Roteiro/Geografia/6 ano E,.F./prof. Sonia Gloria/Semana de 29 a 03 de julho


ROTEIRO DE ATIVIDADES 2 Bimestre.
Professora: Sonia Gloria de Oliveira Almeida
Classroom  6 A  cod                         6 B cod. Rbyt6ub        6 C  cod. E3qjfmy
Disciplina: Geografia  6 ano/2020        semana  29  a 03 /07/2020
Unidade Temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto de Conhecimento: Representação das cidades e do espaço urbano
Título: A Cartografia e suas tecnologias
HABILIDADES: (EF06GE20*) Reconhecer a importância da Cartografia como uma forma de linguagem para representar fenômenos nas escalas local, regional e global (EF06GE08) Analisar a diferença entre a escala gráfica e a escala numérica e medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas

Nome                                            N       série         Semana de 29 a 03 /07/2020 

Quem perdeu reveja a aula do 6 ano  realizada dia 25/06/2020  Geografia - Elementos, orientação e projeção cartográfica: Parte II


https://www.youtube.com/watch?v=-1PNyc2CsCs   não esqueça de fazer suas anotações e me enviar

ATIVIDADE 4  caderno do aluno pagina 32    tempo 45 minutos

A – ANÁLISE DE IMAGENS E CONSTRUÇÃO DE ROSA-DOS-VENTOS E BÚSSOLA: ORIENTAÇÃO RELATIVA

Com base na leitura do texto, observação das imagens, seus conhecimentos e pesquisas adicionais em livros didáticos disponíveis na escola e/ou sites da internet, responda às questões propostas no seu caderno.

Durante o dia, temos a impressão de que o Sol nasce de um lado, chamado de nascente ou oriente, move-se pela esfera celeste e, finalmente, se põe do outro lado, chamado poente ou ocidente. Um observador na Terra não percebe o movimento da Terra ao redor do Sol. Aparentemente, ele vê o Sol girando ao redor da Terra.

GEOGRAFIA  caderno do aluno pagina 33
a) Você sabe explicar as características do movimento aparente do sol?

 b) Quais evidências indicam que o planeta Terra gira em torno do sol? Justifique sua resposta.

c) Qual movimento está representado na imagem 13? Esse movimento interfere nas estações do ano? Justifique sua resposta.


d) Faça uma pesquisa e, construa uma Rosa-dos-Ventos.




 e) Além dos pontos cardeais, a rosa dos ventos apresenta também os pontos colaterais. Complete os espaços com as siglas.

f) Considerando a sua sala de aula como referência, indique a direção (E - Leste, W - Oeste, N - Norte e S - Sul) de alguns espaços da sua escola:
Refeitório:___________________ Quadra:__________________ Banheiros: ___________ Sala dos professores:_________________ Portão de entrada:________________________
Roteiro Experimental
Durante muito tempo, as pessoas utilizaram os astros como forma de orientação. No entanto, a localização não era precisa. Sendo assim, foram criados os instrumentos de localização que tornaram  processo mais dinâmico e preciso. Dentre vários instrumentos, o mais utilizado é a bússola, objeto composto por uma agulha com imã que gira sobre uma Rosa-dos-Ventos.
Vamos construir uma bússola?
Siga atentamente o passo a passo e após concluir o experimento, socialize.
 Materiais necessários: ímã, agulha, rolha, fita adesiva e prato fundo com água.
Procedimentos:
 1. Esfregue o ímã várias vezes na agulha, sempre em uma mesma direção.
2. Fixe a agulha na rolha com uma fita adesiva.
3. Coloque a rolha com agulha no prato com água, cuidando para que ela se movimente livremente.
4. Feito isso, a agulha magnetizada irá sempre apontar para o norte magnético como ocorre com as agulhas das bússolas.
Aproveite essa oportunidade e pesquise a história desse instrumento. Lembre-se de registrar o que aprendeu no seu caderno.
 B – ANÁLISE DE MAPA: COORDENADAS GEOGRÁFICAS  pagina 34 caderno do aluno   tempo 45 minutos
O que fazer quando não encontramos no espaço geográfico um ponto de referência para nos localizarmos? Devido à imensa superfície do Planeta Terra, a localização se torna complexa e, por conta disso, para facilitar, o ser humano criou linhas imaginárias. Você sabe como são conhecidas essas linhas e a diferença entre elas? Dialogue com os(as) colegas e professor(a) e registre as suas principais observações, percepções e aprendizados no seu caderno.
 Em seguida, leia e analise o mapa.
Com base no mapa, nos seus conhecimentos e em pesquisas adicionais em livros didáticos disponíveis na escola e/ou sites da internet, responda às questões propostas no seu caderno.
 a) Identifique no mapa o principal paralelo e meridiano.
 b) Identifique a latitude e longitude dos pontos A, B, C e D.
 c) Os pontos destacados no mapa estão localizados em quais continentes?
 d) Considerando a Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich, o Brasil tem a maioria das suas terras em quais hemisférios? Assinale a alternativa correta.

a) norte e sul.
b) sul e ocidental.
c) sul e oriental.

d) oriental e ocidental
e) ocidental e norte.



C – CONHECENDO AS NOVAS TECNOLOGIAS: CARTOGRAFIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS  caderno do aluno pagina 35
A difusão e aplicação da milenar arte de mapear a superfície terrestre e os diferentes fenômenos, hoje, conta com o apoio do Sistema de Posicionamento Global (GPS), a internet com os inúmeros aplicativos de mapeamento e rotas, softwares, smartphones, tablets, notebooks, imagens de satélites, bancos de dados, entre outras. Nesse sentido, pensando em determinar a localização mais precisa, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos seres humanos em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os instrumentos mais conhecidos são a Rosa-dos-Ventos, a Bússola e, mais recentemente, o GPS.
Com base nas orientações , pesquise e, se possível, manuseie as diferentes tecnologias utilizadas para orientação no espaço geográfico. Considere o potencial de cada uma para o seu dia a dia, e lembre-se de registrar no seu caderno o que aprendeu no desenvolvimento dessa atividade.

Aula do Centro de Mídias dia 02/07/2020 quinta feira das 9:00 as 9:45 geografia faça suas anotações e me envie

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane