Roteiro/Geografia/6 ano E,.F./prof. Sonia Gloria/Semana de 29 a 03 de julho
ROTEIRO
DE ATIVIDADES 2 Bimestre.
Professora:
Sonia Gloria de Oliveira Almeida
Classroom 6 A cod 6 B cod. Rbyt6ub 6 C
cod. E3qjfmy
Disciplina: Geografia 6 ano/2020 semana
29 a 03 /07/2020
Unidade Temática: Formas de
representação e pensamento espacial
Objeto de Conhecimento: Representação
das cidades e do espaço urbano
Título: A Cartografia e suas tecnologias
HABILIDADES: (EF06GE20*) Reconhecer a
importância da Cartografia como uma forma de linguagem para representar
fenômenos nas escalas local, regional e global
(EF06GE08) Analisar a diferença entre a escala gráfica e a escala
numérica e medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas
dos mapas
Nome
N série Semana de 29 a 03 /07/2020
Quem perdeu reveja a
aula do 6 ano realizada dia 25/06/2020 Geografia
- Elementos, orientação e projeção cartográfica: Parte II
https://www.youtube.com/watch?v=-1PNyc2CsCs não esqueça de fazer suas anotações e me
enviar
ATIVIDADE 4
caderno do aluno pagina 32
tempo 45 minutos
A – ANÁLISE DE IMAGENS E CONSTRUÇÃO DE
ROSA-DOS-VENTOS E BÚSSOLA: ORIENTAÇÃO RELATIVA
Com base na leitura do texto, observação das
imagens, seus conhecimentos e pesquisas adicionais em livros didáticos
disponíveis na escola e/ou sites da internet, responda às questões propostas no
seu caderno.
Durante o dia, temos a impressão de que o Sol
nasce de um lado, chamado de nascente ou oriente, move-se pela esfera celeste
e, finalmente, se põe do outro lado, chamado poente ou ocidente. Um observador
na Terra não percebe o movimento da Terra ao redor do Sol. Aparentemente, ele
vê o Sol girando ao redor da Terra.
GEOGRAFIA caderno do
aluno pagina 33
a) Você sabe explicar as características do movimento
aparente do sol?
b) Quais
evidências indicam que o planeta Terra gira em torno do sol? Justifique sua
resposta.
c) Qual movimento está representado na imagem 13? Esse
movimento interfere nas estações do ano? Justifique sua resposta.
d) Faça uma pesquisa e, construa uma Rosa-dos-Ventos.
e) Além dos pontos
cardeais, a rosa dos ventos apresenta também os pontos colaterais. Complete os
espaços com as siglas.
f) Considerando a sua sala
de aula como referência, indique a direção (E - Leste, W - Oeste, N - Norte e S
- Sul) de alguns espaços da sua escola:
Refeitório:___________________
Quadra:__________________ Banheiros: ___________ Sala dos
professores:_________________ Portão de entrada:________________________
Roteiro Experimental
Durante muito tempo, as
pessoas utilizaram os astros como forma de orientação. No entanto, a
localização não era precisa. Sendo assim, foram criados os instrumentos de
localização que tornaram processo mais
dinâmico e preciso. Dentre vários instrumentos, o mais utilizado é a bússola, objeto
composto por uma agulha com imã que gira sobre uma Rosa-dos-Ventos.
Vamos construir uma bússola?
Siga atentamente o passo a
passo e após concluir o experimento, socialize.
Materiais necessários: ímã, agulha, rolha,
fita adesiva e prato fundo com água.
Procedimentos:
1. Esfregue o ímã várias vezes na agulha,
sempre em uma mesma direção.
2. Fixe a agulha na rolha
com uma fita adesiva.
3. Coloque a rolha com
agulha no prato com água, cuidando para que ela se movimente livremente.
4. Feito isso, a agulha
magnetizada irá sempre apontar para o norte magnético como ocorre com as
agulhas das bússolas.
Aproveite essa oportunidade
e pesquise a história desse instrumento. Lembre-se de registrar o que aprendeu
no seu caderno.
B – ANÁLISE DE MAPA: COORDENADAS GEOGRÁFICAS pagina 34 caderno do aluno tempo 45 minutos
O que fazer quando não
encontramos no espaço geográfico um ponto de referência para nos localizarmos?
Devido à imensa superfície do Planeta Terra, a localização se torna complexa e,
por conta disso, para facilitar, o ser humano criou linhas imaginárias. Você
sabe como são conhecidas essas linhas e a diferença entre elas? Dialogue com
os(as) colegas e professor(a) e registre as suas principais observações,
percepções e aprendizados no seu caderno.
Em seguida, leia e analise o mapa.
Com base no mapa, nos seus
conhecimentos e em pesquisas adicionais em livros didáticos disponíveis na
escola e/ou sites da internet, responda às questões propostas no seu caderno.
a) Identifique no mapa o principal paralelo e
meridiano.
b) Identifique a latitude e longitude dos
pontos A, B, C e D.
c) Os pontos destacados no mapa estão
localizados em quais continentes?
d) Considerando a Linha do Equador e o Meridiano
de Greenwich, o Brasil tem a maioria das suas terras em quais hemisférios?
Assinale a alternativa correta.
a) norte e sul.
b) sul e ocidental.
c) sul e oriental.
d) oriental e ocidental
e) ocidental e norte.
C – CONHECENDO AS NOVAS
TECNOLOGIAS: CARTOGRAFIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS caderno do aluno pagina 35
A difusão e aplicação da
milenar arte de mapear a superfície terrestre e os diferentes fenômenos, hoje,
conta com o apoio do Sistema de Posicionamento Global (GPS), a internet com os
inúmeros aplicativos de mapeamento e rotas, softwares, smartphones, tablets,
notebooks, imagens de satélites, bancos de dados, entre outras. Nesse sentido,
pensando em determinar a localização mais precisa, alguns aparelhos foram
utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos
traçados pelos seres humanos em seus diferentes percursos sobre a superfície
terrestre. Os instrumentos mais conhecidos são a
Rosa-dos-Ventos, a Bússola e, mais recentemente, o GPS.
Com base nas orientações , pesquise e, se possível, manuseie as
diferentes tecnologias utilizadas para orientação no espaço geográfico.
Considere o potencial de cada uma para o seu dia a dia, e lembre-se de
registrar no seu caderno o que aprendeu no desenvolvimento dessa atividade.
Aula
do Centro de Mídias dia 02/07/2020 quinta feira das 9:00 as 9:45 geografia faça
suas anotações e me envie
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