formas de resistência.
Compreender os desdobramentos da organização de poder e as dinâmicas desenvolvidas no mundo colonial americano;
Analisar as relações de poder na conquista da América relacionando a organização política dos indígenas às formas de resistência
1- Conhecimento;
2- Pensamento Científico;
3- Cultura Digital;
4- Autoconhecimento e Autocuidado;
5- Empatia e Cooperação;
6- Responsabilidade e Cidadania;
As atividades estarão baseadas na aula do Centro de Mídias do Estado de São Paulo do dia 08/07. Abaixo seguem os links das aulas.
Atividade 1- (tempo estimado 120 minutos)
Leia o texto com atenção e responda as questões abaixo:
Em 1723, os Manao decidiram vingar Huiuebene. O guerreiro Ajuricaba, seu filho, afastou as aldeias indígenas dos povoados portugueses e comandou ataques através de emboscadas. Os holandeses da Guiana cediam armas aos índios, buscando alianças que não se efetivaram nas áreas de fronteira. [...]Portugal ampliou os recursos militares para o rio Negro, enviando uma expedição militar com forte artilharia para bombardear as aldeias indígenas. Belchior Mendes de Morais, comandante da expedição, seguiu destruindo aldeias e matando os índios habitantes do rio Negro e seus afluentes. Cálculos oficiais falam em mais de 40 mil
índios mortos, além do extermínio do povo Manao. Aprisionado com centenas de outros índios Manao, Ajuricaba rebelou-se a caminho da prisão em Belém, morrendo afogado ao se atirar no rio Negro para escapar dos portugueses.
A Presença Indígena na Formação do Brasil / João Pacheco de Oliveira e Carlos Augusto da Rocha Freire – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. pg 56 e 57. LACED/Museu Nacional, 2006. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004372.pdf>. Acesso em 4 jan.2020.
a) O fragmento acima retrata qual conflito? Explique sua resposta.
b) A partir de sua leitura, bem como da consulta em livros ou internet, elabore um relato de como o conflito ocorreu: o que o provocou, seus desdobramentos, seus resultados.
c) Segundo o texto, a partir da análise realizada sobre o conflito, reflita e responda: que consequências a conquista europeia trouxe aos povos nativos?
As atividades deverão ser entregues até dia 22/07 por e-mail. A correção e devolutiva também serão feitas por e-mail.
Disciplina: História – 7º Ano A/B/C
E-mail: marciachapela@prof.educacao.sp.gov.br
Número de aula a que equivalem: 2 aulas cada atividade
Semana de 13/07/2020 à 17/07/2020
Unidade Temática:
A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano
Habilidades:
(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as principais formas de resistência.
Objetivos:
Compreender os desdobramentos da organização de poder e as dinâmicas desenvolvidas no mundo colonial americano;
Analisar as relações de poder na conquista da América relacionando a organização política dos indígenas às formas de resistência
Competências gerais da BNCC:
1- Conhecimento;
2- Pensamento Científico;
3- Cultura Digital;
4- Autoconhecimento e Autocuidado;
5- Empatia e Cooperação;
6- Responsabilidade e Cidadania;
Atividades:
As atividades estarão baseadas na aula do Centro de Mídias do Estado de São Paulo do dia 08/07. Abaixo seguem os links das aulas.
Atividade 1- (tempo estimado 120 minutos)
Leia o texto com atenção e responda as questões abaixo:
Em 1723, os Manao decidiram vingar Huiuebene. O guerreiro Ajuricaba, seu filho, afastou as aldeias indígenas dos povoados portugueses e comandou ataques através de emboscadas. Os holandeses da Guiana cediam armas aos índios, buscando alianças que não se efetivaram nas áreas de fronteira. [...]Portugal ampliou os recursos militares para o rio Negro, enviando uma expedição militar com forte artilharia para bombardear as aldeias indígenas. Belchior Mendes de Morais, comandante da expedição, seguiu destruindo aldeias e matando os índios habitantes do rio Negro e seus afluentes. Cálculos oficiais falam em mais de 40 mil
índios mortos, além do extermínio do povo Manao. Aprisionado com centenas de outros índios Manao, Ajuricaba rebelou-se a caminho da prisão em Belém, morrendo afogado ao se atirar no rio Negro para escapar dos portugueses.
A Presença Indígena na Formação do Brasil / João Pacheco de Oliveira e Carlos Augusto da Rocha Freire – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. pg 56 e 57. LACED/Museu Nacional, 2006. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004372.pdf>. Acesso em 4 jan.2020.
a) O fragmento acima retrata qual conflito? Explique sua resposta.
b) A partir de sua leitura, bem como da consulta em livros ou internet, elabore um relato de como o conflito ocorreu: o que o provocou, seus desdobramentos, seus resultados.
c) Segundo o texto, a partir da análise realizada sobre o conflito, reflita e responda: que consequências a conquista europeia trouxe aos povos nativos?
As atividades deverão ser entregues até dia 22/07 por e-mail. A correção e devolutiva também serão feitas por e-mail.
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